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Quanto uma academia fatura por mês: vale a pena investir?

Quanto uma academia fatura por mês: vale a pena investir?

Conheça detalhes importantes para comprovar a viabilidade financeira desta empresa.

aluno de academia fazendo pagamento por cartão de crédito

Apesar de ser um sonho para muitas pessoas, ter uma empresa de sucesso depende da sua lucratividade. Ou seja, é imprescindível saber quanto fatura uma academia por mês antes de pensar em investir. 

Mas além de se perguntar quando a academia pode chegar a faturar, há uma série de estratégias para melhorar esse número, principalmente por meio da gestão adequada

Neste artigo, preparamos várias dicas e orientações que vão te ajudar a dar o primeiro passo nessa jornada e tirar várias dúvidas em relação à viabilidade deste negócio. Faça as suas anotações e tenha uma ótima leitura. 

Abrir uma academia vale a pena?

Assim como em qualquer setor, não existe uma fórmula secreta para um negócio “dar certo”. Tudo depende de algumas decisões, investimentos, análises e da gestão correta. 

No mercado fitness, há ainda algumas preocupações e riscos que precisam ser levados em conta para garantir o sucesso da empresa, considerando principalmente a sazonalidade da procura e o desafio de retenção de alunos.

Mas não estamos aqui para trazer apenas o lado preocupante da questão. 

Dados do relatório da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostram que o Brasil é o segundo país com mais academias do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Isso significa que certamente é um modelo de negócio que funciona no país – e tem público para tal. 

Então, para investir em uma academia, antes de qualquer coisa é preciso fazer um planejamento com objetivos, métricas e estratégias muito bem definidas, para que no final das contas você mesmo possa responder: “SIM, abrir uma academia vale muito a pena!”. 

Como lidar com a concorrência no mercado de academias?

Uma outra interpretação para o dado da IHRSA apresentado acima pode ser que o Brasil também é um dos países com o mercado mais competitivo em relação às academias. Esse cenário pode ser desafiador, mas existem boas dicas para ajudar a lidar com a concorrência de forma eficaz. 

A primeira delas é: mantenha seus amigos perto, e seus concorrentes mais perto ainda. A licença poética deste ditado popular é válida quando abordamos a concorrência; é preciso conhecê-los. Identificar seus pontos fortes e fracos, quais são seus serviços, preços e reputação no mercado. Tudo isso vai ajudar a encontrar oportunidades para se destacar. 

E a partir disso, você pode planejar seus diferenciais em cima de uma referência sólida. Que tal oferecer serviços exclusivos, aulas diferenciadas ou até mesmo identificar um perfil específico de clientes e adaptar o negócio como especialista em determinado público?

Outras dicas para ficar sempre um passo à frente da sua concorrência são:

  • Proporcione as melhores experiências para os seus alunos: pode parecer óbvio, mas, cada vez mais, a satisfação dos clientes é um índice fundamental para a fidelização e atratividade. Desde o momento em que eles procuram informações sobre o local, o atendimento deve ser o melhor possível. 
  • Invista em estratégias de marketing: de acordo com o seu planejamento financeiro, avalie as melhores alternativas para se destacar também em relação ao conteúdo de redes sociais, site e promoções especiais. 
  • Construa parcerias estratégicas: o networking e trabalho em parceria com profissionais relacionados às áreas de saúde e bem-estar podem contribuir com indicações de clientes e promoções conjuntas. 
  • Fique de olho no mercado: acompanhe as tendências e mudanças no comportamento dos consumidores para adequar a sua oferta de serviço às necessidades do mercado. 
  • Solicite o feedback dos seus clientes: nada melhor do que “beber da fonte” quando o assunto é a opinião dos seus alunos. Estabeleça um relacionamento confiável e de troca contínua para que eles possam compartilhar suas percepções. E, com isso, busque viabilizar mudanças para melhor atendê-los. 

Como avaliar a viabilidade financeira de uma academia antes de abrir?

Saber quanto uma academia fatura por mês é só um dos pontos fundamentais para avaliar a viabilidade financeira deste tipo de negócio. Existem quatro principais indicadores que precisam ser mensurados e acompanhados para ter a certeza de que uma empresa tem potencial de gerar lucros. São eles:

  1. Taxa mínima de atratividade (TMA): é o percentual mínimo de retorno dos investimentos realizados, feita com base em diferentes parâmetros, como a taxa de juros SELIC. 
  2. Valor presente líquido (VPL): que traz a expectativa de lucro do modelo de negócio com os valores atuais. 
  3. Taxa interna de retorno (TIR): porcentagem de retorno que se pretende obter sobre o valor investido no modelo de negócio. A empresa é economicamente viável se o valor da TMA for menos do que o TIR. 
  4. Payback: mostra em quanto tempo será possível recuperar o dinheiro que você investiu na sua empresa.

Ainda não tinha ouvido falar sobre essas taxas e indicadores? Não se preocupe: muitos empreendedores contam com profissionais especializados em contabilidade ou consultoria de negócios para obter orientações nesse processo.

Ao avaliar cada um desses indicadores, também é interessante acompanhar diferentes modelos de negócio entre as academias, para entender qual deles se conecta melhor com os seus objetivos e apresentam maior viabilidade financeira. Por exemplo: um negócio próprio ou uma franquia. 

Quais as vantagens de abrir uma franquia de academia?

Por ser um modelo pré-estabelecido, pode ser uma opção segura para empreendedores. Entre as principais vantagens das franquias, podemos citar:

  • Marca conhecida no mercado, o que garante economia em marketing. 
  • Perfil de público segmentado e pré-estabelecido. 
  • Treinamentos iniciais da franqueadora e suporte para iniciar o negócio. 
  • Apoio na aquisição de máquinas e equipamentos para a academia. 

Quais as desvantagens de abrir uma franquia de academia?

Apesar dessas vantagens, nem todos os empreendedores optam pela abertura de uma franquia. Confira algumas desvantagens que podem acarretar nessa decisão:

  • Menos flexibilidade e mais controle sobre as operações do franqueado. 
  • Sem flexibilidade para escolha do local, pois o franqueador determina onde a franquia será instalada. 
  • Possíveis falhas operacionais no sistema da franquia.

Quais as vantagens de abrir uma academia do zero?

Agora que você já conhece algumas vantagens e desvantagens de escolher abrir uma franquia, é interessante compará-las com a opção de abrir uma academia do zero. Confira algumas vantagens:

  • Maior flexibilidade em todas as etapas do negócio.
  • Escolha do público-alvo e segmento em que você irá atuar.
  • Definição do modelo de negócio, sem precisar de validação externa. 

Quais as desvantagens de abrir uma academia do zero?

Listamos abaixo alguns desafios que você pode encontrar pelo caminho ao decidir abrir uma academia própria, do zero:

  • Menos suporte e ajuda externa na hora da abertura. 
  • Marca pouco conhecida, o que necessita de maior investimento em divulgação. 
  • Com um nome sem consolidação no mercado, você pode ter mais dificuldade para lidar com a concorrência, principalmente se estiver localizado perto de grandes redes de academias.

Quanto se gasta para abrir uma academia?

Para que você possa descobrir quanto uma academia fatura por mês, é preciso identificar seus principais custos e investimentos. 

No caso de uma franquia, por exemplo, o valor de um investimento inicial de R$ 57 mil a quase R$ 1 milhão. Esse investimento considera, em uma ponta, marcas como a Doutor Fit, rede especializada em treinamento funcional, com retorno do investimento entre 18 e 24 meses. E, do outro, uma rede maior e mais conhecida como a Smart Fit, com retorno entre 36 e 60 meses. 

Agora, se você optar por abrir uma academia do zero, o investimento inicial pode partir de R$ 50 mil até mais de R$ 80 mil. Como aqui o modelo de negócio é super flexível – até mesmo em relação aos equipamentos, que vão ocupar a maior parte do custo inicial – o investimento pode ter uma variação maior. Por isso, indicamos fazer uma análise completa de mercado antes de pensar em investir. 

Quais são os principais equipamentos necessários para abrir uma academia?

É muito provável que a maior parcela do investimento inicial para abrir uma academia seja em equipamentos. No entanto, escolher aparelhos e acessórios de qualidade certamente terá impacto direto com a atratividade e retenção dos seus alunos, além de evitar custos de manutenção posteriormente. 

A dica, principalmente neste início, é optar por máquinas e aparelhos multifuncionais, em que os alunos possam realizar exercícios de diferentes grupos musculares. 

Considerando essa indicação, listamos abaixo os principais equipamentos e acessórios que devem estar na sua lista de compras para que você possa oferecer treinos completos:

  • Halteres
  • Caneleiras
  • Banco de musculação
  • Step
  • Colchonetes
  • Bolas
  • Prancha abdominal 
  • Bicicleta ergométrica
  • Esteira ergométrica
  • Mini jump profissional 
  • Barras
  • Kit de anilhas
  • Cross over
  • Máquina de desenvolvimento ombro
  • Cadeira e mesa flexora
  • Cadeiras adutora e abdutora
  • Leg press horizontal ou 45º
  • Cadeira extensora
  • Puxada frente ou remada frente

Quanto fatura uma academia?

Assim como o investimento inicial, a resposta para quanto fatura uma academia também pode variar de acordo com alguns fatores. Em geral, a margem de lucro desse tipo de estabelecimento gira em torno de 35%, com fatores que podem aumentar ou reduzir esse índice. 

Segundo especialistas, uma academia pequena com investimento inicial girando em torno de R$ 50 mil, que fatura em média R$ 20 mil mensais, vai ter lucro de R$ 6 mil por mês, levando em conta a margem de 35%.

Já uma academia de médio porte, que tenha investimento inicial na faixa de R$ 250 mil, com faturamento em torno de R$ 45 mil, terá lucro entre R$ 9 mil a R$ 12 mil. 

Quais fatores influenciam no faturamento mensal de uma academia?

Uma ótima notícia: se a margem de lucro média de uma academia não é suficiente para cobrir as suas expectativas, existem formas de impactar no faturamento dessa empresa. Alguns desses fatores são: 

Localização estratégica

Uma academia localizada em áreas com alta densidade populacional, proximidade de estabelecimentos como empresas, escolas, shoppings e outros comércios, além de estacionamento amplo ou fácil acesso ao transporte público têm mais chances de atrair um público maior, o que impacta no número de matrículas – e na receita!

Variedade de planos e serviços

Quanto mais opções de planos e serviços, mais fácil é a modalidade se encaixar com a necessidade do aluno. Além disso, academias que oferecem outros serviços, como treinos personalizados, aulas em grupo, spa, fisioterapia, nutricionista ou até mesmo uma lanchonete, apresentam maior oportunidade de gerar receitas complementares.

Taxas de adesão e mensalidades competitivas

Aqui o segredo está no equilíbrio! É claro que taxas de adesão e mensalidades mais altas tendem a aumentar o faturamento; mas também correm o risco de serem trocadas pelos concorrentes. A dica é trabalhar com cautela para conectar o preço com o valor percebido pelos alunos. 

Oferta de programas especiais e eventos

Promover eventos, workshops e desafios com taxa de participação também é uma forma de gerar receita adicional. E, de quebra, ajuda a criar um senso de comunidade, promove a academia para públicos variados e torna a experiência dos alunos mais divertida e motivadora, promovendo a fidelização de clientes. 

Parcerias e convênio

Criar parcerias com outras empresas tende a tornar o negócio mais atrativo para o aluno, fazendo com que ele veja ainda mais valor em investir na sua academia. Além disso, com o networking, é possível alcançar diferentes públicos, aumentando o público potencial. 

Quanto ganha um dono de academia?

Não é possível determinar um valor exato sobre o valor do salário de um dono de academia – até porque, quando ele recebe o pró labore, esse número varia de acordo com o lucro da empresa. No entanto, segundo sites e empresas especializadas, em média, um dono de academia pode receber entre R$ 8 mil a R$ 11 mil. 

Como precificar planos de academia?

Saber quanto uma academia fatura por mês tem conexão direta com os preços dos planos. Por isso, fazer a precificação correta é essencial para não sair no prejuízo. Confira três dicas para te ajudar nessa missão!

Calcule os custos

Existem dois tipos de custos: fixos e variáveis. Os fixos se referem aqueles que precisam ser pagos todos os meses e você já tem previsibilidade sobre eles, esses custos são: valor do aluguel do espaço, contas de luz e água, salários de funcionários, etc.

Já os custos variáveis são os que não tem uma frequência e nem estão previstos. Um exemplo disso são a manutenção dos aparelhos. Se você tiver calculadas todas as despesas, saberá como precificar os serviços para não sair no prejuízo no fim do mês. 

Conhecê-los e acompanhá-los é o primeiro passo para saber qual é o valor de receita necessário para cobrir todos esses gastos. E a partir disso, começar a planejar a precificação. 

Podem ser muitos números, nós sabemos. Por isso, a melhor escolha é contar com um sistema automatizado e personalizado para academias, no qual você possa confiar para armazenar todos os seus documentos e fazer a gestão de fluxo de caixa, como o Tecnofit Gym. 

Indicamos que você faça um teste agora mesmo para conferir como essa plataforma pode te ajudar a calcular e controlar os custos da sua academia. 

Avalie a demanda

Para precificar os planos da sua academia, é preciso entender as variáveis da demanda. A região em que o seu negócio está localizado, por exemplo, pode fazer toda diferença: academias localizadas em bairros mais populares não podem cobrar um valor acima do que o perfil de público daquele local está disposto a pagar. 

Antes de escolher a localização, avalie se o local condiz com o público que você quer atingir e se existem pessoas que irão frequentar o seu negócio. Do contrário, repense a sua estratégia e escolha outro local para abrir a sua academia. 

Pesquise o mercado

Avalie se negócios parecidos com o seu oferecem a mesma faixa de preço que você gostaria ou já está cobrando. Se o seu preço estiver muito acima do mercado, você corre o risco de ter poucos clientes. 

No entanto, se o valor for muito elevado, pode ser que você consiga ter mais clientes mas, mesmo assim, não consiga atingir uma faixa de lucro segura para pagar todas as despesas do negócio. 

Como aumentar o faturamento de uma academia?

Já abordamos por aqui alguns dos fatores que influenciam no quanto uma academia fatura por mês. Que tal conhecer, no detalhe, algumas técnicas para aumentar esse faturamento?

Aumentando o preço

Por mais que essa ação possa gerar certo receio, já que alguns alunos podem optar por sair da sua academia, ela pode ser uma boa alternativa, se trabalhar com equilíbrio. 

E como não perder alunos ao reajustar o valor da mensalidade? Você precisa deixar claro que preço é diferente de valor. Basicamente, preço é dinheiro, ou seja, quanto o aluno paga para a sua academia todos os meses. Já o valor não tem relação com dinheiro, e sim com a experiência.

Se o preço é baixo e o valor é alto, sua academia está cobrando barato. Se o preço é alto e o valor é baixo, sua academia está cobrando caro. Logo, deixando claro que o valor que o seu serviço vai agregar na vida delas é muito maior que o preço cobrado, você não perderá alunos devido ao reajuste. Simplesmente mudando a forma como a sua academia se comunica já é suficiente para mudar essa percepção nos alunos.

Vendendo para mais pessoas

Outra forma de aumentar o faturamento da sua academia é vendendo para mais pessoas. E uma das formas de fazer isso é por meio de ações de marketing. Aqui no Blog da Tecnofit, temos vários conteúdos relacionados a esse tema. Confira: 

Vendendo mais vezes

Mais uma forma de aumentar o faturamento da sua academia é retendo alunos, ou seja, vendendo mais vezes (ou mais coisas) para um mesmo aluno.

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, reter um aluno é até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo. Ou seja, toda vez que um aluno da sua academia opta por renovar o plano, maior é o seu faturamento.

Duas coisas que podem ajudar nessa missão de vender mais vezes para o mesmo aluno é o que chamamos de up-sell e cross-sell. O up-sell consiste em uma abordagem que visa incentivar os alunos a adquirir uma versão mais sofisticada do serviço. Por exemplo, se ele tem o plano Básico, ele pode contratar o plano Black.

Já o cross-sell consiste na venda de produtos ou serviços complementares. Por exemplo, se um aluno tem um plano que não envolve avaliação física, você pode vender a avaliação física de forma avulsa para esse aluno. Essas duas ações, up-sell e cross-sell, vão fazer com que o seu faturamento seja escalado.

Venda produtos

Também é possível vender produtos dentro da sua academia e aumentar a lucratividade do seu negócio. Você pode vender suplementos alimentares, roupas para academia, acessórios esportivos e muitas outras coisas! 

Aumente os serviços

Aumentar os serviços ou oferecer novas opções para o seu público é uma ótima forma de aumentar a receita. 

Quais atividades você pode agregar na sua academia? Que outros serviços agradariam o seu público e consequentemente te fariam faturar mais? Faça esses questionamentos e veja como você pode incrementar a receita.

Faça gestão completa

Se você deseja aumentar o faturamento da sua academia, você precisa criar ações assertivas e próximas dos alunos.

O Sistema Tecnofit é seu aliado nessa missão! Ele proporciona uma solução completa que ajuda negócios como o seu a conquistar e fidelizar mais alunos, gerenciar toda a academia, desde a parte financeira, até marketing, CRM e muito mais! 

Como reter clientes e manter a receita estável ao longo do tempo?

Como já falamos, a fidelização de alunos também é uma forma de prever o faturamento de uma academia. Por isso, certamente vale investir em iniciativas que ajudem a aumentar a taxa de retenção da sua empresa. Algumas delas são:

  • Oferecer um excelente atendimento aos alunos, com equipes treinadas e especializadas para resolver qualquer dúvida ou problema. 
  • Criar um ambiente acolhedor, para todas as idades, níveis de condicionamento físico e objetivos fitness. 
  • Ofertar programas de treino personalizados, para atender às expectativas individuais dos alunos e, dessa forma, contribuir com resultados mais rápidos e eficientes. 
  • Manter os equipamentos, acessórios e instalações sempre em bom estado, organizados e higienizados, a fim de proporcionar experiências positivas. 
  • Criar programas de fidelidade e benefícios extras, reconhecendo e recompensando a lealdade dos membros da sua academia. 
  • Solicitar feedback e acompanhar as percepções dos alunos, buscando viabilizar mudanças necessárias para melhorar suas experiências. 

Conclusão

Agora que você já sabe quanto uma academia fatura por mês, e as principais técnicas para aumentar esse indicador e reter clientes, aproveite essas dicas para potencializar os resultados do seu negócio. 

E conte com a Tecnofit como uma aliada nessa missão!

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Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
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