8619
Equipamentos para cross training: saiba quais são os principais

Equipamentos para cross training: saiba quais são os principais

Equipe-se de informações importantes para abrir um negócio nessa modalidade.

pessoas práticando cross training em uma box de crossfit

Consolidado no Brasil, o cross training é um tipo de treinamento de alto rendimento, aliando o ganho de força e o aumento da resistência cardiorrespiratória. Principalmente nas grandes cidades, é muito comum encontrar boxes dessa modalidade, o que tem tornado o mercado cada vez mais competitivo e a importância de investir em bons equipamentos de cross training ainda maior. 

Pensando nisso, neste artigo, você vai encontrar os principais equipamentos para cross training para que seus alunos tenham a melhor experiência possível. Lista de compras preparada? Aproveite as dicas e tenha uma ótima leitura. 

O que é cross training?

Trata-se de uma modalidade de treino, normalmente em formato de circuito, que combina diversos exercícios e movimentos de força, resistência e intensidade. Durante o treinamento, os praticantes revezam as estações com atividades de levantamento de peso, tiros curtos de corrida, movimentos com o peso corporal, entre outros. 

Como montar um cross training?

Assim como em qualquer empresa, montar um box de cross training exige uma série de etapas, que contemplam análise e planejamento, para garantir a lucratividade do negócio. Abaixo listamos alguns dos passos mais importantes nesse processo: 

1. Criação do plano de negócio do cross training

O primeiro passo para abrir uma empresa é a criação de um plano de negócio. É o momento em que o empreendedor investe seus esforços para estudar o mercado e definir as estratégias operacionais, financeiras e de marketing que vão contribuir com o atingimento dos objetivos.

No caso de um box de cross training, esse momento é ainda mais delicado. Afinal, é preciso considerar as especificações do mercado fitness, além dos cuidados que treinos de alto impacto demandam da empresa e de seus profissionais, como documentação, licenças, certificações, qualificações, entre outros. 

2. Defina o local ideal para o seu box

Para acomodar todos os equipamentos de cross training, além dos espaços destinados às atividades administrativas e de apoio – como vestiários, recepção e estacionamento – um box normalmente demanda um espaço considerável, o que impacta na decisão do melhor local para montar seu negócio. 

Além disso, o público-alvo, os concorrentes e outros estabelecimentos da região também podem direcionar premissas para definir a localização ideal. 

3. Legalize seu box de cross training

Apesar de normalmente não ser a etapa preferida dos empreendedores, a legalização de uma empresa é fundamental para garantir a conformidade com a lei e evitar qualquer tipo de problema futuro. 

No caso de um box de cross training, é necessário adquirir documentos como: Alvará de Funcionamento, Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros, Registro da Vigilância Sanitária, Regularização junto à Receita Federal, à Previdência Social e ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), entre outros. 

4. Invista nos equipamentos necessários

Depois de legalizar sua empresa e identificar o melhor lugar para ela, é hora de analisar, entre os diversos equipamentos de cross training, quais são os necessários para oferecer a melhor experiência aos seus futuros alunos. 

Principalmente no primeiro momento, busque acessórios e equipamentos versáteis, os quais possam ser usados para diferentes exercícios. Avalie a quantidade e disponibilização desses equipamentos no layout disponível para o seu box. 

5. Contrate profissionais qualificados e experientes

Principalmente em esportes e atividades de alto impacto, a orientação correta de profissionais qualificados ajuda a garantir melhores resultados e evitar lesões nos alunos. 

Por isso, além de estarem comprometidos com a saúde dos alunos, é importante que os colaboradores do seu box estejam sempre alinhados com as novidades e tendências de mercado. 

6. Invista na gestão do negócio

Planejar os passos para a abertura de um box de cross training é tão importante quanto determinar a melhor forma de fazer o seu gerenciamento. E a melhor dica aqui é contar com a tecnologia para economizar tempo e esforços nos processos manuais e poder se dedicar às atividades estratégicas da empresa. 

O Tecnofit Box, por exemplo, é uma plataforma personalizada para o mercado fitness, na qual é possível controlar desde a presença dos alunos, passando pelas finanças e CRM, até os resultados de marketing. Tudo isso de forma simples e automatizada. 

Faça um teste gratuito para comprovar os benefícios do Tecnofit Box. 

Quanto custa montar um box de cross training?

Além dos gastos com a compra dos equipamentos de cross training, montar um box exige o investimento em estrutura, possíveis reformas e manutenções, folha de pagamento, documentos legais, entre outros. E tudo isso depende de diversas variáveis. 

No entanto, segundo especialistas, considerando todos os custos, o valor para montar um box pode variar de R$ 65 mil a R$ 250 mil, sendo o valor dos equipamentos de cross training o maior investimento. 

Qual a diferença do cross training para CrossFit?

Um dos tipos de cross training mais conhecidos é o CrossFit. No entanto, essas duas modalidades têm algumas diferenças. Entre elas: 

  • O uso da nomenclatura: apenas os treinos que seguirem a certificação legal da marca podem ser chamados de CrossFit, o que exige um custo extra. Enquanto os diversos tipos de treinos que trabalham exercícios funcionais variados, podem ser conhecidos como cross training, inclusive o próprio CrossFit. 
  • Programa de treinamento e seleção de exercícios: no CrossFit, a programação de treinos diária a ser seguida é chamada de WOD (Work of the Day) e são exercícios prescritos pelo Head Coach. No cross training, a flexibilidade na escolha dos exercícios é muito maior, sem exigência de seguir a padronização da marca.
  • Uso de equipamentos: no CrossFit são usados acessórios específicos, como barras de levantamento, caixas pliométricas, anilhas olímpicas, etc. E, no cross training, há uma flexibilidade maior. Existem, inclusive, exercícios que podem ser feitos sem o uso de qualquer acessório.
  • Aspecto social: não é incomum que os alunos realizem seus exercícios de forma individual no cross training. No entanto, no CrossFit, as aulas são sempre coletivas – criando comunidades e fortalecendo o aspecto social. 
  • Intensidade do treino e competições: o CrossFit é intencionalmente um treino de alta intensidade, conhecido pela abordagem competitiva. No cross training, a intensidade dos treinos é adaptada à condição física individual – afinal, o grande foco é a saúde e bem-estar. 

Quais são os principais equipamentos usados no cross training?

Conforme falamos anteriormente, a escolha dos equipamentos de cross training é uma etapa fundamental para garantir os objetivos esperados. 

E, considerando que essa é a maior parcela de investimento na abertura do box, é interessante selecionar aqueles que permitam aulas completas, incluindo os principais exercícios da modalidade. 

Listamos abaixo alguns equipamentos de cross training fundamentais para considerar no seu planejamento: 

Rigs e racks

São equipamentos versáteis, em que os alunos podem realizar diversos tipos de exercícios. Além das barras fixas e pull ups, contemplam o suporte para barras olímpicas, cordas de escalada, argolas e super bands, por exemplo. 

Anilhas olímpicas

Essenciais para os exercícios de força e levantamento de peso. O ideal é escolher um kit com diferentes pesos e optar por um suporte para organizá-las de forma estratégica no box. 

Barras olímpicas

Usadas para exercícios de força e LPO que trabalham os músculos dos membros superiores e inferiores – também são equipamentos essenciais para o box. Em geral, é o maior investimento entre os equipamentos, por isso, vale prezar pela qualidade para evitar trocas e reparos. 

Dumbbell/Halteres

São acessórios livres – ou seja, não estão conectados a nenhum aparelho. Ótimos para exercícios de levantamento unilateral ou bilateral. A única diferença entre os halteres e dumbbell é o sistema de medidas – Imperial e Libras, respectivamente. 

Kettlebell

Um dos equipamentos mais conhecidos no cross training, é a famosa bola com alça, usada para uma ampla variedade de exercícios de força, controle e estabilidade do peso. 

Wall Ball

Uma espécie de bola de areia, usada principalmente para arremessos em altura e exercícios educativos de levantamento. Podem ser adquiridas em diferentes formatos e pesos. 

Jump box

Também muito comum em boxes de cross training, é a caixa de saltos. Também pode ser usada para agachamentos, burpees e outros movimentos. As medidas são padronizadas e permitem três variações de altura. 

Abmats e colchonetes

Os colchonetes são acessórios para facilitar os exercícios realizados no chão, como abdominais e flexões de braço, por exemplo. Um modelo mais alto e com formato específico para a estabilidade da região lombar é chamado de abmat. 

Super band

Elásticos super versáteis, encontrados em diferentes tamanhos e elasticidade, ótimos para movimentos de baixo impacto. Também são muito usados para exercícios de alongamento e fortalecimento.  

Corda naval

São vários os modelos de corda que compõem os equipamentos de cross training. Entre eles, a corda naval: usada para exercícios de escalada. Também é conhecida como climb rope. 

Argolas olímpicas

São equipamentos pendurados no teto do box, que usam o peso corporal para exercícios que trabalham os membros superiores – como Pull Ups, Muscle Ups e Dips.

Remo – Air Rower

Um dos aparelhos ergonômicos que trabalha a capacidade cardiorrespiratória mais presente nos box de cross training. Não demanda energia elétrica e trabalha todos os músculos do corpo com movimentos que lembram uma remada. 

Esteira Curva – Free Runner

Muito parecida com a esteira clássica de academias, mas com a base em formato curvo. É própria para treinos de alto impacto, pois proporciona potência, velocidade, resistência e agilidade.

Air Bike

Também lembra muito as bicicletas ergonômicas, com características diferentes que permitem trabalhar tanto os membros superiores, quanto inferiores, sem impacto para as articulações. 

Conclusão

Além de avaliar o investimento na compra de equipamentos para cross training, é importante planejar o custo das manutenções e trocas, garantindo a melhor experiência para os alunos, com o máximo conforto e sem acidentes. 

Para apoiar nessas determinações e outras decisões estratégicas para o box, lembre de contar com uma plataforma que combina o gerenciamento administrativo e financeiro com planejamento dos treinos e acompanhamento da evolução de cada aluno. A nossa indicação é o Tecnofit Box!

Aumente a retenção do seu box de cross com Tecnofit!
Marcadores:
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })