9080
Como Contratar um Professor de Academia que Motiva os Alunos

Como Contratar um Professor de Academia que Motiva os Alunos

A escolha do melhor profissional vai fazer toda a diferença na fidelização dos clientes; confira algumas dicas!

Professor da academia ajudando um senhor a executar o exercício.

Saber como contratar um professor de academia, qual é o perfil ideal e quais são as expectativas para este profissional são técnicas que certamente vão contribuir com a melhor experiência possível para os seus alunos. 

Neste artigo, além de conferir algumas dicas sobre como contratar um professor de academia, você também poderá ficar por dentro das principais habilidades necessárias para esse profissional, onde e como divulgar as vagas e outras informações importantes para a administração do seu negócio. 

O que analisar na hora de contratar um professor de academia?

No Brasil, para dar aulas em academia, o profissional deve ser graduado em Educação Física, além de possuir o cadastro no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Além disso, algumas outras questões para se avaliar na hora da contratação de um professor de academia são:

Qualificações

Diplomas e certificados são provas de que o profissional passou por treinamentos e tem o conhecimento necessário para ministrar determinadas aulas. Ao contratar um professor, é interessante que você questione sobre essas qualificações e atualizações das mesmas. 

Experiência

Além da teoria, é fundamental que o professor tenha experiência comprovada na área. Para isso, analise o seu currículo e, se preciso, converse com os responsáveis pelas últimas empresas em que o profissional trabalhou. 

Um ponto importante aqui é: isso não significa que profissionais com pouca ou nenhuma experiência são escolhas ruins. Pelo contrário, eles podem trazer novas abordagens e o entusiasmo das novidades para a sua empresa. 

Personalidade

Este ponto é muito específico para cada negócio. Afinal, é importante que a personalidade do professor combine com a cultura e o posicionamento da sua academia. Em geral, esses profissionais devem ser pacientes, comunicativos, firmes, mas ao mesmo tempo encorajadores. 

Habilidades de comunicação

Além de terem a habilidade de se comunicar de forma clara, é fundamental que os professores saibam ouvir atentamente e genuinamente todas as dúvidas, preocupações e necessidades dos alunos, principalmente em programas de treinamento personalizados. 

Habilidades de liderança

Os professores também devem atuar como exemplo, dar clareza e direcionamento para os alunos – fortes habilidades de liderança. Eles devem demonstrar confiança e inspirar os demais. 

Como estabelecer a quantidade de vagas que serão abertas?

Será que apenas um professor é suficiente para a sua academia? Ou seria necessário contratar uma equipe mais robusta para atender à demanda? Existem alguns fatores que ajudam a direcionar quantas vagas devem ser abertas. Entre elas: 

  • O tamanho da academia: o que inclui o número de salas, equipamentos e modalidades oferecidas. Não há uma regra estabelecida, mas quanto maior é a academia, mais professores são necessários. 
  • O número de alunos: em 2019 o CREF1 determinou o número máximo de alunos que podem ser atendidos por cada profissional em uma academia. No caso de musculação e atividades de cardio, são 35; para aulas de ginástica e funcional, o limite é 50. É preciso entender qual é a regra para cada modalidade da sua empresa.
  • O tipo de aulas que são oferecidas: cada modalidade exige diferentes níveis de atenção e especialização. Conforme a regra do CREF1, por exemplo, para musculação e cardio – atividades mais intensas e com mais riscos de lesão, são necessários mais profissionais. 
  • A disponibilidade dos professores: é muito comum que profissionais de Educação Física trabalhem em diferentes academias – e em diferentes formatos, como Personal Trainer. Por isso, é importante conectar a disponibilidade dos professores com as aulas e horários mais concorridos na sua academia. 

Quais são os benefícios de contratar um bom professor de academia?

Conforme abordamos anteriormente, mais do que um benefício, ter um profissional de Educação Física na sua academia é uma obrigatoriedade no Brasil. No entanto, a contratação de um bom professor pode trazer vantagens significativas para a experiência dos alunos e, consequentemente, para o seu negócio. Conheça as principais:

Alunos mais seguros e motivados

O conhecimento técnico, combinado com a experiência e o direcional correto faz parte da fórmula para tornar os treinos mais seguros e motivadores para os alunos. Dessa forma, eles terão a confiança necessária para escolher treinar em determinada academia por um período de tempo mais longo.  

Melhores resultados de treinamento

Com interesse e atenção genuínos, acompanhamento constante e mudanças necessárias no plano de treinos, os professores contribuem com resultados mais eficientes para os alunos – o que também promove maior engajamento e motivação. 

Atividades mais variadas e interessantes

Juntas, a teoria e experiência de um professor de academia podem ajudar a tornar as aulas mais dinâmicas e desafiadoras. Isso evita uma rotina de treinos monótona, mantendo os alunos comprometidos com as aulas. 

Melhor ambiente de treinamento

Todos os pontos acima fazem com que o profissional contratado contribua com a criação de um ambiente motivador, em que os alunos se sentem amparados, bem atendidos e motivados a buscarem sempre os melhores resultados na prática de atividades físicas. 

Maior satisfação dos alunos

A ótima experiência criada a partir de um bom professor de academia ajuda a melhorar a satisfação dos alunos. O que, consequentemente, eleva os índices de fidelização. 

Quanto custa um professor de academia?

Inúmeras variáveis devem ser analisadas para responder a essa pergunta. Isso porque o valor de um profissional pode depender do formato de contratação (Pessoa Jurídica ou CLT), o volume de horas trabalhadas, modalidade da aula, experiência, localização geográfica, qualificações, entre tantas outras. 

Segundo o Glassdoor (site especializado em salários), a média salarial de um professor de musculação no Brasil é de R$ 2.217,00. No entanto, no caso da contratação CLT, por exemplo, a esse valor são somados: férias, 13º salário, FGTS, vale transporte, vale-refeição, plano de saúde, além dos recursos disponibilizados para o seu trabalho. 

Ao desenvolver um plano de negócio para a academia, todos esses fatores devem ser considerados para avaliar quais são os custos dos profissionais para a sua empresa. 

Como contratar um professor de academia?

Agora que você já sabe quais são as habilidades esperadas, quantas vagas são necessárias e como calcular os custos com esses profissionais, é hora de conhecer um passo a passo de como contratar um professor de academia. 

Faça uma entrevista com o professor

Além de analisar o currículo dos candidatos, em uma entrevista é possível obter informações detalhadas sobre as características, experiências, personalidade e pretensão dos profissionais. 

Negocie o salário e os benefícios do professor

Isso dependerá do formato que mais funciona para a sua empresa. Considere negociar o salário, benefícios e outras condições em uma oferta competitiva e coerente com o mercado e suas habilidades. 

Faça o contrato com o professor

Este documento será responsável por documentar de forma segura e clara, todos os combinados realizados anteriormente: responsabilidades, carga horária, salário, benefícios e outras informações. 

Oriente o professor a iniciar suas atividades

Após o aceite formal do professor e contrato assinado, prepare uma integração completa, com as políticas, procedimentos, estrutura e expectativas da academia.

Onde divulgar a vaga para professor de academia?

Você deve estar se perguntando: onde posso encontrar o profissional perfeito, com todas as habilidades que a academia precisa para oferecer as melhores experiência aos alunos? E a verdade é que existem algumas alternativas. Entre elas:

  • Anúncios em sites de emprego
  • Redes Sociais
  • Indicações de alunos ou outros profissionais
  • Eventos da indústria fitness

6 dicas para contratar um professor de academia

Temos outras sugestões interessantes sobre como contratar o melhor professor para a sua academia. Veja abaixo:

Foque em estratégias para atrair interessados

Nos anúncios, contatos e entrevista, destaque as fortalezas e diferenciais da sua academia. Mostre que essa é uma empresa interessante que também vai ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. 

Tenha um perfil e requisitos definidos

Para não correr risco de entrevistar candidatos muito diferentes, liste quais são os requisitos mais importantes para a sua empresa – entre as qualificações, experiência e habilidades para o cargo. 

Use canais alternativos de recrutamento

Além da plataforma de empregos e redes sociais, busque grupos segmentados, indicações de alunos e outros profissionais e até mesmo faculdades para atrair candidatos engajados e conectados com o perfil que você procura. 

Faça uma análise do currículo

Crie um sistema de pontuação para comparar os currículos escolhidos e segmentar os candidatos que serão entrevistados. Destaque as características mais importantes para você e aqueles que têm a maior conexão com a sua empresa. 

Agende entrevistas com professores de educação física

Dedique um tempo de qualidade para conversar com os candidatos escolhidos e avaliar com profundidade suas características, pretensões e expectativas. 

Faça testes ou treinamentos

Se os candidatos concordarem, convide-os para aulas testes, de forma que eles possam mostrar suas habilidades e conexão com a academia, na prática. Outros treinamentos podem ser usados para eles aplicarem seus conhecimentos. 

Perguntas frequentes sobre como contratar um professor de academia

Esperamos que, com este artigo, tenha sido possível compreender os detalhes sobre como contratar um professor de academia. Como complemento, trouxemos as respostas para mais algumas perguntas frequentes relacionadas a este tema. Confira:

O que é um professor de academia?

Também conhecido como Instrutor ou Personal Trainer, é o profissional responsável por orientar os alunos em relação aos exercícios e movimentos corretos, criar planos de treino e motivar os praticantes a conquistarem seus objetivos fitness. 

O que faz um professor de academia?

Esse profissional pode fazer a avaliação de anamnese do aluno para criar planilhas de treinos, orientar os alunos na execução correta, dar feedbacks sobre as técnicas, monitorar a performance e ajustar o treinamento de acordo com seus objetivos e limitações. 

Quanto ganha um professor de musculação?

Segundo o site Glassdoor, a média salarial para um professor de musculação no Brasil é de R$ 2.217,00. No entanto, esse valor pode variar de acordo com a localização, formato de contratação, carga horária, modalidades ministradas, experiência e qualificação dos profissionais. 

Como contratar os professores certos?

A partir da definição dos requisitos, divulgação eficiente da vaga, análise crítica dos currículos, entrevistas com a profundidade necessária para conhecê-los melhor e avaliação em testes práticos. 

Quais são as principais características de um bom professor de academia?

Um bom profissional precisa ter o conhecimento técnico e experiência necessária para ministrar determinada modalidade, ser um bom ouvinte e comunicador, ter empatia e interesse genuíno nos objetivos dos alunos, ética profissional e uma abordagem focada na segurança e bem-estar dos alunos. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })