5328
Tecnologia nas academias: quais as tecnologias do mundo fitness?

Tecnologia nas academias: quais as tecnologias do mundo fitness?

Seu negócio fitness pode ir muito além com as novidades tecnológicas que estão surgindo e também com alguns recursos mais conhecidos e que vêm sendo atualizados constantemente.

Tecnologia nas academias: quais as tecnologias do mundo fitness?

A tecnologia está tão presente em nossas vidas que fica até difícil imaginar como seria viver sem ela, não é mesmo? E se você tem um negócio fitness, com certeza está de olho nas oportunidade para fazer ele crescer ainda mais, certo? Ok, talvez você ainda não esteja 100% convicto(a) disso, então ao longo desse artigo vamos te apresentar os exemplos de tecnologia nas academias.

Depois você vai entender a importância de implementar os recursos tecnológicos em sua academia e até refletir sobre qual será o futuro desses espaços fitness.

Vale lembrar que quando falamos sobre tecnologia nas academias não estamos nos referindo a um computador com acesso à internet, pois isso é o mínimo. Seu negócio fitness pode ir muito além com as novidades tecnológicas que estão surgindo e também com alguns recursos mais conhecidos e que vêm sendo atualizados constantemente.

Ficou empolgado para saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura com a gente.

Quais são os exemplos de uso da tecnologia nas academias?

Afinal, quais são os exemplos do uso da tecnologia nas academias? Talvez você gestor(a) já tenha incorporado alguma dessas tecnologias em seu negócio fitness, mas sempre é tempo de conhecer mais recursos para manter a sua empresa na frente da concorrência e em destaque no mercado.

Sistema de gestão para academias

Já pensou em não precisar mais usar o WhatsApp para controlar a sua agenda de turmas? Nem se perder em fórmulas do Excel para controlar o caixa da sua academia? Ou ainda não ter mais que se preocupar em lembrar seus alunos que a data de pagamento da mensalidade está próxima?

Tudo isso pode ser facilitado com um sistema de gestão para academias. A solução da Tecnofit, por exemplo, foi pensada exclusivamente para academias de todos os portes, com o auxílio de uma equipe que entende muito bem quais são as suas necessidades.

Com essa tecnologia para academias é possível ter uma visão ampla de tudo o que acontece no seu negócio fitness de maneira integrada, desde o agendamento de aulas até as campanhas de marketing de relacionamento com os seus alunos.

Tecnologias vestíveis

Talvez o termo tecnologia vestível não seja familiar para você, mas esse recurso já está totalmente integrado às nossas rotinas e também pode ser o diferencial da sua academia.

Também chamada de tecnologia wearable, ela abrange relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e rastreadores fitness que auxiliam no controle do desempenho.

Você pode estar se perguntando qual seria o diferencial para a sua academia em incluir essa tecnologia, então vamos lá: é muito difícil reter e motivar um aluno se você não apresenta os resultados que ele está obtendo com os exercícios.

E como nem sempre os resultados aparecem na balança ou na frente do espelho, poder ter acesso a informações sobre desempenho físico e evolução nos treinos é fundamental para que o aluno se sinta mais engajado.

Os dados obtidos nos dispositivos eletrônicos podem ser enviados para um sistema central da sua academia. Assim, além dos alunos, os instrutores também conseguem acessar as informações, garantindo aulas cada vez mais alinhadas com as necessidades e o desempenho de cada aluno.

Aplicativos de treino

Embora exista uma enorme variedade de aplicativos fitness no mercado, permitir que os alunos tenham uma experiência mais personalizada com a sua academia é fundamental.

Com o App Tecnofit Aluno, por exemplo, o objetivo é que os alunos da sua academia tenham mais autonomia para agendar, cancelar ou remarcar aulas, renovar seus planos ou até mesmo comprar produtos da academia, como camisetas, lanchinhos ou acessórios fitness.

Para que os alunos se sintam verdadeiramente parte de uma comunidade, o aplicativo também permite postagens em uma linha do tempo, garantindo que eles possam mostrar orgulhosos suas evoluções em cada atividade física.

Infográfico tecnologias fitness
Fitness Tenis

Aulas online

Nos meses mais críticos da pandemia, as aulas online foram a solução encontrada pelos gestores para continuar atendendo seus alunos.

Agora, com a melhora nos índices de casos e contaminações de Covid-19, talvez você pense que as aulas virtuais devam ficar no passado, mas não é isso que apontam as tendências do setor. O Panorama Setorial Fitness Brasil, por exemplo, indica que os praticantes de atividades físicas buscam um sistema híbrido, mesclando aulas presenciais com treinos online.

Se você está em dúvida sobre as melhores formas de oferecer esse tipo de treinamento aos alunos da sua academia, preparamos um artigo muito legal que apresenta as principais plataformas de aulas online, vale a pena conferir.

Isolamento acústico

Outro exemplo de tecnologia nas academias que podemos citar é o isolamento acústico.

Pensando em baratear custos ou por acreditar que o tratamento acústico seja um supérfluo, talvez você tenha deixado essa tecnologia de lado.

Mas se você gerencia uma academia que oferece aulas em grupo, a última coisa que você quer é que a música agitada da aula de HIIT interfira na tranquilidade da turma de alongamento, certo? O isolamento acústico garante que aulas de diferentes modalidades aconteçam de forma simultânea sem interferir na qualidade uma da outra.

Pensando no faturamento da sua academia, o tratamento acústico também pode ser um diferencial. Assim será possível disponibilizar mais horários de aulas inclusive à noite, mas sem correr o risco de o som incomodar a vizinhança.

Net Promoter Score

Atualmente, como você mede a satisfação dos seus alunos? Se você ainda não conhece o Net Promoter Score, ou simplesmente NPS, está mais do que na hora de implementar essa tecnologia em sua academia!

O NPS é um recurso muito simples, que permite medir o nível de satisfação e de lealdade do aluno com a academia através de uma única pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa academia para um amigo ou colega?”

Com os resultados em mãos, será possível estabelecer diferentes estratégias para continuar encantando seus clientes ou melhorando a percepção que eles têm da sua academia.

Para uma experiência ainda mais completa com esse indicador, é recomendável realizá-lo através de um sistema de gestão. Com o Tecnofit Gym, por exemplo, dá para criar pesquisas e enviá-las diretamente ao aplicativo do aluno, facilitando ainda mais o recebimento das informações e a elaboração de planos de ação.

Se tiver interesse em se aprofundar ainda mais no Net Promoter Score, fizemos um conteúdo super completo a respeito do NPS, não deixe de ler!

Catracas biométricas

Existem diversos modelos de catracas no mercado e talvez você nem tenha pensado em instalar uma na sua academia, especialmente se ela for pequena, mas e se eu te contar que um equipamento como esse pode trazer muitos benefícios?

Principalmente as catracas biométricas, mais completas e com melhor custo-benefício, são equipamentos que facilitam a gestão e garantem uma experiência mais próxima do seu aluno com a academia.

Além de agilizar a entrada dos alunos e oferecer a eles informações atualizadas sobre seus planos, a catraca biométrica pode ajudar sua academia a controlar a inadimplência e até mesmo a acompanhar a frequência de cada cliente.

Caso perceba que algum aluno está muito tempo afastado da sua academia, você terá a oportunidade de colocar em prática alguma campanha de relacionamento com o objetivo de engajar essa pessoa novamente.

 

Leia também:
Como fazer uma gestão de academia certeira?
Vale a pena ter o Gympass na academia?
Como aproveitar a tecnologia para envolver e reter alunos

 

Qual a importância da tecnologia nas academias?

Pense em todas as atividades do seu dia e aposto que você conseguirá contar nos dedos de uma mão aquelas em que a tecnologia não esteve presente. Então, tão importante quanto ela é na sua rotina pessoal, a tecnologia nas academias também é indispensável.

Mais do que facilitar a sua rotina de gestor e da sua equipe de trabalho, a tecnologia nas academias pode ajudar a fidelizar alunos, agregar valor ao seu negócio fitness e até funcionar como um diferencial competitivo no mercado.

Acelerar processos

WhatsApp, agenda de papel, planilhas no Excel… Essas são só algumas das muitas ferramentas que você possivelmente usa no dia a dia da sua academia, mas aí o problema é que para dar conta dessas e de todas as outras, além de gerir o seu negócio, só mesmo se o dia tivesse 30 horas, não é mesmo?

Então, uma das principais vantagens da tecnologia nas academias é justamente acelerar os processos, evitando que você perca um tempo desnecessário com atividades que você poderia realizar de forma automatizada.

Com um sistema de gestão como o Tecnofit Gym, todos os processos do seu negócio fitness poderão ser controlados por meio de uma única ferramenta. Chega de ficar se desdobrando entre vários recursos ultrapassados ou se perdendo em meio a tanta informação.

Agregar valor

Seja qual for o tamanho do seu negócio fitness, agregar valor a ele e aos seus serviços é fundamental para se diferenciar no mercado e continuar crescendo.

A tecnologia nas academias também exerce grande importância nesse sentido, principalmente quando levamos em conta que conhecer o seu cliente é uma das principais formas de agregar valor a uma empresa.

Melhorar a experiência do seu aluno

Em um mercado com consumidores cada vez mais exigentes, apenas oferecer um serviço não é mais suficiente. É preciso ir além e garantir que a experiência dos clientes com o seu negócio fitness seja cada vez mais satisfatória.

E como a tecnologia nas academias pode te ajudar nisso? Aqui vão alguns exemplos: facilite a vida do seu aluno com um aplicativo para treinos, dê mais liberdade aos seus clientes com uma catraca biométrica e ofereça dispositivos vestíveis para que os alunos da sua academia possam acompanhar de perto suas evoluções a cada aula.

Garantir um diferencial competitivo

Ter um diferencial competitivo significa que a sua academia é única no mercado de alguma forma, seja por causa do ótimo atendimento, da qualidade das aulas ou das tecnologias oferecidas.

Me diga uma coisa, quantas academias que você conhece estão acompanhando e efetivamente incorporando novidades tecnológicas em seus estabelecimentos?

Então, essa pode ser a sua chance como gestor de destacar a sua academia perante a concorrência.

Fidelizar alunos

Você já deve estar cansado de saber o quão vantajoso é para uma empresa fidelizar um cliente, não é mesmo? Então aqui está outra prática que a tecnologia nas academias é capaz de facilitar.

Entre outras coisas, oferecer uma experiência exclusiva, antecipar necessidades, saber aceitar críticas e criar um sentimento de comunidade são práticas que a sua academia pode aplicar através da tecnologia para garantir a fidelização dos seus alunos.

Qual o futuro das academias?

Ao longo desse post você pôde conhecer algumas tecnologias que já estão bastante difundidas e que são capazes de fazer a diferença na sua academia, mas quais recursos tecnológicos serão responsáveis pelo futuro dos negócios fitness?

Realidade virtual

Você há de convir que alguns dos seus alunos frequentam a sua academia por necessidade, e não porque realmente adoram praticar atividade física, não é mesmo?

Então, como tornar a experiência fitness mais atrativa? Uma tendência da tecnologia nas academias será oferecer ferramentas de realidade virtual para que os exercícios sejam mais envolventes e desafiadores, simulando aventuras outdoor, cenas de filmes ou paisagens de tirar o fôlego.

Pisos com sensores e efeitos luminosos

Atividades com grupos focados em alto rendimento são uma realidade em vários segmentos, como é o caso do CrossFit. E se você pudesse levar esse engajamento para a sua academia?

Outra tendência de tecnologia nas academias será o piso com sensores e efeitos luminosos, que podem ser usados durante aulas dinâmicas em grupo, como FitDance, Zumba e treinamento funcional.

Simulando jogos da sua infância ou até mesmo as saudosas máquinas de dança, esses pisos fazem com que a conquista de algum objetivo durante o treino seja mais interativa.

Como podemos ajudar você?

E então, bora relembrar tudo o que aprendemos hoje?

  • A tecnologia nas academias não é mais uma opção, muito menos um supérfluo, é algo fundamental nos negócios fitness que buscam crescer e se diferenciar no mercado
  • São diversos os exemplos de tecnologias que a sua academia pode implementar hoje mesmo
  • Facilitar o seu dia a dia profissional e o da sua equipe não são as únicas vantagens oferecidas pela tecnologia nas academias, a qual também ajuda a agregar valor ao seu negócio fitness, melhorar a experiência dos seus alunos, fazer a sua academia se destacar em meio a concorrência e fidelizar seus clientes
  • Para quem ficou animado com a leitura de hoje e está com um pezinho no futuro, algumas tendências já despontam no horizonte

Depois de te contar tudo isso, queremos dizer que estamos ao lado da sua academia para fazê-la crescer.

Entre as tecnologias nas academias que apresentamos, você pode contar com a nossa ajuda para implementar um sistema de gestão inovador e oferecer um aplicativo de treino aos seus alunos. Ah, você também poderá integrar a sua catraca biométrica com o nosso sistema, além de implementar pesquisas de satisfação do tipo NPS através do Tecnofit Gym.

Faça um teste grátis e conheça as nossas soluções para melhorar cada vez mais a sua academia. Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })