8627
Instrutor de academia: o que é, o que faz e quanto ganha?

Instrutor de academia: o que é, o que faz e quanto ganha?

Conheça as principais características da profissão e como se destacar no mercado.

instrutora de academia orientando uma aluna a fazer o movimento corretamente em uma academia

Entre os motivos pelos quais os alunos são fidelizados, a confiança e conexão com o instrutor de academia é um dos principais. São eles os responsáveis por orientar e instruir as pessoas durante o treino, contribuindo com o atingimento dos seus objetivos fitness. 

Se você está se preparando para se tornar um instrutor de academia ou planeja contratar um, continue acompanhando este artigo para saber como ser ou encontrar o melhor profissional nesta área. 

O que é um instrutor de academia?

Instrutor de academia é o profissional responsável pela orientação e instrução dos alunos durante seus treinos e atividades físicas nas academias ou centros especializados em condicionamento físico. 

Além do direcionamento para que os alunos possam realizar os exercícios da forma correta, o instrutor de academia também pode prescrever treinos, criar programas de treinamento, contribuir com dicas de saúde e segurança, entre outras funções. 

Qual a diferença entre o instrutor e o personal trainer?

Apesar de muitas vezes essas profissões acabarem se confundindo em uma academia, elas apresentam algumas diferenças. Listamos as principais abaixo: 

  • O instrutor de academia normalmente tem um local de trabalho fixo, enquanto o personal trainer trabalha nos locais onde seus alunos costumam treinar. 
  • O instrutor costuma atender vários alunos ao mesmo tempo. O personal, por sua vez, geralmente fornece atendimento personalizado a um cliente ou pequeno grupo de alunos. 
  • Por conta dos motivos acima, os instrutores são mais favoráveis para criação de programas de treinamento para grandes grupos, sem personalização. E o personal trainer tem como foco o treinamento individualizado, específico para os objetivos e características de cada cliente. 
  • A interação do instrutor com os alunos consiste na assistência e orientações básicas para vários alunos ao mesmo tempo. O personal costuma criar uma relação mais próxima, com atenção, monitoramento e suporte contínuo para o seu aluno.
  • Em relação ao custo do serviço, normalmente o valor do instrutor está contemplado na mensalidade da academia. No caso do personal trainer, seus serviços são cobrados separadamente. Devido à personalização e atenção individual, o investimento costuma ser mais alto para o atendimento desses profissionais. 

Mesmo com as características que diferem essas duas posições, vale dizer que não é incomum que um instrutor de academia atue como personal trainer – seja no mesmo espaço fitness ou em outro. O contrário também pode acontecer!

Qual é a diferença entre professor e instrutor?

Assim como na comparação entre instrutor de academia e personal, os instrutores e professores de Educação Física também apresentam algumas diferenças, principalmente em relação à especialização acadêmica, experiências, escopo de atuação e nível de responsabilidade educacional. 

  • Apesar de ambas as profissões terem como premissa a formação acadêmica na área, os professores costumam trabalhar com temáticas relacionadas aos conhecimentos teóricos e práticos sobre anatomia, fisiologia, pedagogia, psicologia do esporte; enquanto o instrutor de academia costuma ter especialização em certificações relacionadas ao condicionamento físico. 
  • O professor costuma atuar em contextos educacionais, ministrando aulas de Educação Física em escolas, por exemplo. Entre suas funções, temos: planejamento de aulas, avaliação do desempenho dos alunos e promoção de um ambiente saudável para prática de exercícios. Instrutores, por sua vez, trabalham em academias ou centros de condicionamento físico, atuando na instrução dos alunos para atingirem seus objetivos pessoais. 
  • Enquanto o professor tem responsabilidade mais abrangente no ensino da Educação Física, o instrutor de academia é mais direcionado às orientações práticas, correções de técnicas, engajamento e elaboração de programas de treinamento. 

O que faz um instrutor de academia?

Conforme abordado anteriormente, as funções do instrutor de academia estão relacionadas à orientação dos alunos na prática de atividade física. Além disso, esse profissional também pode ser responsável por:

Criação de treinos e programas de treinamento

Planejamento de treinos, séries de exercícios e programas de treinamento em grupo ou individuais, considerando as características dos alunos, como aptidão física, condicionamento, condições de saúde, objetivos e preferências individuais. 

Orientação e correção de técnicas de atividade física

São responsáveis pela instrução sobre a forma correta de realizar os exercícios, demonstrá-los e corrigi-los conforme a performance do aluno. Dessa forma, ajuda a garantir a posição e postura correta, evitando lesões. 

Motivação e engajamento dos alunos

Conforme citamos no início deste artigo, o instrutor de academia é um dos responsáveis pela fidelização dos alunos. Isso porque ele desempenha um papel importante no encorajamento e estímulo para superarem seus desafios e alcancem objetivos pessoais. Essa função pode incluir os feedbacks positivos constantes, criação de metas e suporte emocional. 

Acompanhamento do progresso

A função acima tem muito a ver com o monitoramento dos resultados dos alunos. De forma geral, os instrutores são responsáveis por registrar e acompanhar o peso, medidas corporais, performance nos exercícios e outros indicadores que demonstrem a evolução dos alunos. Dessa forma, eles conseguem ajustar os treinos e programas conforme necessidades dos clientes. 

Quem pode ser instrutor de academia?

No Brasil, para ser instrutor de academia, educador físico, personal trainer e coach de CrossFit – ou seja, para qualquer função relacionada a ministrar aulas em academias -, é necessário que o profissional seja graduado em Educação Física. 

Além disso, é preciso que o instrutor tenha registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Esse é o órgão responsável pela regulamentação da profissão de Educação Física no país. Os profissionais devem solicitá-lo na região em que pretendem atuar.

O que precisa para ser instrutor de academia?

Adicionalmente, para ser instrutor de academia é interessante que os profissionais tenham experiências e habilidades específicas na área. Listamos abaixo as principais. Confira:

Histórico e experiência prática na função

Até mesmo para atuação como estagiário na função, é muito provável que clientes ou academias exijam experiência prática na área de condicionamento físico. Esse histórico pode ser adquirido por meio de trabalhos voluntários, programas esportivos, atividades curriculares ou até mesmo pela prática de atividades físicas. 

Habilidades interpessoais e de comunicação

Inclui a capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, e de ter escuta ativa para ir além do que o aluno diz, compreendendo as necessidades de cada um. A linguagem e habilidade de explicar as atividades de acordo com a compreensão de cada aluno também são importantes para essa função. 

Conhecimentos básicos em segurança e primeiros socorros

Ao trabalhar com saúde e bem-estar é fundamental estar preparado para promover os primeiros atendimentos no caso de qualquer acidente durante o exercício físico. Também é fundamental ter a habilidade de prevenção de riscos e lesões, reconhecer situações de emergência e conhecer as linhas de atuação ideais para cada caso. 

Quanto ganha um instrutor de academia?

Para que você possa se preparar para o mercado de trabalho ou planejar os custos para contratação de um instrutor de academia é interessante entender os valores trabalhados nas empresas da sua região. 

Isso porque o salário de instrutor de academia pode variar conforme a localização, experiência, nível de certificação, especialização, carga horária, tipo de academia, entre outros. 

No entanto, de acordo com sites como Talent.com ou Glassdoor, o salário de instrutor de academia no Brasil pode variar de R$ 1.800 a R$ 3.000 por mês. Esse valor pode variar de acordo com comissões adicionais ou serviços de personal trainer e aulas especializadas. 

Como ser um bom instrutor de academia?

Agora que você já sabe quais são as principais características e função de um instrutor de academia, é interessante saber como se diferenciar neste mercado. Confira algumas dicas abaixo: 

Ter um objetivo em mente

Já dizia Lewis Carroll, “se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”. Ter um objetivo é o primeiro passo para construir uma trajetória de sucesso, em qualquer área e situação. Depois de saber onde quer chegar é possível traçar caminhos para conquistar seus objetivos, com foco e determinação. 

Ter perfil de liderança

Acolher e dar direção: essas são as principais responsabilidades de um bom líder. Ainda mais em um mundo com tantos estímulos a todo momento. 

Um bom instrutor de academia pode aproveitar as características do perfil de um bom líder para envolver seus alunos, demonstrar conhecimento e transmiti-los de forma clara, acompanhar a evolução das pessoas, direcionar falhas a serem melhoradas e resolver conflitos. 

Ter formação e/ou especialização na área

Conforme abordamos anteriormente, no Brasil é necessária a formação em Educação Física para ministrar aulas e orientar os alunos nas academias. No entanto, para ser um bom instrutor de academia, é interessante procurar especializações que proporcionem habilidades e experiências diferenciadas. 

Ser capaz de se adaptar aos diferentes cenários

A flexibilidade e resiliência são duas habilidades fundamentais em um cenário muitas vezes instável e sazonal como o mercado fitness. Os instrutores precisam estar preparados para mudar a forma de atuação sem impacto negativo para os alunos e para a academia, além de criatividade para planejar como agir em situações adversas. 

Dispor de soft skills como empatia e energia alto-astral

O conhecimento técnico é muito importante, mas habilidades como se colocar no lugar do outro e promover um ambiente leve e engajador também são fundamentais para atrair e reter alunos em academias, contribuindo com os resultados da empresa e performance dos alunos. 

Acompanhamento ativo do mercado

Mesmo com graduação e especialização na área, é imprescindível que instrutores de academia invistam em aprendizado constante e acompanhamento das novidades do mercado fitness. 

Afinal, trata-se de uma área extremamente inovadora, que lança novas tecnologias e soluções a cada instante, as quais podem contribuir com a atuação dos instrutores e  performance dos alunos na academia. 

Conclusão

Ser um instrutor de academia ou contratar um bom profissional para a sua empresa é uma tarefa complexa, mas que pode ser muito recompensadora. Esperamos que este artigo tenha contribuído para saber um pouco mais sobre a função, suas responsabilidades e características. 

Para mais artigos com informação e dicas do mercado fitness, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })