Campeonato de CrossFit: como funciona, regras e como divulgar

Conheça melhor um dos diferenciais dessa modalidade fitness e saiba como criar uma competição para o seu box!

campeonato de crossfit

Responsável pelo engajamento, senso de equipe, reconhecimento dos atletas e mobilização da comunidade, o campeonato de CrossFit é um dos diferenciais da modalidade. 

No mundo todo, são várias edições e tipos de campeonato de CrossFit, cada um com suas regras e premiações. Neste artigo você vai conhecer alguns deles. Aproveite para convidar e inscrever os atletas do seu box! 

Como funciona um campeonato de CrossFit?

Em geral, trata-se de uma competição que reúne atletas de diferentes habilidades e capacidades físicas e mentais em uma variedade de exercícios do CrossFit, como levantamento de peso, corrida e escalada, por exemplo. Dependendo do campeonato, contempla fases de classificação, até a final em cada nível. 

Além de premiar os melhores atletas da modalidade, o campeonato de CrossFit tem como objetivo celebrar a comunidade e valores do esporte. 

Quais são os principais campeonatos de CrossFit?

No Brasil e no mundo, há uma lista gigantesca de campeonatos de CrossFit. Até porque todo box credenciado (e que esteja habilitado para seguir as orientações da marca), pode realizar uma competição. Abaixo listamos alguns detalhes dos campeonatos de CrossFit mais famosos para conhecer melhor!

CrossFit Games

É um dos maiores eventos de CrossFit do mundo, realizado anualmente. Reúne os melhores atletas da modalidade, classificados por meio de outras competições e métodos de qualificação. É conhecido como um evento super desafiador, testando uma ampla variedade de habilidades físicas. 

CrossFit Open

A primeira etapa de classificação do CrossFit Games: uma competição online em que os atletas realizam uma série de treinos durante cinco semanas, para qualificação de acordo com sua categoria e performance. 

CrossFit Semifinals

São eventos regionais que reúnem atletas classificados no CrossFit Open para competirem por vagas no CrossFit Games. São realizados em diferentes partes do mundo, como:

  • CrossFit Games Europe
  • CrossFit Games Ásia-Pacífico
  • CrossFit Games América do Sul

WOD League

É conhecido como um dos maiores campeonatos de CrossFit do Brasil. São várias edições ao longo do ano, distribuídas em diferentes regiões do país. É realizada em duplas, em um único dia, dividido nas categorias: Iniciante, Scaled e Rx. Saiba mais no site oficial!

Kvra Games

É, por sua vez, conhecido como um dos mais antigos e maiores campeonatos da modalidade na América Latina. A competição é realizada em trios, nas modalidades clássicas Scaled, Intermediário, RX e Master. Confira o site do evento para saber mais detalhes sobre as próximas edições. 

Torneio Crossfit Brasil (TCB)

Realizado desde 2010, dura aproximadamente quatro dias nas categorias: Elite, Teen, Master (Feminino e Masculino), além dos times, compostos por quartetos mistos de atletas do mesmo box, inscritos na categoria Elite. Saiba quando e onde será a próxima edição no site do evento. 

CrossFit WKND Wars

Com mais de 10 edições na história, a competição é disputada em trios, masculinos e femininos, nas categorias Teens, Masters e Adaptados. Acesse o site para conferir mais informações. 

Titan Games

É conhecido como o maior campeonato de CrossFit do Rio de Janeiro. Reúne uma estrutura confortável, provas desafiadoras e atletas nas categorias: RX, Intermediário, Master, Scale e Iniciante. Saiba mais no site do evento. 

Shark Challenge

É conhecido como o maior festival fitness do sul do Brasil, que também conta com um campeonato de CrossFit, reunindo atletas e apaixonados pelo universo fitness. Acesse o site do Shark Challenge para saber mais!

Rio Carioca Games

Como o nome já diz, acontece no Rio de Janeiro, reunindo trios e duplas de CrossFit de todo o país. Em geral, acontece no mês de novembro de cada ano. Para saber mais sobre a data e detalhes do evento, acesse a página oficial no Instagram. 

Quais as regras de um campeonato de CrossFit?

Como foi possível perceber acima, existe uma série de campeonatos de CrossFit no Brasil e no mundo! Além das divisões geográficas, essas competições têm classificações e categorias diferentes, com objetivos distintos entre elas. 

No entanto, para que você possa criar uma competição de CrossFit para o seu box, preparamos algumas regras gerais a serem consideradas. Confira: 

Idade

Considere as faixas-etárias para criar as categorias de participação. Muitas das competições citadas acima são divididas em: Iniciante, Scaled, Intermediário, RX e Master, com diferença de idade de quatro em quatro anos. 

Times

Boa parte das competições são disputadas em duplas, trios ou times de atletas de um mesmo box, inscritos na mesma categoria, feminino ou masculino. Isso não significa que você não possa criar uma categoria individual. 

Suplentes

Considerando que a competição seja realizada em times, é importante criar regras para que os atletas possam ser substituídos em determinadas etapas de classificação, para que tenha sempre um mesmo número de pessoas competindo entre as provas. 

Substituição

A organização deve criar os critérios para troca de atletas em caso de lesões, mal-estar ou outros motivos. Vale entender se a troca pode incluir a mudança de gênero e em quais rodadas de classificação são possíveis serem feitas as substituições. 

Pontuação

A forma como os atletas ganham pontos durante cada etapa de classificação também é uma das regras a serem criadas pela organização do evento. Em caso de empate, a sugestão é avançar com a equipe com mais primeiros lugares nas provas, ou que ranqueou melhor mais vezes. 

Eliminação

Também é fundamental criar regras para desclassificação de atletas e equipes no caso do não cumprimento das exigências da prova, assim como no caso de tentativa de trapaça. 

As regras devem ser apresentadas e seguidas pelos atletas e juízes durante toda a competição, garantindo um campeonato de CrossFit justo e divertido para todos. 

Como montar uma competição de CrossFit

Além das dicas de criação de regras para um campeonato de CrossFit, citadas acima, a criação de um evento como esse envolve mais alguns detalhes importantes. Por isso, listamos abaixo um checklist de como montar uma competição de CrossFit. Confira!

1. Escolha e reserve o local 

O primeiro passo é definir onde será realizado o campeonato de CrossFit. Reserve com antecedência e inclua os dias necessários para montar e desmontar a estrutura. Considere a forma como as pessoas vão chegar até o local e facilidade de acesso, além de arquibancada, vestiários, lanchonetes e outros serviços para acomodar os atletas e suas torcidas. 

2. Faça um planejamento bastante antecipado

Defina os seus objetivos, dias, horários, público-alvo, custos, parceiros, regras e divulgação da competição. Considere o convite com a máxima antecedência, para que os atletas possam se preparar – tanto fisicamente, quanto financeiramente, para participarem. 

3. Selecione os atletas

Estabeleça os critérios e categorias para participação, com valores de inscrição. Além disso, certifique-se que todos os inscritos tenham condições físicas para a competição. Aproveite para criar uma base de dados de atletas que possa usar para divulgação do seu box. 

4. Defina os WODs

Defina e compartilhe com os atletas qual é a sequência de exercícios na qual eles serão testados na competição. Para isso, pense nas categorias e objetivos previamente definidos para esse evento. 

5. Faça uma lista de compras

Planeje todos os custos em suprimentos, equipamentos e serviços que vai precisar para a sua competição, além da previsão de itens emergenciais para não tomar nenhum susto inesperado no dia. Inclua tudo o que precisa para garantir o conforto e segurança dos atletas e seus convidados. 

6. Verifique os equipamentos

Certifique-se de que todos os equipamentos estão nas melhores condições para a realização dos exercícios por parte dos atletas. Considere levar itens para substituir durante o evento, priorizando a segurança dos participantes. 

7. Organize áreas para os atletas e para o público

Divida os espaços pensando no fluxo de pessoas convidadas para o seu evento: área das competições, áreas reservadas para descanso e hidratação; áreas de serviço; além da plateia. Para o espaço de aquecimento, certifique-se de providenciar: barras, anilhas, rigs e borrachas.

8. Providencie alimentação para todos

Entenda se faz mais sentido oferecer a alimentação e bebidas ou contratar esse serviço para a sua competição. Uma boa alternativa pode ser a parceria com food trucks ou serviços de alimentação saudável, em conexão com o seu evento. 

Lembre-se de destinar um espaço adequado para que os atletas e público do evento possam se alimentar com cuidado e segurança. 

9. Selecione cuidadosamente os juízes

Para garantir uma competição justa e saudável, os juízes devem ser especialistas na modalidade e cumprir todas as regras criadas para o campeonato. Escolha profissionais certificados e com experiência, na prática.

10. Preocupe-se com sonorização e locução

Para garantir que o evento seja um espetáculo também para o público e torcida, certifique-se de contratar um locutor – também especialista na modalidade; além de um sistema de som e iluminação que garanta o engajamento de todos durante a competição.

11. Firme parcerias

Neste momento você deve estar pensando em como dar conta de todas as etapas necessárias para criar um campeonato de CrossFit. E a boa notícia é que não precisa fazer tudo isso sozinho: essa é uma ótima oportunidade para criar parcerias no oferecimento de serviços, as quais ajudam a expandir a visibilidade da sua marca (e da marca dos parceiros), fortalecendo o networking e posicionamento das empresas.  

12. Divulga e promova

Um passo fundamental para a realização da sua competição é o convite para a inscrição dos atletas e público. Use suas redes sociais, grave vídeos, convide influenciadores, invista em mídia online e tradicional. Busque aquilo que mais faz sentido com o seu planejamento de marketing para atrair o máximo de pessoas para o seu evento!

13. Crie uma página na internet

E uma ótima dica para proporcionar todas as informações, formas de pagamento e compra de ingressos ou inscrições é por meio de uma página na internet. Se fizer sentido, contrate um parceiro para te apoiar nesta etapa e tornar o acesso ao evento muito mais prático e rápido. 

Como escolher uma data para um campeonato de CrossFit?

Não existe uma regra clara para definir uma data para a competição. No entanto, como boa parte dos atletas de CrossFit são amadores, a escolha por um final de semana ou feriado prolongado, por exemplo, pode aumentar as chances de participação. 

Tudo vai depender das regras e critérios estabelecidos para o seu campeonato de CrossFit. Se fizer sentido, faça uma pesquisa amostral com o público-alvo para entender as datas potenciais. Aproveite essa iniciativa para entender a margem de valores que os atletas estão dispostos a pagar pela inscrição e preferências nas premiações. 

Dicas de premiação para vencedores de campeonatos de CrossFit

Além da possibilidade de competir, melhorar o desempenho e ganhar provas em equipe, o prêmio de um campeonato de CrossFit pode ser o diferencial para a escolha de participação por parte dos atletas. Confira algumas dicas para oferecer uma ótima premiação:

Prêmios em dinheiro

Distribua valores diferentes para cada colocado no ranking, entre cada categoria e divisão do campeonato. Certifique-se de que os valores sejam atrativos para estimular a participação e reconhecer o esforço dos atletas. 

Troféus e medalhas

A premiação com objetos físicos também é muito valorizada, já que os atletas costumam “colecionar” seus troféus e medalhas como prova da sua performance. Personalize esses itens de acordo com a edição, categoria e nome do evento. 

Equipamentos de CrossFit

Outra alternativa excelente que certamente vai incentivar os atletas a seguirem treinando, em busca da mais alta performance. Também é interessante personalizar esses equipamentos para serem lembrados sempre que usados. 

Reconhecimento para os vencedores

Que tal criar um Hall da Fama com os vencedores da competição do seu box? O reconhecimento público também é uma forma de valorizar o desempenho dos atletas e seguir motivando-os a praticarem a modalidade. Invista também em destaques nas redes sociais, entrevistas, entre outras iniciativas que também ajudem a aumentar a visibilidade do seu box. 

Marcadores:
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })