7790
19 equipamentos utilizados no treinamento funcional

19 equipamentos utilizados no treinamento funcional

Saiba quais são os acessórios que você precisa garantir para oferecer essa modalidade na sua academia, studio ou box.

equipamentos utilizados no treinamento funcional

Os treinos de força com pesos livres ou com o peso corporal estão entre as tendências do mercado fitness para se investir. Entre as vantagens dessa modalidade, podemos destacar a flexibilidade: com os equipamentos utilizados no treinamento funcional é possível se exercitar em qualquer lugar. 

Também por conta disso, o treinamento funcional requer menos recursos – tanto para o gestor do negócio, quanto para o aluno. É uma ótima oportunidade para quem quer dar o primeiro passo no empreendedorismo do mercado fitness. 

Se é o seu caso, ou se você conhece alguém que possa precisar dessa indicação, conheça abaixo os principais equipamentos utilizados no treinamento funcional e algumas de suas funções 

1. Kettlebell

Muito famosa em treinos funcionais e CrossFit, é uma bola de ferro fundido com alça. Pode ser encontrada em diferentes pesos, desde 4 kg até 16 kg. Algumas também são produzidas com a alça emborrachada para melhorar o desempenho do exercício. 

É um equipamento super versátil que ajuda em treinos de desenvolvimento, força e flexibilidade. Alguns dos exercícios praticados com a kettlebell são agachamento, afundo e swing, por exemplo. 

2. Corda naval funcional

Também conhecida como corda para rope training, é um estilo desse acessório, maior (encontrado de cinco a 15 metros de comprimento), mais grosso e mais pesado do que as cordas de pular. 

É uma boa solução para potencializar principalmente treinos de membros superiores. E, além de proporcionar força muscular, garante resistência aeróbica e ajuda a perder calorias.

3. Cinto de tração

É um equipamento composto por um elástico forte e resistente e um cinto em cada lado. Uma das extremidades pode ser presa a uma pessoa ou objeto estático, como uma árvore, por exemplo. Enquanto o outro lado é preso ao indivíduo que está realizando o exercício físico. 

O cinto de tração é muito usado por atletas de vôlei, futebol, basquete e outros que precisem trabalhar arranque e explosão na corrida. Também pode servir para atividades que visam recuperar ou melhorar o condicionamento físico.

4. Disco de equilíbrio

Também chamado de balance disc, esse equipamento é usado tanto em atividades de fisioterapia e reabilitação, promovendo principalmente equilíbrio e consciência corporal, quanto em treinos funcionais provocando a instabilidade para tornar o exercício mais complexo. 

É quase como uma bola murcha, mas resistente. É um dos equipamentos utilizados no treinamento funcional, principalmente para flexão de braço, agachamento, afundo e abdominal. 

5. Cones de treinamento

São orientadores de direção, distância e movimentos que contribuem com a realização de atividades com foco na coordenação motora, velocidade e força muscular – como corridas, saltos e arranques, por exemplo. 

São extremamente versáteis, encontrados em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais. Por conta da sua leveza e facilidade de armazenar e carregar, podem ser transportados para parques, academias, praias, entre outros locais. 

6. Halteres

São instrumentos usados para levantamento de peso. Existem quatro diferentes tipos: halteres com anilhas, sextavada, de piscina ou em cordas. Também podem ser fixos ou com pesos ajustáveis. Em sua maioria, são produzidos com duas esferas de ferro com uma haste ao meio. 

7. Bolas

Existe uma série de modelos de bolas usadas para treinamentos funcionais:

  • Medicineballs: que podem parecer sacos de areia em formato redondo, com variações de um, dois, cinco, sete ou dez quilos.
  • Wall Ball: usada para diferentes exercícios e intensidades, que trabalham os músculos da perna, braços e costas.
  • Bola feijão: muito usada em exercícios de fisioterapia e funcional; tem este nome porque parece muito o formato de um feijão. 
  • Bolas de Bobath: também são usadas em fisioterapia, mas podem trazer complexidade aos exercícios de funcional, como abdominal e agachamento na parede, por exemplo. 

8. Sand bag

É como se fosse uma grande mala ou mochila, cheia de areia – um equipamento derivado da rotina militar. Principalmente usado para os músculos do tronco, ajudam a tonificar os grupos musculares oblíquos e quadrado da lombar e abdominal. 

9. Mini band

Nada mais é do que uma faixa elástica, normalmente encontrada em kits com diferentes pesos ou elasticidades que promovem força e resistência no impacto em regiões do abdômen, glúteo e adutores. 

Também é muito usado em exercícios de fisioterapia e reabilitação por conta do baixo impacto e risco de lesões. Em treinamentos funcionais, contribuem com a complexidade e desempenho do movimento nos exercícios. 

10. Mini jump profissional

Funciona como uma mini cama elástica individual, muito conhecida pelas aulas de jump. Com esse equipamento utilizado no treinamento funcional, o impacto dos saltos nos joelhos e tornozelos são muito menores, evitando lesões. 

11. Escada de Agilidade

Encontrada também como Escada de Funcional, é um equipamento flexível, como uma corda em formato de escada, usado para treinos de equilíbrio, potência, agilidade e coordenação. É bastante usado em treinos e aquecimentos de futebol, por exemplo. 

Nos exercícios de funcional, ajudam a trabalhar tanto membros superiores, quanto inferiores, dependendo do movimento e intensidade do exercício. 

12. Pisos Emborrachados e Colchonetes

O piso emborrachado é uma ótima pedida para treinamentos funcionais com pesos livres, pois diminuem o impacto da queda dos equipamentos pesados, como anilhas e halteres. 

Os colchonetes, por sua vez, são acessórios usados para garantir mais conforto para os praticantes de diversos exercícios, como abdominal, flexão de braço, além de movimentos de alongamento e mobilidade. 

13. Roda dupla

Pode ser encontrada no formato de um halter, ou com os suportes nas extremidades. Permite a variação de diferentes exercícios, como abdominal, flexão de braços, entre outros. 

14. Kit argolas

As argolas ou aros de agilidade funcionam da mesma forma que a escala. A diferença é que podem ser dispostas no chão com diferentes distâncias para promover treinamentos de coordenação motora, resistência, força e agilidade. São leves e práticas para armazenar e transportar. 

15. Chapéu chinês

É uma variação dos cones de treinamento, mais baixinhos. Também são versáteis, fáceis de carregar e armazenar, tornando-se ótimos equipamentos utilizados no treinamento funcional, principalmente em exercícios de coordenação, agilidade e velocidade, como circuitos funcionais. 

16. Roda de exercícios

Tem a mesma função da roda dupla, mas com apenas um aro. É ótima para potencializar os resultados de exercícios de abdominal, ao encaixar as mãos ou pés durante o movimento no equipamento para garantir mais complexidade ao movimento. Também ajuda a queimar calorias e definir os músculos, tanto superiores, quanto inferiores. 

17. Corda de pular

É uma evolução das cordas que as crianças usam para brincadeiras infantis, feitas com materiais mais resistentes e próprios para exercícios físicos. 

Pular corda proporciona uma alta queima calórica e a perda de peso, ao elevar a capacidade cardiorrespiratória. Entretanto, também oferece equilíbrio, agilidade e ajuda a tonificar os músculos, principalmente dos membros inferiores. 

18. Abdogain

Não tão fácil de encontrar como os halteres e bolas, o abdogain é como se fosse um suporte – como o disco de equilíbrio – com extremidades curvadas para que a pessoa possa se posicionar para realizar exercícios de abdominal com maior complexidade. 

O nível de dificuldade do movimento varia de acordo com a postura da execução. 

19. Step

Funciona como um degrau ou plataforma para trabalhar exercícios de força, principalmente dos membros inferiores – como quadríceps, glúteos e panturrilhas, e abdômen. Também ajuda a desenvolver as funções cardiorrespiratórias e ajuda a promover a queima de calorias.  

Qual é a principal ferramenta do treino funcional?

O conceito de treinamento funcional determina uma modalidade de treino de força, que também tem como objetivo melhorar a postura, mobilidade e evitar dores musculares. São atividades desenvolvidas a partir de circuitos compostos por séries de exercícios. 

Neste sentido, as pessoas podem usar somente o seu peso para trabalhar diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, sendo o peso corporal a principal ferramenta do treino funcional. 

Então, para organizar os exercícios e potencializar os resultados de alta performance, temos os equipamentos utilizados no treinamento funcional, os quais podem ser combinados de diferentes formas para ajudarem a tornar os treinos mais complexos. 

Onde encontrar equipamentos utilizados no treinamento funcional?

Com facilidade, é possível encontrar os equipamentos utilizados no treinamento funcional em diferentes lojas de acessórios fitness, desde as grandes redes até comércios menores. 

É possível adquiri-los de forma avulsa ou em kits prontos. Dependendo da necessidade da sua academia, studio ou box, vale a pena fazer uma pesquisa para entender o melhor formato de compra.  

Conclusão

Um dos primeiros passos para quem decide mergulhar no mundo fitness, seja como empreendedor, Personal Trainer, Coach de CrossFit ou até mesmo, como atleta ou aluno de uma academia, é importante conhecer os equipamentos e quais são suas finalidades para cada tipo de treino. 

Isso vai fazer com que você não apenas decore um acessório, máquina ou equipamento, mas entenda o objetivo daquele material – que, combinado com o movimento, trabalhará determinado grupo muscular. Dessa forma, as chances de evitar lesões e garantir melhores resultados são muito maiores. 

Para conhecer os nomes dos aparelhos de uma academia, diferentes modalidades e tipos de treinos, entre outras dicas e detalhes do mundo fitness, acompanhe as publicações da Tecnofit no Blog e nas redes sociais!

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })