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Análise SWOT para academia: o que é e como fazer

Análise SWOT para academia: o que é e como fazer

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para mapear os pontos fortes e fracos do seu negócio fitness, tanto internamente quanto externamente, e entre elas está a análise SWOT para academia.

Quadro negro com lâmpada e ao centro e desenhos de giz branco em volta

Nos últimos anos ficou evidente o quanto ter um planejamento estratégico é importante para que as empresas consigam se adaptar diante de um cenário de incertezas. Dentro de um plano de marketing para academia, diversas ferramentas podem ser utilizadas para mapear os pontos fortes e fracos do seu negócio fitness, entre elas a análise SWOT para academia.

Ao longo do texto vamos te explicar em detalhes o que é e como funciona a análise SWOT de academia, mas enquanto isso, saiba que essa ferramenta é uma grande aliada para que os negócios fitness se conheçam.

Ao implementar a matriz SWOT, você conseguirá identificar os pontos positivos da sua academia para fortalecê-los e quais ameaças podem comprometer o sucesso da sua empresa. A ferramenta também permite entender quais fraquezas são capazes de interferir nas suas vantagens competitivas e quais oportunidades existem no mercado fitness.

A análise SWOT para academia costuma ser usada por negócios que estão começando, lançando novos produtos ou serviços ou ingressando em novos mercados. Mas se a sua academia não se encaixar em nenhum desses cenários, não há problema, pois sempre há tempo para conhecer melhor o próprio negócio.

Precisamos lembrar que o mercado muda constantemente e quem não está preparado para uma rápida tomada de decisões acaba ficando para trás.

O que é análise SWOT?

Afinal de contas, o que é análise SWOT? Também conhecida como matriz SWOT, essa ferramenta de planejamento estratégico é um acrônimo das palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Há também uma variação para o mercado brasileiro chamada carinhosamente de análise FOFA, sigla para as palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

A análise SWOT pode ser usada para que a sua academia obtenha um diagnóstico completo sobre o próprio negócio e do mercado em que ela está inserida. Com ela em mãos você será capaz de melhorar cada vez mais os pontos positivos da sua empresa e transformar os pontos negativos em coisas boas.

Além disso, a matriz SWOT será muito útil para que o seu negócio fitness aproveite as oportunidades existentes e corra menos riscos diante das ameaças.

Depois de mapear todos os pontos relevantes na análise SWOT, sua academia deverá desenvolver estratégias para alcançar as metas estabelecidas.

Vale lembrar que a análise SWOT da academia não é algo que deve ser “escrito em pedra”, então, de tempos em tempos é válido voltar à ferramenta e fazer os ajustes que julgar necessários.

Que tipo de análise é feita na SWOT?

Já deu para entender que na análise SWOT para academia é preciso mapear os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados em seu negócio fitness, certo? Mas o que isso significa exatamente?

A análise SWOT de academia engloba dois cenários principais: o ambiente interno e o ambiente externo.

No ambiente interno estão todas aquelas questões sobre as quais você tem domínio e controle, incluindo as forças (aquilo que faz você se destacar da concorrência, por exemplo) e as fraquezas, questões que atrapalham o crescimento da empresa.

No ambiente externo, por sua vez, estão os fatores que a sua academia não é capaz de controlar. Aqui entram as ameaças, como a chegada de um novo concorrente no mercado, e também as oportunidades. Embora você não consiga controlar estas últimas, pode preparar a sua empresa para aproveitá-las.

Quer entender melhor o que é a análise SWOT e como essa ferramenta pode beneficiar a sua academia? Então confira esse vídeo que preparamos!

Por que usar a matriz SWOT?

Além da questão que comentamos no início do post, de preparar a sua empresa para se antecipar às mudanças e conseguir crescer mesmo em um cenário instável, há várias outras razões para usar a análise SWOT na academia.

Ao implementá-la, sua academia terá mais condições de tomar decisões estratégicas e conseguirá identificar de forma mais fácil os pontos positivos e negativos que influenciam o seu negócio fitness.

Confira outros benefícios de implementar a análise SWOT para academia:

  • Reduzir os erros nas ações estratégicas
  • Identificar a posição estratégica da academia
  • Melhorar os serviços
  • Ter insights para resolver problemas
  • Mapear tendências para a criação de novos serviços ou produtos
  • Estabelecer prioridades
  • Promover parcerias para suprir lacunas
  • Entender melhor a concorrência

Outra vantagem da análise SWOT é que ela pode ser implementada por empresas de todos tamanhos e segmentos. Seja o seu negócio fitness uma academia de pequeno porte ou uma rede com diversas unidades, a matriz SWOT irá ajudar você como gestor a tomar melhores decisões.

Ficou animado(a) para testar essa ferramenta em sua academia? Então aceite o Desafio SWOT, um desafio interativo em 5 passos para que você conheça melhor o seu negócio fitness e obtenha os melhores resultados com a análise SWOT.

Como fazer uma análise de SWOT para academia?

Agora que você já sabe o que é e para o que serve a SWOT, chegou o momento de colocar a mão na massa e entender como fazer a análise SWOT para academia. Temos um artigo muito bacana com informações complementares de como utilizar a matriz SWOT, vale a pena conferir.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a análise SWOT tende a trazer mais benefícios quando é feita a muitas mãos, envolvendo todas as pessoas que conhecem a fundo o seu negócio. Incluir os colaboradores na análise SWOT também ajuda a deixá-los mais motivados para atingir os resultados planejados.

Então, reúna a sua equipe para fazer um brainstorming sobre os pontos que devem ser analisados, principalmente os internos. Para fazer a análise externa, além da opinião dos seus colaboradores, você poderá contar com pesquisas de mercado, por exemplo.

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Após mapear as informações, você deverá incluí-las em uma matriz como essa abaixo:

Modelo de análise SWOT com quadros azuis e vermelhos. No lado esquerdo estão os quadros azuis de Forças e Oportunidades e no lado direito os quadros vermelhos de Fraquezas e Ameaças

Após preencher cada quadro da análise SWOT, numere as informações em ordem de importância, por exemplo:

  • Qual FORÇA mais pode contribuir para o sucesso da sua academia?
  • Qual FRAQUEZA mais oferece riscos para o seu negócio fitness?
  • Qual OPORTUNIDADE tem maior potencial de ser aproveitada?
  • Qual AMEAÇA mais interfere na qualidade da sua academia?

Em seguida, vale montar combinações entre os quadrantes para traçar estratégias mais elaboradas, algo como:

  • Forças + Oportunidades: quais pontos positivos da sua academia você pode melhorar para gerar oportunidades
  • Forças + Ameaças: quais pontos fortes do seu negócio fitness você pode fortalecer para frear os riscos
  • Fraquezas + Oportunidades: quais pontos fracos você precisa ajustar para não perder nenhuma oportunidade
  • Fraquezas + Ameaças: em quais pontos fracos você precisa mexer para evitar que as ameaças impactem negativamente a sua academia

Se tiver dúvidas de como realizar essa etapa, confira o nosso material do Desafio SWOT.

Vamos detalhar agora como analisar cada ponto que compõe a matriz SWOT:

Strenght/Forças

Para analisar as forças da sua academia na análise SWOT, observe quais são os aspectos que seus alunos mais elogiam.

Aqui também cabe tudo aquilo que é decisivo para que um cliente feche negócio com você.

As forças englobam ainda os fatores que destacam a sua academia perante a concorrência.

Forças podem ser marca consolidada no mercado, equipe qualificada, colaboradores integrados, equipamentos modernos, sistemas de cobrança eficazes.

Weaknesses/Fraquezas

No momento de analisar as fraquezas da sua academia, considere os fatores internos que atrapalham o crescimento do seu negócio.

É possível incluir na análise SWOT da academia algumas reclamações que seus clientes tenham feito.

Outros pontos fracos são problemas que não são solucionados por falta de planejamento ou de recursos.

Entre as fraquezas que podem existir são equipe pouco qualificada, aparelhos defasados, dificuldade na entrega de algum serviço.

Opportunities/Oportunidades

Na parte de oportunidades, a análise SWOT de academia deve incluir as questões que podem ser aproveitadas pelo seu negócio fitness.

Esse quadrante inclui também os pontos que favorecem o sucesso da sua empresa.

Ao contrário das forças e fraquezas, aspectos que você consegue controlar, as oportunidades não estão sob o seu domínio. No entanto, é possível se preparar para aproveitá-las.

Acesso a novas tecnologias, demanda não atendida e novas leis que favorecem o seu segmento são oportunidades possíveis.

Threats/Ameaças

Na análise SWOT, ameaças são os fatores que prejudicam e criam um cenário desfavorável para o seu negócio fitness.

A pandemia de Covid-19 é um exemplo, tendo pegado muitos gestores desprevenidos.

Você como gestor não deve temer as ameaças, mas sim ter a capacidade de prevê-las e se ajustar a elas.

As ameaças podem ser: encarecimento da matéria-prima, entrada de concorrentes no mercado, clientes com novas necessidades ou interesses.

Exemplo de análise SWOT para academias

Vamos então a um exemplo prático para que você entenda melhor como fazer uma análise swot de academia?

A Smart Fit, maior rede de academias da América Latina (FORÇA) se viu diante de uma pandemia (AMEAÇA) e, com as academias fechadas, precisou encontrar formas de continuar promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas. A solução foi a plataforma online de treino, o Treine em Casa. (OPORTUNIDADE).

Abaixo, montamos uma matriz SWOT com outros pontos fortes e fracos da rede Smart Fit. Além de algumas pesquisas internas, também usamos como base este trabalho, produzido por um grupo de alunos da Escola de Engenharia de Piracicaba.

Matriz SWOT com a análise da rede de academias Smart Fit. O primeiro quadro, de forças, traz os seguintes tópicos: Marca bem estabelecida no mercado, Mais de 900 academias, no Brasil, México e Colômbia, Possibilidade de os alunos treinarem em qualquer unidade, Preço competitivo, Qualidade dos equipamentos. No quadro de Fraquezas aparecem os seguintes tópicos: Baixa preocupação para orientação dos exercícios, Falhas na cobrança de mensalidade, Filas para utilização dos aparelhos. No quadro de Oportunidades aparecem os seguintes tópicos: Mercado de aulas online, treinamento híbrido Fusão com gigantes do mercado de treinos em casa, caso da Queima Diária Plataforma Treine em Casa Criação da Smart Fit Nutri, com planos de alimentação saudável para os treinos Criação do Smart Fit Coach, com instrutores e treinos personalizados online e no quadro de Ameaças aparecem os tópicos: Queda da demanda em determinados períodos do ano, Crescimento no número de concorrentes

Quais os pontos fortes e fracos de uma academia?

Sabemos que a realidade da Smart Fit é muito diferente da maioria das academias existentes, então, vamos pensar em exemplos mais “comuns” de pontos fortes e fracos deste tipo de negócio para que você possa refletir a respeito e incluir na análise SWOT de academia.

Exemplos de pontos fortes: profissionais qualificados, bom atendimento, presença nas redes sociais, estacionamento próprio

Exemplos de pontos fracos: rotatividade da equipe, estrutura dos vestiários, aparelhos com tecnologia defasada, baixa ocupação das aulas.

Quais as oportunidades e ameaças de uma academia?

Lembrando que as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo, aquele sobre o qual a sua academia não tem controle, é possível que alguns pontos até se assemelhem com os da Smart Fit, pois têm relação com o mercado fitness em si e outras variáveis.

Exemplos de oportunidades: maior procura do público pela prática de atividades físicas, demandas não atendidas (aulas, planos diferenciados), parcerias com outras empresas, acesso a novas tecnologias

Exemplos de ameaças: novos concorrentes no mercado, pandemia, clientes que estão em busca de serviços ou produtos que você não oferece

Como aplicar a análise SWOT em sua academia?

Após montar a análise SWOT de academia, a questão que fica é: como aplicá-la na prática?

Para garantir que os pontos levantados na matriz SWOT não fiquem apenas no papel, é preciso transformá-los em metas e objetivos e então em estratégias. Lembrando que para isso você pode contar com o material especial que preparamos, o Desafio SWOT.

Na hora de montar a sua estratégia, é importante fazer cruzamentos entre os quadrantes, combinando Forças com Ameaças ou Fraquezas com Oportunidades, por exemplo.

Após traçar o seu plano de ação e começar a executá-lo, tenha em mente que o planejamento estratégico não é algo fixo, na verdade é justamente o contrário. De tempos em tempos, sempre é válido analisar o que você planejou para verificar se a sua academia está indo pelo caminho certo ou se alguns ajustes de rota serão necessários.

Como podemos ajudar você

A análise SWOT é uma ferramenta essencial para a sua academia e desejamos que ela traga insights valiosos para o seu negócio fitness.

E para transformar esses insights em metas e então em ações, nós da Tecnofit estamos preparados para ajudar você.

Como? Imagine, por exemplo, que um dos pontos fracos que você identificou em seu negócio é a dificuldade em entender o que seu público mais deseja. Com o Tecnofit Gym, você gestor de academia terá acesso a funcionalidades que permitem estreitar os laços com os alunos, podendo criar campanhas de relacionamento e até receber feedbacks dos professores, tudo para garantir a satisfação e a fidelização dos seus clientes.

Outra possibilidade: você identificou como uma oportunidade criar planos mais atraentes e condizentes com a realidade atual do mercado. Com o sistema de gestão para academias, você consegue ativar a recorrência, facilitando o pagamento para os alunos.

Mas essas são apenas algumas das muitas funcionalidades do nosso sistema. Que tal testá-las gratuitamente para se surpreender com os resultados? É só preencher o formulário e aguardar o retorno de um dos nossos consultores.

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