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5 estratégias de marketing para bombar seu negócio fitness em 2021
Marketing e Vendas

5 estratégias de marketing para bombar seu negócio fitness em 2021

Academias, boxes e studios sofrem com um problema bem grave: a sazonalidade. Especialistas dizem que, em meses que antecedem o verão, a busca por academias aumenta em até 40%. Mas como criar um negócio fitness próspero sem depender dessas variações do mercado? Saber utilizar as estratégias de marketing para academias certas é um bom caminho!…

marketing para academias

Academias, boxes e studios sofrem com um problema bem grave: a sazonalidade. Especialistas dizem que, em meses que antecedem o verão, a busca por academias aumenta em até 40%. Mas como criar um negócio fitness próspero sem depender dessas variações do mercado? Saber utilizar as estratégias de marketing para academias certas é um bom caminho!

Poucos donos de pequenas e médias academias percebem isso, mas o presencial e o online andam lado a lado. Com planejamento e processos, dados colhidos no presencial podem ser uma mina de ouro para estratégias de marketing.

Hoje vamos passar 5 estratégias de marketing para academias que vão te ajudar a escalar seu negócio fitness em 2021, sem depender do clima ou estação do momento. Vem com a gente!

1- Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia super poderosa. Muitas empresas, de forma errada, não levam essa modalidade tão a sério, mas se você quer fazer um marketing para academias de sucesso, precisa começar a explorar o marketing de conteúdo.

Segundo dados da Rock Content, negócios que usam o marketing de conteúdo apresentam 1,3 vez mais visitas e geram 1,4 vez mais leads (pessoas interessadas em sua solução). Ou seja, são negócios que estão sempre em alta.

Isso acontece por um motivo muito simples: gatilho da reciprocidade. Se uma empresa investe tempo e dinheiro para produzir conteúdo gratuito, e de qualidade, visando resolver dores de seus leads, na hora de uma compra, é natural que essas pessoas lembrem dessa empresa.

É uma via de mão dupla. A sua academia pode, por exemplo, oferecer um quadro de melhores horários para refeições ou uma calculadora para cálculo de IMC. Em troca, a pessoa fornece algumas informações para você, como e-mail, data de nascimento e motivo pelo o qual procura fazer atividades físicas.

Com esses dados em mãos, os profissionais da sua academia podem começar a produzir conteúdos sob demanda para essas pessoas. Como dicas de emagrecimento, para pessoas que buscam atividades físicas para resolver essa dor.

2 – Marketing para academias envolve processos

Quando falamos de estratégias de marketing, estamos falando de processos, controle e análise de métricas.

Por exemplo, vamos supor que a meta da sua academia seja matricular 150 novos alunos no primeiro semestre de 2021. Ok, como fazer isso? Quais serão os processos? E as métricas analisadas?

Essa parte é fundamental, pois é ela quem vai dizer se a sua academia está, ou não, indo pelo caminho certo.

Imagine que, no primeiro semestre de 2021, a sua academia teve um total de 500 alunos fazendo uma aula experimental. Esse foi o recorde da sua academia. Mas, desses 500 alunos, apenas 134 se matricularam. Isso mostra que tem algo de errado, você concorda?

Então, por mais que sua academia tenha batido um recorde em alunos fazendo aulas experimentais, ela não bateu a meta de 150 matriculados. Está na hora de rever o processo ou, até mesmo, adotar novas métricas como medidoras de sucesso.

É fundamental que você esteja mapeando essas métricas o tempo inteiro, só assim você vai conseguir acompanhar o mercado. Após os acontecimentos de 2020, o mercado fitness mudou, então é importante que você esteja sempre se atualizando.

3 – Conheça o seu público

Boxes de crossfit, studios e academias possuem uma vantagem que poucos negócios têm: conseguem ter contato muito próximo com a sua persona!

Personas nada mais são do que personagens criados pela empresa para ilustrar possíveis consumidores. Para academias, um exemplo de persona poderia ser: João, 27 anos, mora há duas quadras da sede, trabalha como analista financeiro, quer fazer atividade física para estar em forma no verão, conheceu a academia pois sempre passava ali na frente.

A vantagem é que donos e gestores de negócios fitness não precisam gastar horas imaginando essas personas! Pois eles vêem essas personas entrando e saindo de seu ambiente todos os dias. Sejam alunos ou não.

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Uma dica valiosíssima é criar um formulário bem simples para todas as pessoas que chegam na academia em busca de informações possam preencher. Independente se essa pessoa irá se tornar aluna ou não, você já terá alguns dados bem importantes dela e, a partir de agora, pode criar uma comunicação especial para essas personas.

** Mas atente-se às novas exigências e normas impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD pode ser aplicada online e offline.

4 – Faça os investimentos certos

Usar o marketing digital para academias vai mostrar onde é melhor investir. Dessa forma, o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) serão infinitamente menores. É importantíssimo que você saiba como calcular o CAC do seu negócio fitness.

Por exemplo, muitos gestores fitness apostam nos meios tradicionais de divulgação: panfletos, outdoors, boca a boca, etc.

Mas quem garante que as pessoas que estão passando por aquele outdoor caríssimo estão, de fato, procurando por uma academia? Como você vai saber quantos novos alunos chegaram através daquele outdoor? Simples, você não vai.

Os meios tradicionais de divulgação deixam os donos de negócios às cegas. Já o marketing metrifica tudo! Ou seja, você vai conseguir saber qual rede social está dando mais retorno, quantos clientes estão chegando através de uma campanha segmentada de e-mail ou quantas pessoas estão entrando em contato via WhatsApp devido a um anúncio.

5 – O seu negócio precisa ser encontrado

Segundo o próprio Google, com o GMN “você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa. O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita”.

O GMN, basicamente, funciona para buscas locais. Por exemplo, se você mora no bairro Bigorrilho, em Curitiba, e procura por “academias” no Google. O mecanismo de busca, de forma automática, irá mostrar as academias mais próximas da sua localização. No entanto, ele só mostra as que estão cadastradas no Google Meu Negócio.

Entre as informações que os leads terão acesso logo de cara, estão:

  • Endereço da sua academia e localização no mapa;
  • Telefone para contato;
  • Horários e dias de funcionamento;
  • Site da academia;
  • Breve descrição;
  • Avaliações dos clientes (com notas e comentários);
  • Fotos do estabelecimento.

Só essas informações já servem como um filtro para possíveis clientes. Com alguns cliques ele já consegue entrar em contato com a academia em questão, seja por telefone ou mensagem.

Conclusão

O marketing, de um modo geral, tem como objetivo Atrair, Converter e Reter. E essa tríade é funcional para qualquer modelo de negócio e de qualquer nicho.

Estratégias de marketing para academias funcionam da mesma forma! Apesar do marketing ser extremamente poderoso para os negócios, ainda é pouco utilizado por donos e gestores de academias, boxes e studios.

Caso você ainda não esteja usando estratégias de marketing e olhando para o mercado de uma maneira mais estratégica, é possível que você esteja colocando seu negócio em risco e, como sempre, dependendo da sazonalidade. Além, é claro, de estar deixando muito dinheiro em cima da mesa.

O marketing também vai ser muito útil para se comunicar com pessoas que já são seus alunos. Por exemplo, se você quiser criar uma campanha mostrando para seus alunos que já é seguro voltar para a academia. Todas as dicas citadas acima podem ser usadas em estratégias para comunicação interna também.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou questionamento, deixe um comentário aqui embaixo ou nos procure em nossas redes sociais. Até a próxima!

 

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