1760
Gestão financeira no segmento fitness: Faturamento vs Receita

Gestão financeira no segmento fitness: Faturamento vs Receita

Gestão financeira é o conjunto de procedimentos administrativos que estão ligados a análise, controle e planejamento de tudo que envolve as finanças de uma empresa. Esta área é responsável por analisar algumas métricas, entre elas faturamento, receita e lucro.

gestão financeira no segmento fitness

Existem diversas métricas que podem ser analisadas para medir o sucesso de uma empresa. Para que possamos começar a falar delas com propriedade sobre gestão financeira no segmento fitness, precisamos entender, primeiro, o significado. Vamos lá? 

O que é gestão financeira no segmento fitness?

Gestão financeira é o conjunto de procedimentos administrativos que estão ligados a análise, controle e planejamento de tudo que envolve as finanças de uma empresa. Esta área é responsável por analisar métricas e criar estratégias que vão ajudar a economizar e investir o dinheiro que entra no seu negócio.

Uma das métricas que é muito utilizada para analisar o sucesso de uma empresa é o faturamento.

Você sabe o que é faturamento?

Faturamento é o total de vendas realizadas em um período, seja em um dia, semana ou mês, independente de quando a empresa receberá o valor total da compra.

Mas como assim?

Por exemplo, você fechou um plano de R$ 1.500,00/ano parcelado em 5 vezes, com o primeiro pagamento para o dia da assinatura do contrato. Seu faturamento será de R$ 1.500,00 neste mês, mesmo que o valor total não entre em caixa neste momento. Ou seja, o faturamento corresponde ao total de compras que foram realizadas em determinado período.

Legal, mas e como eu calculo o valor que entrou em caixa na minha empresa dentro de um determinado período?

O que mede as entradas em caixa é a receita. A receita é todo o valor recebido dentro de um período. Ou seja, a parcela que citei no exemplo acima seria a receita, enquanto o valor total da venda seria o faturamento.

Entendemos o que é receita e faturamento. Mas como eu sei qual é o meu lucro dentro dos valores?

O que é lucro e como eu sei qual é o da minha academia, box ou studio?

Para calcular seu lucro, vamos entender o que ele é de fato. Lucro é o retorno positivo de investimento. Ou seja, é tudo o que “sobra” após todos os pagamentos serem realizados.

Para calcular seu lucro, você precisa saber o valor exato que é gasto na sua academia para subtraí-lo do valor recebido no mês. O correto é sempre haver lucro na empresa, caso isso não aconteça, você está tendo prejuízo.

Saber esses números é importante para controlar como está o seu crescimento. Sua empresa precisa estar com um faturamento alto e com receita suficiente para pagar as contas do mês e ainda te dar lucro. Quando isso não acontece, você deve rever seus processos e cortar gastos, procurando formas de aumentar o faturamento da empresa.

Outra métrica que pode te auxiliar na análise desses números é o ticket médio. Ele mostrará quanto em média seus clientes estão pagando pelo seu serviço. Com base nesse valor, você conseguirá criar estratégias para aumentar seu preço, aumentando automaticamente seu faturamento e receita.

Se quiser se aprofundar no assunto, temos um podcast inteiro somente sobre como aumentar o Ticket Médio para boxes de CrossFit.

Com essas informações, reúna seus dados financeiros e descubra como estão indo suas vendas. Esse é o momento de investir no crescimento, mantendo seus atuais alunos ativos e conquistando novos. Baixe agora mesmo o KIT abaixo e descubra como reter alunos. O KIT é gratuito!

Conclusão

Que saber mais sobre o assunto? Converse com um de nossos consultores!

Através do sistema Tecnofit você consegue acompanhar seus indicadores financeiros de forma automática e assertiva, evitando perda de dinheiro e ganhando agilidade em sua gestão. Solicite hoje mesmo um teste grátis.

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })