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9 estatísticas que comprovam a importância do atendimento ao cliente!

9 estatísticas que comprovam a importância do atendimento ao cliente!

Para entender, através de números, como o atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento de uma academia, box de CrossFit ou studio, leia este texto até o final. Muitos gestores buscam métodos de conseguir novas receitas e esquecem que o atendimento ao aluno também é uma forma de receita. Afinal, um aluno satisfeito não…

atendimento ao cliente

Para entender, através de números, como o atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento de uma academia, box de CrossFit ou studio, leia este texto até o final.

Muitos gestores buscam métodos de conseguir novas receitas e esquecem que o atendimento ao aluno também é uma forma de receita. Afinal, um aluno satisfeito não pensa em cancelar o plano e também indica amigos.

Veja algumas estatísticas que comprovam a importância de um bom atendimento, assim como ações que você pode realizar em seu negócio a partir desses números.

Atendimento ruim faz as pessoas desistirem da compra

1 – “60% dos consumidores relatam já terem tido a intenção de realizar uma compra, mas acabaram desistindo devido ao mau atendimento” (American Express)

Pense em todos os visitantes que chegam a sua academia e não fecham um plano. Será que eles estão sendo bem atendidos? Pois é, muitas vezes o problema está no atendimento desqualificado.

Por isso, é fundamental que você faça treinamentos constantes com os integrantes do seu time. Colaboradores, recepcionistas e professores precisam proporcionar uma ótima experiência para visitantes e alunos.

Preço não é tudo!

2 – “Um atendimento ruim faz com que 66% dos consumidores troquem a empresa por uma concorrente” (Accenture)

3 – “74% dos consumidores estão dispostos a gastarem mais com empresas que oferecem um atendimento excelente” (American Express)

4 – “61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos” (G1.com)

Essas três estatísticas são para mostrar que, nem sempre, as coisas giram em torno de preço! Provavelmente, você também passa por isso no seu dia a dia, por exemplo, quando você compra algo em um site mais caro porque sabe que o produto vai chegar antes em sua casa.

Óbvio que todos gostam de descontos e brindes, no entanto, muitas pessoas estão dispostas a pagar um valor maior em troca de um atendimento personalizado e de qualidade.

Facilidade faz parte do atendimento!

5 – “Para 56% dos consumidores, as experiências memoráveis são construídas a partir de informação e ajuda facilmente encontráveis” (Business Insider)

Quanto mais fácil for para os visitantes e alunos encontrarem informações, melhor será a experiência deles.

Veja algumas formas de facilitar a vida dos seus alunos na hora de buscar por informações:

  • Crie destaques no Instagram do seu negócio com informações básicas, tipo os horários de aulas;
  • No site da sua empresa, tem uma área de perguntas e respostas (FAQ;
  • Tenha respostas automáticas e assertivas no WhatsApp, para que os alunos não fiquem “no vácuo”.
  • Antecipe situações via e-mail, por exemplo, quando a academia for fechar em determinada data.

Essas são pequenas ações que podem fazer toda a diferença na sua estratégia de aquisição de novas receitas.

Cliente satisfeito = Marketing gratuito

6 – “Um cliente insatisfeito conta, em média, para 15 pessoas sobre uma má experiência de serviço. Consumidores satisfeitos contam, em média, para 11 pessoas sobre a boa experiência”

7 – “Após uma experiência de atendimento positiva, 69% dos consumidores recomendariam a empresa para amigos” (NewVoice)

Proporcionar boas experiências para os seus alunos vai fazer com que eles tornem-se embaixadores da sua marca, essa é uma ótima oportunidade para conseguir novas receitas sem grandes investimentos.

Muitas estratégias, como o marketing de guerrilha ou marketing de referência, usam desse engajamento dos clientes para criarem ações especiais. Ou seja, quanto melhor for o atendimento ao cliente, maiores as chances dele divulgar sua marca para amigos e conhecidos.

Atendimento ao cliente começa na hora da compra

8 – “74% dos consumidores provavelmente mudarão de marca se acharem o processo de compra muito difícil” (Zendesk)

A facilidade começa na hora da venda! Então, nada de possuir vários planos diferentes em seu negócio, nem ter um site complexo e lotado de informações desnecessárias.

Outra maneira de diminuir o atrito na hora da compra é utilizando meios de pagamento menos engessados, por exemplo. Quanto mais facilidade na hora de compra, maior a conversão!

É difícil reverter situações ruins

9 – “São necessárias 12 experiências positivas para compensar apenas 1 negativa” (Glance)

Essa estatística nos mostra como é difícil reverter uma situação ruim. Ou seja, se você proporcionar uma experiência ruim para o seu aluno, vai ser bem complicado fazer com que ele se apaixone novamente.

Como melhorar o atendimento ao aluno

  • Saiba ouvir;
  • Valorize o tempo do aluno;
  • Solucione problemas;
  • Atenção ao vocabulário (nada de falar difícil);
  • Esteja disponível em vários canais;
  • Personalize o atendimento;
  • Peça feedback;
  • Capacite sua equipe;
  • Tenha agilidade no atendimento.
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