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Como calcular o CAC no segmento fitness

Como calcular o CAC no segmento fitness

A sigla CAC significa Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, é uma métrica baseada nos investimentos realizados em seu setor de marketing e vendas com o intuito de conquistar um novo cliente.

Como calcular o CAC no segmento fitness

Existem muitas métricas que nos ajudam a entender como está a saúde do nosso negócio. Para que não tenhamos surpresas, precisamos estar sempre atentos às oscilações dos números, analisando o máximo de dados possíveis. Entre eles está o Custo de Aquisição do Cliente. Mas você sabe como calcular o CAC do seu negócio fitness?

 

O que é CAC – Custo de Aquisição de Cliente?

A sigla CAC significa Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, é uma métrica baseada nos investimentos realizados em seu setor de marketing e vendas com o intuito de conquistar um novo cliente.

Muitas empresas acabam não calculando o CAC por não conhecê-lo ou concluir que ele é desnecessário, porém, essa métrica é muito importante, pois avalia se o valor investido para atrair novos clientes está retornando.

A partir disso, você consegue tomar melhores decisões sobre seus investimentos, economizando e direcionando seu dinheiro para um lugar mais rentável.

O CAC normalmente é calculado mensalmente, relacionando os investimentos realizados naquele período com a quantidade de clientes adquiridos.

 

Quais custos devo considerar para calcular o meu CAC?

Como comentamos anteriormente, normalmente pegamos os dados das áreas de vendas e marketing para realizar o cálculo, mas isso não é uma regra, pois vai depender da estrutura do seu negócio. Basicamente, você precisa analisar os seguintes pontos:

  • Salários ou pagamentos para funcionários de vendas e pessoas que produzem seu marketing;
  • Valor investido em mídia paga, como anúncios em redes sociais e Google;
  • Ferramentas de gestão;
  • Custos de deslocamento;
  • Contas de telefone e internet utilizadas.

O que deve ser calculado são os valores de cada ação de atração de clientes e vendas, então, como falamos antes, a lista pode variar de acordo com o seu negócio.

Depois de coletar esses dados, você precisa saber o número exato de clientes que fecharam uma compra dentro do mês de análise. Porém, é importante lembrar que, caso um novo cliente tenha chegado até sua empresa por outros meios, como indicação, ele não deve ser incluído no cálculo. Sempre tenha em mãos os canais que cada lead utilizou para chegar até você.

 

Como calcular o CAC?

Vamos a um exemplo: para atrair mais alunos foram gastos cerca de R$ 5 mil com os salários, anúncios e ferramentas de gestão para o Marketing. Para Vendas, foram gastos R$ 7 mil com todos os recursos necessários.

Nesse período, foram conquistados 36 novos clientes, sem contar indicações e clientes vindos de outros canais.

Então, a conta a ser realizada é a seguinte:

CAC = R$ 5.000 + R$ 7.000 / 36 = R$ 334,00

Seu CAC é R$ 334,00. Ou seja, é isso que você pagou na aquisição de cada cliente novo naquele mês.

Essa métrica te dará um norte sobre seus investimentos, porém, como são calculados alguns custos fixos, como mensalidade de sistema e salários de funcionários, o valor em si não será tão assertivo, pois a conquista de clientes dependerá de outros fatores como discurso e criatividade das campanhas, por exemplo.

Por isso, não foque no valor apenas e sim em todo o processo. Com isso, você consegue identificar os problemas de atendimento que possam estar presentes na sua empresa.

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O que fazer para diminuir meu CAC?

Além de saber como calcular o CAC, é importante saber como controlá-lo. Existem duas formas de diminuir o seu CAC: diminuindo investimentos ou aumentando o número de clientes. Veja algumas dicas para alcançar, em cada mês, um CAC menor:

  • Invista em marketing de conteúdo. Crie textos para blog com os assuntos relevantes para seus clientes, invista em SMS, e-mail e outras estratégias de CRM;
  • Trabalhe com redes sociais. Esteja presente nas redes, sempre mantendo-as atualizadas com o dia a dia do seus alunos dentro do seu negócio;
  • Treine seus consultores para que eles possam melhorar suas abordagens de vendas, conquistando mais clientes em menos tempo;
  • Esteja sempre de olho no desempenho de suas campanhas para não gastar dinheiro em uma que não está performando bem.

Fique atento a todas as métricas do seu negócio para não ser pego de surpresa. Crie estratégias, analise e seja cuidadoso na hora de tomar decisões que terão um impacto no seu financeiro.

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