É ele: o Instagram! A segunda rede social mais acessada pelos brasileiros, segundo o Data Report 2024 Brasil. Só essa informação já deveria ser suficiente para você compreender a importância de investir na qualidade dos seus posts de academia. Mas a gente foi além e trouxe uma série de dicas para te ajudar a planejar esse tipo de conteúdo. Vem saber mais!
O Instagram como ferramenta essencial para academias
Outro relatório, chamado de Opinion Box, mostra que, só no Brasil, 99 milhões de pessoas usam o Instagram todos os dias. E, entre os entrevistados, 79% acreditam que a plataforma pode aproximar pessoas e organizações. Inclusive, 44% já usaram esse aplicativo para conversar com empresas.
Apesar desses números impactantes, a verdade é que não precisa ser nenhum especialista em análise de dados para conectar a relevância do Instagram para as empresas. Principalmente em um universo tão competitivo, em que o relacionamento dos clientes com as marcas conta tanto, como o mercado fitness.
Nesse cenário, o Instagram pode ser um excelente parceiro para apoiar as academias a potencializarem seu alcance e visibilidade, promovendo interação com a comunidade e com possíveis novos alunos – os quais devem usar a rede social para compreenderem como funciona a experiência de treinar em determinada academia.
O Instagram é uma ferramenta versátil, com diversas funcionalidades e formatos de conteúdo – desde os Stories, com perfil editorial de bastidores, sem exigir uma qualidade técnica de gravação e edição elevada; até os posts de academia em fotos de feed, os quais, normalmente, exigem um nível de produção mais alto para conquistar melhores resultados.
Ao longo deste guia, vamos compartilhar detalhes sobre como usar os posts de academia no Instagram para atrair ou fidelizar alunos, envolver a comunidade e aumentar o engajamento dos seus seguidores, e até transformar esse tipo de conteúdo em vendas para o seu negócio.
Posts de academia no Instagram para atração de novos alunos
Conforme abordamos anteriormente, o Instagram pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a atrair novos alunos. Isso porque, por meio dos posts da sua academia, é possível compartilhar conteúdos que geram valor para os seguidores, construindo uma relação que passe por cada uma das fases do funil de vendas, até a conversão.
Abaixo trouxemos algumas alternativas que podem ser usadas no seu planejamento de posts de academia para o Instagram. Confira:
Conteúdo estratégico
A forma como o Instagram pode (ou deve) ser usado costuma mudar muito no caso de um perfil profissional, de uma empresa como uma academia, por exemplo. Isso porque a constância e consistência são quase obrigatórias para a obtenção de bons resultados.
Sendo assim, é importante planejar um calendário de conteúdo estratégico e intencional que realmente faça sentido e ajude a cumprir os objetivos esperados para cada publicação.
Conteúdo gerado pelos usuários
Uma das formas mais inteligentes de gerar valor com posts de academia para o Instagram é fazendo com que os seus próprios alunos produzam conteúdo orgânico para a sua academia. Para isso, você pode incentivá-los a publicarem fotos depois do treino, mostrando suas rotinas e evolução diária, para repost no perfil da sua academia. Basta solicitar que eles marquem o seu “@” ou usem uma hashtag específica para encontrar as publicações.
Conteúdo educativo
Outra opção que certamente deve fazer parte do seu cronograma de posts de academia é a construção de conteúdo educativo, relacionado ao universo fitness. Você pode investir em vídeos em formato de Instagram Stories ou Instagram Reels com dicas de treino, orientação para realização dos exercícios com a técnica correta, sugestões relacionadas à nutrição, bem-estar, ou outras informações que ajudem os seguidores a otimizarem a rotina fitness.
Engajamento do seu público
Como uma rede social, o Instagram é essencialmente voltado para o engajamento. Por isso, além de planejar os conteúdos que você vai produzir para os seus alunos e seguidores, é importante entender como promover a interação e engajamento desse público. E nós temos algumas sugestões!
Enquetes e quizzes
Você pode usar as funcionalidades do Instagram Stories para compartilhar dicas fitness de uma forma divertida, com enquetes ou quizzes. Essa ferramenta também pode ser usada para solicitar feedbacks, realizar pesquisas e entender o perfil dos seus seguidores e o que eles querem acompanhar na sua página.
Desafios e competições
Outra forma de gerar engajamento no Instagram é por meio de desafios fitness. Você pode propor que os seus alunos realizem atividades diárias ou semanais e publiquem fotos no Instagram com determinada hashtag, valendo pontos. Em troca da participação, sugerimos planejar premiações atrativas, como descontos na mensalidade ou kits personalizados da academia.
Lives
Outro formato de post para academia no Instagram é a gravação de lives. Trata-se de um vídeo ao vivo, que pode ser feito apenas com o perfil da sua academia ou em colaboração com os instrutores, alunos ou até mesmo influenciadores locais, por exemplo. É uma forma de compartilhar conteúdos mais robustos, com interação e engajamento dos seguidores.
Lembre-se de analisar os resultados
Essa é uma dica essencial para garantir a efetividade dos posts de academia do seu Instagram, já que para compreender se o planejamento criado realmente gera valor e engaja o seu público, é preciso mensurar os dados, analisá-los e compará-los de tempos em tempos, a fim de tomar decisões estratégicas com base nesses insights.
Ferramenta de análise
O próprio Instagram, quando usado a partir do perfil profissional, proporciona uma série de dados com a ferramenta Instagram Insights. Entre eles: o número de seguidores e crescimento ao longo de determinado período, alcance, impressões e interações das postagens, taxa de engajamento, clique nos links e até mesmo desempenho dos anúncios, caso você deseje usar essa ferramenta.
Crie um relatório mensal
Além de mensurar esses dados, é importante documentá-los para criar uma base de referência e comparação em diferentes períodos. A partir dessas informações será possível perceber tendências e padrões que ajudam a entender o perfil de seguidores do seu Instagram e tomar decisões estratégicas com base nisso.
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Usando o Instagram como ferramenta de retenção de alunos
Se você acompanha o Blog da Tecnofit já deve ter visto que costumamos citar Philip Kotler para reforçar a importância de investir na fidelização de alunos. Já que, de acordo com o “pai do marketing”, a captação de novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que a retenção de um cliente atual.
Sendo assim, investir no Instagram como forma de fortalecer o relacionamento com os seus alunos pode ser uma excelente estratégia para a sua academia.
Fortalecendo a comunidade
Se tem uma coisa que aprendemos com o CrossFit ao longo de todos esses anos é a importância de uma comunidade forte e a sua relação com a fidelização de marca. E uma rede social pode ser uma excelente alternativa para apoiar o processo de fortalecimento de uma comunidade.
Interação constante
Você pode usar os posts de academia do Instagram para incentivar um fluxo de diálogo, o compartilhamento de opiniões, uma rede de engajamento em que os alunos podem marcar seus colegas de treino nas publicações, entre outras funcionalidades que maximizam a interação constante, como enquetes e caixinha de perguntas do Instagram Stories, por exemplo.
Engajamento recíproco
Conforme abordamos anteriormente, é fundamental que os responsáveis pela gestão da página de Instagram da sua academia acompanhem os perfis dos seus alunos. E, além de compartilhar as publicações na sua página, é indicado interagir com elas, com reações e comentários, valorizando e reconhecendo a importância dos seus alunos.
Conteúdo relevante
Outra forma de engajar a comunidade é por meio de posts de academia que reforcem a importância desse pertencimento e que, ao mesmo tempo, criem curiosidade para os potenciais alunos, com informações relevantes sobre como é fazer parte da sua academia.
Compartilhe a rotina da academia
O formato de conteúdo de bastidores costuma funcionar muito bem no Instagram, principalmente em fotos e vídeos curtos de Stories. Isso desperta curiosidade e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade, que deve se orgulhar de fazer parte do seu estabelecimento.
Criando uma experiência positiva
O Instagram também pode ser usado como uma forma de estender a experiência dos alunos da sua academia, fortalecendo a comunidade e o orgulho de fazer parte.
Gameficação por recompensas
Por meio de desafios, quizzes, caixinha de perguntas e até mesmo uma conexão com o programa de fidelidade da sua academia é possível criar estratégias de gameficação para potencializar o engajamento da sua comunidade e reconhecê-los, fortalecendo o relacionamento dos alunos com a marca.
Como usar os posts de academia no Instagram para aumentar o engajamento e o número de alunos na prática?
Depois de todas essas dicas, chegou a hora de entender o que é preciso fazer, na prática, para conquistar os melhores resultados para a sua academia usando o Instagram. Confira o passo a passo abaixo!
Defina seus objetivos
O primeiro passo é entender o que você espera com cada um dos posts da sua academia. Aumentar os seguidores? Fortalecer a comunidade? Melhorar o engajamento? Converter os seguidores em alunos?
A partir das expectativas criadas, estabeleça suas metas de acordo com a metodologia SMART: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal.
Planeje seu conteúdo
Com os objetivos em mente, planeje o seu calendário de conteúdo pensando em um equilíbrio de publicações intencionais, que ajudem a conquistar as metas estabelecidas. Esse cronograma pode contemplar posts de academia voltados para: dicas de treino, lives com parceiros, bastidores nos Stories, conteúdo educacional, depoimento de alunos, perguntas e respostas com os instrutores, publicações motivacionais, entre outros.
Construa uma comunidade engajada
Lembre-se de fortalecer o engajamento dos seus alunos como parte dos seus objetivos com o Instagram. Use desafios, compartilhe as publicações dos seus clientes, incentive o engajamento e a interação e promova trilhas de gameficação para potencializar o relacionamento com os alunos e melhorar os índices de retenção da academia.
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Conclusão
Agora é hora de aplicar cada uma das nossas dicas e colocar o Instagram da sua academia em um patamar ainda mais alto, com potencial real de conversão de alunos. Lembre-se de usar os materiais compartilhados no pack de Mídias Sociais da Tecnofit e arrasar nas suas novas publicações!