9187
Inteligência artificial fitness: o que é, importância e como é aplicada

Inteligência artificial fitness: o que é, importância e como é aplicada

Saiba como aplicar a IA para melhorar a experiência e satisfação dos seus alunos!

ia fitness

Apesar de gerar discussões sobre o futuro dos negócios, a verdade é que a Inteligência Artificial já causa impacto na forma como consumimos, trabalhamos e vivemos há algum tempo. Esse tipo de inovação ajuda a automatizar tarefas, tomar decisões com base em dados e otimizar processos operacionais em diferentes mercados, como a IA Fitness. 

A IA Fitness tem potencial para contribuir com a maximização de resultados por meio da personalização, realidade virtual, reconhecimento facial para as academias, aplicativos e ferramentas de monitoramento de saúde, entre tantas outras frentes. 

Dessa forma, cabe aos empreendedores deste ramo entenderem como aplicar a IA Fitness nos seus negócios para melhorar a experiência do aluno e, consequentemente, acelerar o sucesso do empreendimento. 

O que é IA Fitness?

Como o próprio nome sugere, a IA Fitness é a aplicação da Inteligência Artificial no universo Fitness. 

Isso pode contemplar desde o desenvolvimento de algoritmos para personalizar um programa de treino, até usar a realidade virtual ou aumentada para criar experiências de treinamento ainda mais envolvente, como é o exemplo do Zwift, um aplicativo de corrida e ciclismo online multiplayer, que permite aos usuários interagir, treinar e competir em um mundo virtual. 

O que a Inteligência Artificial é capaz de fazer?

A IA funciona a partir da combinação de um enorme volume de dados e algoritmos inteligentes, fazendo com que um sistema leia, interprete e aprenda padrões de informações. Por meio dessa lógica, esse tipo de inovação vem revolucionando a forma como as empresas conduzem seus negócios. 

Ainda é cedo para limitar tudo o que a Inteligência Artificial é capaz de fazer. No entanto, já temos uma série de comprovações de funções na qual ela é utilizada, desde escrever um livro e reconhecer vozes, até pilotar um avião de guerra, segundo um artigo do Tecmundo.  

Como a IA está sendo aplicada no setor de fitness?

No caso do mercado Fitness, a Inteligência Artificial está sendo cada vez mais utilizada para melhorar a experiência dos alunos e o resultado de alta performance dos atletas. Listamos abaixo alguns dos cenários em que a IA Fitness está, também, transformando a forma como nos exercitamos e cuidamos da nossa saúde:

  • Treinamento personalizado: os algoritmos de Inteligência Artificial conseguem analisar informações pessoais (idade, peso, histórico de exercícios e metas) para ajustar programas de acordo com o progresso do aluno. 
  • Treinadores virtuais: a IA também é usada em aplicativos e dispositivos Fitness fornecendo instruções em tempo real, feedbacks e mudanças no treino de acordo com o desempenho do atleta. 
  • Monitoramento de saúde: smartwatches, dispositivos wearables e aplicativos mobiles usam a Inteligência Artificial para monitorar frequência cardíaca, nível de atividade e sono, alertando os usuários sobre a necessidade de ajustes em suas rotinas. 
  • Realidade virtual ou aumentada e gamificação: o uso de IA também pode ser aplicado na criação de experiências de treino imersivo. Essa tecnologia também é muito usada para criar elementos de gamificação em aplicativos Fitness. 
  • Programas de nutrição personalizada: de acordo com a análise de dados, necessidades nutricionais, preferências alimentares e objetivos Fitness, alguns aplicativos de IA ajudam a sugerir planos de nutrição personalizada.
  • Detecção de lesões e assistência na recuperação: a IA também pode ser usada para detectar sinais precoces de lesões ou fadiga muscular, além de ajudar na reabilitação, fornecendo exercícios personalizados com base no progresso do atleta. 
  • Gestão completa do negócio: a Inteligência Artificial é aplicada para obter informações importantes sobre a gestão da sua empresa Fitness, como é o caso da ferramenta do sistema da Tecnofit. Com ela, basta abrir o Whatsapp, descrever suas dúvidas e ter a resposta imediatamente. Acesse o site e saiba como funciona na prática. 

Como a IA pode melhorar os treinos?

Com todas as aplicações citadas anteriormente foi possível perceber que a Inteligência Artificial permite melhorar os programas de treinamento por meio de uma abordagem mais personalizada e eficiente para os alunos. Conheça mais algumas formas para as quais a IA pode ser aplicada para melhorar os treinos:

Personal Trainer baseado em IA

Neste caso, a Inteligência Artificial pode ser usada tanto por meio da análise de dados e progresso dos alunos para que os profissionais tomem decisões de forma mais rápida e eficiente, quanto para a criação de assistentes virtuais que funcionam como um Personal Trainer, adaptando os treinos de acordo com as necessidades, metas e limitações de cada usuário. 

Personalização de treinos com IA

A IA pode usar algoritmos e informações como histórico dos treinos, performance dos alunos, objetivos e preferências individuais para criar planos de treinos altamente personalizados e muito mais eficientes. 

Wearables Fitness mais inteligentes

Além do monitoramento, os dispositivos wearables mais avançados também conseguem oferecer insights para obter melhores resultados, além de ajustar os programas de treinos em tempo real com base no desempenho dos alunos. 

Análise em tempo real da forma física

Existem também soluções que usam a visão computacional e sensores para monitorar a forma física dos atletas durante o exercício, fornecendo insights sobre a postura, técnica e performance do aluno, ajudando a melhorar o desempenho e evitar lesões. 

Recomendações de exercícios com base nos objetivos

Os algoritmos também são capazes de analisar os objetivos de cada pessoa para recomendar exercícios, intensidade e métodos de treino mais apropriados para conquistá-los. 

Como os aplicativos Fitness estão incorporando a IA?

Para melhorar a experiência dos alunos, otimizar os resultados e promover respostas mais rápidas, os aplicativos Fitness têm usado diversas ferramentas da Inteligência Artificial. Conheça algumas dessas funcionalidades: 

  • Análise de dados: quanto mais informações para a base de dados dos aplicativos, mais personalizados são as sugestões de treino, plano nutricional e intensidades. 
  • Adaptação dinâmica: por meio da IA, os aplicativos podem acompanhar a evolução dos alunos, considerando o desempenho e metas alcançadas. 
  • Assistentes virtuais: promovendo feedback em tempo real, muitas vezes, com interação conversacional, esclarecendo dúvidas por meio de chatbots. 
  • Uso de dados biométricos: com sensores e dispositivos wearables para coleta de informações, como frequência cardíaca, qualidade do sono e níveis de estresse, sendo a IA responsável pela interpretação desses dados.
  • Experiências imersivas: com a VR e AR, os aplicativos conseguem criar ambientes imersivos, combinando exercícios com experiências visuais e auditivas. 
  • Alertas e recomendações: com IA, os aplicativos também conseguem alertar os usuários sobre mudanças nos seus dados de saúde, fornecendo recomendações. 
  • Gameficação: com a inclusão de recompensas, desafios, rankings e conquistas. 

Qual a importância da tecnologia artificial diante da prescrição de exercícios físicos?

Por meio do armazenamento e análise de dados, a Inteligência Artificial é capaz de prescrever treinos de forma personalizada e eficiente, além de monitorar a evolução dos usuários, com adaptação dinâmica para obter melhores resultados, de forma mais rápida. 

Ou seja, essa tecnologia não apenas pode aumentar a eficiência da performance de alunos e atletas, como também representa uma revolução na individualização do mercado Fitness, contribuindo com a elevação dos padrões de saúde e bem-estar. 

Como a IA ajuda na personalização de planos alimentares?

Para a personalização de planos alimentares e sugestões nutricionais, a IA funciona da mesma forma que as prescrições de treino, com análise de dados individuais (idade, peso, altura, nível de atividade física e metas específicas) e a criação automatizada de sugestões. Além disso, a Inteligência Artificial também é capaz de:

  • Analisar a composição nutricional dos alimentos, levando em consideração as necessidades de cada pessoa. 
  • Monitorar o consumo alimentar, por meio do registro da ingestão, com insights sobre o consumo de nutrientes. 
  • Considerar preferências, restrições e objetivos para criar e ajustar planos. 
  • Oferecer alertas sobre desequilíbrios nutricionais, entre outros!

Monitoramento de calorias e nutrição com IA

Usando algoritmos avançados e o registro por meio dos usuários, a IA pode simplificar a gestão dos planos alimentares, recomendando alimentos e porções adequadas de calorias, carboidratos, proteínas e vitaminas para cada necessidade. 

Como a IA pode auxiliar na prevenção de lesões esportivas?

Por meio de análise de dados biomecânicos avançados – como movimentos, posturas e forças aplicadas durante a prática esportiva; uso de sensores e dispositivos wearables, modelagem 3D e análise de imagens, a IA analisa, em um enorme banco de dados, padrões que podem configurar riscos de lesões, alertando o usuário sobre as mudanças necessárias. 

Detecção de padrões de movimento suscetíveis a lesões

Com todas as ferramentas citadas acima, além da análise de dados históricos de saúde do atleta, é possível implementar estratégias para alertar o usuário sobre padrões de movimentos suscetíveis a lesões, com o objetivo de prevenção e evolução dos resultados de determinado plano de treino. 

Qual é o papel da IA na revolução do Fitness e bem-estar?

A Inteligência Artificial tem o poder de tornar a relação das pessoas com a saúde e bem-estar muito mais próxima, fácil e – em muitos casos – automatizada. Além disso, por meio da IA Fitness, os usuários podem ter acesso à informações personalizadas e experiências diferenciadas, que tornam a prática de exercício muito mais motivadora, envolvente e realizadora. 

No outro lado, para empresas e empreendedores, a automatização e análise de dados também ajuda na tomada de decisões mais estratégicas e assertivas, promovendo serviços cada vez melhores aos alunos. 

Tudo isso contribui com que o mercado Fitness e de bem-estar seja cada vez mais inovador, conectado e personalizado, capacitando as pessoas a alcançarem seus objetivos de forma mais eficaz, saudável e sustentável. 

Conclusão

Neste artigo foi possível entender uma série de vantagens na aplicação da Inteligência Artificial para alunos, atletas e profissionais. No entanto, o impacto positivo da IA Fitness também está relacionado à gestão dos empreendimentos deste setor. 

Como é o caso da Inteligência Artificial aplicada ao uso do sistema de gestão da Tecnofit. Ela permite que gestores acessem informações de qualquer lugar e a qualquer momento para tomar decisões mais rápidas e assertivas a respeito de: presença dos alunos, aniversariantes, alunos ativos, pagamentos e vencimento de contratos, vendas, avaliação física e alunos novos.

Se você ainda não usa o sistema Tecnofit no seu estabelecimento, faça o teste agora mesmo e conheça todas as vantagens dessa plataforma, além do uso de IA.

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })