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Como fidelizar alunos na academia em qualquer época do ano?

Como fidelizar alunos na academia em qualquer época do ano?

Conheça ótimas dicas para alavancar os resultados do seu negócio fitness.

dois homens na academia dando as mãos em um ato de comemoração

Ainda mais do que conquistar novos alunos, fidelizar os clientes atuais é um dos grandes objetivos das empresas do mercado fitness. Mas a verdade é que não é apenas uma – e sim, um conjunto de ações que vão te mostrar como fidelizar alunos na academia. 

E é sobre algumas delas que vamos tratar neste artigo. Anote as dicas:

1. Invista no melhor atendimento possível

Apesar de ser um requisito básico para a fidelização de clientes, ter um bom atendimento é um dos grandes diferenciais competitivos de empresas de qualquer ramo. Ainda mais em um movimento de relevância do indicador de Consumer Experience (Experiência do Consumidor, em português) nas organizações. 

Segundo dados da Numbeo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Statista sobre o mercado fitness no Brasil, o país é o segundo do mundo com maior número de academias. Não é incomum encontrarmos diferentes empreendimentos do ramo em um mesmo bairro, rua ou até quarteirão, ainda mais nas grandes cidades. 

Considerando esse cenário – e a tendência de crescimento do mercado -, o atendimento pode ser o que vai fazer com o que o cliente escolha uma e não a outra academia da região. Então, vale a pena capacitar os profissionais e padronizar o atendimento da academia para que os alunos tenham a melhor experiência possível. 

Como abordar o aluno na academia?

Ainda que não tenha apenas uma forma correta para abordar um aluno na academia, listamos abaixo algumas dicas que podem contribuir com a criação de um relacionamento de segurança e confiança – um passo à frente no caminho da fidelização! Confira: 

  • Planeje uma abordagem personalizada: demonstre interesse genuíno em suas metas, necessidades e preferência e ajude o aluno a elaborar um plano de treino conforme as suas necessidades. 
  • Demonstre profissionalismo, experiência e conhecimento: não apenas para os professores de Educação Física, mas para todos os profissionais da academia. Invista em treinamentos e certificações para que eles possam oferecer sempre o que há de melhor no mercado. 
  • Tenha uma comunicação eficaz: o que envolve ouvir atentamente e de forma empática e estar à disposição para responder a qualquer dúvida. Seja claro, amigável e motivador. 
  • Promova uma experiência positiva: isso envolve manter as instalações organizadas, limpas e bem equipadas, em boas condições de uso, além de um ambiente inclusivo, de respeito e segurança. 
  • Acompanhe e incentive de forma contínua: esteja presente, realizando avaliações periódicas – se necessário. Elogie e celebre as conquistas dos alunos, reconhecendo seu esforço e dedicação.

2. Fique de olho no mercado

Realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, tecnologia wearable, big data… essas são apenas algumas das inovações presentes em nosso dia a dia. E é claro que o mercado fitness não fica de fora! 

Acompanhar as tendências é uma das formas de estar em constante evolução quando o assunto são os serviços prestados por uma academia. No entanto, para garantir o investimento para aquisições ou inovações que vão criar o caminho sobre como fidelizar os alunos na academia, é preciso ter uma ótima gestão financeira

E para isso, contar com um sistema de gestão personalizada para o mercado fitness, como o Tecnofit Gym, pode ser uma ótima ideia. Faça um teste agora mesmo para comprovar como ele pode contribuir com os dados corretos para que você consiga fazer os investimentos estratégicos para a sua empresa. 

O que podemos melhorar na academia?

Além de entender o que está à disposição no mercado para oferecer aos seus clientes, também é interessante olhar para dentro e avaliar a renovação daquilo que você possa entender que já está ultrapassado. Abaixo listamos alguns elementos:

  • Máquinas, equipamentos e acessórios. 
  • Sistema para fichas de treino e avaliações. 
  • Sistema de controle de alunos, conectado com a catraca. 
  • Diferentes aulas e modalidades oferecidas. 
  • Conhecimento técnico e especialização dos profissionais. 
  • Entre outros!

3. Aplique as melhores estratégias de marketing

Conceitualmente, marketing significa a aplicação de diferentes técnicas para explorar, criar e entregar valor para suprir as necessidades e desejos do consumidor. E isso não contempla apenas a atração, mas também o pós-venda e retenção dos clientes. 

Ao planejar como fidelizar alunos na academia, é interessante investir em diferentes estratégias de marketing. Conheça algumas:

Marketing tradicional

Esse conceito é conhecido pelas práticas de marketing que existiam antes dos avanços da internet e mídias sociais. Envolve a publicidade em veículos de comunicação de massa, como televisão, rádio e jornal, por exemplo; e anúncios impressos em outdoors ou pontos de venda físicos. 

O principal objetivo desse tipo de estratégia é atingir o maior número de pessoas possível. 

Marketing de relacionamento

Consiste na construção e manutenção de um relacionamento a longo prazo com os clientes, baseado na premissa de que é mais lucrativo fidelizar clientes atuais do que conquistar novos. Envolve a criação de interações personalizadas, intencionais e significativas, com o objetivo de estabelecer confiança e fidelidade à empresa e à marca. 

Pode ser alcançado por meio de programas de fidelidade, investimento no melhor e mais personalizado atendimento, comunicação direta e segmentação de produtos e serviços. 

Marketing sensorial

É uma abordagem que tem como objetivo promover uma experiência única e memorável envolvendo todos os sentidos do cliente, considerando também as suas emoções. 

Usa elementos como cores, sons, aromas, texturas e até mesmo a memória afetiva para criar uma atmosfera atraente e persuasiva. A trilha sonora do ambiente, os eventos e as experiências vividas no local também ajudam a criar uma conexão emocional com a marca. 

4. Capriche no networking

Com tantos estímulos a todo momento, é difícil acreditar que um aluno ou potencial aluno da sua academia não será ativado por concorrentes em eventos, redes sociais, anúncios ou até mesmo entre as novidades das conversas de um grupo de amigos, por exemplo. 

E, como sabemos, quem não é visto, não é lembrado! O que significa que, ao planejar como fidelizar alunos na academia, é importante considerar como a sua empresa ou marca fará parte do cotidiano dessa pessoa, não apenas na hora do treino. 

Esteja sempre “no radar”

Em uma analogia com relacionamentos amorosos, fidelizar alunos é como “manter a chama acesa”, até o ponto em que o aluno sinta falta dessa conexão. É importante considerar o contato constante, pelos canais de comunicação que mais fizerem sentido para o seu negócio, planejar uma estratégia editorial de conteúdo no site e redes sociais da sua marca, criar e promover eventos, entre outros.

5. Motive seus alunos

Quem trabalha com o mercado fitness conhece bem o significado de “segunda-feira eu começo” ou o conceito de academia “a.C e d.C: antes e depois do carnaval”. Apesar de todo o investimento para oferecer a melhor estrutura, atendimento, profissionais especializados e treinos personalizados, há uma série de fatores externos e individuais que podem causar a desistência de um aluno. 

Por isso, manter a motivação lá no alto é outra dica fundamental sobre como fidelizar alunos na academia. Use seus canais de comunicação institucionais (blog, redes sociais, newsletter, entre outros) para reforçar a importância da prática de atividades físicas durante todo o ano. 

Texto motivacional para alunos academia

É possível abordar gatilhos relacionados à saúde física e mental, a forma ideal do corpo de cada um, a importância dos eventos sociais das academias e até mesmo algumas promoções e descontos pensados na retenção dos alunos. Confira algumas mensagens prontas para usar ou se inspirar nesse conteúdo. 

6. Ouça e conheça cada aluno

Foi-se o tempo em que as empresas seguiam a máxima de “o cliente tem razão” à risca. No entanto, isso não significa que as suas opiniões e percepções não sejam muito importantes! Para que você possa tomar decisões estratégicas a fim de fidelizar alunos na academia, entender suas necessidades, dúvidas e reclamações é o primeiro passo. 

Como fazer pesquisa de satisfação na academia?

Uma pesquisa de satisfação ideal para a sua academia depende do objetivo, do público e dos canais os quais você tem à disposição para distribuí-la. O Sistema Tecnofit Gym, por exemplo, conta com uma modalidade para realização de pesquisas de satisfação com foco na metodologia NPS, o Termômetro de Satisfação. 

A partir da contratação dessa funcionalidade, é possível enviar pesquisas por meio de notificações push no próprio aplicativo, via e-mail e SMS. Além disso, o sistema entrega um dashboard intuitivo com os resultados da pesquisa para que você possa tomar as melhores decisões em cima das opiniões dos seus alunos. 

Saiba mais sobre essa ferramenta e conheça algumas dicas para criar a melhor pesquisa de satisfação para os seus clientes!

7. Ofereça brindes personalizados

Outra ótima sugestão para fidelizar alunos é fazer com que eles também sejam representantes da sua marca – e para isso, além de entregar presentes personalizados, é preciso criar uma relação de confiança e admiração para que eles se sintam à vontade para usar produtos com o logotipo da empresa dentro e fora da academia. 

O que uma academia deve oferecer?

O ideal é que a academia ofereça brindes que possam ser usados durante os treinos ou complementares à atividade física. Alguns exemplos são:

  • Garrafas de água 
  • Toalhas de treino
  • Camisetas, regatas ou agasalhos
  • Sacolas esportivas ou mochilas 
  • Bonés ou viseiras
  • Chaveiros 
  • Pulseiras ou faixas de cabelo 
  • Meias esportivas 
  • Cordões ou elásticos de resistência 
  • Porta-celulares ou braçadeiras para treino 
  • Luvas de treino 
  • Copos ou canecas

8. Crie um clube de pontos

Mais uma dica super assertiva quando o assunto é como fidelizar alunos na academia é criar um sistema de troca de pontos por brindes, descontos ou outras vantagens. Os alunos podem ser premiados quando fizerem o check-in, agendarem uma aula, realizarem o treino, pagarem a mensalidade antecipadamente ou outro formato de gamificação. 

O Sistema Tecnofit também permite a criação de um clube de recompensas: basta escolher as regras, definir os prêmios e pronto! O clube ajuda a fidelizar os alunos de forma mais divertida. 

9. Promova eventos 

Em um cenário um tanto quanto volátil quanto o do mercado fitness, os alunos tendem a procurar espaços que se sintam bem e engajados e que possam oferecer mais do que o contratado em papel. E os eventos em academia têm alto potencial para fidelizá-los. 

Faça uma social regularmente

Além do engajamento, os eventos e encontros são responsáveis por tirar os alunos da rotina de treinos, proporcionar momentos de descontração e trocas de experiências entre os alunos, melhorar a retenção dos clientes, diminuindo a sazonalidade de matrículas e até mesmo aumentar a rentabilidade em caso de cobrança de taxa de participação.

Algumas das sugestões de sociais e eventos para realizar em academias são:

  • Competições e desafios saudáveis entre os alunos
  • Eventos para complementar o cuidado com a saúde
  • Celebração de datas comemorativas, como Halloween, Festa Junina e Carnaval
  • Eventos beneficentes ou que apoiem alguma causa
  • Aulões em locais diferenciados
  • Dia para levar um amigo ou familiar
  • Treinos online gratuitos

10. Ofereça a melhor estrutura e gestão

Conforme abordado ao longo deste artigo, há uma série de fatores que contribuem com a fidelização ou desistência dos alunos de academias. A melhor estrutura é uma delas – uma das mais importantes! Afinal, o ambiente deve ser impecável tratando-se de organização, limpeza, equipamentos novos e em boas condições. 

Além disso, demonstrar a segurança por meio da melhor gestão do negócio também é um fator que ajuda a fidelizar os alunos, mesmo que não seja visível para eles. 

Esse elemento suporta todos os outros. Afinal, sem uma gestão eficiente é muito mais difícil garantir o investimento em inovações, produtos e eventos, por exemplo. E contar com um sistema de gestão completa e personalizada para o mercado fitness, como o Tecnofit Gym, certamente fará toda a diferença neste processo.

Conclusão

Apesar de parecer que a fidelização de clientes em academias exige muito investimento, a verdade é que essa prática é muito mais barata (e vantajosa) do que o investimento para atrair novos alunos. 

Além disso, quanto mais alunos fiéis uma academia tem, maior é o valor do negócio. Afinal, a retenção contribui com a criação de autoridade e relevância da marca perante o mercado.

Por isso, nossa dica final é: reavalie seu planejamento estratégico, conheça seus clientes e suas dores e necessidades, conte com um sistema de gestão para acompanhar a saúde financeira da sua empresa e aposte suas cartas na fidelização. Temos certeza de que vai valer a pena!  

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
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