Introdução: o que define uma academia de sucesso?
O Brasil é o segundo país com mais academias no mundo. São mais de 35 mil unidades oficiais e 9,6 milhões de usuários. Apesar desses números expressivos, a fatia da população brasileira que frequenta estabelecimentos fitness não passa de 5%, revelando o potencial gigantesco de crescimento do mercado no país.
Independentemente do motivo pelo qual uma pessoa decide abrir um negócio fitness, o grande objetivo de qualquer empreendedor nesse ramo é ver seu estabelecimento cheio de clientes. Mas para ter uma academia de sucesso e seguir proporcionando a melhor experiência para os alunos, é preciso mais do que um serviço de qualidade.
Negócios que optam pelo Sistema Tecnofit crescem em média 40% nos primeiros 12 meses de uso, demonstrando que com as estratégias certas e ferramentas adequadas, é possível construir um negócio fitness próspero e sustentável.
Planejamento: a base para uma academia de sucesso
Faça um bom planejamento
Talvez você tenha uma ideia inovadora na cabeça, mas será que ela funcionará na prática? Para ter mais chances de o seu negócio prosperar, você precisa ter o máximo de informações possível antes de abrir uma empresa.
Reúna pesquisas de mercado para conhecer melhor o segmento e faça previsões de gastos relacionadas a estrutura, compra de equipamentos e contratação de equipe. Assim, você saberá quanto precisará ter em caixa para que o seu negócio tenha mais fôlego financeiro até que ele se sustente sozinho.
O ideal é fazer duas estimativas, uma mais otimista e outra mais pessimista. Caso você não atinja o número de alunos que tinha previsto, será preciso usar uma reserva financeira, que deve ter o equivalente a 3 meses do valor necessário para cobrir os gastos do dia a dia e também para investimento.
Siga um plano de negócios
Sem organização e planejamento o seu negócio não conseguirá crescer, por isso, é fundamental estruturar um plano de negócio e segui-lo ao longo do processo. O plano contará com análise de concorrência, identificação de fornecedores, plano operacional, financeiro e de marketing.
Defina a missão da academia
A missão é imprescindível para o seu negócio, pois é a razão de ele existir. Qual é o motivo que te fez escolher abrir uma academia em vez de outro negócio? Ter a missão bem definida faz com que as atitudes se tornem mais assertivas, guia o seu posicionamento no mercado e todas as ações que você irá realizar.
Fundamentos estruturais para uma academia de sucesso
Encontre a localização ideal
Escolher a localização é essencial na hora de abrir uma academia, isso porque a competitividade da região pode atrapalhar o seu negócio, antes mesmo dele começar.
Abrir uma academia em um local em que já há grande oferta é arriscado, mas escolher locais mais distantes do público, com pouca infraestrutura também dificulta o acesso aos seus alunos. Por isso, tenha um bom planejamento antes de colocar a sua ideia em prática.
Dica importante: O valor de aluguel do local em que o seu negócio fitness será instalado não pode ultrapassar 12% do faturamento previsto. Quando esse número é atingido, os custos fixos ficam muito altos, sobrecarregando a operação.
Fique atento às condições do imóvel
Na hora de locar um espaço para abrir a academia, é fundamental saber quais são as condições do imóvel para não ter nenhuma surpresa ao longo do processo. Como ele irá abrigar diversas pessoas e equipamentos, é importante que tenha uma boa instalação elétrica, várias tomadas, boa iluminação e ventilação.
Defina a estrutura da academia
A estrutura da sua academia deve ser definida de acordo com o perfil do seu público-alvo, quanto mais diferenciais você oferecer maior será o seu investimento e consequentemente maior será o valor da mensalidade.
Uma estrutura ideal conta com recepção, sala administrativa, sala de avaliação física, espaço para musculação, aparelhos, ginástica, alongamento, vestiários femininos e masculinos. Se você quiser se diferenciar pode acrescentar ainda loja de produtos fitness, espaço de recreação para crianças, estacionamento e mais.
Invista em bons equipamentos
A sua academia vai precisar de bons equipamentos, com bastante qualidade para priorizar a segurança dos seus hóspedes. Você precisará de equipamentos administrativos como computadores, telefones e impressoras e equipamentos esportivos como barras, halteres, cordas, colchonetes, esteiras, bicicletas ergométricas, máquina flexora e mais.
Dispor de uma boa diversidade de aparelhos, de alta qualidade, bem preservados e bem distribuídos é elemento fundamental do setor fitness, mas considere que o potencial cliente avalia toda a estrutura na hora de decidir pelo seu serviço.
Conhecimento e segmentação de clientes
Conheça o seu público-alvo
Quanto mais personalizado o serviço for, melhor será a experiência para os seus alunos. E para isso, não tem segredo, é preciso conhecê-los. Uma pesquisa de mercado pode ser o pontapé para entender as expectativas, desafios, dores e desejos dos seus atuais e futuros clientes.
Saber quem é a sua persona e como ela se comporta é muito importante para o sucesso do seu negócio. Afinal, você não pode construir uma academia sem antes saber quem você quer atingir, de que forma quer atingir e o que fará para alcançar esse objetivo.
Faça uma boa segmentação de clientes
Qual será o tipo da sua academia? São quatro que encontramos no mercado: de nicho, Full Service, Low Cost e Boutique, a escolha da sua localização está diretamente ligada ao público que você irá atender.
As pessoas que irão frequentar a sua academia serão jovens, idosos, com quais hábitos de vida e quais costumes? Saber essas informações e definir bem o perfil do seu cliente vai evitar dor de cabeça e ajuda com que a ideia de como projetar uma academia morra antes de começar.
Defina os serviços
Com o perfil bem definido, você pode definir também quais atividades irá ofertar na sua academia, aulas de dança agradam o seu público? Um espaço requintado é mais importante para o nicho de que você quer atuar? Quais são as experiências que o cliente quer encontrar no seu espaço e como você quer se posicionar frente ao mercado.
Gestão financeira e operacional
Determine os custos e faturamento
Esse é o calcanhar de aquiles da maioria dos empreendedores de primeira viagem. Como ter uma academia de sucesso está muito relacionado a ter um bom controle financeiro.
Até que a sua academia comece a gerar lucro, você deve ter uma boa reserva financeira para cobrir os custos de abertura, compra ou aluguel de equipamentos, manutenção e contratação de pessoas para te ajudar.
Separe as finanças
Não cometa esse erro ao abrir seu negócio fitness: você precisa separar a sua conta pessoal da conta profissional. Assim você evita misturar as finanças e consegue verificar com mais clareza se a sua empresa está dando lucro.
À medida que a conta PJ for sendo movimentada, estabeleça valores médios de retirada e tenha em mente o valor necessário para pagamento dos custos fixos sem ter que depender das mensalidades.
Gestão financeira eficiente
O Sistema Tecnofit facilita a rotina da sua academia, consolidando as informações em um só lugar, automatizando processos e gerando relatórios estratégicos para conhecer, entender e tomar decisões sobre a gestão financeira do seu negócio.
Recursos humanos e equipe
Tenha bons profissionais
Contratar bons profissionais que ajudem o seu negócio a crescer é fundamental. Se você não é um profissional de Educação Física e pretende abrir uma academia, este item é obrigatório.
Por lei, é necessário que você tenha profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para atender os alunos. Fique atento a essa exigência!
Treinamento da equipe
Os professores, instrutores e demais profissionais de uma academia têm papel fundamental na motivação e fidelização dos alunos. Para isso, é preciso que eles sejam treinados para garantirem o atendimento padronizado, de acordo com o posicionamento da marca.
Seja um líder para seus colaboradores
Como dono de academia, você precisará inspirar os professores e pessoas que trabalham com você. Ser dono de academia não é vir a noite fechar o caixa e ir embora, você gerencia pessoas e no momento que você trabalha com pessoas você tem que conhecer os gostos, quais as atitudes, como reagem.
Experiência do cliente: fator-chave para o sucesso
Ofereça um atendimento diferenciado
Uma das grandes chaves para o sucesso de um empreendimento fitness está na qualidade do atendimento prestado, desde a recepção e o acompanhamento dos alunos que contratam o serviço, até uma nova tentativa de contato com aqueles que não fecham negócio.
Na hora de fechar a compra, o atendimento inicial é o primeiro fator a ser considerado por mais da metade dos clientes. Certifique-se que toda a sua equipe está alinhada com esse propósito, para garantir a satisfação do aluno desde o primeiro contato com sua marca.
Atendimento empático e personalizado
É fundamental que os profissionais demonstrem empatia e preocupação genuína com as necessidades e expectativas dos clientes, para que possam oferecer um atendimento ainda mais personalizado.
Ofereça programas e aulas atrativas
Para que a sua academia esteja sempre cheia, os programas de treino e aulas precisam proporcionar experiências atrativas para os alunos. Algumas dicas para atrair os alunos:
- Investir em aulas coletivas, que reforcem o sentimento de comunidade
- Promover programas de treinos personalizados, que garantem resultados mais rápidos e assertivos
- Contratar profissionais experientes, capazes de engajar os alunos
- Criar um ambiente de respeito, segurança e inclusão
- Estar atento às novidades para oferecer o que há de melhor e mais inovador aos clientes
Aulas experimentais: conquiste novos alunos
Essa é uma estratégia muito comum para que os alunos possam vivenciar a experiência de treinar na academia. Em geral, ajuda a aumentar a chance de conversão, já que os potenciais clientes podem avaliar se o espaço atende as suas necessidades e expectativas antes de decidirem assinar o contrato.
Personalização dos treinos
Oferecer planos de treino personalizados de acordo com os objetivos dos alunos faz com que eles alcancem seus resultados de forma mais rápida e eficaz, demonstrando compromisso com a sua saúde e bem-estar. Como consequência, contribui com a fidelização e com a academia cada vez mais cheia!
Ambiente agradável e limpo
Para garantir uma academia de sucesso é importante tomar cuidado com a organização, higienização e limpeza do ambiente. Além de tornar o local mais agradável, essa preocupação garante a saúde e segurança dos alunos, o que também contribui com uma experiência positiva no local.
Estratégias de marketing e divulgação
Invista em divulgação
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, certifique-se de identificar as melhores estratégias para divulgar a sua academia para o público-alvo o maior número de vezes possíveis, pelos mais variados meios.
Caso você não tenha experiência no assunto, considere investir em uma empresa ou contratar profissionais especializados em marketing para atuarem de forma consultiva e ativa na imagem de sua marca.
Crie uma estratégia de marketing
O marketing digital é essencial para o sucesso dos negócios fitness. Por meio de estratégias, você também consegue se conectar com futuros clientes.
Invista em mídias digitais, divulgue o seu negócio, descubra em qual rede o seu público está e aposte em anúncios, boas fotos e vídeos.
Aproveite o marketing de referência
Também conhecido como marketing de indicação, essa estratégia se baseia no tradicional marketing “boca a boca”, em que um cliente pode se tornar um promotor do seu serviço ao ter uma boa experiência no local, indicando a marca para amigos, familiares e conhecidos.
Você pode incentivar seus alunos a divulgarem sua academia oferecendo vantagens para indicações que resultarem em novos clientes, como um clube de indicações.
Crie uma página online com um espaço para blog
Ter um blog atualizado frequentemente com conteúdo de qualidade é uma das estratégias mais recomendadas para atrair a atenção das pessoas que buscam orientação sobre treinos, boa forma e saúde, na internet.
Invista em anúncios online
Anúncios online podem ser estratégias eficazes quando se está planejando como ter uma academia de sucesso. Ferramentas como Google Ads e Google Meu Negócio podem veicular os anúncios na própria plataforma de pesquisa deste site.
Como utilizar o instagram para impulsionar sua academia
Ter uma página no Instagram para a sua academia não é, exatamente, um diferencial. No entanto, usar a plataforma de forma estratégica a seu favor, seja para aumentar sua rede de potenciais clientes de forma orgânica ou via anúncios, pode garantir ir resultados surpreendentes!
Fortaleça o engajamento das redes sociais
O plano para manter uma academia de sucesso também envolve estratégias fora do espaço físico do estabelecimento, como o engajamento nas redes sociais. É preciso que os seus alunos e potenciais clientes percebam ainda mais valor no seu serviço por meio de conteúdo relevante e interativo.
Estratégias de fidelização e retenção
Priorize a retenção dos alunos
A sazonalidade do mercado fitness pode impactar na volatilidade dos alunos matriculados durante o ano. No entanto, reter um aluno custa, em média, de cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo.
Por isso, investir em estratégias, como promoções, descontos, feedbacks constantes e um clube de benefícios, com objetivo de fidelizar e reter os clientes, pode ser tão importante ao planejar como ter uma academia de sucesso.
Desenvolva ofertas e promoções
Uma forma de quebrar objeções de matrícula e garantir uma academia de sucesso é por meio de descontos, ofertas e promoções especiais. A dica aqui é pensar em condições que contribuam com a fidelização do cliente por mais tempo, como descontos especiais em planos anuais, ou um valor menor na mensalidade com pagamento recorrente.
Identifique os horários que possuem menor demanda
Um dos desafios mais comuns no processo de ter uma academia de sucesso é a distribuição de alunos em todos os horários e aulas. Por isso, a dica é avaliar a possibilidade de oferecer condições especiais ou descontos e promoções para horários com menor demanda.
Programas de fidelidade: incentive a permanência dos alunos
Essa estratégia consiste em recompensar os alunos pela sua frequência regular. O programa pode incluir descontos na mensalidade, brindes, acesso exclusivo em aulas especiais ou benefícios aos membros de demonstrarem fidelidade à empresa.
Feedback dos clientes: uma ferramenta poderosa
Coletar a percepção dos alunos é uma ferramenta poderosa para conhecê-los e agir de acordo com suas necessidades e expectativas. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa online, caixa de sugestões ou interações diretas, mostrando que a empresa valoriza as sugestões dos seus clientes.
Parcerias e networking
Faça parcerias
Busque criar ou fortalecer parcerias com marcas de interesse do seu público-alvo. Isso ajuda a divulgar sua marca para grupos mais diversos, que podem estender a confiança que já têm na marca parceira para a sua academia.
Ter produtos ou serviços de parceiros dentro da sua academia também ajuda a fidelizar seus alunos, agregando valor à sua marca. Para isso, pense em produtos que seus clientes consomem habitualmente e em serviços relacionados ao setor fitness, como massoterapia, nutrição e alimentação saudável.
Faça parcerias com negócios locais e ganhe mais divulgação
Outra maneira de aumentar a visibilidade da sua academia e atrair novos alunos é por meio de parcerias com comércios locais. A dica aqui é escolher empresas que conectem com o propósito e valores do seu negócio. Alguns exemplos são: lojas de roupas esportivas, restaurantes ou lanchonetes saudáveis, estabelecimento de massagem ou spa.
Participe de eventos e promoções conjuntas
Outra dica de como ter uma academia de sucesso com parcerias é por meio de eventos e promoções conjuntas. Para isso é possível organizar e criar eventos do zero, ou “surfar a onda” de ações que já acontecem na sua comunidade ou os espaços mais famosos no mercado fitness.
Tecnologia e inovação
Esteja atento às novidades do mercado
Pesquise concorrentes, estude modelos de gestão de sucesso e aplique de acordo com sua realidade, buscando sempre investir na capacitação dos seus profissionais para oferecer o que há de melhor e mais moderno no mercado.
Tendências tecnológicas em equipamentos fitness
Treinos realizados via Inteligência Artificial, streaming de conteúdos fitness, integração de aplicativos e dispositivos wearable e realidade virtual são apenas algumas das inovações que estão transformando a forma como as pessoas praticam atividades físicas.
Ao investir em tendências tecnológicas em equipamentos fitness, as academias tendem a atrair e fidelizar alunos que valorizam a conveniência e a experiência diferenciada promovida por essas inovações.
Utilize a tecnologia para oferecer comodidade aos seus alunos
A satisfação dos alunos de uma academia também pode ser potencializada por meio de recursos tecnológicos, como aplicativos de agendamento de aulas e acompanhamento de resultados, nos quais é possível ter uma experiência personalizada, além de resultados muito mais rápidos e eficazes.
Faça a gestão correta
Se você está pensando em como ter uma academia de sucesso do zero, saiba que a gestão do seu negócio não pode ser negligenciada. Para isso, além de você se qualificar, fazer cursos e ter um planejamento eficiente, também é necessário automatizar os processos te dando mais tempo para se dedicar às outras atividades do negócio.
Economize usando uma recepção digital
Com um sistema de gestão como o da Tecnofit você pode ter uma grande economia neste sentido. Todas as nossas soluções contam com a recepção digital, que engloba funcionalidades essenciais de um negócio fitness e que podem ser executadas de forma automatizada pelo software.
Use dados estratégicos na tomada de decisão
Cada vez mais, as empresas de todos os tamanhos e setores têm investido em ferramentas que proporcionem dados e insights estratégicos para a tomada de decisão assertiva e consciente. No universo fitness não é diferente!
Para isso, a nossa dica é contar com um sistema de gestão que possa reunir todas as informações do seu negócio para que você possa garantir uma visão macro do cenário da sua empresa.
Aspectos legais e operacionais
Cumpra com as exigências legais
Antes de abrir o negócio, é fundamental cumprir todas as exigências legais para não ter nenhum problema no decorrer do processo. Contrate um contador para te auxiliar nessas questões e ajudar na emissão do CNPJ, alvará, registro no CONFEF e outras obrigações legais que sua empresa precisa cumprir.
Escolha bem o nome da sua academia
Pesquise na Junta Comercial se já não existe alguma outra empresa com esse mesmo nome. Tenha em mente que o seu negócio será um sucesso e que na hora de abrir unidades em outras cidades ou estados, o nome escolhido precisará ser exclusivo para que a sua academia se destaque no mercado.
Identifique fornecedores
Identifique os fornecedores e quais os equipamentos de academia que você irá utilizar, a qualidade dos seus serviços está diretamente relacionada a essa etapa, então, é muito importante garantir a segurança e a confiabilidade nos treinamentos.
Indicadores e métricas de sucesso
Fique de olho em 5 indicadores-chave do seu negócio
Em um negócio fitness, não é só para o faturamento total ou para o número de alunos que você deve olhar. São 5 os indicadores que você deve acompanhar de forma regular, se possível diariamente ou pelo menos semanalmente:
- Ticket médio
- Ocupação de grade de turmas
- Funil de vendas
- Índice de evasão
- Índice de presença
Monitore os seus resultados
Tão importante quanto investir em iniciativas para ter uma academia de sucesso, é mensurar os resultados para entender tudo aquilo que trouxe retorno e o que deve ser deixado de lado na hora desenvolver um novo planejamento.
Estratégias avançadas para crescimento
Amplie sua gama de produtos
Uma ótima estratégia de como ter uma academia de sucesso pode ser aumentar e diversificar os produtos e serviços oferecidos na academia. Para isso, você pode estudar a inserção de novas modalidades de treino, atendendo às tendências do mercado fitness.
Alinhe o seu discurso à prática para vender saúde
Tenha em mente que grande parte do público fitness busca saúde, boa forma e qualidade de vida ao procurar por academias. Ter equipamentos modernos e de qualidade deve ser parte do projeto e não seu objetivo final.
Planeje sua divulgação para destacar os benefícios que os alunos obterão ao confiar à sua marca a busca por uma vida fitness.
Invista na repaginação da fachada
Às vezes, a melhor dica sobre como ter uma academia de sucesso pode estar numa simples mudança na forma como as pessoas veem o seu negócio. Um projeto de design bem executado desperta o interesse das pessoas que circulam na frente do seu espaço.
Estabeleça ou fortaleça a sua cultura
Associada à imagem, toda uma cultura fitness deve ser trabalhada pela sua academia, com o propósito de transmitir uma mensagem clara ao público sobre os fundamentos e os valores da sua marca.
Organize eventos para os seus alunos e para a comunidade
Uma excelente maneira de divulgar sua marca para um grande público com perfis variados é a promoção de eventos. Encontros temáticos em datas comemorativas, palestras de especialistas em modalidades alternativas de treinamento, nutrição e outros temas relacionados ao universo fitness têm potencial para atrair muitas pessoas.
Eventos sociais e comunitários
Além de atrair diferentes pessoas para tornar a academia ainda mais cheia, eventos sociais, competições, desafios e outros momentos comunitários ajudam a criar um senso de pertencimento entre os alunos, o que contribui com a fidelização.
Aposte no retargeting para recuperar potenciais clientes perdidos
O retargeting é uma estratégia de mídia paga que consiste no direcionamento de anúncios para potenciais clientes que já interagiram com a marca em alguma plataforma online. Por conta da alta segmentação, o retargeting costuma ser uma técnica efetiva para recuperar clientes que não converteram na primeira conexão com a marca.
Cultive e nutra a sua base de e-mails e contatos
Apesar da relevância das redes sociais, os e-mails ainda são ótimos aliados para alcançar e fidelizar alunos, principalmente em uma estratégia de marketing de conteúdo, com ferramentas personalizadas para nutrir esses contatos.
Facilidades e conveniências adicionais
Facilidades e conveniências adicionais
Ter uma academia de sucesso também depende do atendimento às necessidades dos alunos, como horários flexíveis, estacionamento, vestiários bem equipados ou comodidades e serviços extras que possam diferenciar a academia dos concorrentes.
Personalização
Se fizer sentido para o seu público, oferecer serviços personalizados e a domicílio pode ser uma boa estratégia para economizar tempo do aluno e atender da melhor forma suas necessidades. O personal trainer da sua academia pode promover ginásticas laborais e atividades em casas, empresas e até mesmo facilitar treinamentos.
Planos de longo prazo
Otimize e modernize seus processos
Se você quer ter vida longa com o seu negócio fitness também precisa saber que a adaptação e a mudanças serão constantes, mas você conseguirá se sair bem tendo flexibilidade, lendo de forma correta o mercado e suas projeções e atuando efetivamente a partir dessas mudanças.
Planos de longo prazo
Vale reforçar que o mercado fitness pode ser volátil e sazonal, por isso, é preciso considerar fatores que garantam a sustentabilidade e o crescimento da academia a longo prazo, considerando períodos de baixa de matrículas.
Acompanhe seus prospects para transformá-los em alunos
Quando você entrega exatamente o que o seu cliente deseja, é possível transformá-lo em um promotor da sua marca e incentivar as pessoas a trazerem outras pessoas para também serem impactadas pelo seu negócio, o famoso marketing de indicação.
Com o sistema de gestão da Tecnofit dá para “lapidar” esses prospects e fazer com que também se tornem alunos. Para isso, há diversas funcionalidades úteis, como o link de vendas para agendamento online e a criação de um site personalizado.
Programas de indicação: clientes como divulgadores
Para manter uma academia de sucesso é fundamental que os próprios alunos sejam divulgadores do seu negócio. E uma ótima alternativa para incentivar essa estratégia é o programa de indicação. Aqui, os alunos são recompensados por convidar e trazer novos membros para treinar no estabelecimento.
Em troca, podem ganhar descontos na mensalidade, brindes ou prêmios, por exemplo!
Casos de sucesso: exemplos reais
História da funcional fitness
A Funcional Fitness foi criada em 2012, pelo empreendedor Felipe Fagundes, em um salão de festas improvisado, com o intuito de atender amigos e parentes de forma personalizada. Dois anos depois, a academia foi para um novo local, mas o espaço acabou se tornando pequeno para a quantidade de alunos que estava chegando.
Com várias modalidades e, em pleno crescimento, era preciso ter um sistema de gestão que auxiliasse na organização das aulas, agendamentos dos alunos e facilitasse o crescimento do negócio. Nesse momento a Tecnofit passou a fazer parte da academia, oferecendo mais autonomia e atendendo todas as necessidades de gestão.
Dez anos depois da inauguração no salão de festas improvisado, a academia está se estruturando para expandir sua rede, atendendo o Brasil inteiro.
Studio corpo livre: 39 anos de tradição
A história do Sr. Volnei e da Studio Corpo Livre iniciou há 39 anos, quando um amigo da faculdade convidou o curitibano para abrir uma academia.
Hoje a Studio Corpo Livre possui quatro unidades situadas em Curitiba, capital do Paraná, juntas elas abrigam mais de 4 mil alunos e contam com treinos e aulas de diversas modalidades, como natação, Yoga, Funcional, Pilates, Fit Dance, Spinning e muito mais!
Para se ter uma ideia, nos últimos meses uma das unidades da academia saltou de uma média de 550 para mais de 800 alunos ativos, representando crescimento de aproximadamente 35% em apenas nove meses. Quando analisamos as quatros unidades da Studio Corpo Livre, esse crescimento é ainda mais significativo, por volta de 40%.
Estreite o relacionamento com os seus alunos
O segmento fitness é um mercado muito competitivo e se você não tiver um diferencial, muitas pessoas não pensarão duas vezes em trocar a sua academia, studio ou box por outra opção.
Então, além de oferecer serviços de qualidade e um bom atendimento, você precisa encantar os seus clientes. E só há uma maneira de fazer isso: conhecendo muito bem as pessoas que frequentam o seu espaço.
Com o sistema de gestão da Tecnofit, você tem acesso a relatórios que concentram todas as informações relevantes do seu negócio e com elas em mãos poderá implementar campanhas de relacionamento para fidelizar seus clientes.
Como um sistema de gestão impulsiona o sucesso
Organização da empresa e automação
A parte administrativa é um dos maiores desafios das empresas, não apenas no ramo fitness, mas em todas as áreas. Faturamento, investimento e organizar todo o financeiro é uma tarefa que exige maturidade nos negócios.
O Sistema Tecnofit facilita a rotina da sua academia, dando mais tempo para execução de outras tarefas e ajudando na automação dos processos do seu negócio.
Utilização de tecnologias na gestão
O sistema da gestão da Tecnofit pode ser usado como um CRM inteligente para automatizar e personalizar a comunicação com os alunos. E, para ter uma academia sempre de sucesso, a plataforma contribui com funcionalidades para agendar aulas experimentais, manter alunos ativos com soluções de pagamento e aplicativo de treino para alunos.
Com o Sistema Tecnofit Gym, você faz a gestão de uma forma fácil, prática e inovadora. O crescimento da sua academia vai estar garantido com:
- Gestão financeira simplificada, simples e sem burocracia
- Total controle dos visitantes da sua academia e acompanhamento das taxas de conversão
- Criação de campanhas SMS e notificações para seus alunos
- Gestão de agenda, métricas e muitas outras informações de forma ágil e direto no aplicativo
Conclusão
Como ter uma academia de sucesso envolve múltiplos fatores que vão desde o planejamento inicial até a gestão contínua do negócio. As estratégias apresentadas neste guia são comprovadamente eficazes e foram aplicadas por academias de sucesso em todo o Brasil.
De acordo com o estudo feito pela Tecnofit, os negócios fitness tiveram crescimento maior em 2022 do que em 2019, período que antecedeu a pandemia. O ano de 2022 já representou um crescimento de 18,02% em relação a 2019, e, se comparado a 2021, o crescimento chega a 28,18%.
Esses números mostram o quanto há espaço para avanço nos próximos anos e que o investimento em saúde e uma vida mais equilibrada é uma das principais preocupações dos tempos atuais.
Aposte nas estratégias abordadas neste artigo para planejar como ter uma academia de sucesso! Combine-as para melhorar seu desempenho e mostre aos alunos e potenciais clientes que sua marca está comprometida a oferecer a eles o que está em alta no mercado e que os levará a atingir suas metas fitness.
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Aproveite para testar gratuitamente e conhecer mais a fundo todas as vantagens do melhor sistema de gestão do segmento fitness!