5505
Tai CrossFit passou de 120 para mais de mil alunos ativos com o Sistema Tecnofit

Tai CrossFit passou de 120 para mais de mil alunos ativos com o Sistema Tecnofit

Leia a entrevista completa com Lucas Americano, fundador da Tai CrossFit e conheça os 8 principais passos para montar um negócio de sucesso!

Proprietário da Tai CrossFit, Lucas Americano, sorrindo para a câmera em box de CrossFit e mostrando o app da Tecnofit

Montar uma box de CrossFit é um desafio e tanto! Mas, com um Sistema de Gestão, o empreendedorismo no Mercado Fitness se torna muito mais assertivo, exemplo disso é a Tai CrossFit, que em três anos de parceria com a Tecnofit, conseguiu saltar de 120 alunos em 2019 para mais de 1.000 alunos em 2022. 

Além de ter facilitado e simplificado a gestão, a box também expandiu e hoje são quatro unidades em Brasília, no Distrito Federal. Para inspirar outros gestores que também querem construir uma história de sucesso no segmento, convidamos o fundador do negócio Lucas Americano para uma entrevista completa! Confira abaixo. 

O início da jornada empreendendo no CrossFit 

Comecei no CrossFit em 2011, há 11 anos atrás e me apaixonei pela intensidade, liberdade e paixão da modalidade.

Decidi mudar completamente de profissão (eu era corretor de imóveis), vender meu apartamento e investir 100% no CrossFit!

Comecei a me capacitar, fui para os Estados Unidos, berço do conhecimento na época, visitei mais de 92 Boxes e voltei com as certificações, vivências e a experiência que precisava para abrir o meu sonho: a Tai CrossFit!

Minha missão pessoal sempre foi impactar positivamente a vida das pessoas através de mudanças verdadeiras nos hábitos de vida e esse foi o motivo por trás da materialização do sonho!

São 11 anos dedicados ao esporte também organizando competições por todo o País. Hoje, além da Tai, sou presidente da Federação Esportiva Nacional e Mentor de Gestão para negócios Fitness.

pessoas em box de CrossFit de braços cruzados e sorrindo para a câmera

Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou no processo de empreender?

Empreender significa melhorar 1% a cada dia! É preciso praticar, estudar e entender para poder crescer!

No início eu não sabia como crescer, estava sobrecarregado com 1001 funções da empresa, sem tempo pra minha família, fiz escolhas ruins (expandir na hora errada) e gerei dívidas pessoais e na empresa (por não ter um financeiro estruturado). No fundo, eu só queria poder dar minhas aulas e ver meu negócio crescer, mas não era realidade.

Quantos alunos você tinha quando começou e quantos tem agora?

Começamos muito bem, crescendo rápido, em 3 meses já tínhamos mais de 100 alunos e em um ano atingimos a lotação do Box (na época, 300 alunos).

Mas esse crescimento gerou diversos problemas e na pandemia, caímos para 120 alunos. Pós-pandemia, eu entrei completamente na gestão, montei um time engajado e pude fazer o negócio crescer: chegamos em 920 alunos um ano após a reabertura da pandemia e hoje estamos com 1242 alunos distribuídos em quatro unidades. 

A que você atribui o sucesso do seu negócio?

Tenho orgulho das pessoas que estão aqui! Pois unidades a mais são apenas tijolos e equipamentos. Faturamento são apenas números.. e nada seria possível sem as pessoas que passam pela Tai. são elas que fazem a roda girar, a empresa crescer e impactam o mundo com mais saúde e felicidade.

Nosso sucesso está atrelado a nossa cultura e comunidade! E isso se resume a pessoas, um propósito e processos bem definidos.

Quando percebeu que precisava de um sistema de gestão e por que escolheu a Tecnofit?

Escolhi a Tecnofit pois vi que era uma empresa com visão de crescimento, disposta a ouvir as sugestões e evoluir junto com o meu negócio.

Para se ter noção, em 2019 assim que entrei, eu sugeri a lista de espera e outras funcionalidades e todas foram atendidas e desenvolvidas pelo Sistema.

imagem com fundo azul direcionando para o Sistema Tecnofit para Box

Quais são as principais ferramentas que você usa no sistema Tecnofit?

Começo pelo financeiro, usamos quase 100% do sistema financeiro, desde a recorrência, lançamento das vendas, até o controle financeiro do DRE, conciliação bancária, isso me trouxe profissionalismo, organização e visão estratégica para o negócio.

Usamos muito a timeline, enviando comunicações e engajando nossa comunidade interna.

Como a Tecnofit ajuda a alcançar os objetivos do seu negócio?

A Tecnofit é a base da organização do meu negócio! Todo o crescimento da Tai foi lado a lado com o crescimento do Sistema! A Lista de espera me ajuda a controlar a lotação das turmas, os relatórios são precisos e me dão os dados que preciso para tomar as decisões certas!

Chegaremos aos 10 mil alunos impactados mensalmente caminhando lado a lado com a Tecnofit!

Com o contínuo recuo da pandemia e após as mudanças ocorridas na administração da marca, o CrossFit retoma seu crescimento constante em 2022. Esse é o momento ideal para aprender como montar um box de CrossFit e tirar do papel um projeto de enorme potencial.

Como montar um box de CrossFit?

Listamos 8 pontos-chave para montar seu box de maneira sólida e aproveitar um segmento de alto rendimento que segue em expansão no Brasil, na medida em que nossos atletas ganham cada vez mais projeção nas competições internacionais.

E se você já administra um box e quer elevar o nível da sua gestão, no Tecnofit Talks conversamos com Roger Albuquerque a respeito do projeto MonkeySoul, e sobre o que ele considera ser os pilares fundamentais de um box sem concorrentes.

1. Faça o projeto do seu box de CrossFit

Para elaborar um bom projeto inicial para seu box, é preciso considerar que, além dos pontos comuns a qualquer empresa, existem peculiaridades da atividade fitness e do Crossfit que devem ser observadas.

O estudo Causa Mortis, feito pelo SEBRAE, apontou que um dos fatores mais determinantes para a consolidação de uma empresa é executar um planejamento prévio adequado, se possível com assessoria especializada em elaborar um bom plano de negócios para orientar o processo.

Um plano de negócios bem montado deve reunir elementos essenciais à abertura de qualquer empreendimento, como:

  • sumário executivo (tributação, fonte de recursos, dados da empresa e do empreendedor);
  • análise de mercado, avaliações estratégicas e de múltiplos cenários;
  • plano operacional, financeiro e de marketing.

A esses elementos devem se somar demandas exclusivas do setor fitness – como prover documentação e licenças apropriadas – e custos específicos da modalidade CrossFit, como afiliação, capacitação dos instrutores e enquadramento aos padrões técnicos exigidos pela marca.

2. Encontre o espaço ideal

O seu plano de negócios deve conter estudos de diversas localidades, bem como do tipo de público, concorrência e demanda pela atividade na região.

Uma vez definidos tais aspectos, é preciso encontrar um espaço adequado para suportar a estrutura de um box de CrossFit. Lembre-se que o esporte combina exercícios de vários segmentos, e o local deve comportar essa multiplicidade.

Ao escolher o local, leve em consideração três aspectos fundamentais:

  • localização: boa circulação de público e facilidade de estacionamento, segurança do entorno, proximidade com estabelecimentos que atraiam potenciais clientes; leve em conta que tais elementos refletem aluguel do espaço;
  • estrutura geral: comum a todos estabelecimentos fitness, como recepção, vestiário, banheiros, isolamento acústico, iluminação e ventilação;
  • estrutura específica: o CrossFit conta com exercícios envolvendo cargas elevadas que causam grande impacto no piso, e com uso de aparelhos específicos que devem ser fixados de maneira segura em paredes e vigas; certifique-se que o local oferece estrutura forte o bastante para evitar danos ou lesões.

3. Cuide da documentação e licenças

Primeiramente, é preciso atender às exigências burocráticas para se abrir uma empresa, de acordo com cada Estado e Município.

Documentos como Alvará de Funcionamento, registro da Vigilância Sanitária e Certificado de Conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros devem estar atualizados e visíveis no estabelecimento, além de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Seu box também deve estar regularizado junto a órgãos como Receita Federal e Previdência Social, além do Conselho Regional de Educação Física (CREF), que exige a presença de ao menos um profissional com Certificado ativo no box.

Além disso, a CrossFit exige que o Head Coach ou um dos coaches responsáveis possua certificação LEVEL I, aplicado pela própria marca, com validade internacional e custo de MIL DÓLARES, renovável a cada 5 anos.

Por fim, é preciso estar em dia com outras obrigações de um afiliado CrossFit Inc. Além de recolher uma taxa anual de TRÊS MIL DÓLARES pela afiliação – que deve ser solicitada à empresa THE CROSSFIT FOUNDATION após a concluir a certificação LEVEL I – seu box deve atender os pré-requisitos estabelecidos pela marca.

Tais exigências dizem respeito à capacitação dos instrutores, à qualidade dos equipamentos e sua regular manutenção, à segurança das instalações, bem como orientam a postura dos profissionais e do marketing do box.

Essas questões são esclarecidas pela CrossFit no processo de afiliação e estão disponíveis para consulta no site da marca.

4. Liste os equipamentos necessários

Além do processo de regularização perante a administração pública e à CrossFit, é preciso equipar adequadamente seu box, para atender a variedade de exercícios propostos pela marca.

Prepare estruturas para modalidades variadas, como Levantamento de Peso Olímpico (LPO), movimentos ginásticos e pliométricos, espaço para corrida e aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios.

Um box bem equipado deve dispor, em número adequado à capacidade de alunos por aula, dos seguintes equipamentos:

  • barbell (barra olímpica masculina/feminina e barra técnica);
  • anilhas (de 1 a 25kg);
  • presilhas;
  • bastão ( madeira ou PVC);
  • kettlebells ( 6 a 24kg);
  • dumbells ( 8 a 25 kg);
  • medicine balls ( 8 a 20 lbs);
  • box pliométrico ( 20 e 24 pol);
  • racks para barbell e rig ginástico acoplados à parede;
  • argolas olímpicas e cordas de escalada bem fixadas ao teto;
  • máquina de remo, air-bike e sky-erg;
  • cordas Speed-Rope;
  • corda naval;
  • elásticos, colchonetes e acessórios para aquecimento, alongamento e recovery.

Não existe obrigatoriedade em dispor de todos os aparelhos citados, mas tenha em mente que os alunos darão preferência a um box melhor equipado, para potencializar os ganhos físicos e se inserirem integralmente na comunidade CrossFit.

5. Contrate pessoal qualificado

Existe uma crença vinculada ao CrossFit que vem gradualmente sendo desmistificada. Trata-se de uma percepção, do senso comum, de que a prática do esporte causa lesões frequentes nos atletas.

Graças à disseminação da modalidade e ao empenho da marca na exigência de qualificação dos profissionais que a representam, gestores e coaches podem afirmar categoricamente que CrossFit é tão seguro quanto qualquer outra modalidade de alto desempenho.

Por isso é extremamente importante selecionar criteriosamente – guiado pelas diretrizes da CrossFit – os instrutores que atuarão no seu box, exigindo certificação LEVEL I ou investindo nessa qualificação, agregando autoridade e valor ao atendimento.

A responsabilidade do gestor fitness ou do Educador Físico abrange o compromisso com o bem-estar, a saúde e a integridade física do aluno. Tal cuidado reflete a ética da empresa e da profissão, item fundamental na evolução do condicionamento físico respeitando os limites do corpo.

No momento de formar a sua equipe, evite contratar horistas e invista na contratação com carteira assinada. Isso fará uma enorme diferença no engajamento e comprometimento do time com o box. Em contrapartida, isso também contará pontos na retenção de alunos.

6. Planeje a gestão do seu box de CrossFit

Uma gestão eficiente é imprescindível para ter sucesso e ampliar os lucros da empresa. É preciso um esforço considerável para gerenciar finanças, quadro de funcionários, planos de aulas e fidelização de planos, e ao mesmo tempo conciliar vida pessoal a tamanha demanda.

Não tenha medo de aliar tecnologia e praticidade e invista num sistema de gestão voltado para box de CrossFit, que te permitirá controlar de maneira segura e confiável todos os aspectos do seu box.

O Tecnofit Box é um sistema de gestão feito por um time de pessoas apaixonadas e especialistas na modalidade. Não à toa, é a solução número 1 para boxes de CrossFit e crosstraining, pois atende a todas as necessidades específicas desse segmento.

7. Elabore a agenda de aulas

Um fator relevante para o fortalecimento do box perante o público é o planejamento adequado do cronograma de aulas.

É de responsabilidade do Head Coach, com o auxílio dos demais coaches, montar uma agenda de aulas alinhada à prática do esporte, que se propõe a variar constantemente os estímulos, modulando intensidade, grupos musculares e objetivos de treino.

Considerando o aspecto da disponibilidade de horários, é importante entender quais tipos de público frequentam seu box, e quais horários são favoráveis para cada um deles.

Acompanhe a frequência em cada horário e distribua melhor os alunos na grade, redirecionando coaches mais capacitados e populares ou oferecendo planos acessíveis para preencher horários menos disputados, maximizando o rendimento de cada aula.

8. Faça o marketing para seu box

Invista em estratégias de marketing para seu box, aliando vantagens do marketing digital aos modelos tradicionais.

Faça sua marca aparecer nas redes usando tráfego pago e marcando presença nas redes sociais. Gere conteúdo de qualidade em um blog ou site próprio, agregando status de autoridade e referência no segmento fitness ao seu box.

Fidelize clientes fazendo parcerias com empresas do ramo fitness que os beneficiem, reforçando o compromisso do box com o bem-estar dos alunos.

Orientado por esses passos, você está mais perto de concretizar o projeto de montar seu box. Mas ainda restam algumas perguntas importantes para responder.

Qual o tamanho ideal para um box de CrossFit?

O tamanho ideal para seu box depende de muitas variáveis. A principal é a quantidade de alunos que você propõe atender em cada aula.

A área ideal para treino, proporcionando conforto e segurança para o aluno treinar e dispor dos equipamentos, é de 4 a 6 metros quadrados, com revestimento emborrachado de qualidade.

A altura do espaço deve bastar para fixar de forma segura cordas de escalada, que variam entre 4,5 e 5 metros. Se o espaço não dispõe dessa altura, o mínimo aceitável é de 3,6 metros.

Além disso, considere o volume de alunos atendidos diariamente para planejar o tamanho adequado de vestiários, banheiros e estacionamento.

Com quanto se monta um box de CrossFit?

O orçamento para montar um box razoavelmente equipado é bem flexível, e depende do tamanho do projeto, que será delimitado pela quantidade de público que se pode atrair.

Sem contar os custos da capacitação e da taxa de filiação exigidas pela CrossFit, gastos com estrutura, folha de pagamento, manutenção e demais itens comuns aos estabelecimentos fitness são muito similares, oscilando de R$ 35 MIL a R$ 100 MIL.

O diferencial está no custo dos equipamentos. Em média, equipamentos utilizados na prática de CrossFit saem mais em conta do que aparelhos de academias tradicionais.

Trond Fidje, proprietário da Fidje Sports, sugere que a partir de R$ 20 MIL é possível equipar um box que suporte 10 alunos por aula. Para um box maior e completo, os valores chegam a R$ 150 MIL.

Qual o faturamento de um box de CrossFit?

Considerando um ticket médio de R$ 300 e uma taxa de matrícula de 200 alunos, distribuídos em grades com dez horários diários, o faturamento chega a R$ 60 MIL mensais, com médias de lucro de 35%.

Como reter alunos em um box de CrossFit?

Falando em faturamento, uma questão que influencia diretamente nas contas de um box é a retenção de alunos. Pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido falar que conquistar novos clientes pode custar até 7 vezes mais caro do que manter os atuais. Além disso, clientes fiéis tendem a ser ótimos promotores da sua marca, fazendo indicações de forma espontânea e ajudando a atrair mais alunos sem que você tenha que pagar por isso.

Para trabalhar a retenção, há diversas estratégias que você pode colocar em prática, entre elas:

  • Alinhar expectativas com o público-alvo
  • Investir no treinamento da sua equipe
  • Ficar de olho nas faltas
  • Oferecer uma experiência fora de série
  • Apostar em premiações e recompensas

Quer saber mais sobre como reter alunos de forma eficaz, aplicando dicas 100% comprovadas? Então você não pode perder a masterclass “A Fórmula de Sucesso da P9”, comandada por uma das maiores autoridades no segmento fitness, a Samantha Viana, CEO da CFP9.

Será possível conhecer as táticas que ajudaram a CFP9 a conquistar uma taxa de retenção superior a 90%!

Precisamos avisar que a masterclass é longa, com quase 2 horas de duração. Mas oferecer um conteúdo na íntegra e sem cortes foi a opção que encontramos para levar até você um material extremamente rico e que você irá querer aplicar assim que a aula terminar. Para assistir, é só acessar o YouTube da Tecnofit!

O que aprendemos hoje

O mercado brasileiro ocupa o segundo lugar em número de boxes afiliadas. O segmento é promissor, rentável e de público fiel. A retomada das atividades pós-pandemia e o interesse em se manter ativo tornam esse momento ideal para montar seu box.

Se você está interessado em abraçar essa oportunidade, hoje você pôde aprender tudo o que é preciso para abrir um box de CrossFit.

Você entendeu que tudo começa com um bom projeto e que o espaço ideal pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio fitness.

Depois você conheceu todas as certificações necessárias para formalizar seu box e entendeu quais equipamentos não podem faltar por lá.

Em seguida foi a vez de falarmos sobre a importância de uma boa equipe e de uma gestão eficiente para o sucesso da sua empresa.

Por fim, vimos que uma agenda de aulas bem planejada e que uma boa divulgação também são fundamentais para que o seu box tenha relevância no mercado.

Mais para o final, respondemos todas as dúvidas que você provavelmente não tinha para quem perguntar sobre um box de CrossFit, incluindo o tamanho ideal, quanto custa para a montagem e quanto é possível faturar.

Não esquecemos, é claro, de falar sobre uma das principais dores dos gestores de boxes, que é reter alunos, e pensando nisso fizemos um convite imperdível de uma super aula em que você poderá entender mais sobre o assunto.

Para ajudar no projeto de abertura do seu box, conte com um software que combina gerenciamento administrativo com planejamento dos treinos, acompanha a evolução de cada aluno e reforça o senso de comunidade associado ao CrossFit. Aproveite para solicitar uma demonstração gratuita e descubra tudo o que o Tecnofit Box é capaz de fazer pelo seu negócio fitness.

Toda segunda e quarta, nosso blog é atualizado com conteúdos completos sobre o universo fitness. Eles são pensados para ajudar cada vez mais quem trabalha no segmento a ter mais sucesso com seus negócios fitness. Então, nos vemos na próxima semana!

Aumente a retenção do seu box de cross com Tecnofit!
Marcadores:

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })