5245
Prescrição de treino: como prescrever exercícios físicos?

Prescrição de treino: como prescrever exercícios físicos?

A prescrição de exercícios é uma tarefa muito importante para quem atua no segmento fitness, mas ela pode ser simplificada de muitas maneiras para que você possa focar a sua energia em outras etapas do seu trabalho.

Imagem em primeiro plano de uma mulher demonstrando a execução de um abdominal. Ela usa roupas de ginástica e está deitada sobre um colchonete

Você que atua no segmento fitness já está por dentro de todos os benefícios que as atividades físicas proporcionam às pessoas, não é mesmo? Ao mesmo tempo, deve saber como a prescrição de treino vem sendo explorada de forma irresponsável nos últimos tempos.

Em uma rápida pesquisa nas redes sociais é possível encontrar uma infinidade de treinos prescritos por pessoas que não têm a formação necessária para tal.

Ao fazer exercícios físicos por conta própria ou seguindo a orientação de profissionais inexperientes, as pessoas ficam mais expostas a riscos, podendo se machucar. Além disso, sem o devido acompanhamento, a tendência é que não alcancem os objetivos desejados e então acabem desistindo da prática esportiva.

Por isso, mais do que a correta prescrição de treino, é fundamental que personal trainers, educadores físicos e fisioterapeutas estejam sempre atentos ao avanço de seus alunos para mantê-los motivados e também que encontrem a melhor maneira de orientá-los, protegendo-os de qualquer lesão.

Quem prescreve treino?

Quando se fala em prescrição de treino, uma dúvida muito comum que costuma surgir é: afinal de contas, quem pode prescrever exercícios físicos?

Como em diversas questões da nossa vida, a resposta para essa pergunta é: depende.

Mas calma lá, isso não significa que qualquer pessoa possa prescrever exercícios, o que queremos dizer é que dependendo do objetivo que se deseja alcançar com a atividade física, o profissional mais habilitado para a prescrição pode variar.

Então, quando o objetivo é ter mais condicionamento físico, ganhar resistência ou emagrecer, por exemplo, o profissional de educação física é quem deverá prescrever os exercícios. Mas se o objetivo for reabilitação, o fisioterapeuta é o profissional que ficará responsável pela prescrição de treino.

Como prescrever exercícios de musculação?

Hoje, como você tem feito as suas prescrições de treino? Usando um sistema complexo? Entregando os exercícios ao aluno por meio de fichas de papel?

A prescrição de exercícios é sim uma tarefa muito importante para quem atua no segmento fitness, mas ela pode ser simplificada de muitas maneiras para que você possa focar a sua energia em outras etapas do seu trabalho.

Salve sua base de exercícios

A cada prescrição de treino, quanto tempo você perde procurando determinados exercícios, tentando lembrar o nome de algum movimento ou buscando referências para exercícios inovadores?

Em vez de suar a sua camisa nessa etapa, experimente ter uma base de exercícios salva e com fácil acesso.

Tenha um processo ágil

Além de ter uma base de exercícios sempre à mão, as informações complementares a cada treino também devem poder ser facilmente acessadas.

É o caso por exemplo do número de repetições, do tempo de intervalo, das cargas e do tipo de treino.

Use as ferramentas corretas

Mas é claro que não basta ter uma base de exercícios e um processo ágil para a prescrição de treino se você não conseguir acessá-los de forma fácil e integrada.

Para quem trabalha como personal trainer, dá aulas de musculação em uma academia ou trabalha em um studio prescrevendo treinos de funcional, yoga ou pilates, existem ótimas ferramentas capazes de facilitar bastante esse trabalho.

Os personal trainers, por exemplo, contam com o Tecnofit Personal, um aplicativo que permite a prescrição de treino de forma prática e rápida. Além de ter acesso a uma galeria com mais de 250 exercícios disponíveis, com vídeos ilustrativos, também é possível incluir exercícios e fazer o upload dos seus próprios vídeos de instrução. Ainda, você conseguirá configurar séries, carga e tempo de intervalo. Saiba como o app funciona na prática:

Já quem trabalha em uma academia, a prescrição de treino é facilitada pelo aplicativo Tecnofit Gestão. Clicando no nome dos alunos, os professores e coaches podem utilizar treinos já existentes, editar treinos anteriores ou até mesmo incluir novos exercícios. Para completar, conseguem ter acesso em tempo real aos exercícios que cada aluno está executando para auxiliá-los de forma eficaz. Veja abaixo como funciona:

Como prescrever outros tipos de exercícios?

Você se lembra que falamos ali em cima sobre os profissionais mais indicados para cada prescrição de treino? No caso de algumas modalidades específicas, a recomendação pode mudar e também existem benefícios no trabalho conjunto entre dois profissionais.

Vamos pegar como exemplo um studio de pilates. Para ajudar na reabilitação de um paciente, um fisioterapeuta entraria em ação para prescrever os exercícios depois de ter mais conhecimento sobre a lesão a ser tratada.

Mas para deixar os treinos mais dinâmicos e com uma variedade maior de exercícios, o profissional de educação física seria o mais habilitado, por ter um conhecimento maior neste sentido.

Agora falando em exercícios de funcional, a prescrição de treino irá variar de acordo com o nível de condicionamento físico do aluno. Para os iniciantes, o treino deve contemplar exercícios intensos, mas ao mesmo tempo fáceis de serem executados, incluindo movimentos que envolvam empurrar, puxar ou agachar, por exemplo.

Após o aluno se acostumar com os padrões de movimento, a prescrição de treino poderá incluir exercícios que trabalhem habilidades como força, mobilidade e resistência.

O que considerar ao prescrever exercícios físicos?

Para a prescrição de treino, há alguns princípios básicos que devem ser seguidos, incluindo o tipo de exercício, a intensidade com que os exercícios serão executados, a duração de cada exercício e a frequência com que os treinos serão realizados.

Tais princípios são voltados para adultos de modo geral, mas existem alguns grupos específicos, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e atletas de alto rendimento, que necessitam de uma prescrição individualizada e mais atenta às suas necessidades individuais.

Tipo de exercício

Durante algum tempo, apenas a atividade física aeróbica era tida como a ideal para a saúde. Mas com o passar dos anos, ficou comprovado que os exercícios resistidos, como os de musculação, por exemplo, são fundamentais para qualquer pessoa, melhorando o tônus muscular e até mesmo a própria prática aeróbica.

Tendo em mente os indivíduos sem contraindicações para a prática de atividade física, a proporção de 2 aeróbicos para cada 1 exercício resistido é a quantidade ideal.

Intensidade

Com relação à intensidade dos exercícios, vale lembrar que a atividade aeróbica costuma ser dividida em 4 estágios: leve, moderada, intensa e severa. Para quantificar a intensidade, há vários métodos existentes, mas a FC, ou frequência cardíaca, costuma ser a mais simples de ser aplicada.

O cálculo da frequência cardíaca máxima pode ser realizado em um teste ergométrico quando se atinge a exaustão. Os índices são:

  • Leve – 50% a 60% da FC máxima
  • Moderada – 60% a 70% da FC
  • Intensa – 70% a 80% da FC máxima para mulheres e 70% a 85% da FC máxima para homens
  • Severa – >80% da FC máxima atingida para mulheres e >85% da FC máxima para homens

Conforme o condicionamento físico do aluno for melhorando, a faixa de FC ideal para cada exercício aeróbico poderá ser revista.

Quando se fala em intensidade de exercícios resistidos, a orientação costuma ser a de trabalhar todos os grupos musculares de forma contínua pelo menos uma vez por semana. E para determinar a intensidade na prescrição de treino, é preciso descobrir a Força Voluntária Máxima do aluno.

Esse índice se refere à maior quantidade de carga que uma pessoa é capaz de suportar em um único ciclo.

Frequência

A frequência é um elemento importantíssimo na prescrição de treino, pois terá um impacto
direto nos resultados alcançados pelo aluno e nos benefícios proporcionados à saúde.

Eis algumas recomendações comuns:

  • Exercícios de intensidade moderada pelo menos 5x por semana
  • Exercícios aeróbicos de intensidade vigorosa 3x na semana
  • Combinação entre exercícios moderados e vigorosos entre 3 e 5 vezes por semana

Vale lembrar que os benefícios para a saúde costumam surgir entre 12 e 14 semanas após a prática contínua de exercícios e que após 48 horas de inatividade podem ocorrer algumas perdas no desempenho. Por isso, os treinos devem ser realizados com um intervalo máximo de 24 horas entre um e outro.

Duração

Enquanto treinos curtos demais podem não trazer os resultados desejados, treinos muito longos são capazes de tirar o foco do aluno e fazer com que ele se exercite com menos empenho e motivação.

Para exercícios de intensidade moderada, a duração dos treinos deve ser de pelo menos 30 minutos. Em treinos aeróbicos de alta intensidade, o mínimo são de 20 a 25 minutos de treino.

Como fazer prescrição de treino online?

Mesmo que você não trabalhe como personal trainer online, é importante entender como fazer uma prescrição de treino online para expandir a sua área de atuação, afinal, cada vez mais alunos estão buscando formas de treinar de forma híbrida, de acordo com as suas necessidades.
Além disso, com prescrições online você também conseguirá ficar à disposição dos seus alunos até mesmo em momentos em que não for possível conciliar as agendas.

Para fazer uma prescrição de treino online eficaz, o Tecnofit Personal é a melhor opção, por ter uma base muito completa de exercícios, permitir a personalização de séries, cargas e intervalos e possibilitar que o aluno receba os treinos diretamente em seu smartphone, através do aplicativo ou do WhatsApp.

Talvez você esteja pensando: “Ah, mas e se o aplicativo não tiver o exercício que eu gosto de prescrever?”. Sem problemas, pois há a possibilidade de incluir os seus próprios exercícios com vídeos explicativos, garantindo um treino muito mais personalizado.

E se você está com receio de perder a conexão com os seus alunos, saiba que o Tecnofit Personal permite a inclusão de avaliações e feedbacks, para que você sempre esteja ciente dos avanços no desempenho de cada pessoa.

Os treinos online também podem ser prescritos por quem trabalha em uma academia. Isso evitará que os professores ou coaches precisem se render aos recursos da “idade da pedra”, como totens e fichas de papel.

Além de facilitar a rotina dos profissionais, a prescrição de treino online também dá mais liberdade aos alunos.

A prescrição de treino com a ajuda da tecnologia pode ser realizada através do Tecnofit Gestão, um app no qual é possível incluir ou editar fichas de exercícios e acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.

Vamos juntos tornar o mundo mais saudável?

Topa fazer um intervalo entre uma série e outra de informações e recapitular o que aprendemos hoje? Então vamos lá!

Tanto educadores físicos quanto fisioterapeutas podem prescrever treinos, tudo depende do objetivo do aluno com os exercícios. Além disso, esses profissionais podem trabalhar em conjunto na prescrição de treinos mais completos e variados, principalmente de pilates.

No momento da prescrição de treino, os profissionais precisam levar em conta alguns aspectos como a intensidade, a duração e a frequência dos exercícios.

A prescrição de treino é uma função muito importante na rotina de educadores físicos, personal trainers e fisioterapeutas. Para muitos profissionais, essa atividade toma um tempo desnecessário e pode ser facilitada com alguns passos simples, como ter uma base de exercícios salva e contar com um processo ágil para prescrever os exercícios.

Contar com a ajuda de aplicativos como o Tecnofit Personal e o Tecnofit Gestão também é essencial para facilitar a prescrição de treino.

E então, que tal exercitar a sua mente para descobrir a melhor forma de aplicar essas dicas que trouxemos hoje? Você pode começar com um teste grátis em nossas ferramentas. Até a próxima!

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })