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Marketing para academias: guia completo com estratégias que funcionam
Marketing e Vendas

Marketing para academias: guia completo com estratégias que funcionam

O que é marketing para academias? O marketing para academias contempla uma série de estratégias para conquistar novos alunos, fidelizar os atuais, maximizar a imagem do seu negócio, posicioná-lo como especialista em determinada modalidade, capturar leads, entre tantos outros objetivos. No marketing para academias, é necessário usar diferentes técnicas, como identificar seu público-alvo, pesquisa de…

marketing para academias

O que é marketing para academias?

O marketing para academias contempla uma série de estratégias para conquistar novos alunos, fidelizar os atuais, maximizar a imagem do seu negócio, posicioná-lo como especialista em determinada modalidade, capturar leads, entre tantos outros objetivos.

No marketing para academias, é necessário usar diferentes técnicas, como identificar seu público-alvo, pesquisa de mercado, promoção em redes sociais e outros, de acordo com os resultados esperados. Em um mercado tão concorrido como o de negócios fitness, conhecer diferentes dicas de marketing no Instagram e aplicá-las em estratégias distintas é quase obrigatório para se destacar e manter a competitividade.

A importância do marketing para academias

Com uma estratégia de marketing para academias eficaz, você aumenta as chances de tornar o seu negócio conhecido e reconhecido. Além disso, ao promover seus serviços e desenvolver um relacionamento com os membros, sua marca ganha maior visibilidade.

Entretanto, o principal benefício do marketing para academias é que, a longo prazo, seu negócio obtém estabilidade e as oportunidades de crescimento aparecem. Por essas razões, vale a pena investir seu tempo e recursos nesse aspecto.

Academias, boxes e studios sofrem com um problema bem grave: a sazonalidade. Especialistas dizem que, em meses que antecedem o verão, a busca por academias aumenta em até 40%. Mas como criar um negócio fitness próspero sem depender dessas variações do mercado? Saber utilizar as estratégias de marketing para academias certas é um bom caminho!

O marketing tem como objetivo Atrair, Converter e Reter. E essa tríade é funcional para qualquer modelo de negócio e de qualquer nicho.

Como criar um plano de marketing para academias

A criação de um plano de marketing para academias demanda conhecimento e dedicação. Mas, além disso, é preciso ter clareza em relação ao que você espera em troca desse investimento, para que os resultados sejam assertivos e eficientes.

Como desenvolver uma identidade visual para a academia

Uma das dicas de marketing para academias mais procuradas certamente diz respeito ao visual atrelado ao seu negócio. Segundo um estudo da Confederação Nacional das Indústrias, 75% das empresas que investem em design aumentam suas vendas, e 41% diminuem os custos, de forma paralela.

A jornada que faz com que um cliente reconheça sua marca apenas pelo visual demanda um trabalho de criação de identidade criterioso, que começa na definição da imagem que a sua empresa deseja transmitir aos alunos, profissionais e outros stakeholders. Estamos falando, principalmente, do posicionamento, missão, valores e definição de público-alvo.

Definição de público-alvo

A definição sobre o público que você deseja receber na sua academia faz toda a diferença na hora de criar uma identidade visual e, consequentemente, um plano de marketing.

Apesar de, muitas vezes, desejarmos atender o mundo todo, quanto mais específica for a sua identificação de público-alvo, melhor. Isso vai fazer com que as estratégias de marketing para academias possam ser segmentadas. E os resultados, ainda melhores!

Boxes de crossfit, studios e academias possuem uma vantagem que poucos negócios têm: conseguem ter contato muito próximo com a sua persona!

A importância do branding para academias

O branding é uma estratégia de criação de identidade única e memorável, que diferencia uma empresa no mercado, por meio do conhecimento e reconhecimento da marca. Por meio do branding, promovemos a aproximação e conexão dos clientes com a empresa, facilitando a percepção positiva e favorecendo a escolha pela marca em questão.

O branding tem total relação com os resultados de uma academia, capaz de potencializar não apenas as vendas, mas também a experiência e engajamento dos alunos.

Estudo de mercado

Realizar um estudo de mercado para uma academia permite saber como ela se destaca entre os concorrentes e identificar oportunidades para ações de marketing.

Como realizar um estudo de concorrência para academias

Antes mesmo de identificar quais concorrentes você deseja conhecer melhor, sugerimos que defina as metas desse estudo, por exemplo, descobrir os pontos fortes e fracos da concorrência que atraem seu público-alvo.

Compare os tipos de serviço e modalidades oferecidas, estrutura de preços, pacote e planos, além das propostas de valor que diferenciam cada um dos seus concorrentes. Em uma pesquisa mais avançada, você também pode descobrir como cada empresa se comunica com seus alunos e potenciais clientes, identificando traços da estratégia de marketing em questão.

Objetivos

Os objetivos de marketing para academias devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo definido. Em outras palavras, eles precisam ser determinados com informações que você possa acompanhar.

Por exemplo, é possível estabelecer aumentar a quantidade de alunos em 20% nos próximos seis meses. Também pode planejar manter a taxa de retenção em 10% até o final do ano. No entanto, esses números precisam ser próximos da sua realidade.

Investimento

É preciso estabelecer um orçamento viável para gerar retorno financeiro que demonstrem resultados efetivos. Uma estratégia que ajuda a estimar esse valor consiste em analisar dados de campanhas de marketing anteriores da sua academia e comparar com o investimento realizado – o famoso ROI.

Outra tática corresponde a limitar os custos a um percentual da receita. Embora não haja uma regra fixa, geralmente as empresas destinam de 5% a 10% do faturamento mensal para ações de marketing.

Métricas de desempenho

Para saber se essas dicas de marketing para academias vão ajudar a alcançar suas metas, acompanhe os indicadores e monte projeções. Por exemplo, verifique se há crescimento ou diminuição no número de novas matrículas na academia, após uma campanha de marketing.

Quando falamos de estratégias de marketing para academias, estamos falando de processos, controle e análise de métricas. É fundamental que você esteja mapeando essas métricas o tempo inteiro, só assim você vai conseguir acompanhar o mercado.

5 Estratégias essenciais de marketing para academias

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia super poderosa. Segundo dados da Rock Content, negócios que usam o marketing de conteúdo apresentam 1,3 vez mais visitas e geram 1,4 vez mais leads (pessoas interessadas em sua solução).

Isso acontece por um motivo muito simples: gatilho da reciprocidade. Se uma empresa investe tempo e dinheiro para produzir conteúdo gratuito, e de qualidade, visando resolver dores de seus leads, na hora de uma compra, é natural que essas pessoas lembrem dessa empresa.

O marketing de conteúdo implica no desenvolvimento de materiais ricos com a intenção de atrair e fidelizar alunos interessados em assuntos relacionados ao setor. Para isso, pesquise sobre dúvidas que as pessoas tenham a respeito de saúde, fitness, e assuntos relacionados.

2. Conheça o seu público

Uma dica valiosíssima é criar um formulário bem simples para todas as pessoas que chegam na academia em busca de informações possam preencher. Independente se essa pessoa irá se tornar aluna ou não, você já terá alguns dados bem importantes dela e, a partir de agora, pode criar uma comunicação especial para essas personas.

Para obter informações sobre o perfil dos seus alunos e realizar campanhas de marketing para academias mais eficazes, faça pesquisas. Por meio de formulários, entrevistas ou questionários online, ou presencialmente. Converse com os frequentadores atuais e descubra as preferências, objetivos, interesses e motivações deles.

3. Faça os investimentos certos

Usar o marketing digital para academias vai mostrar onde é melhor investir. Dessa forma, o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) serão infinitamente menores. É importantíssimo que você saiba como calcular o CAC do seu negócio fitness.

Os meios tradicionais de divulgação deixam os donos de negócios às cegas. Já o marketing metrifica tudo! Ou seja, você vai conseguir saber qual rede social está dando mais retorno, quantos clientes estão chegando através de uma campanha segmentada de e-mail ou quantas pessoas estão entrando em contato via WhatsApp devido a um anúncio.

4. O seu negócio precisa ser encontrado

Segundo o próprio Google, com o GMN “você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa. O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita”.

Ao cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, quando alguém pesquisar por academias na sua região, ele terá mais chances de aparecer nos resultados. Acesse google.com/business, clique em “começar agora” e entre na sua conta do Google.

5. Marketing de relacionamento

O principal objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar clientes. Esse conjunto de ações visa estreitar laços e manter uma relação positiva entre empresa e cliente. A melhor maneira de consolidar essa estratégia é oferecendo benefícios para garantir a fidelidade do aluno.

O marketing de relacionamento já começa no primeiro contato da empresa com a pessoa interessada. Por exemplo, quando um visitante chega na recepção da academia para tirar dúvidas, ele já está interagindo com a sua marca.

Gatilhos mentais para impulsionar seu negócio fitness

Gatilhos mentais são decisões que nosso cérebro toma de forma “automática”. O marketing tem essa função: gerar circunstâncias que levem a pessoa a tomar uma decisão de compra.

Principais gatilhos mentais

Gatilho mental da escassez

O gatilho da escassez é baseado naquela clássica frase: “só deu valor depois que perdeu”. As pessoas costumam dar mais valor para coisas exclusivas. Um exemplo disso é o sucesso das “edições limitadas” que vemos perto das datas sazonais.

Gatilho mental da urgência

A função dos cronômetros é acionar o gatilho da urgência para que a tomada de decisão seja mais rápida. Isso gera uma espécie de ansiedade, causando um desconforto até que a compra seja concluída.

Gatilho mental da prova social

Quando você anuncia: “500 pessoas já emagreceram neste ano” na fachada do seu estabelecimento, por exemplo, isso chamará a atenção de quem passar por ali e, ainda, mostrará que seu trabalho traz resultados efetivos. Uma forma muito eficiente de utilizar o gatilho de prova social é através das redes sociais.

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Gatilho mental da reciprocidade

Quando você oferece algo para seu cliente, a tendência é que ele retribua e, no seu caso, a melhor retribuição seria com o fechamento de um contrato.

Marketing de guerrilha para academias

Marketing de guerrilha é uma estratégia considerada não convencional que pode alcançar grandes resultados, sem necessariamente muito investimento financeiro. Na verdade, essa tática envolve muito investimento em execução e pensamento fora da caixa.

Como aplicar marketing de guerrilha na sua academia

Para criar uma estratégia de guerrilha eficaz você precisa, basicamente, prestar atenção aos seguintes pontos:

Conhecer seu público

Em qualquer ação de marketing, é fundamental que o anunciante conheça muito bem o seu público. Para criar uma campanha efetiva, você precisa saber quem é o seu aluno, onde ele está e como se comporta.

Ser original

Como vivemos em um mundo onde somos bombardeados de informações o tempo inteiro, se você fizer mais do mesmo, não chamará a atenção de ninguém. Na hora de criar uma campanha de guerrilha, pense em como isso poderia surpreender o seu aluno.

Cuidar das emoções que provoca

Cuidado para não pensar em uma ação mirabolante e acabar assustando os seus alunos com ela. Lembre-se que ainda vivemos um momento delicado, onde muitas pessoas estão lidando com ansiedade e incertezas diárias.

Analisar as métricas

É importante mapear o que deu certo, entender porque deu certo e como isso pode ser replicado. Para analisar métricas de forma eficiente, antes mesmo de começar a rodar a campanha, você e a sua equipe precisam definir quais serão as principais métricas dessa ação.

Como fazer marketing digital para academias

Instagram para academias

Suas campanhas de marketing no Instagram terão mais sucesso se realizar determinadas ações. Por exemplo, configurar uma conta comercial para obter acesso a recursos adicionais, como análise de dados e a capacidade de criar anúncios pagos.

Usar hashtags relevantes nas postagens também pode aumentar a visibilidade das suas páginas. Não se esqueça de utilizar o recurso dos stories, enquetes, destaques, reels, fazer parceria com influenciadores.

Youtube para academias

Crie um canal e defina quais são seus objetivos e o público pretende atingir para, por fim, desenvolver um bom conteúdo.

O papel dos vídeos de treinamento no marketing de academias

A publicação de vídeos de treinamento da sua academia no Youtube tem um importante papel de reforçar o posicionamento da sua empresa como especialista, fortalecendo o cuidado e compromisso com a saúde e objetivos fitness dos alunos.

Facebook para academias

No Facebook, uma das dicas de marketing para academias é configurar uma página de negócios. Nela, é possível compartilhar informações como horários de funcionamento, serviços oferecidos, fotos e depoimentos de alunos.

Também indicamos participar de grupos e comunidades com conselhos úteis e respostas às perguntas de usuários que ajudam a posicionar seu negócio, como uma autoridade na área.

Google ads para academias

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online oferecida pelo Google. Por meio dela são exibidos anúncios em uma variedade de formatos em diferentes canais digitais. Por meio do Google Ads, há a possibilidade de direcionar a publicidade para pessoas em uma determinada localização, interessadas em certos termos.

Sites para academias

Um site é uma ferramenta muito eficaz de marketing digital para academias. Ele permite que você se conecte com o seu público-alvo, destaque os diferenciais do seu negócio e incentive as pessoas a se inscreverem.

Como criar e gerenciar um blog para a academia

Em geral, os sites das academias também são muito úteis para armazenar uma página de blog. Essa ferramenta tem como principal objetivo melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Estratégias específicas de marketing para academias

Crie um programa de indicações

Baseados no princípio do marketing boca a boca, um programa de indicação é uma excelente maneira de conquistar novos alunos e fidelizar os existentes. Para motivar os membros a indicarem outras pessoas, uma boa dica de marketing para academias é oferecer recompensas atraentes.

Crie uma lista de e-mails

Se você utiliza o e-mail como canal de comunicação e relacionamento com seus potenciais alunos e clientes, também é possível aplicar diferentes dicas de marketing para academias por este meio.

Por exemplo, enviar promoções e descontos exclusivos para ex-alunos. Tenha em mente que é obrigatório obter consentimento das pessoas para encaminhar esses e-mails.

Estude e aplique o marketing sensorial

O marketing sensorial refere-se a estimular os sentidos dos frequentadores da academia para que eles tenham uma experiência ainda melhor. Algumas técnicas que você pode usar:

  • Colocar vibrantes com imagens inspiradoras de pessoas saudáveis e em forma
  • Investir em espelhos, que permitem ver os movimentos e trazem uma energia positiva
  • Incluir um sistema de som de qualidade e criar uma playlist com músicas energéticas
  • Manter os equipamentos, tapetes e toalhas sempre limpos
  • Investir em um local para que os alunos possam realizar um lanche saudável

Faça parcerias e co-marketing

Estabelecer parcerias e fazer co-marketing para academias é uma excelente estratégia para expandir a base de alunos e fortalecer a presença do seu negócio no mercado. Pense em empresas relacionadas ao seu segmento. Por exemplo, lojas de suplementos, spas, nutricionistas e fisioterapeutas, que podem indicar seu estabelecimento.

Utilize testemunhos e depoimentos

Contar com depoimentos dos seus alunos, professores e demais stakeholders também pode fazer toda a diferença na hora de conquistar um novo membro para o seu negócio.

Divulgue histórias de sucesso inspiradoras

É muito comum que os potenciais alunos sintam-se inspirados quando conectam-se com histórias reais. Identifique, na sua academia, pessoas com jornadas inspiradoras, com resultados impressionantes, e convide-as a contarem um pouco sobre como conquistaram seus objetivos com apoio da sua academia.

Utilize influenciadores

Além de usar os seus próprios alunos como influenciadores e embaixadores de marca, de forma orgânica, contratar influenciadores também é uma excelente estratégia de marketing para academias.

De acordo com o The State of Influencer Marketing Benchmark Report 2024, o Marketing de Influência valerá US$ 24 bilhões até o fim de 2024. E mais de 85% das empresas participantes vão separar um orçamento para o Marketing de Influência no mesmo ano.

Incentive avaliações da academia no google meu negócio

Ter as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é uma importante estratégia de marketing para academias. Esses comentários são cada vez mais analisados para que um potencial cliente possa entender um pouco mais sobre a experiência das pessoas no seu estabelecimento e tomar decisões em cima disso.

Novas tendências de marketing para academias

Experiência personalizada através da tecnologia

O treino personalizado é, por si só, uma forte tendência fitness. E, com a ajuda da tecnologia – seja por meio da Inteligência Artificial, dispositivos wearable ou aplicativos de treino – podemos ter acesso a dados em tempo real.

Lives e conteúdos ao vivo

Essa é uma estratégia que tem sido cada vez mais usada para garantir alto impacto e conversão em momentos importantes para diferentes tipos de negócio. Isso porque elas aproximam o cliente e criam espaços de interação, como sessões de perguntas e respostas, reações em tempo real e outras experiências.

Gamificação e desafios fitness

Essas tendências ajudam a criar a experiência da atividade física muito mais envolvente e divertida. Por meio de desafios, as academias podem inserir “moedas de troca”, como descontos, promoções e outras recompensas que aumentem as chances de conversão.

Como se aproximar dos alunos

A melhor forma de se aproximar dos seus alunos é conhecendo eles. Por exemplo, com o sistema Tecnofit você consegue saber quais são os alunos mais ativos em sua academia através da integração com a catraca.

O sistema também permite que você crie réguas de comunicações especiais para aniversariantes. Além de enviar um e-mail ou mensagem parabenizando a pessoa, você pode entregar um mimo quando ela for treinar.

Outra maneira de engajar e fidelizar alunos é através de planos de fidelidade, onde o gestor pode oferecer uma série de benefícios para os alunos participantes. Essa estratégia pode ser utilizada em todos os canais. Você pode usar o marketing de relacionamento em campanhas de e-mail, nas redes sociais da sua academia e em mensagens de saudação no WhatsApp.

Conclusão

Como você pode perceber ao longo deste artigo, as estratégias de marketing desempenham um papel fundamental para atrair e reter os alunos, apoiando o sucesso de um negócio no longo prazo.

Poucos donos de pequenas e médias academias percebem isso, mas o presencial e o online andam lado a lado. Com planejamento e processos, dados colhidos no presencial podem ser uma mina de ouro para estratégias de marketing.

O marketing também vai ser muito útil para se comunicar com pessoas que já são seus alunos. Por exemplo, se você quiser criar uma campanha mostrando para seus alunos que já é seguro voltar para a academia.

Não perca tempo: aproveite as dicas de marketing para academias desse texto e comece já montar o seu planejamento para alcançar o sucesso. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou questionamento, deixe um comentário ou nos procure em nossas redes sociais.

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