como aumentar o faturamento

Aumentar o faturamento da academia pode ser um tema desafiador! Afinal, uma empresa rentável, precisa gerar lucro, que é a diferença entre faturamento e despesas. Muitas vezes, os gestores não conseguem diminuir suas despesas, nem elevar seus ganhos.

Nesse cenário, o negócio começa a lidar com problemas financeiros. Se você não quer passar por isso, saiba como aumentar o faturamento da sua academia com 3 dicas infalíveis.

Quando falamos de aumentar o faturamento da academia, muitos gestores já pensam “vou ter que aumentar o meu preço, e se isso acontecer, vou perder alunos”. Aumentar o preço do seu serviço é uma maneira de elevar seus ganhos, mas saiba que não é a única.

Continue a leitura para saber quais as dicas e começar a aplicá-las hoje mesmo na sua academia.

tecnofit gym

Aumente o faturamento da academia elevando o preço

Como foi dito logo acima, aumentar o preço do seu serviço é uma das formas de escalar seu faturamento. Por mais que essa ação gere um certo receio, já que alguns alunos podem optar por sair da sua academia, ela é necessária.

Ora, tudo subiu de preço! As contas de água e luz estão mais caras, os impostos pagos estão mais caros e, provavelmente, seus funcionários estão ganhando mais do que ganhavam 2 ou 3 anos atrás. Logo, o seu preço precisa acompanhar essa tendência.

A inflação, por exemplo, que a grosso modo é quanto o dinheiro do brasileiro vale, tem subido muito nos últimos anos. Então, se você não está reajustando os seus preços, você está perdendo dinheiro! Você precisa trabalhar mais horas, atrair mais alunos, para faturar o mesmo que faturava antes com menos alunos.

E como não perder alunos ao reajustar o valor da mensalidade? Você precisa deixar claro que preço é diferente de valor. Basicamente, preço é dinheiro, ou seja, quanto o aluno paga para a sua academia todos os meses. Já o valor não tem relação com dinheiro, e sim com a experiência.

Se o preço é baixo e o valor é alto, sua academia está cobrando barato. Se o preço é alto e o valor é baixo, sua academia está cobrando caro. Isso explica porque algumas pessoas pagam R$700 de mensalidade e acham que estão pagando pouco, porque o valor agregado na vida delas é enorme.

Logo, deixando claro que o valor que o seu serviço vai agregar na vida delas é muito maior que o preço cobrado, você não perderá alunos devido ao reajuste. Simplesmente mudando a forma como a sua academia se comunica já é suficiente para mudar essa percepção nos alunos.

Venda para mais pessoas

Outra forma de aumentar o faturamento da sua academia é vendendo para mais pessoas. A conta é simples: quanto mais planos você vender, maior será o seu faturamento.

Basicamente, para você vender mais, você precisa investir em ações de marketing. Aqui no blog da Tecnofit já temos vários conteúdos falando sobre isso, veja:

Com todas as dicas acima, você vai conseguir criar uma estratégia sólida para atrair cada vez mais alunos para a sua academia.

Venda mais vezes

Mais uma forma de aumentar o faturamento da sua academia é retendo alunos, ou seja, vendendo mais vezes (ou mais coisas) para um mesmo aluno.

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, reter um aluno é até 5 vezes mais barato do que conquistar um novo. Ou seja, toda vez que um aluno da sua academia opta por renovar o plano, maior é o seu faturamento.

Duas coisas que podem ajudar nessa missão de vender mais vezes para o mesmo aluno é o que chamamos de up-sell e cross-sell. O up-sell consiste em uma abordagem que visa incentivar os alunos a adquirir uma versão mais sofisticada do serviço. Por exemplo, se ele tem o plano Básico, ele pode contratar o plano Black.

Já o cross-sell consiste na venda de produtos ou serviços complementares. Por exemplo, se um aluno tem um plano que não envolve avaliação física, você pode vender a avaliação física de forma avulsa para esse aluno. Essas duas ações, up-sell e cross-sell, vão fazer com que o seu faturamento seja escalado.

Veja como reter mais alunos em sua academia:

Conclusão

Se você deseja aumentar o faturamento da sua academia, você precisa criar ações assertivas para isso. É claro que essas ações não vão agradar a todos os alunos, no entanto, você precisa criar comunicações específicas para minimizar os detratores.

Para entender mais sobre atração, aquisição e retenção de alunos, fique de olho no blog da Tecnofit, porque sempre lançamos conteúdos que visam facilitar a sua gestão. Até a próxima!


Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3" });

O segredo de quem conseguiu preencher seu Studio de
alunos - inclusive nos horários menos disputados