Você já deve ter ouvido falar que o empreendedorismo fitness é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Muito se deve ao fato de que o consumidor está buscando hábitos cada vez mais saudáveis, um movimento que já vinha em alta e foi acelerado pela pandemia da Covid-19.
A necessidade de equilíbrio entre o corpo e a mente e a busca pelo bem-estar integrado encorajou a criação de novos negócios em diferentes setores do mercado fitness. E hoje as opções vão além das academias tradicionais: as empresas segmentadas também ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas.
Se você tem interesse em mergulhar no mundo do empreendedorismo fitness, fica por aqui: temos uma série de dicas e conteúdos para compartilhar contigo. Acompanhe!
O que é empreendedorismo fitness?
Empreendedorismo fitness é a criação e gestão de empresas relacionadas às áreas de saúde, bem-estar, atividade física e exercícios. O principal objetivo desse ramo é a preocupação com a forma e saúde física das pessoas, mobilizando-as para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Como empreender na área fitness?
Independentemente da área, empreender pode ser desafiador. Ainda mais em um mercado concorrido e, de certa forma volátil, como o de negócios fitness.
Nesse cenário, o empreendedorismo exige conhecimento técnico e de mercado, investimento de tempo e recursos, atualização sobre as tendências e muita dedicação à inovação, para se manter competitivo.
Para te ajudar a entender um pouco melhor o caminho do empreendedorismo fitness, listamos alguns passos abaixo. Confira:
Escolha um caminho
O início da carreira de um empreendedor é cheio de escolhas. E às vezes pode parecer melhor abraçar todos os caminhos, ainda mais em um mercado em que os consumidores parecem acolher todo tipo de inovação.
No entanto, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Por isso, é fundamental identificar a área que mais se conecta às suas expectativas e conhecimentos para começar a investir.
E, a partir disso, estabelecer metas e métricas para acompanhar seus resultados constantemente. Afinal, quem sabe você não escolhe mudar o rumo do negócio no meio do caminho?
Não tem problema algum tomar decisões para mudar a área de atuação, desde que essas escolhas estejam alinhadas ao seu propósito enquanto empreendedor, e aos resultados que almeja conquistar.
Acompanhe as tendências
Essa é uma ótima oportunidade para entender as novidades e o que tem gerado bons resultados no mercado fitness para, quem sabe, agregar ao seu negócio e garantir ainda mais lucratividade.
A dica é acompanhar pesquisas e empresas referências no assunto, que possam ir além das suas rodas de conversa. Algumas indicações são os estudos do Worldwide Survey of Fitness Trends e da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).
Estude o mercado e o comportamento do consumidor
Além de saber o que tem de novo no empreendedorismo fitness, para abrir uma empresa nesse ramo é fundamental entender o cenário deste mercado: conhecer os concorrentes, a mudança de comportamento do público-alvo e os fatores internos e externos que podem, de alguma forma, impactar o seu negócio.
Crie boas estratégias de marketing
Antes mesmo de lançar a sua empresa é importante pensar nas melhores estratégias para atrair e fidelizar os clientes. E isso envolve todo e qualquer tipo de investimento em marketing. Ou seja, os esforços dedicados a gerar valor para que o consumidor crie conexões com a sua empresa e marca.
Faça a gestão constante do seu negócio
Você já deve ter ouvido por aí que, mais difícil do que abrir um negócio é mantê-lo. E não é, necessariamente, mentira. Lançar uma empresa no mercado exige uma série de investimentos pontuais, mas fazer com que o negócio traga os resultados esperados demanda esforços de gerenciamento constante.
Fluxo de caixa, clientes ativos, custo por cliente, vendas realizadas, cobranças em aberto, e por aí vai… esses são apenas alguns dos indicadores que devem ser acompanhados diariamente para garantir o funcionamento correto do negócio.
A boa notícia é que cada uma dessas contas não precisam ser feitas manualmente. Existem sistemas, como o da Tecnofit, que oferecem a inteligência da gestão completa para o seu negócio fitness na palma da mão, gerando relatórios confiáveis para que você possa tomar as decisões estratégicas de forma rápida e assertiva.
Faça um teste agora mesmo para saber como o sistema Tecnofit pode apoiar sua futura empresa.
O que é preciso para abrir o próprio negócio no mercado fitness?
Conforme foi possível perceber anteriormente, abrir o próprio empreendimento fitness demanda uma série de estudos e decisões estratégicas que certamente vão impactar nos resultados que você deseja obter.
Mas o mais importante é começar por algum lugar! Então listamos abaixo um checklist com o que você precisa para abrir uma empresa no mercado fitness. Anote aí:
1. Defina sua ideia: sabemos que as opções são infinitas, mas quanto mais direcionado você for, mais fácil será a gestão do seu primeiro negócio – e consequentemente, maiores a chances de dar certo!
2. Crie um bom plano de negócios: esse documento será o espelho da estratégia da sua empresa. Invista o tempo que precisar, até estar satisfeito com o resultado.
3. Identifique as questões legais da empresa: defina o formato jurídico e procure todas as licenças e autorizações necessárias. É fundamental se certificar de estar com todos os documentos corretos antes de abrir as portas, para evitar problemas futuros.
4. Escolha o local e invista na estrutura da sua empresa: as informações do plano de negócio vão ajudar a definir a melhor opção.
5. Defina o público-alvo: por mais que em um primeiro momento você queira atender o maior número de pessoas, entender qual é o perfil do seu cliente ideal vai te ajudar a evitar esforços desnecessários e conseguir melhores resultados de fidelização.
Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão do seu negócio fitness? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!
6. Contrate profissionais qualificados: a prestação do melhor serviço para os seus clientes vai depender disso, então certifique-se de ter os melhores profissionais ao seu lado nessa jornada de empreendedorismo.
Qual o crescimento do mercado de academias no Brasil?
Segundo estudos da IHRSA, no Brasil, o empreendedorismo fitness faturou US$ 2,1 bilhões em 2019, ficando atrás apenas dos EUA e Canadá. Em relação às academias, a mesma empresa afirma que existem cerca de 35 mil unidades oficiais no país, ficando atrás apenas dos EUA, com mais de 40 mil.
A movimentação financeira desse mercado representa 3% da indústria de serviços e 0,13% do PIB nacional. No entanto, há cerca de 8 milhões de clientes para esses negócios no Brasil, o que indica apenas 4% da população, abrindo espaço para a grande faixa de mercado a ser explorada.
Macroambiente do mercado fitness
Quando pensamos nos fatores externos que impactam diretamente ou indiretamente o empreendedorismo fitness é impossível não lembrar da pandemia da Covid-19. Esse foi um dos grandes exemplos da importância dos empreendedores estarem preparados para mudanças e inovações repentinas para manter as empresas funcionando.
Além disso, é possível citar impactos da política, legislação, questões ambientais e inovações tecnológicas que podem transformar positiva ou negativamente a trajetória das empresas desse mercado.
Também é importante acompanhar mudanças relacionadas à busca pelos hábitos saudáveis, o surgimento de doenças e possíveis tratamentos, além de outras questões socioculturais que podem trazer oportunidades para quem deseja abrir um negócio nessa área.
O que está em alta no mercado fitness?
Começar a planejar a entrada no mercado fitness por meio das tendências desse setor pode ser uma ótima ideia. Por isso, separamos algumas das áreas que têm apresentado crescimento na preferência dos consumidores, seja em pesquisas de empresas especializadas ou em experiências com os clientes da Tecnofit. Saiba mais:
Delivery de alimentação e sobremesas fitness
Sabemos que combinar uma alimentação saudável com treinos regulares aumenta as chances de garantir resultados para a saúde e bem-estar. No entanto, nem todo mundo consegue destinar tempo de qualidade em sua rotina para preparar pratos fitness.
Por isso, o delivery de alimentos e sobremesas proteicos, de baixa caloria e saudáveis tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores, seja por meio de marmitas, comida congelada, ou para comer na hora.
Loja de suplementos alimentares
Pela mesma razão citada acima, produtos e serviços que complementam os treinos, como os suplementos alimentares, devem ser tendência no mercado fitness dos próximos anos. Sendo assim, aliar a consultoria com a venda de produtos como produtos como creatina e glutamina, podem se tornar ótimas alternativas para investimento nesse setor.
Exercício voltado para a terceira idade
Esse é um exemplo da conexão entre as tendências do mercado fitness e as mudanças sociodemográficas da região. Afinal, com o aumento da expectativa de vida das pessoas, é natural que elas desejem viver todos os seus dias de forma plena e saudável. Por isso, os programas de exercício e atividades físicas focados em idosos também são ótimas opções para investir nos próximos anos.
Acessórios tecnológicos
São aqueles equipamentos de tecnologia wearable, ou seja, os relógios e pulseiras smart, que monitoram batimentos, temperatura corporal e outras condições que agregam valor aos treinos.
Também é possível encontrar roupas específicas para treinamento, que prometem melhorar a performance do exercício de acordo com a sua tecnologia. Um exemplo são os trajes reguladores de temperatura corporal.
Moda fitness online
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a movimentação de comércio online deve chegar a R$ 185,7 bilhões no Brasil, em 2023. Nada mais justo do que “surfar essa onda” por meio de produtos fitness, com a venda de roupas e acessórios para treinos, para diferentes perfis de clientes.
Programas personalizados para doenças
Diferentes tipos de doença e condições físicas podem ser uma barreira para algumas pessoas manterem uma rotina de treinos. Nesse cenário, muitas academias e studios têm se especializado no atendimento a esse tipo de público, com atividades personalizadas que ajudam a manter hábitos saudáveis e até mesmo evitar o agravamento de doenças.
Quais são os principais desafios do empreendedor no mercado fitness?
Como foi possível perceber até aqui, as possibilidades para empreender no mercado fitness são infinitas. Mas para garantir bons resultados, é preciso superar alguns desafios. Conheça os mais comuns:
Alta concorrência
É o lado ruim de empreender em um mercado em ascensão. Para isso, é preciso buscar formas de diferenciar o seu trabalho da concorrência, por meio da inovação em produtos e serviços, atendimento personalizado, atuação segmentada ou outros fatores que possam garantir o destaque para o seu negócio.
Sazonalidade
Um dos grandes desafios do empreendedorismo fitness é manter os clientes engajados durante o ano todo. Afinal, quem já trabalha nesse mercado sabe que existem períodos diferentes de pico na busca pelos produtos e serviços relacionados à saúde e bem-estar.
Para isso, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro para garantir a lucratividade mesmo nos momentos de baixa procura, além de oferecer produtos e serviços alternativos sempre que possível.
Atração e fidelização de clientes
Seja qual for o mercado, hoje em dia podemos presenciar um movimento de consumidores cada vez mais exigentes e conectados com o propósito das marcas que escolhem se relacionar.
Por isso, os esforços para fidelização do público, principalmente no mercado fitness, são cada vez mais importantes. O contrário pode fazer com que os clientes busquem outras soluções que façam mais sentido para as suas necessidades naquele momento.
Conclusão
Com este artigo foi possível perceber que empreender no mercado fitness é uma ótima escolha, mas exige adaptação, inovação e forte comprometimento com a gestão do negócio.
A boa notícia é que essa jornada não precisa ser feita de forma individual. É importante contar com parceiros que possam contribuir e agregar valor a cada passo, sempre pensando no cuidado com a sua empresa.
É por isso que queremos te convidar a conhecer melhor a Tecnofit e como o sistema de gestão automatizada personalizado para cada tipo de negócio fitness pode contribuir com os melhores resultados da sua empresa!