3269
Catraca para academia: para que serve e quais são as vantagens?

Catraca para academia: para que serve e quais são as vantagens?

Você já parou para pensar na série de benefícios do uso de uma catraca para academia? Às vezes pode parecer apenas um obstáculo para controlar a entrada de pessoas no local, mas a verdade é que – se bem escolhida e utilizada – a catraca pode gerar uma série de informações estratégicas e relevantes para…

catraca para academia

Você já parou para pensar na série de benefícios do uso de uma catraca para academia? Às vezes pode parecer apenas um obstáculo para controlar a entrada de pessoas no local, mas a verdade é que – se bem escolhida e utilizada – a catraca pode gerar uma série de informações estratégicas e relevantes para o negócio, melhorando também a experiência dos alunos. 

Com isso em mente, preparamos um artigo completo com dicas para te ajudar a escolher o melhor modelo de catraca para academia, conhecendo as principais variáveis e importância deste equipamento. Para ficar por dentro de tudo isso e muito mais é só vir com a gente. Boa leitura! 

Para que serve uma catraca para academia?

Antes de qualquer coisa, a catraca pode ser usada até mesmo para aumentar o seu faturamento! Já imaginou? Com a instalação na sua academia, você pode acompanhar a frequência dos alunos, além de promover ações que atraiam as pessoas que não vão treinar há algum tempo, colaborando para a retenção de alunos. 

Com a catraca também é possível inibir a entrada de inadimplentes e ter melhor controle sobre os dados estratégicos do seu negócio. Afinal, para entrar o aluno precisa se identificar por meio de um cartão, senha ou impressão digital, o sistema interligado à catraca verifica se o aluno está matriculado e se tiver alguma restrição, o acesso é bloqueado imediatamente.

Qual a importância e as vantagens da catraca na academia?

Apenas os motivos citados acima já refletem (e muito bem) a importância de ter uma catraca para academia. Mas, além deles, listamos abaixo mais algumas vantagens importantes para ficar atento na hora de escolher o equipamento ideal para o seu negócio. Confira: 

Garantia de maior segurança

Com a catraca, você consegue controlar melhor o fluxo de alunos, sabe a frequência com que eles visitam o espaço, controla a presença de pessoas que não estão matriculadas na sua academia e identifica quantos clientes estão dentro da sua academia no momento. E tem mais: 

Prevenção de fraudes e acessos indevidos

A instalação de catracas para academias, principalmente com a autenticação por meio de biometria ou reconhecimento facial, evita que pessoas que não estejam matriculadas ou autorizadas, entrem no local, promovendo maior segurança patrimonial e para os alunos. Além disso, conforme abordamos anteriormente, esse equipamento também ajuda a restringir o acesso de alunos inadimplentes ou com algum problema contratual.

Monitoramento em tempo real 

Dependendo da catraca e do sistema de apoio escolhidos, elas podem gerar dados de monitoramento de acessos de alunos e funcionários em tempo real, o que contribui para identificações de riscos e acessos não autorizados de forma instantânea, permitindo ações imediatas. 

Relatórios detalhados

Tudo isso – e outras informações de acesso, como tempo de permanência na academia, dados de pagamento, frequência e outros, podem ser detalhados em relatórios gerados por alguns modelos de catraca para a academia. Essas informações são extremamente úteis para uma boa gestão do estabelecimento. 

Controle de inadimplência

Se você optar por uma catraca para academia eletrônica integrada com um sistema de gestão, é provável que consiga realizar o controle de inadimplência. Por exemplo, quando um aluno inadimplente tentar entrar em sua academia, a própria catraca fará o bloqueio. 

A ideia não é impedir a pessoa de treinar, mas alertar a recepção, para que os profissionais possam agir na tentativa de uma negociação naquele momento.

Vale lembrar que a inadimplência pode acontecer por uma série de fatores, assim como existem estratégias para reduzi-la. A catraca serve, justamente, para fazer esse alerta para a gestão da academia. 

Coleta de dados

Quais horários a sua academia fica mais cheia? Quais alunos estão há dias sem treinar? Quantas pessoas estão malhando neste exato momento? Essas são algumas das perguntas que uma boa catraca para academia, conectada com um sistema de gestão moderno e completo, pode responder.

Aliás, que tal usar essas respostas para criar estratégias de marketing segmentadas e super eficazes? Apenas como exemplo, é possível criar uma campanha específica para alunos que estão há muito tempo sem frequentar sua academia. 

Serviços eventuais

Não é somente para os alunos que as catracas para academia têm utilidade! Pessoas que fazem serviços eventuais também entram no seu espaço e, sem o devido controle, podem ser confundidas com invasores. 

A manutenção de equipamentos, limpeza, segurança e outros serviços eventualmente realizados no estabelecimento devem ser monitorados, com o objetivo de garantir que nenhuma pessoa entre sem autorização. E a catraca é uma das melhores formas de fazer isso. 

Qual o valor de uma catraca de academia?

Os valores de uma catraca para academia podem mudar de acordo com uma série de variáveis, como a marca, tamanho, tecnologias, serviços integrados, conexão com sistema de gestão, manutenção, entre tantos outros. No entanto, segundo especialistas, de modo geral, uma catraca de academia pode custar de R$ 300,00 a R$ 15.000,00. 

E, sim, nós sabemos! Essa é uma curva muito grande para quem precisa determinar um planejamento financeiro assertivo. Por isso, trouxemos algumas dicas para escolher um modelo mais adequado para o seu negócio para que – apenas então – seja possível identificar o montante realmente necessário para investimento. Continue acompanhando para saber mais. 

Quais os tipos de catraca para academia?

Mecânico, eletrônico e acessível, esses são alguns dos tipos de catraca para academia que você precisa conhecer. Veja abaixo a descrição completa e identifique a melhor escolha para o seu negócio! 

Mecânico

Em geral, são os modelos de catraca mais baratos. Recomendados para academias de menor porte. Pois, além do preço, exigem um controle manual de entrada. Ou seja, a pessoa responsável pela recepção precisa liberar o acesso de cada aluno.

Se a sua academia tem um fluxo de alunos muito grande, esse modelo de catraca não é recomendado. A liberação da entrada é realizada por meio de uma integração com validadores e precisa ser manual. A catraca até tem um contador, mas não tem um painel.

Como a liberação é feita de forma manual, não é possível saber quem entrou. Todas as entradas são “iguais”. Também não é possível fazer o controle de inadimplência, somente se a pessoa da recepção já souber quem são os alunos inadimplentes.

Eletrônico

Existem modelos com leitor biométrico, leitor de cartão, senhas, entre outras tecnologias. Exigem um investimento maior, mas têm um ótimo custo benefício.

A maioria dos gestores prefere o modelo com leitor biométrico, pois a digital é intransferível, ao contrário de cartões de acesso e senhas numéricas.

A catraca eletrônica integrada com um sistema de gestão fitness é o ideal para negócios que buscam um crescimento acelerado, pois essa catraca vai oferecer segurança, controle de inadimplência, dados precisos e velocidade no acesso.

Se a sua academia tem um volume de entrada e saída muito alto, a indicação é optar por uma catraca de box eletrônico. Ela é mais espaçosa e ideal para ambientes com grande volume de pessoas.

Acessível

Os modelos de braço “vai-e-vem” são ideais para o acesso de pessoas com necessidades especiais. O controle de entrada pode ser feito por meio de biometria, cartão de acesso ou senha.

Qual a melhor catraca para academia?

Agora que você já conhece algumas variáveis pelas quais começar a identificar a melhor catraca para a sua academia, listamos abaixo algumas marcas para conhecer e comparar, de acordo com as preferências, necessidades e características do seu negócio:

Dicas para escolher a catraca ideal para sua academia

E vamos por mais dicas! Já identificou a marca e tipo de catraca para academia que mais se conecta com a sua empresa? Então, para acrescentar pontos fortes e fracos a sua lista de comparativos, considere avaliar: 

Fluxo de alunos

A quantidade média de alunos que frequentam a sua academia – principalmente nos horários de pico – deve impactar na escolha da catraca ideal. Ou das catracas ideais, até porque, é possível que seja necessária mais de uma, em caso de alto volume. 

Modelos que permitam um fluxo ágil certamente vão contribuir com a eficiência na experiência de entrada e saída dos alunos, evitando filas e congestionamentos. 

Integração com o software de gestão 

Em geral, de nada adianta ter a melhor catraca para academia do mundo no seu estabelecimento, se ela não está 100% integrada com um software de gestão. Para usar esse equipamento da melhor forma, é altamente recomendado monitorar e tomar decisões com base nos dados gerados por ele. Essas informações certamente vão facilitar a gestão do negócio e trazer resultados ainda mais positivos para a academia! 

Funcionalidades extras

É muito comum que as funcionalidades extras desempatem a decisão pela catraca para academia ideal. E aqui as possibilidades são várias: biometria e reconhecimento facial, código de barras ou QR Code, cartões magnéticos, controle de inadimplência, controle de acesso por horários, entre outros. Vale avaliar o que realmente faz diferença, de acordo com o custo-benefício. 

Como manter sua catraca em bom estado

Engana-se quem pensa que o trabalho com a catraca para academia acaba quando ela é instalada! É fundamental manter um cronograma de manutenção e higienização para garantir interrupções no funcionamento. Compartilhamos abaixo algumas dicas para manter esse fluxo de cuidados com esse equipamento: 

Suporte técnico especializado

Sabe aquele ditado “o barato sai caro”? Ele pode representar exatamente o que acontece quando não optamos pelo serviço técnico do fabricante ou fornecedor da catraca para academia. 

Mesmo que esse suporte tenha um custo a mais na compra do produto, é importante manter contato frequente e criar um fluxo de visitas para solucionar e mitigar qualquer problema. 

Limpeza e cuidados diários

Preocupe-se com a limpeza diária do equipamento para remover poeira, sujeira e outros resíduos que possam atrapalhar o funcionamento da catraca. Para ter a certeza de quais produtos usar, é importante contactar o fornecedor ou fabricante. 

Verificação periódica de componentes

Como antecipamos acima, realizar inspeções frequentes para identificar sinais de desgaste, danos ou riscos de mau funcionamento é ideal para garantir a performance ideal desse tipo de equipamento. Nessa avaliação, verifique os leitores biométricos, teclados e outros componentes necessários. 

Tendências e inovações em catracas de academia

A inovação constante no universo fitness também tem impacto na catraca para as academias. Por isso, antes de avaliar a melhor opção para a sua empresa, conheça as tendências disponíveis no mercado – e qual é o custo-benefício desses serviços. Alguns deles são: 

Reconhecimento facial

É um tipo de tecnologia via inteligência artificial que identifica as características de uma pessoa pelos traços da face e, por meio de algoritmos, compara a imagem real com a imagem armazenada, verificando a identidade do aluno. 

Acesso com biometria

Também por meio de algoritmos e comparação da interpretação de informações de cada indivíduo, o acesso com biometria é feito por meio da impressão digital, outra tecnologia comum em catracas para academia mais modernas. 

Integração com aplicativos para academia 

E, como abordamos neste artigo, um sistema integrado à catraca para academia faz toda a diferença na hora de monitorar e tomar decisões por meio dos dados obtidos. Se possível, essa é uma das tecnologias que não deve ficar de fora da sua decisão! 

Software para catraca de academia

Agora que já ficou clara a importância de um sistema integrado à catraca para academia, chegou a hora de receber uma dica pra lá de especial: o Sistema Tecnofit, que integra as principais catracas do mercado, gerando insights valiosos para a sua academia.

Tecnofit Gym é o sistema ideal desenvolvido para você fazer a gestão sem complicações, com ele você tem: 

  • Financeiro inteligente: cuide de todo financeiro da sua Academia, de uma forma simples, intuitiva e sem burocracia.
  • Estreita laços com os seus alunos: faça a gestão de planos e cobrança, documente as informações e converse com seu aluno de forma rápida e eficaz.
  • Tem maior conversão nas suas vendas: tenha total controle dos visitantes que chegam em sua Academia e como estão as taxas de conversão.
  • Atrai mais alunos e vende pelas redes sociais: os seus alunos estão nas redes sociais! Crie links integrados com o sistema para captar seguidores e transformá-los em alunos.

Conclusão

Neste artigo, mostramos as vantagens que uma catraca para academia oferece, os modelos mais utilizados por academias no Brasil inteiro e uma dica super relevante de sistema de gestão fitness para integrar a esses equipamentos. Agora basta você entender qual delas se encaixa melhor em seu modelo de negócio! 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })