3043
Como funciona o Pix para academias, boxes e studios

Como funciona o Pix para academias, boxes e studios

A implementação do Pix em negócios fitness reduz gastos com as taxas de outras formas de pagamento – como cartão de crédito – e diminui a inadimplência. Vale destacar também a compensação quase instantânea dos valores, favorecendo o fluxo de caixa.

Como funciona o Pix para academias, boxes e studios

Lançado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) em novembro de 2020, o Pix surge como uma alternativa revolucionária e facilitadora para os usuários, empreendedores e também para empresas, como as do setor fitness. Faz-se necessário, então, compreender melhor como funciona o Pix, e como essa ferramenta pode impulsionar sua empresa.

Para entender apropriadamente o Pix e dominar de forma prática e eficiente seu uso em benefício da sua marca, confira o conteúdo que preparamos para você e comece a aproveitar as vantagens do Pix agora mesmo, na sua academia, box ou studio fitness!

Antes de iniciar a leitura, vamos juntos conferir sobre o que falaremos hoje?

  • Entenda quais são as principais vantagens de trabalhar com Pix em seu negócio fitness
  • Confira uma explicação detalhada sobre o funcionamento do Pix
  • Esclareça as principais dúvidas sobre essa forma de pagamento
  • E, por fim, conheça um grande diferencial que a Tecnofit oferece aos seus clientes na hora de cobrar com Pix

Bastante coisa, né? Então se acomode bem na cadeira, pegue seu café e vamos ao conteúdo!

O que é o Pix?

O Pix é um novo método de pagamento, desenvolvido e disponibilizado pelo Banco Central, para realizar operações financeiras de forma rápida e segura, através do smartphone do usuário. Por meio do Pix é possível fazer compras, transferir e receber dinheiro, pagar contas e até mesmo impostos. Pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI).

Os pagamentos e transferências por Pix podem ser realizados em qualquer dia e horário, e os recursos são disponibilizados ao recebedor em menos de um minuto. Além disso, ambas as partes são devidamente notificadas da conclusão da transação diretamente nos seus respectivos smartphones.

Quais os benefícios do Pix para academias, boxes e studios?

Para as empresas em geral, e em especial para as empresas do ramo fitness, que prestam um serviço de forma contínua e geralmente com métodos de pagamento recorrentes, o Pix traz muitos benefícios aos gestores do segmento.

A implementação do Pix nesses espaços reduz gastos com as taxas de outras formas de pagamento – como cartão de crédito – e diminui a incidência de inadimplência, além da compensação quase instantânea dos valores, aprimorando notavelmente o fluxo de caixa.

Colocando na ponta do lápis, utilizar o Pix como principal meio de pagamento pode resultar em uma economia de até 36% por transação.

Além disso, o uso do Pix traz outras vantagens, tanto para o gestor quanto para seus clientes, agregando qualidade nos serviços prestados, ao entregar comodidade e praticidade aos alunos.

Vamos entender melhor essas vantagens:

Rapidez

Pagamentos e transferências por Pix levam cerca de 10 segundos para serem efetivadas. Isso significa que o gestor terá acesso ao valor integral do pagamento quase instantaneamente.

Facilidade

Para o aluno, pagar com Pix representa mais facilidade. Com alguns cliques no smartphone, e utilizando uma Chave Pix, o próprio sistema do Banco Central encontra automaticamente os dados bancários necessários para completar a operação, e ainda notifica o usuário do sucesso da transação.

Segurança

O Pix entrega mais segurança do que qualquer outro meio de pagamento, principalmente por ser totalmente digital. As operações digitais estão menos sujeitas a fraudes, são seguramente rastreáveis e, tratando-se de segurança física, eliminam os eventuais riscos de circular com dinheiro em espécie.

Para gestores de academias com múltiplas unidades, o Pix facilita o fluxo e o agrupamento das receitas provenientes de cada unidade, sem necessidade de utilizar transporte de valores, eliminando custos e eventuais prejuízos.

Versatilidade

O Pix é uma ferramenta com múltiplas propostas, e que pode ser usado para transações de qualquer tipo e valor, entre pessoas, empresas e governo.

Disponibilidade

Os usuários podem efetuar pagamentos e transferências via Pix a qualquer hora do dia, sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Baixo custo

Para o aluno, utilizar o Pix para pagar suas mensalidades é gratuito, bastando ter um smartphone com o aplicativo do seu banco e contar com uma conexão segura à internet.

Para o gestor, os custos das transações via Pix são muito menores do que os de outros métodos de pagamento, pois sua estrutura possui menos intermediários, o que resulta em menor custo de aceitação e evidente diminuição nos gastos com taxas.

Abertura

Transações via Pix podem ser efetuadas entre usuários com contas no mesmo banco, entre bancos diferentes, de bancos para fintechs, de fintechs para instituições de pagamentos, entre outras possibilidades.

Integração

As ordens de pagamento da ferramenta podem carregar informações importantes, facilitando a automação dos processos e a conciliação dos pagamentos.

Como funciona o Pix: tudo o que você precisa saber

Preparamos um guia completo para te deixar a par de todas as funcionalidades do Pix, implementadas pelo Banco Central e vigentes até o presente momento.

1. Como cadastrar o Pix

Primeiramente, é necessário ter uma conta corrente ou conta de pagamento que permita fazer e receber transferências, em uma instituição participante do Pix.

Através do aplicativo da instituição, o usuário irá definir as Chaves Pix, que são atalhos para identificação da conta no sistema, tornando desnecessário informar vários dados pessoais e bancários para receber uma transferência ou pagamento.

O limite de chaves para pessoas físicas é de cinco chaves por conta. Pessoas jurídicas podem dispor de até vinte chaves. Como chave, os usuários podem utilizar CPF/CNPJ, e-mail, telefone, ou mesmo gerar uma chave aleatória através do aplicativo do banco.

2. Inserção manual de dados

Para fazer um pagamento ou transferência inserindo manualmente os dados, o pagador abre a área Pix no aplicativo do seu banco e digita o valor da transferência e a chave Pix do recebedor.

Essa é a modalidade mais simples e que exige mais etapas do pagador, geralmente usada para transferências entre pessoas físicas ou pagamentos por bens e serviços em pequenos negócios.

3. Leitura de QR Code

Essa é outra forma de fazer uma transação financeira. No aplicativo do seu banco, o pagador faz a leitura de um QR Code com a câmera do smartphone, e então os dados do recebedor são reconhecidos automaticamente, dispensando a necessidade de digitar a chave Pix.

4. Iniciador de pagamentos

Do inglês payment initiation service provider, o PISP (sigla para iniciador de pagamentos) está em funcionamento no Pix desde agosto de 2021. Trata-se de permitir ao usuário efetuar pagamentos sem ter que abrir o app do seu banco.

A iniciação de pagamentos no Pix é uma funcionalidade que reduz o número de etapas para o usuário efetuar pagamentos em redes sociais, lojas online e plataformas digitais, eliminando a necessidade de sair do espaço virtual em questão para acessar o app do banco e perder tempo digitando os dados da transação.

Na prática, o PISP atua comandando a realização de um pagamento no lugar do cliente, exigindo dele apenas a confirmação da transação, que ocorre no mesmo ambiente em que o usuário está, seja um app de entregas, um site de compras, redes sociais, entre outros.

5. Aproximação

O Banco Central também disponibiliza a iniciação de pagamentos no Pix por aproximação, em smartphones com tecnologia de comunicação por campo de proximidade – Near Field Communication (NFC).

Como receber por Pix?

Para receber através de Pix, basta que o recebedor e o pagador tenham conta em uma instituição financeira que participe do ecossistema Pix, mesmo que o recebedor não possua nenhuma chave cadastrada.

Possuir uma chave Pix torna o processo mais simples e fácil, pois dispensa o pagador da tarefa de digitar os dados bancários completos do destino da transação.

Perguntas frequentes sobre Pix

Listamos abaixo as dúvidas mais frequentes entre potenciais usuários do Pix, respondidas de forma simples e direta pelo nosso time, para te dar a segurança e o domínio que você precisa para começar a usar o Pix no seu empreendimento agora mesmo.

O que significa Pix?

A palavra Pix, em si, não tem significado, nem é uma sigla, mas o nome de um meio digital de pagamentos disponibilizado pelo Banco Central.

O que é chave Pix?

De acordo com a definição do Banco Central, as chaves do Pix são “apelidos” ou “atalhos” usados para identificar uma conta.

O Pix é gratuito?

O Pix é gratuito para os usuários que sejam pessoa física. Pode haver cobrança quando o titular da conta é pessoa jurídica – nesse caso, a tarifa fica a critério do banco.

O Pìx é seguro?

Os dados dos usuários Pix são protegidos pela Lei do Sigilo Bancário e pela LGPD. As transações são criptografadas e controladas da mesma forma que outras transações.

Pix tem limite de valor?

Desde outubro de 2021 o Banco Central instituiu o limite do Pix em R$ 1.000,00, entre 20h e 6h, para as contas vinculadas a CPFs ou CNPJ de MEIs.

Quais as diferenças entre os QR Codes estático e dinâmico?

O QR Code estático pode ser lido várias vezes, incluindo ou não um valor fixo. Já o QR Code dinâmico (usado para o Pix Cobrança, sobre o qual falaremos logo mais) é gerado a cada compra, contém o valor da transação e só pode ser lido uma vez.

É possível agendar Pix?

As instituições financeiras participantes do Pix disponibilizam, em seus apps, a possibilidade de agendar pagamentos via Pix, para a data mais favorável ao cliente.

Posso cancelar ou estornar um Pix?

Sendo a transação instantânea, sem tempo hábil para cancelamentos, o Bacen instituiu um mecanismo para facilitar o estorno dos valores. Ainda, é possível cancelar um pix agendado.

Precisa ter dinheiro na conta para fazer Pix?

Para fazer um Pix, é preciso ter dinheiro em conta – mas alguns lugares oferecem a opção de usar limite do cartão para realizar transferências.

Conheça o Pix Cobrança – um diferencial da Tecnofit para os clientes

Ao longo desse texto deu para perceber as diversas vantagens do Pix em relação a outros métodos de pagamento, não é mesmo? Mas e se o seu negócio fitness pudesse dar um passo além e oferecer ainda mais facilidades para o aluno, além de garantir a previsibilidade financeira que a sua empresa tanto procura?

Tudo isso é possível com o Pix Cobrança, um diferencial que a Tecnofit oferece aos clientes por meio da Conta Digital Juno, a qual pode ser ativada de forma simples e prática dentro do sistema.

Para que você possa entender melhor como esse meio de recebimento funciona, fizemos um comparativo entre o funcionamento do Pix tradicional e o do Pix Cobrança.

Como funciona o Pix para academias, boxes e studios

Então, resumindo, a principal diferença do Pix Cobrança para o Pix tradicional é que a nova opção é considerada um título de cobrança, ou seja, oferece a possibilidade de inserir informações sobre a venda em um único código de pagamento, no caso um QR Code dinâmico.

Na prática, isso significa que você não precisará se preocupar em fornecer uma chave Pix para o seu aluno, esperar que ele faça o pagamento e te envie o comprovante para então dar baixa no sistema.

Todo o processo de pagamento acontece de forma automática e não exige ações manuais. E como a cobrança é integrada com o sistema, a baixa na venda também é feita automaticamente.

Funciona assim: o Pix Cobrança é atrelado a uma venda no sistema Tecnofit e então gera um QR Code de utilização única, o qual concentra todas as informações referentes ao plano do aluno e ao seu estabelecimento. O código é então enviado ao aluno por e-mail ou WhatsApp e, quando ele abrir o aplicativo do banco, os dados relacionados ao pagamento serão preenchidos automaticamente.

Como funciona o Pix para academias, boxes e studios

Você como estabelecimento também tem a opção de incluir juros ou multas, caso o aluno atrase a data de pagamento, igual acontece com o boleto. Porém, diferentemente deste meio de recebimento, que pode demorar até 3 dias para ser compensado, com o Pix Cobrança o pagamento é instantâneo, levando no máximo 10 segundos para atualizar no sistema.

Vale ressaltar que diferentemente das transações Pix pessoa física, as transações Pix do tipo PJ podem ser tarifadas e, segundo o Banco Central, as instituições financeiras são livres para definir seus próprios valores de taxas e modelos de precificação.

Ao contrário de outros bancos, que chegam a cobrar valores superiores a R$ 5 por cada transação ou porcentagens sobre cada Pix gerado, os clientes Tecnofit pagam apenas R$ 1,90 por pagamento realizado. Além disso, não há taxa de emissão e a cobrança só ocorre quando o aluno faz o pagamento, o que significa mais previsibilidade financeira para o seu negócio.

Ao receber o valor da venda na Conta Digital Juno dentro do sistema Tecnofit, é possível transferir o dinheiro para a conta corrente do estabelecimento sem nenhum custo adicional.

É inegável que disponibilizar o Pix como método de pagamento na sua academia, box ou studio é um grande salto em direção à digitalização dos seus processos, o que resulta em mais segurança e comodidade para seus clientes, além dos benefícios para a saúde financeira do negócio fitness.

Além disso, contar com essa ferramenta pode ser um diferencial da sua marca, a ser devidamente explorado nas suas estratégias de marketing.

Melhor ainda se você oferecer um meio de pagamento que é mais inovador, seguro e uma tendência no mercado, como é o caso do Pix Cobrança. Então, faça agora mesmo um teste gratuito dos sistemas Tecnofit.

Atuantes no mercado fitness desde 2016, desenvolvemos uma gama de sistemas de gestão voltados para atender às particularidades e demandas específicas do seu modelo de negócio, seja academia, studio ou box.

Conte com nosso blog para se manter atualizado sobre as novidades em alta no universo fitness, e com o time de especialistas da Tecnofit para implementar uma gestão prática, simplificada e totalmente digital na sua empresa, impulsionando o crescimento e os rendimentos da marca.

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })