É uma questão de física (já diria Newton, na sua segunda lei), ao aplicarmos determinada força sobre um objeto, ela produzirá movimento, cuja aceleração é proporcional a sua massa… mas, calma! Não estamos aqui para falar sobre as fórmulas e leis dessa disciplina. Essa é só uma metáfora para explicar o sucesso que um desafio fitness pode proporcionar para o seu negócio!
E a gente te explica: não há movimento no conforto; ou na inércia! Para que os alunos da sua academia ou espaço fitness evoluam, é preciso impulsioná-los de alguma forma.
É aí que entra a força, na física; e o desafio fitness, na academia.
O desafio fitness é uma forma estruturada de engajar os alunos na superação dos seus limites e conquista de metas ousadas (porém, atingíveis), por meio de um (ou mais de um) fator motivador. Estamos falando de prêmios, reconhecimento, descontos, e por aí vai!
Para os alunos, os benefícios são claros. Mas para os negócios, o desafio fitness também pode ser uma excelente oportunidade de maximizar os resultados de satisfação e retenção.
E é exatamente pensando em como usar essa iniciativa na estratégia da sua empresa que preparamos este artigo.
Aqui, além de entender melhor como pode funcionar um desafio fitness e todas as suas vantagens, vamos compartilhar algumas dicas para que você possa implementar um, além de acompanhar os resultados para o seu negócio. Que tal? Vem com a gente saber mais!
O que é um desafio fitness?
Você já deve ter visto por aí uma aposta de levantamento de peso. Ou quem ganha mais massa muscular em “X” dias. Ou então o máximo de repetições possível, valendo o desconto na mensalidade. Esses são apenas alguns exemplos de desafio fitness.
A iniciativa é uma forma de envolver e motivar os alunos que buscam os mesmos objetivos em uma academia ou espaço fitness. Pode envolver o emagrecimento, evolução muscular, capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico ou apenas o incentivo para uma melhor qualidade de vida.
Em geral está relacionado a uma campanha temática. E deve propor uma meta SMART: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal.
É importante que o desafio fitness tenha, além dessa meta, algumas regras e formas de reconhecimento atrativas, para condicionar os alunos para a participação. A competição pode ser feita entre os alunos ou de forma individual. Ou seja, quando o participante quebra seus próprios recordes, sem a comparação com seus colegas de treino.
Principalmente em momentos de baixa, como o inverno, por exemplo, um desafio fitness tem potencial de manter a academia cheia, trazer de volta ex-alunos, e garantir a fidelização do negócio, índices importantíssimos para manter a sustentabilidade da sua empresa.
Quais são os principais benefícios do desafio fitness para os alunos?
Apesar de, muitas vezes, tirar as pessoas da famosa zona de conforto, o desafio fitness pode garantir uma série de vantagens para quem topa participar. Conheça algumas delas e aproveite para replicá-las na hora de convidar seus alunos para a competição:
- Estabelecimento e conquista de metas: às vezes, o desafio fitness é o empurrãozinho que faltava para que os alunos se comprometam com o atingimento dos seus objetivos, sejam eles relacionados ao emagrecimento, perda de peso, aumento de força, melhora da resistência, entre outros.
- Criação de uma rotina repleta de hábitos saudáveis: não tem segredo, para fazer bonito em um desafio fitness, é preciso revisitar alguns hábitos. Entre eles: sono regular, alimentação saudável e equilibrada, e rotina de treinos constante, por exemplo.
- Acompanhamento da evolução de perto: além de estabelecer uma meta, é preciso acompanhar o progresso, com ferramentas que ajudem a criar insights para qualquer necessidade de mudança na rota. E um desafio fitness estruturado é uma excelente alternativa para garantir a mensuração com o suporte profissionais especialistas.
- Pertencimento a uma comunidade: assim como o time do CrossFit faz muito bem, com as suas competições em todo lugar do mundo, o desafio fitness é capaz de aproximar pessoas com o mesmo objetivo, fazendo com que elas motivem umas às outras. E, consequentemente, criando uma comunidade.
- Descoberta de novas atividades: por meio de um desafio fitness, os alunos também podem ser apresentados a diferentes modalidades de atividade física ou esportes, o que contribui com uma vida ainda mais dinâmica e saudável.
- Prêmios e reconhecimentos: e, por fim, tudo fica muito melhor quando está em jogo um prêmio atrativo para quem participa e conquista seus objetivos em um desafio fitness. É possível oferecer itens personalizados com a marca da academia, desconto na mensalidade, pacotes promocionais de modalidades distintas, e muito mais!
Como o desafio fitness pode beneficiar o seu negócio?
Até aqui abordamos uma série de vantagens do desafio fitness para os alunos. Mas a verdade é que essa iniciativa também pode ser muito benéfica para as empresas do setor. Isso porque contribui com indicadores importantes para o sucesso do negócio, tais como:
Engajamento e Aquisição de Clientes
Promover uma competição que desafia os alunos a superarem seus limites e ganharem prêmios em troca disso é, certamente, uma ótima estratégia para engajar e atrair novos clientes. Isso porque, além de garantir resultados fitness de forma rápida e eficaz, o reconhecimento público contribui com a autoestima e motivação.
Fidelização e Retenção
A regra é clara: quanto mais motivos para os alunos frequentarem a sua academia, maiores são os índices de fidelização – número essencial para o sucesso de um negócio fitness, principalmente em momentos em que a sazonalidade impacta a busca pelo exercício físico.
Diferenciação e Valor Agregado
Em um mercado tão competitivo como o de academias e estabelecimentos fitness, é preciso buscar oportunidades de se diferenciar dos concorrentes, contribuindo com o valor agregado. O desafio fitness mostra aos seus clientes que o seu compromisso está muito além de um espaço para treinos – e que você está disposto a criar a melhor experiência para eles.
Aumento do Ticket Médio
É comum que as empresas vendam inscrições para competições ou desafios fitness. Em troca delas, as academias podem entregar um kit personalizado com camiseta, boné, toalha ou outros itens com a marca estampada. Além disso, é possível criar pacotes especiais de mensalidade com a inclusão de desafios periódicos.
Esses são apenas alguns exemplos que mostram o potencial de aumento do ticket médio por meio dos desafios, outra enorme vantagem para as empresas!
Promoção da Marca e Visibilidade
O desafio fitness também é uma ótima oportunidade para fazer com que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento. E, para isso, é importante trabalhar uma estratégia de marketing e comunicação nas redes sociais e outros canais, incentivando também que os alunos compartilhem seus resultados e conquistas, como uma forma de promoção orgânica.
Estratégias para implementar um desafio fitness
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o desafio fitness e seus benefícios, tanto para os alunos, quanto para as empresas, que tal planejar e implementar essa iniciativa no seu negócio? Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo um passo a passo:
1. Defina seu Público-Alvo
O primeiro passo para criar um desafio fitness é avaliar a viabilidade de adesão dos alunos. E, para isso, é preciso não apenas definir, mas conhecer o seu público-alvo. Isso envolve entender suas preferências, objetivos e limitações.
2. Crie um Desafio Único e Atraente
Quanto mais atrativo for o seu desafio fitness, mais pessoas vão querer participar. E, para isso, além de seguir a dica de criar uma meta SMART, é interessante apostar na criatividade para as regras interessantes e divertidas. E, claro, a premiação fará toda a diferença para as inscrições e dedicação dos participantes durante todo o desafio.
3. Promova e Divulgue com Eficiência
Conforme abordamos anteriormente, é essencial ter um planejamento de marketing atrelado ao desafio fitness, para que seja possível maximizar os resultados. E isso envolve, desde a comunicação para os seus alunos atuais, até o convite para que potenciais clientes possam se inscrever.
Busque conectar diferentes canais e estratégias, como as redes sociais, comunicação via instrutores e profissionais da academia, marketing tradicional, ambientação do espaço, entre outros.
4. Acompanhamento e Suporte Personalizado
Uma das vantagens de um desafio fitness é ter o monitoramento dos resultados com profissionais especializados. Por isso, certifique-se de que os instrutores da sua academia estejam preparados para acompanhar o progresso dos alunos, sugerir mudanças necessárias e motivá-los de forma constante, por meio do suporte e do reconhecimento de conquistas.
5. Celebre as Conquistas e Incentive o Crescimento
E, falando em reconhecimento, lembre-se de incluir momentos periódicos de celebração e conquista, além do prêmio final. Você pode dar destaque aos alunos que mais se envolveram por meio do Instagram, de um mural físico na academia, com prêmios menores durante a jornada, entre outras iniciativas.
Conclusão
E aí, tudo pronto para aproveitar o melhor que um desafio fitness pode proporcionar para o seu negócio? Esperamos ter contribuído com algumas sugestões para que você possa implementar essa iniciativa na sua academia.
Para implementar desafios fitness de forma eficiente, considere investir em ferramentas que facilitem o gerenciamento, como um sistema de gestão para academias que permita acompanhar o progresso dos participantes e automatizar comunicações.
E se quiser ficar por dentro de outras dicas para maximizar os seus resultados, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!