Personal acompanhando aluna durante avaliação física na academia

A avaliação física na academia é essencial antes de iniciar qualquer atividade física. Isso porque, é a partir dela que vemos os pontos que precisam ser melhorados e, com isso, são definidos treinos personalizados adequados para o objetivo de cada aluno. 

No entanto, esse tema ainda causa algumas dúvidas, nossa missão é te ajudar a entender melhor a importância da avaliação física e como fazer ela de forma correta na sua academia. Acompanhe o texto! 

O que é avaliação física?

A avaliação física tem como principal objetivo entender o nível de condicionamento físico do aluno, além disso, por meio dela também é possível identificar doenças cardiovasculares, fatores de riscos, entre muitas outras particularidades da saúde do aluno. 

Nesse momento são coletadas diversas informações valiosas que servirão para o montar uma periodização de treino que esteja alinhada às condições físicas e aos objetivos do aluno. Vamos ver mais a fundo sobre a importância da avaliação física na academia?  

Qual é a importância da avaliação física na academia?

As informações são fundamentais para guiar o profissional de educação física na prescrição do treino e na seleção de exercícios físicos. 

Com a avaliação física, as falhas ao longo do processo são minimizadas, e os objetivos ficam mais assertivos, além de ajudar a fazer correções ao longo do caminho e melhorar a saúde de quem está treinando. 

Os vários testes aplicados avaliam os componentes físicos e possuem outros benefícios, como:  

Identificar fatores de risco 

Durante a avaliação física serão avaliadas e reunidas informações sobre lesões, desvios na postura e histórico de doenças na família. Com isso, são elencados os pontos fortes e fracos para os treinos. 

Esses dados são coletados por meio da anamnese (hábitos de vida, histórico de saúde) e também pela avaliação da estrutura corporal e da função cardiorespiratória, que determina o consumo de oxigênio, intensidade de treinamento e a frequência cardíaca no repouso e no esforço. 

Indicar treinos personalizados

As informações sobre a condição de saúde são fundamentais para criar um plano de treinamento, com exercícios, carga de peso e frequência ideais para cada corpo

Não importa qual é o objetivo do aluno (perda de peso, ganho de condicionamento físico ou massa muscular), a avaliação proporciona a escolha do melhor treinamento, sem que o esforço físico seja prejudicial. 

Acompanhar evolução

É essencial fazer novas avaliações para acompanhar a evolução ao longo do treinamento, comparando resultados e determinando mudanças para que se chegue ao melhor resultado, determinando metas a serem alcançadas. 

A reavaliação física periódica é essencial no acompanhamento do aluno, dessa forma, será possível acompanhar a evolução entre as avaliações e ver se os objetivos estão sendo alcançados. 

Corrigir postura 

A coluna é uma das áreas que mais sofre no dia a dia, ter cuidado com essa parte do corpo é fundamental para evitar dores e até mesmo problemas nas articulações

É durante a avaliação física que serão identificadas irregularidades na coluna e, com base nisso, serão indicados exercícios específicos para corrigir o problema. 

Como fazer avaliação física na academia 

1. Anamnese

A anamnese é uma entrevista para conhecer os hábitos gerais de uma pessoa. Durante a conversa são vistos pontos como: experiência de atividade física, histórico familiar, rotina, lesões ou cirurgias realizadas, além de fatores emocionais, como estresse e ansiedade. 

2. Antropometria

Por meio da antropometria são medidas as dimensões físicas de uma pessoa. Essa fase inclui o Índice de Massa Corporal (IMC), peso, altura, percentual de gordura e quantidade de massa muscular. 

Circunferências

Nessa avaliação, é possível observar o acúmulo de gordura corporal nos membros. Tendo essa avaliação, é possível prever riscos de complicações metabólicas, além de ter maior efetividade nos exercícios. 

Índice de massa corporal (IMC)

O IMC é um dos indicativos de risco de obesidade. Para ter o resultado do índice de massa corporal, é preciso dividir o peso em quilogramas pela altura em metros elevada ao quadrado. 

O resultado é uma estimativa do grau de gordura, mas não se deve usá-la individualmente, é preciso combinar com outras medidas e métodos de mensuração de gordura. 

Bioimpedância

Com o uso de um aparelho especializado, é possível medir a quantidade de músculo, líquido e gordura. Com esse exame, é possível diagnosticar sobrepeso e indicar o melhor treinamento para cada aluno. 

Dobras cutâneas

Mede as espessuras das dobras e pregas cutâneas com auxílio de um adipômetro para saber a quantidade de gordura corporal.  

3. Testes funcionais

Os testes funcionais têm como objetivo identificar as compensações nos movimentos para reduzir os riscos de lesões. Manter o corpo equilibrado, é fundamental para evitar problemas como: falta de flexibilidade, vícios na postura, entre outros. 

4. Avaliação postural

A avaliação postural é ideal para verificar se o aluno possui desvios na postura. Entre os mais comuns estão:

  • Escoliose;
  • Lordose;
  • Cifose.  

5. Testes Neuromusculares

Nessa avaliação, o principal objetivo é identificar a amplitude de cada movimento, além da flexibilidade, resistência muscular e força. 

6. Avaliação da Flexibilidade

Os testes na avaliação de flexibilidade identificam alterações em padrões de movimentos e dores musculares. 

7. Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória

Por meio dessa avaliação, é possível monitorar a capacidade cardiorrespiratória do aluno em diversos tipos de atividades, como pedalar ou correr na esteira, por exemplo. 

Dessa forma, verifica-se a pressão arterial e a frequência cardíaca máxima para definir os limites do treinamento. 

Com que frequência a avaliação física deve ser realizada?

O tempo ideal para que a avaliação física seja realizada é a cada 60 dias, esse cuidado garante a eficácia dos treinos e potencializa os resultados. 

A cada reavaliação, o profissional responsável pela ficha de treino poderá sugerir mudanças nos programas de treinamento. 

Como oferecer e vender avaliação física na academia?

Oferecer a avaliação física na academia, além de trazer muito benefícios para os alunos, também faz com que o seu negócio tenha destaque em um mercado competitivo. 

A avaliação física também é um fator de motivação importante, para que o aluno possa acompanhar seu progresso e indispensável para o profissional prescrever treinos. 

Oferecer esse serviço de forma estratégica é essencial! Por isso, veja abaixo como você pode fazer isso. 

Ofereça combos

Que tal oferecer combos que incluem a avaliação nos planos da sua academia? Além de ser uma ótima estratégia de vendas, também é uma boa maneira de atrair e fidelizar os clientes

Pacotes promocionais com avaliações inclusas são ótimos para ajudar nas vendas e satisfação dos clientes. 

Use as redes sociais

As redes sociais como o Instagram, por exemplo, são ótimas ferramentas para serem usadas no seu negócio. Além de aumentar o seu engajamento, você pode utilizar as postagens para divulgar a avaliação física

 Explique as vantagens e benefícios para os alunos e dê mais visibilidade para esse serviço oferecido. 

Capacite os funcionários

Ofereça treinamentos e aprimoramento constante para quem trabalha na sua academia. É fundamental ter uma equipe que entende a necessidade da avaliação física e consegue aplicá-la de forma certeira! 

Com isso, você oferecerá diferenciais para o aluno e isso será fundamental para ter clientes satisfeitos e que recomendam o seu negócio!

Avaliação física com o Sistema Tecnofit 

Com o Sistema Tecnofit, é possível você lançar uma avaliação física para o seu aluno. Para isso, você deve ir até o Sistema  e  acessar a aba “Atividade Física” , em seguida “Fichas” e logo após “Avaliação Física”. 

Digite o nome do aluno que deseja avaliar, selecione o aluno e clique em “Criar Avaliação Física”. 

Tela com itens de avaliação física no Sistema Tecnofit

Preencha os dados e marque as opções que deseja avaliar:

Tela mostrando itens de avaliação física do Sistema Tecnofit

Em “Itens da Avaliação Física”, preencha as opções que você escolheu para avaliar e clique em Salvar. 

tela com os itens da avaliação física selecionados no sistema de gestão de academias Tecnofit

Pronto! A sua avaliação física está cadastrada. Um jeito muito fácil e rápido de acompanhar os seus alunos. Além disso, com Tecnofit Gym, você também tem outros benefícios, como: 

  • Financeiro inteligente: você cuida do financeiro da sua academia de forma simples, intuitiva e sem burocracia. 
  • Gestão simplificada: com o app, você acompanha a sua academia na palma da mão, Identifica melhorias e ajusta rapidamente. 
  • Maior conversão: você controla todos os visitantes que chegam até o seu negócio e acompanha as taxas de conversão. 
  • Mais integração com os alunos: crie campanhas segmentadas, venda pelas redes sociais e faça a gestão de planos e cobranças de forma eficaz. 

Se você gostou do conteúdo, deixe o seu comentário e não esqueça de seguir as nossas redes sociais e se inscrever no canal do YouTube para acompanhar as novidades! 

 

Marcadores:

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3" });

O segredo de quem conseguiu preencher seu Studio de
alunos - inclusive nos horários menos disputados