8787
Piso para academia: tipos, importância e como deve ser

Piso para academia: tipos, importância e como deve ser

Conheça as principais dicas para acertar na escolha e oferecer a melhor experiência aos seus alunos.

Homem fazendo prancha em uma academia com o piso adequado

Empreender no mercado fitness exige uma série de cuidados em detalhes que podem fazer a diferença na experiência do cliente. Além de escolher os equipamentos de primeira linha, saber qual é o melhor piso para academia, é um bom exemplo disso. 

A decisão pelo piso para academia correto deve ser feita com base nas modalidades oferecidas, conforto na prática dos exercícios, padrões de segurança e, claro, com o orçamento disponível. 

Para isso é essencial ter um bom plano de negócio e gestão financeira correta, que considere as particularidades da academia e os recursos necessários para atendê-las. Neste cenário, uma boa dica é contar com um sistema de gestão personalizada para academias, como o Tecnofit Gym. 

Faça um teste agora mesmo e saiba como o Tecnofit Gym pode ajudar a sua empresa!

Além disso, consultar especialistas em design de interiores e avaliar diferentes fornecedores de piso para academia pode ajudar a escolher a melhor opção para os seus frequentadores. 

Neste artigo, preparamos algumas dicas para que você possa melhorar o seu conhecimento e poder de negociação no assunto. Acompanhe para saber mais!

Qual é a importância do piso para academia?

Muito mais do que estética ou o melhor custo-benefício, o piso para academia correto garante segurança, conforto e uma experiência muito melhor aos alunos do espaço. Listamos abaixo os principais motivos pelos quais essa escolha deve ser assertiva e estratégica: 

Segurança e prevenção de lesões

A prática de exercícios nas academias envolve movimentos variados e intensos com o uso de pesos. O piso para academia correto – antiderrapante e absorvente, neste caso -, ajuda a evitar quedas, escorregões e impactos que causem qualquer tipo de lesão no aluno. 

Mais conforto na realização dos exercícios

O piso adequado, acolchoado ou amortecedor, também tem o poder de absorver o impacto, no caso de corridas, saltos, levantamento de peso ou outros movimentos repetitivos, evitando o estresse excessivo nas articulações e músculos. 

Durabilidade e longevidade

Pensando principalmente a longo prazo, o piso para academia precisa ser resistente o suficiente para suportar o desgaste causado pelo tráfego de pessoas, equipamentos pesados e movimentos intensos de levantamento de peso. O material adequado prolonga a vida útil da academia, evitando custos desnecessários com manutenção ou trocas. 

Quais são os principais tipos de pisos para academia?

São vários os formatos, funções e modelos de pisos para academia disponíveis no mercado. Cada um deles apresenta características que combinam melhor com as necessidades do espaço. Conheça alguns:

Piso Emborrachado

Por conferir ótima absorção de impacto e ser antiderrapante, é um dos pisos mais comuns em academias. Podem ser encomendados em diferentes espessuras e densidades – e são encontrados em blocos ou de acordo com a metragem específica. Além disso, é durável e fácil de limpar. 

Piso Vinílico

Em geral, esse tipo de piso não é tão resistente ao impacto quanto a opção emborrachada. No entanto, são ótimas alternativas para evitar o deslizamento – próprio para salas de dança ou ginásticaginática, por exemplo. Além disso, são conhecidos pela durabilidade e facilidade de higienização e manutenção. 

Quando o assunto é a estética, é um dos preferidos, já que pode ser encontrado nas mais diversas cores e texturas. 

Piso de Borracha Modular

É um dos modelos do Piso Emborrachado – encontrado em módulos que se encaixam como um quebra-cabeças. São ótimos para evitar lesões e impactos, próprios para espaços de treinamento funcional, por exemplo. 

Piso de Madeira

Por ser um material mais nobre, esse tipo de piso apresenta uma estética mais natural e marcante – que também exige cuidados especiais, sendo mais suscetíveis a danos causados por acessórios e equipamentos pesados. São ótimos para salas de dança ou de aulas de artes marciais.

Piso de Concreto Polido

O concreto polido ou revestido também é uma opção para pisos de academia. Trata-se de um material super resistente e antiderrapante, além de ser uma opção mais econômica. No entanto, não oferece o mesmo nível de amortecimento de impacto que alternativas emborrachadas, por exemplo. 

Piso de EVA

Visualmente parecido com os Pisos de Borracha Modular, o EVA é leve, macio e fácil de limpar. É muito usado em espaços de treinamento funcional pelo conforto e absorção de impacto. São encontrados em diferentes cores e formatos – e muito comum nos espaços kids das academias. 

Piso de Carpete Modular

Funciona da mesma forma que os blocos de borracha ou EVA, mas no formato de carpete – um tapete mais fino que reveste o piso por completo. É uma alternativa versátil que pode ser usada em diferentes áreas da academia. No entanto, não é tão resistente à água e pode ser mais difícil de higienizar. 

Como deve ser o piso da academia de acordo com seus espaços?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características e funções dos principais pisos para academia, é hora de saber como conectá-los às modalidades oferecidas neste espaço. 

Piso para área de musculação

Sem mais delongas, a melhor opção para áreas de musculação é o Piso Emborrachado. Ele oferece a redução do impacto gerado pelos pesos e equipamentos, além de ser antiderrapante, o que ajuda a evitar acidentes. 

A escolha aqui é pelo formato ideal para a sua academia, considerando as diferentes espessuras e tamanhos das placas ou rolos. 

Piso para sala de luta

Para reduzir o impacto de movimentos, golpes e quedas de lutas como judô ou taekwondo, o mais indicado são os tatames – os quais normalmente são feitos em formato de Pisos Emborrachados ou Pisos em EVA. 

No entanto, no caso de lutas como capoeira ou boxe, o ideal é investir em pisos antiderrapantes e antideslizantes, como o Piso Vinílico ou até mesmo opções em madeira. 

Piso para salas de dança

Para garantir a mobilidade dos movimentos da dança sem comprometer a segurança, a melhor indicação é o Piso Vinílico. Os Pisos de Madeira também podem ser usados, principalmente em aulas de sapateado. 

Piso para yoga e pilates

A segurança e o conforto decidem a melhor opção de piso para essas práticas. Podem ser escolhidas tanto opções como o Piso Emborrachado, que funciona bem com o impacto de equipamentos de pilates; quanto Pisos Vinílicos, que garantem uma estética mais agradável e a segurança necessária para os exercícios. 

No caso das aulas de yoga, opções em madeira também podem tornar o ambiente ainda mais confortável e harmônico. 

Piso para piscinas

Para locais molhados, como piscinas, o piso escolhido precisa ser antiderrapante e atérmico – principalmente em locais sem cobertura, por conta do desgaste causado pelo sol. Também é indicado usar tapetes e corrimão para reforçar a segurança dos alunos nesses espaços. 

Piso para quadras e ginásio

Em quadras e ginásios poliesportivos, a melhor solução para evitar deslizamentos e impactos com bolas e outros equipamentos, são os pisos em polipropileno. Trata-se de um tipo de plástico resistente ao impacto, umidade e agentes biológicos. 

Em geral, é encontrado em formato modular, que se encaixa em qualquer modalidade, seja em espaços abertos ou fechados. 

Piso para vestiários de academia

Além da necessidade de função antiderrapante, como os pisos indicados para locais com piscina, em vestiários e banheiros é imprescindível optar por alternativas que facilitem a limpeza e proporcionam uma alta qualidade estética e de manutenção. 

Piso para recepção de academia

São espaços um pouco mais versáteis, mas que exigem alta durabilidade e uma estética agradável, já que é como o cartão de visitas de uma academia – e devem fortalecer a identidade visual da marca. 

Uma boa opção é o Piso Vinílico, Laminado ou em Madeira – já que promovem vários estilos diferentes e uma boa vida útil para o espaço. 

Piso para box de CrossFit

Assim como em áreas de musculação, exigem o amortecimento adequado para suportar o peso dos equipamentos e movimento dos alunos, sem danificar o revestimento. O Piso Emborrachado é, portanto, a melhor alternativa em termos de conforto e segurança. 

Como escolher o piso ideal para a sua academia?

Até aqui foi possível perceber a variedade em pisos para academia e a diferença que cada uma das suas características provocam em diferentes ambientes. Mas para que você possa tomar as melhores decisões para os seus espaços, preparamos ainda algumas dicas para escolher o piso ideal. Confira:

Tipos de atividades e equipamentos

Em um primeiro momento é interessante analisar quais são as modalidades oferecidas: os exercícios praticados, equipamentos necessários, movimentos e necessidade de mobilidade. Isso ajuda a definir o nível de absorção, amortecimento e resistência do material usado para o piso, priorizando a segurança e conforto dos alunos. 

Orçamento e custo a longo prazo

Ao avaliar o orçamento é importante considerar os possíveis custos de troca, manutenção e higienização que determinado tipo de piso vai exigir. A partir dessa análise é possível buscar um equilíbrio entre o custo e o benefício de cada material. 

Vale dizer que um piso resistente, desenvolvido por meio de materiais de qualidade, certamente vai economizar custos de manutenção e substituição a longo prazo. 

Manutenção e limpeza

Academias são espaços de circulação constante – e a higienização e limpeza são fundamentais para oferecer um bom atendimento e experiência aos alunos. Por isso, os pisos escolhidos precisam ser fáceis de limpar e que não absorvam suor e líquidos, evitando a proliferação de vírus e bactérias. 

Estilo e design do espaço

O piso escolhido também contribui com o reforço da imagem e posicionamento da marca. É importante que o ambiente seja acolhedor e que se conecte de forma visual e harmônica com os demais elementos da academia – móveis, equipamentos, acessórios e decoração. 

Considerações de segurança

Cada espaço da academia exige particularidades em relação à segurança do público. Pisos antiderrapantes para ambientes molhados, amortecedores para espaços com uso de pesos e equipamentos e até mesmo o cuidado com a escolha não áspera para lugares com atividades infantis, por exemplo.

Conclusão

Conforme indicamos no início deste artigo, para ter certeza sobre a melhor opção de pisos para academia é interessante consultar um especialista no assunto. E, se possível, solicite amostras de diferentes modelos de pisos para avaliar suas texturas, cores, formatos, amortecimento e outras características. 

Para mais dicas sobre como montar uma academia com tudo o que seus alunos precisam, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })