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Plano recorrente academia: o que é, tipos e como implantar
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Plano recorrente academia: o que é, tipos e como implantar

Aqui a gente te conta tudo sobre uma das formas de pagamento mais comuns e benéficas para as academias, além de dicas sobre como aplicá-la no seu negócio!

O que é plano recorrente academia

Conhecer o que é um plano recorrente para academia e seus benefícios para a previsibilidade, controle e fidelização faz parte do segredo do sucesso de empreendedores fitness! Isso porque, em mercados com impacto de sazonalidade, todo tipo de estratégia que contribua com a garantia de receita é uma nova chance de obter excelentes resultados.

Trata-se de uma alternativa de pagamento – em geral, com uma porcentagem de desconto – na qual a cobrança é feita de forma automática via cartão de crédito, boleto ou outro formato. É como um sistema de assinatura, como o Netflix ou Spotify, por exemplo, em que o cliente não precisa se preocupar em fazer a compra do serviço todos os meses, já que o valor é cobrado com recorrência.

Certamente você é cliente ou conhece alguém que assina alguma plataforma com pagamento recorrente. Cada vez mais esse método está disponível e inserido nas nossas vidas – o que traz benefícios tanto para a empresa, quanto para o consumidor. Com o plano recorrente para academia não é diferente.

Como funciona um plano recorrente para academia

O modo como a recorrência funciona é bem simples: ao invés de uma empresa fechar uma única venda, ela vende o acesso ao serviço. Ou seja, é uma aquisição contínua. Para exemplificar, funciona como uma venda periódica automática que, na maioria das vezes, é feita de mês a mês, mas também pode ser trimestral, semestral, e assim por diante.

Exemplo prático de funcionamento

Para entender melhor como funciona um plano recorrente para academia, vamos a um exemplo:

Consideramos que o valor do plano anual de uma academia é R$ 1.800,00. Nessa modalidade, a cada 30 dias, o aluno será cobrado de forma automática o valor de R$ 150, mesmo que o limite do cartão de crédito do aluno seja inferior ao valor total do plano.

Isso porque as parcelas funcionam como compras únicas. E, a cada mês, o valor do plano é renovado. O mesmo funciona com planos semestrais, trimestrais ou personalizados, por exemplo. A principal diferença está na porcentagem de desconto oferecida pela academia para cada uma das modalidades.

Diferença entre recorrência e parcelamento

Imagine o seguinte cenário: um aluno da sua academia adquire o plano anual, que tem o valor de R$ 1.200. Esse mesmo aluno parcela esse valor no cartão de crédito em 12 parcelas de R$ 100, e o valor integral (R$ 1.200) é retido do limite do cartão.

No plano recorrente para academia, a lógica é diferente. Tomando por base a mesma situação, todos os meses esse aluno receberia uma cobrança referente ao período que utilizou o serviço (30 dias). Se ele pagar a fatura, pode usufruir do serviço por mais um mês, caso contrário, o vínculo se encerra ali.

Conseguiu entender a principal diferença? Quando um aluno faz uma compra de R$ 1.200 e parcela em 12 vezes, o cartão de crédito consome R$ 1.200 de uma única vez. Já no modelo de recorrência, é cobrado mês a mês o valor referente ao período contratado.

Tipos de planos recorrentes para academia

Dependendo das modalidades, carga horária e perfil da academia, são várias as opções de planos recorrentes oferecidos. Abaixo listamos os mais comuns:

Plano mensal recorrente

Um dos planos recorrentes mais comuns em academias, onde o aluno é cobrado de forma automática a cada 30 dias de uso ao serviço. Na contratação de um plano recorrente de academia mensal, o aluno será cobrado referente ao mês de utilização do serviço.

Em geral, o plano pode ser cancelado de um mês para o outro sem multas ou cobranças extras. No entanto, a parcela de desconto concedida costuma ser menor. Esse formato pode ser cancelado entre um período e outro, sem multas para o aluno.

Plano trimestral recorrente

Por conta da previsibilidade do pagamento de três meses, as academias costumam oferecer melhores condições para quem contrata o plano trimestral – o qual implica no uso dos serviços do estabelecimento por três meses. O valor pode ser diluído entre o período para pagamento mensal.

Plano semestral recorrente

Corresponde ao uso dos serviços durante seis meses, seguindo a mesma lógica dos planos anteriores. No plano recorrente de seis meses, o acesso é liberado durante todo o período contratado, mas a cobrança é dividida entre os meses.

Como consequência ao período de contrato, os valores costumam ser ainda melhores. O plano pode ser renovado ao término do semestre e, normalmente, há uma multa caso haja desistência no meio do contrato. Para que exista vantagem para o aluno, o valor cobrado em cada mês costuma ser menor.

Plano anual recorrente

Para a empresa, esse é o plano mais vantajoso, considerando a previsibilidade de receita de um ano. Funciona da mesma forma que as cobranças anteriores, mas corresponde a um contrato de um ano. Os alunos têm acesso liberado durante todo o período e são cobrados de acordo com o valor diluído durante os 12 meses.

Em contrapartida, o desconto para atrair os alunos para esse plano deve ser bastante atrativo. Em alguns casos, o valor total é diluído entre os meses, sem impactar o limite de crédito do cliente. Tende a ser o melhor formato para as empresas, já que garante a entrada da receita daquele aluno durante o ano inteiro, oferecendo mais segurança e previsibilidade.

Planos personalizados

Algumas academias também podem personalizar seus planos recorrentes, com a inclusão de modalidades ou necessidades específicas. O tempo de recorrência e desconto na mensalidade depende da proposta oferecida.

Plano básico

Principalmente em academias que oferecem várias modalidades, é interessante oferecer planos com acesso limitado aos serviços – como apenas a musculação, por exemplo. Dessa forma, os alunos com essa necessidade podem fazer a contratação a partir de um valor mais acessível. O plano básico também pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Plano completo

Por outro lado, o acesso completo a todos os serviços da academia por um único valor também pode ser uma ótima oferta para alguns alunos. Por isso, vale criar um pacote recorrente e oferecer descontos exclusivos para os clientes que optarem por essa alternativa.

Métodos de pagamento para planos recorrentes

Recorrência no cartão de crédito

O plano recorrente para academia com cartão de crédito é uma das opções mais vantajosas que você pode oferecer para o seu aluno, ele é a melhor forma de aproveitar os benefícios da recorrência.

Como funciona a recorrência no cartão

Imagine que um aluno contrata o plano anual da sua academia, que custa R$ 1.500. Caso ele opte por parcelar essa compra, vai funcionar da seguinte maneira: São R$ 1.500 parcelados em 12 vezes, ou seja, 12 parcelas de R$ 125. No entanto, na hora da compra, o cartão do aluno já irá consumir o valor integral da compra.

E, a partir disso, ele terá o “direito adquirido” de frequentar a sua academia, independente de estar pagando o cartão de crédito em dia, ou não.

Já no modelo de recorrência, é cobrado mês a mês apenas o valor referente ao período em questão. Ou seja, nesse caso, todos os meses seriam cobrados R$ 125 na fatura do cartão do aluno. E, caso ele não pague esse valor, o acesso ao serviço é bloqueado.

Débito recorrente

Ambos são modalidades de pagamento de plano recorrente para academia. A principal diferença entre eles é que, no crédito recorrente, o valor é lançado na fatura do cartão de crédito do aluno; enquanto no débito recorrente, o valor do plano ou mensalidade é debitado diretamente da conta bancária do cliente.

Por meio desse método, a cobrança é feita periodicamente, na data estipulada no contrato. Basta que o aluno tenha saldo suficiente em conta para cobrir o valor do pagamento e a cobrança será feita de forma automática.

Boleto bancário recorrente

O boleto bancário recorrente também é uma ótima opção para aqueles alunos que não possuem cartão de crédito ou contas em bancos. Com o boleto também é possível que o aluno tenha um controle maior sobre seus gastos e arquive os comprovantes.

No entanto, existem alguns pontos negativos como o tempo de processamento do pagamento que pode levar até cinco dias e a maior probabilidade de esquecimento na hora de pagar o boleto, enquanto que no cartão o valor é debitado automaticamente.

Pix recorrente

Em academias, o PIX também pode ser usado na recorrência, nesse caso é feita a leitura de um QR Code na fatura recorrente.

Vantagens do plano recorrente para academias

Garantia de receita, previsibilidade e fidelização são algumas das vantagens de oferecer o plano recorrente de academia. Conforme citado anteriormente, a segurança da entrada de recursos constante é apenas uma das vantagens de oferecer planos recorrentes de academia.

1. Redução do índice de inadimplência

Por ser um formato de cobrança automática, o plano recorrente de academia evita que os alunos esqueçam de fazer o pagamento da mensalidade, garantindo estabilidade na receita e reduzindo a chance de inadimplência.

Como o valor faturado é descontado de forma automática, a inadimplência tende a diminuir. Isso acontece porque o limite do cartão não é consumido com o modelo de recorrência, o que dá mais segurança e tranquilidade para os alunos na hora de efetuar a assinatura.

2. Facilita o gerenciamento de mensalidades

Principalmente para academias maiores, com dezenas de alunos, é quase impossível pensar em gerenciar a contratação de mensalidades sem um plano recorrente para academia. Essa modalidade ajuda a otimizar o gerenciamento, já que o processo de contratação acontece de forma mais espaçada.

Com os planos recorrentes de academia, a gestão das contas dos alunos se torna mais simples, já que a plataforma contratada deve fazer a cobrança periódica dos alunos de forma automática.

3. Organização e redução do trabalho operacional

Com a redução do trabalho operacional, os empreendedores e colaboradores da academia tendem a ter mais tempo para investir na excelência em atendimento e outras manobras a fim de fidelizar os alunos e atrair novos clientes.

4. Previsibilidade de receita

A previsão da receita nas academias, promovida pelos planos recorrentes, ajuda a criar planejamentos financeiros a longo prazo, mitigar riscos e projetar investimentos, com a garantia de que os custos serão cobertos.

Outra grande vantagem do pagamento recorrente é a previsibilidade. Você será capaz de prever o faturamento do mês seguinte, baseando-se nos alunos ativos no mês atual. Essa vantagem da receita recorrente evita oscilações significativas no faturamento, e ajuda o gestor a se planejar melhor para o futuro.

5. Possibilita a aderência de planos mais longos

As vantagens dos planos recorrentes costumam ser importantes para que os alunos tornem-se clientes fieis à academia ou espaço fitness por períodos de tempo mais longos.

No entanto, vale ressaltar que o plano recorrente não é o único responsável pela retenção dos alunos – é preciso investir em uma experiência positiva em todos os pontos de contato do cliente com a academia para garantir o alto nível de satisfação e fidelização.

6. Redução do custo de aquisição de clientes (cac)

Fidelizar clientes é muito mais econômico do que atrair novos. Por isso, planos recorrentes, com contratos a longo prazo, ajudam a otimizar o investimento, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes – o qual pode ser redirecionado para outras questões estratégicas para o negócio.

7. Personalização e flexibilidade

Com o plano recorrente, é possível oferecer planos flexíveis e que se encaixam no perfil e nas necessidades de cada aluno.

Além da divisão clássica entre mensal, semestral e anual também é possível oferecer planos mais completos e robustos até os mais básicos, com menos atividades. Outras opções incluem oferecer modalidades que a sua academia é especializada, como lutas ou natação.

8. Maior valor agregado

Para convencer os alunos a contratarem planos recorrentes, normalmente as academias oferecem preços e condições mais vantajosas. No entanto, além da economia, esse formato de contratação também oferece mais segurança e transparência de pagamentos aos clientes, agregando valor ao serviço utilizado.

9. Maior retenção de alunos

A retenção de alunos na academia está ligada a diversos fatores, como a qualidade dos equipamentos e do espaço, o atendimento, o quanto você consegue engajar o seu aluno e a facilitação do pagamento também é uma forma de reter alunos na sua academia.

10. Otimização das finanças do estabelecimento

A recorrência torna o processo de cobrança muito mais fácil, rápido e prático. Por meio da automatização, os erros operacionais são evitados e as horas são otimizadas, permitindo que a gestão possa dar foco às decisões estratégicas para o negócio.

Vantagens do plano recorrente para os alunos

Se mesmo depois de todas essas vantagens você ainda não se convenceu da importância de oferecer plano recorrente para academia, temos mais alguns benefícios relacionados à experiência dos alunos no seu estabelecimento.

1. Não consome o limite de crédito

Como já explicamos, ao contrário do pagamento parcelado que usa o limite do cartão, o pagamento recorrente não compromete o limite do cartão de crédito do aluno. Por isso, na medida em que o aluno for usando o serviço, o valor vai sendo descontado mês a mês e não lançado todo de uma vez.

2. Economia financeira

Em geral, a contratação de um plano recorrente para academia é concretizada por conta do desconto que as empresas oferecem em troca da fidelização por determinado período. Dessa forma, os alunos conseguem optar por valores mais acessíveis, contribuindo com a economia.

3. Acesso a benefícios exclusivos

Também é comum que, para aumentar o valor agregado ao plano recorrente de academia, as empresas ofereçam o acesso à benefícios exclusivos aos alunos, como aulas especiais, eventos, estacionamento gratuito, palestras e workshops ou até mesmo outras modalidades.

4. Praticidade e comodidade

Cá entre nós, é difícil encontrar fãs de burocracia por aí. Normalmente as pessoas costumam fugir de processos complicados de contratação e renovação de serviços.

Com o plano recorrente de academias, os alunos não precisam se preocupar em refazer a mensalidade, contrato ou pagamento todo mês, já que isso pode ser programado para acontecer automaticamente de acordo com a plataforma utilizada pela empresa.

5. Evita esquecimentos e cancelamento

Com cada vez mais estímulos e comunicações na vida das pessoas, deixar um pagamento ou outro para depois não é incomum. No entanto, essa prática pode trazer prejuízos, como multas ou cancelamento da prestação de serviço para os consumidores.

Com os planos recorrentes de academia isso não acontece! O pagamento pode ser feito de forma automatizada, evitando que o aluno esqueça de realizá-lo.

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6. Compromisso e motivação

“Já estar pago” pode ser um excelente motivo para que o aluno não desista da rotina de treinos! O compromisso com o pagamento de um plano recorrente de academia ajuda a criar um senso de obrigatoriedade, aumentando a motivação e os resultados consistentes.

Como criar um plano recorrente para academia

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é um plano recorrente, quais os tipos e seus benefícios, é hora de saber como aplicá-los. Preparamos um passo a passo abaixo:

1. Decida quais tipos de assinaturas serão oferecidos

Antes de qualquer coisa é preciso identificar as melhores opções de planos para o seu estabelecimento. Em um primeiro momento é importante definir quais serão os planos e modalidades oferecidos por meio do pagamento recorrente na sua academia.

Apesar das alternativas, verifique aquilo que realmente faz sentido para o seu negócio. Existem alguns estabelecimentos que oferecem apenas o plano anual como alternativa de desconto, por exemplo. Tudo depende do seu planejamento financeiro, perfil de alunos e objetivos com o plano recorrente.

Os mais comuns em grande parte das academias são os planos mensais e anuais, mas vale avaliar com o seu departamento financeiro se é viável e vantajoso abrir outras alternativas para os alunos.

2. Defina o valor de cada plano

Precificar é o segundo passo! Para isso, além de identificar os serviços que farão parte de cada plano, é interessante considerar um desconto atrativo para, de fato, garantir a adesão dos seus alunos. Quanto maior o período de recorrência, melhor devem ser as condições de pagamento.

Aqui vale reafirmar que é importante que os planos recorrentes tenham valores atraentes para os alunos – quase que uma moeda de troca para atrair a fidelização dos mesmos. Sendo assim, ao precificar os valores de mensalidade e aulas da sua academia, considere dar descontos de forma gradativa, de acordo com o plano recorrente contratado.

3. Selecione os meios de pagamento

Débito em conta, cartão de crédito, boleto bancário ou até mesmo o PIX. São várias as opções de pagamento disponíveis para a cobrança dos planos recorrentes. Avalie, de acordo com o perfil dos seus clientes, aquela que faz mais sentido para o seu negócio e certifique-se de ter todas as ferramentas e recursos disponíveis para oferecê-la.

4. Elabore contratos detalhados

É fundamental saber que o pagamento de um plano recorrente não dá a garantia de que o serviço será pago até o final do período definido. Por isso, elabore um contrato para cada aluno de acordo com a opção de plano escolhida.

Características de um bom contrato

Contratos Bem Detalhados: Não são todas as pessoas que têm facilidade em tratar com burocracias, termos e linguagens contratuais. Por isso, certifique-se de descrever de forma completa e detalhada cada um dos serviços que estão contemplados nos planos recorrentes.

Expectativas Definidas: O contrato nada mais é do que um documento que estabelece os combinados entre pessoas físicas e jurídicas. É fundamental que os alunos tenham espaço para tirar qualquer tipo de dúvida antes mesmo da assinatura do contrato.

Proteção Jurídica: Certifique-se de que o contrato esteja em conformidade com as leis e regulamentações necessárias, como proteção de dados pessoais, direito do consumidor, entre outras normas.

5. Divulgue as alternativas e esclareça dúvidas

Apesar de ser uma lógica simples e muito comum em diversos mercados, alguns alunos ainda têm receio de aderir ao pagamento recorrente. Por isso, crie materiais de divulgação claros com as explicações sobre os formatos de plano oferecidos e busque esclarecer todas as dúvidas dos seus clientes.

6. Planeje uma rotina de análises

Mesmo com a automatização, o monitoramento dos pagamentos precisa ser incluído na rotina administrativa do seu negócio. Para isso, identifique a melhor forma de fazer a gestão dos pagamentos para avaliar o funcionamento e revisão constante do processo.

7. Selecione uma plataforma de gestão

Oferecer um plano recorrente de academia demanda que você conte com uma ferramenta para automatizar a cobrança, seja qual for o formato escolhido. Isso vai garantir que erros de cobrança sejam evitados, para que todas as vantagens do plano recorrente possam ser garantidas da melhor forma possível.

Mais do que importante, ter uma plataforma que automatize as cobranças dos planos recorrentes de academia é necessário. Seja qual for a periodicidade do plano ou o método de pagamento escolhido, a plataforma deve disparar as cobranças para todos os alunos matriculados.

Estratégias para aumentar a adesão aos planos recorrentes

Ofereça promoções e incentivos atrativos

Talvez o problema do plano recorrente da sua academia esteja nos atributos que você está oferecendo em troca da contratação. Por isso, invista em diferentes formatos de descontos, ofertas especiais para novos alunos, isenção da taxa de matrícula, combos com aulas gratuitas adicionais ou até mesmo a entrega de brindes personalizados.

Eduque os alunos sobre os benefícios

Apesar de ser uma modalidade de pagamento muito conhecida no universo fitness, alguns alunos podem não saber os motivos pelos quais é tão interessante contratar um plano recorrente.

Por isso, treine o seu time da recepção ou de vendas para enaltecer todas as vantagens dessa modalidade, crie um roteiro específico de perguntas frequentes e coloque-os em simulações de conversas com os alunos.

Simplifique o processo de adesão

Conforme já abordamos por aqui, muitas vezes, a burocracia e falta de confiança pode fazer os alunos fugirem da sua academia – mesmo que as recompensas para um plano recorrente de academia sejam muito atrativas!

Sendo assim, certifique-se de ter opções variadas, utilizar plataformas seguras e conhecidas, oferecer alternativas de pagamento flexíveis e acessíveis.

Crie um programa de fidelidade

Essa é uma iniciativa que pode funcionar muito bem atrelada a um plano recorrente para academia. Isso porque, além do desconto, os alunos podem ser recompensados pela frequência, renovação automática ou outras atitudes que comprovem a sua fidelidade com a empresa em questão.

Ofereça avaliação física gratuita

Uma tendência presente nos mais diversos estudos relacionados ao mercado fitness é o treinamento personalizado – o qual garante resultados mais eficientes por meio de uma abordagem que considera as características individuais dos alunos, a qual normalmente começa com uma avaliação física.

Marketing para planos recorrentes

Divulgação nas redes sociais

Essa dica é quase “default” para quem investe em marketing digital. É importante usar a bio do Instagram, os destaques dos Stories e até mesmo o depoimento de clientes para incentivar a contratação de um plano recorrente de academia.

Você também pode investir em anúncios pagos segmentados para multiplicar essa informação para um público-alvo específico, garantindo resultados ainda melhores.

Parceria com influenciadores locais

Outra forma de divulgar o plano recorrente para academia é por meio da contratação de influenciadores locais. Atualmente, os chamados micro influenciadores, com 10 mil a 50 mil seguidores, têm garantido bons resultados na divulgação de marcas, produtos e serviços.

Campanha de e-mail marketing

Se o e-mail é um canal de relacionamento com os seus alunos, você também pode usá-lo para divulgar as informações sobre um plano recorrente para academia. Aqui a dica é tomar cuidado com a segmentação da lista de contatos e o compartilhamento de conteúdo valioso.

Ofereça aulas experimentais

Por fim, mas não menos importante, a aula experimental é uma técnica muito conhecida para estimular os alunos a contratarem um plano recorrente de academia. Por meio desse teste, os clientes conseguem conhecer um pouco mais sobre a experiência de treinar no espaço.

Plano recorrente como aliado contra a sazonalidade

Combate à sazonalidade

A sazonalidade, em academias, indica os períodos de tempo com oportunidades ou riscos para as vendas do negócio. No caso do inverno, muitas pessoas tendem a deixar de realizar atividade física por conta das baixas temperaturas.

Neste caso, os planos recorrentes ajudam a estabilizar a receita, com o pagamento constante e consistente da mensalidade dos seus membros, mesmo com a baixa no engajamento.

Motivação e fidelização

O plano recorrente também é uma forma de incentivar os alunos a continuarem frequentando a academia mesmo no inverno, já que eles estão comprometidos financeiramente a longo prazo. Como o valor “já está pago”, os alunos tendem a se sentir influenciados a fazerem a sua parte para a manutenção da saúde e bem-estar nesse estabelecimento fitness!

Planejamento financeiro

Por fim, conforme abordamos ao longo de todo o artigo, o plano recorrente ajuda os empreendedores a terem uma previsão de receita garantida, mesmo nos períodos mais frios do ano. E isso contribui com uma gestão muito mais fácil dos custos operacionais, investimentos, contratações e demais planejamento financeiros da academia, buscando melhores resultados para o negócio.

Como controlar planos de assinatura em academia

Tão importante quanto oferecer plano recorrente para academia é controlar o seu funcionamento. E a melhor forma de garantir o gerenciamento é contratar um sistema de gestão de cobrança.

Melhor ainda se a solução encontrada puder auxiliar por meio da automatização de mensalidades, controle de fluxo de caixa, centralização de informações e entrega de indicadores e resultados de forma clara e transparente para que você possa tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio.

Use um software de gestão para academias

A Tecnofit é o sistema de gestão fitness mais completo e líder do mercado brasileiro. E, entre as suas várias vantagens, está o pagamento recorrente.

Com apenas alguns cliques, o cliente Tecnofit pode habilitar o modelo de pagamento recorrente em sua academia e, a partir de então, seus alunos poderão pagar via recorrência. Vantagem para o aluno, vantagem para o gestor!

E os resultados podem ser ainda mais positivos com um sistema de automatização de cobranças recorrentes alinhado à gestão completa do negócio. E a nossa dica é o Sistema Tecnofit, o mais completo e líder do mercado brasileiro.

Implementação de planos recorrentes: checklist completo

Com todas essas dicas compartilhadas, agora é hora de arregaçar as mangas e, finalmente, implementar um plano recorrente de academia para conquistar resultados ainda melhores para o seu negócio. Para não deixar nenhum ponto importante de lado nesse processo, detalhamos abaixo um checklist das principais etapas:

Preços dos planos

Essa talvez seja a definição mais importante – e estratégica – na hora de implementar um plano recorrente para academia. Isso porque, além de ser atrativo para os alunos, precisa fazer sentido para a gestão financeira da sua empresa.

Principais dicas para estabelecer os preços corretos:

  • Realizar uma pesquisa de mercado e avaliar as ofertas dos concorrentes
  • Entender qual é o valor necessário para cobrir os custos operacionais do seu negócio
  • Definir qual é a margem de descontos possível
  • Estruturar diferentes planos com diferentes preços para testar com os seus alunos

Formas de pagamento

Com os preços definidos, é hora de escolher as formas de pagamento que você vai oferecer para a contratação de um plano recorrente para academia. Sugerimos que você se certifique de contar com parceiros versáteis e confiáveis para oferecer diferentes opções e plataformas, pensando até mesmo na otimização da cobrança.

Contrato de prestação de serviços

Você já deve ter ouvido por aí que “o combinado não custa caro”. Isso significa que, para oferecer um plano recorrente de academia para os seus alunos, é fundamental criar contratos claros e transparentes que detalhem todos os termos e condições relacionadas ao formato de pagamento e serviços oferecidos.

Lembre-se de solicitar a assinatura dos alunos e manter esse documento guardado – de forma física ou digital – para proteger sua empresa de qualquer problema futuro.

Sistema de gestão adequado

Mais do que importante, ter uma plataforma que automatize as cobranças dos planos recorrentes de academia é necessário. Ao mesmo tempo, também é interessante que os alunos tenham uma visão clara e transparente do histórico dos pagamentos realizados, pendentes e os que ainda faltam para concluir o contrato.

Dados do mercado de recorrência

O pagamento recorrente não é uma novidade e já abordamos bastante sobre ele aqui no blog da Tecnofit. Inclusive, como sendo uma estratégia para redução da inadimplência.

Se você ainda não possui um modelo de recorrência em sua academia, certamente está deixando dinheiro na mesa. Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, o pagamento recorrente teve um aumento de 167% nos últimos 4 anos.

Além disso, somente em 2019 o Brasil movimentou R$ 1 bilhão através da recorrência. Esse número é muito baixo, se comparado aos US$ 10 bilhões movimentados no mesmo período nos Estados Unidos. Ou seja, o mercado da recorrência ainda vai crescer muito por aqui.

Casos de sucesso

A Evolve é uma rede de academias de Goiás que possui 10 unidades e tem 95% de seu faturamento vindo da recorrência. Vinícius Custódio, que é diretor da empresa, disse que “se não fosse a recorrência, ainda estaríamos na segunda loja”.

Vantagens da recorrência no cartão de crédito

Como você já percebeu, as vantagens para os alunos são várias! Mas também existem benefícios específicos para a academia quando se utiliza a recorrência no cartão de crédito:

  • Maior taxa de adesão: Facilita a contratação por parte dos alunos
  • Forte argumento de venda: Não compromete o limite do cartão
  • Taxa de crédito à vista reduzida: Melhores condições de processamento
  • Cobrança automática: Reduz trabalho operacional
  • Redução de inadimplência: Pagamento automático evita esquecimentos
  • Aumento da retenção: Facilita a permanência do aluno
  • Previsibilidade financeira: Receita garantida mês a mês

Conclusão: implementando planos recorrentes com sucesso

Agora que você já sabe como funciona um plano recorrente para academia, quais são os principais formatos e métodos de cobrança, é importante lembrar que nunca é demais relembrar: a recorrência é a venda do acesso ao serviço. Ou seja, é uma aquisição contínua, uma venda que acontece de maneira periódica e automática.

Grandes streamings do mercado usam o modelo de pagamento recorrente, como a Netflix, o Spotify, além de clubes de assinatura de livros, vinhos e cervejas. É claro que a sua academia também pode se beneficiar dessa opção.

Recomendamos que você acesse o site da Tecnofit para conhecer melhor a ferramenta e entender como ela pode ser uma aliada neste processo! Faça um teste na plataforma da Tecnofit agora mesmo e confira todas as nossas funcionalidades!

Te convidamos a experimentar todas as possibilidades que o Sistema Tecnofit oferece. Você pode solicitar um teste grátis e tirar todas as suas dúvidas com uma equipe de especialistas!

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