Planos de academia: estratégias para um negócio sustentável
Em um mercado cada vez mais competitivo, como o de negócios fitness, qualquer diferencial pode significar um cliente a mais. Mas quando falamos sobre como precificar e oferecer planos para academia, além de serem atrativas para os alunos, as opções precisam fazer sentido para o planejamento financeiro da sua empresa.
Em outras palavras, o segredo não está, necessariamente, em oferecer planos com valores mais baixos do que o mercado. Ou com condições de pagamento super especiais, como vemos em grandes empresas. Mas em estudar aquilo que cobre as necessidades financeiras da sua academia e que, ao mesmo tempo, atende a demanda do público-alvo.
Precificar um produto não é das tarefas mais fáceis, já que devem ser levados em consideração vários fatores que envolvem a produção dele. Mas quando falamos de precificar um serviço, essa dificuldade é maior ainda, já que um serviço não é algo palpável. Por isso, é fundamental entender tanto a estrutura de planos quanto os métodos de pagamento mais eficazes.
Como fazer planos para academia: tipos e estruturas
Na maioria das academias, os planos são criados e precificados de acordo com os períodos ou modalidades contratadas. E os mais conhecidos são:
Plano mensal
O plano para academia mensal normalmente é aquele com o valor mais alto, já que não existe a garantia do faturamento pelos meses seguintes. O aluno pode decidir parar o pagamento da mensalidade a qualquer momento sem que haja a cobrança de multas.
Características:
- Maior flexibilidade para o aluno
- Maior valor de mensalidade
- Menor previsibilidade de receita para a academia
- Ideal para quem está experimentando o serviço
Plano semestral
Já o plano semestral garante o pagamento do aluno durante os seis meses de contrato. Nessa ocasião, é interessante oferecer um valor de mensalidade mais baixo, por conta da fidelização, ou brindes e condições de pagamento que sejam interessantes para o aluno.
Caso haja alguma multa se o aluno optar por desistir no meio do contrato, é fundamental esclarecer o valor e formas de pagamento desde o momento da matrícula.
Plano anual
O plano para academia anual tende a ser o mais vantajoso – tanto para a academia, que terá a garantia de faturamento durante todo o ano; quanto para o aluno, que provavelmente irá pagar um valor muito mais baixo de mensalidade, justamente pela fidelização.
Para que o aluno seja convencido a fazer a contratação do plano anual, é importante oferecer diferentes benefícios, além do valor de mensalidade mais baixo.
Avalie a possibilidade de isenção de matrícula, uso do estacionamento gratuito ou outra vantagem que possa ajudar a atrair a atenção dos alunos e não impacte negativamente no seu planejamento financeiro.
Plano personalizado
Quando a academia oferece diferentes modalidades, também é possível promover planos personalizados, com a combinação de musculação e diferentes aulas coletivas, por exemplo.
A parte mais interessante é que você pode, ou não, combinar esses planos personalizados com diferentes descontos de acordo com o período de contratação, além de oferecer brindes e condições de pagamentos personalizados, de acordo com o valor de mensalidade oferecido para os alunos.
Como precificar planos de academia: metodologia completa
Será que existe um valor ideal para atrair mais alunos com os planos de academia? A verdade é que sim, mas a precificação ideal não é exatamente uma referência de mercado, mas um conjunto de análises e estudos realizados de acordo com o cenário e necessidades da sua empresa.
Fatores fundamentais na precificação
Para chegar ao preço ideal, atente-se aos seguintes fatores:
1. Valor mínimo viável
Esse é o valor mínimo que o seu negócio precisa para ficar no zero a zero. Você precisa saber quanto a sua Academia ou Box custa por mês. Então, leve em consideração os custos fixos, como salários de funcionários e aluguel, e os custos variáveis, como impostos e serviços de terceiros.
Outros custos e despesas que você deve levar em consideração: férias, bonificações por metas atingidas, conta de água e luz, materiais de limpeza, manutenção de equipamentos, gastos com marketing, sistema de gestão, etc.
2. Margem de lucro
Como dito anteriormente, fechar todos os meses no zero a zero não é algo sustentável para um negócio. Por isso, é preciso pensar em lucro.
Segundo especialistas do segmento fitness, uma margem de lucro ideal para o segmento fitness é de 20%. Esse número é calculado em cima do mínimo viável que a sua empresa necessita.
Exemplo Prático:
- Custos mensais: R$ 50.000,00
- Margem de lucro desejada: 20%
- Faturamento necessário: R$ 60.000,00
3. Taxa de ocupação
Agora que sabemos que é preciso faturar um determinado valor por mês, o que deve ser feito para chegar nesse valor? É aqui que entra a taxa de ocupação!
Cálculo Realista:
- Capacidade máxima: 600 alunos
- Taxa de ocupação realista: 80% (480 alunos)
- Taxa de inadimplência: 10%
- Alunos pagantes efetivos: 432 alunos
Com base nesse exemplo, o ticket médio seria de R$ 138,89 (R$ 60.000 ÷ 432 alunos).
4. Público-alvo e localização
É preciso levar em consideração o local onde a sua Academia ou Box está localizado. Se for um bairro nobre, por exemplo, e outros espaços fitness da região cobrarem valores superiores ao seu cálculo base, você pode elevar o seu ticket médio e, consequentemente, aumentar o seu lucro.
No entanto, se for em uma região onde os preços são mais baixos, o ideal é você reduzir o seu ticket médio e tentar, de alguma forma, reduzir os custos e despesas, para que ainda consiga ter uma margem de lucro adequada.
Passos para definir os preços
Avalie a concorrência
Conforme citamos anteriormente, os preços oferecidos pela sua concorrência não vão determinar os valores dos planos da sua academia. No entanto, essa avaliação trará um bom norte para criar uma tabela de preços mais competitiva.
O segredo aqui é não deixar o estudo apenas em cima do preço oferecido, mas investir também na análise dos serviços, modalidades, localização, público-alvo, qualidade do espaço e equipamentos e, principalmente, a percepção dos clientes sobre o seu serviço e dos seus concorrentes.
Estabeleça os serviços inclusos
A mudança da chave da criação e precificação de planos de academia acontece quando listamos cada um dos componentes do valor: desde os custos, investimentos, até os serviços oferecidos que fazem parte da proposta.
Considerando esse cenário, se a sua academia oferece estacionamento, manobrista, serviço de massagem, câmeras de segurança, lanchonete, vestiário com chuveiro a gás, espaço kids monitorado, entre outros serviços integrados aos planos, é fundamental promovê-los para os potenciais alunos.
Defina o preço base
A definição dos preços dos planos deverá passar por uma série de passos, entre eles:
- O posicionamento da sua empresa frente ao mercado e concorrentes
- O registro e acompanhamento constante de todos os custos e despesas da academia
- A definição de uma margem de lucro segura, considerando os riscos de sazonalidade do negócio
- Os diferentes formatos e condições de pagamento, além dos métodos de cobrança
- As características da localização e público-alvo
- As particularidades da sua empresa
- Os possíveis reajustes nas tabelas de preço e inadimplências
Fórmula prática para precificação de planos
Estrutura de planos recomendada
Plano médio (base)
O plano médio é onde está o seu ticket médio e, como o nome sugere, deve ter uma duração média que pode ser de três ou seis meses, dependendo do modelo do seu negócio. Esse é o seu preço base calculado.
Plano longo (anual)
Esse plano longo deve ser 10% mais barato que o plano médio. Um detalhe importante é que o plano longo não deve estar preso ao número de meses, e sim acompanhar o melhor período para renovação.
Por exemplo, sabemos que meses como dezembro e janeiro apresentam números menores de renovação, logo, o ideal é que você não deixe que planos longos vençam durante esse período.
Plano curto (mensal)
Esse é o plano para as pessoas que preferem pagar mensalmente, e ele deve ser entre 15 e 20% mais caro que o plano médio. Para negócios que adotam o pagamento recorrente, ele deve estar entre o plano curto e o médio.
Oferecendo descontos estratégicos
A partir de todas as definições acima realizadas, você deve chegar em um preço ideal para os planos da sua academia. E também poderá entender qual é o limite de desconto máximo que conseguirá chegar para atrair alunos em campanhas promocionais sem que isso impacte na lucratividade do seu negócio.
Exemplos de Descontos:
- Plano família, com valores mais baixos para a matrícula de duas ou mais pessoas ao mesmo tempo
- Desconto para reter alunos em períodos de baixa de treinos, como pós-carnaval ou inverno
- Isenção de matrícula em campanhas promocionais para atrair novos clientes
- Período teste com a primeira mensalidade muito mais baixa do que o normal
Métodos de pagamento modernos: pix para academias
O que é o pix?
O PIX é um novo método de pagamento, desenvolvido e disponibilizado pelo Banco Central, para realizar operações financeiras de forma rápida e segura, através do smartphone do usuário. Por meio do PIX é possível fazer compras, transferir e receber dinheiro, pagar contas e até mesmo impostos.
Lançado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) em novembro de 2020, o PIX surge como uma alternativa revolucionária e facilitadora para os usuários, empreendedores e também para empresas, como as do setor fitness.
Como funciona o pix
Chaves pix
No novo sistema de pagamentos do Banco Central, as Chaves PIX são a nova forma de identificar endereços bancários. Por meio dessas chaves, o Bacen reconhece sua conta no banco e valida suas transações bancárias.
São dados como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, que ficam vinculados aos seus dados bancários. Tudo isso fica registrado no DICT (Diretório de Contas Transacionais).
Tipos de qr code
QR Code Estático: Esse tipo de QR Code pode ser utilizado em mais de uma transação, isso significa que pode estar impresso no PDV (Ponto de Venda). No mundo fitness, será muito útil para pagamentos de valores fixos, como avaliações físicas.
QR Code Dinâmico: O QR Code dinâmico desempenha a função de uma cobrança mais formal, associada a um boleto. É o tipo de código ideal para o pagamento de mensalidades, onde você pode inserir um valor específico e os dados do aluno que irá pagar.
Benefícios do pix para academias
Para as empresas em geral, e em especial para as empresas do ramo fitness, que prestam um serviço de forma contínua e geralmente com métodos de pagamento recorrentes, o PIX traz muitos benefícios:
Rapidez
Pagamentos e transferências por PIX levam cerca de 10 segundos para serem efetivadas. Isso significa que o gestor terá acesso ao valor integral do pagamento quase instantaneamente.
Facilidade
Para o aluno, pagar com PIX representa mais facilidade. Com alguns cliques no smartphone, e utilizando uma Chave PIX, o próprio sistema encontra automaticamente os dados bancários necessários.
Segurança
O PIX entrega mais segurança do que qualquer outro meio de pagamento, principalmente por ser totalmente digital. As operações digitais estão menos sujeitas a fraudes e são seguramente rastreáveis.
Baixo custo
A implementação do PIX nesses espaços reduz gastos com as taxas de outras formas de pagamento – como cartão de crédito – e diminui a incidência de inadimplência. Colocando na ponta do lápis, utilizar o PIX como principal meio de pagamento pode resultar em uma economia de até 36% por transação.
Disponibilidade
Os usuários podem efetuar pagamentos e transferências via PIX a qualquer hora do dia, sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Pix cobrança: solução avançada
O PIX Cobrança é um diferencial que oferece ainda mais facilidades para o aluno, além de garantir a previsibilidade financeira que a sua empresa tanto procura.
Principais Diferenças:
- É considerado um título de cobrança
- Oferece a possibilidade de inserir informações sobre a venda em um único código de pagamento
- QR Code dinâmico de utilização única
- Processo de pagamento automático sem ações manuais
- Baixa automática no sistema
Como Funciona: O PIX Cobrança é atrelado a uma venda no sistema e gera um QR Code que concentra todas as informações referentes ao plano do aluno e ao estabelecimento. O código é enviado ao aluno por e-mail ou WhatsApp e, quando ele abrir o aplicativo do banco, os dados são preenchidos automaticamente.
Como oferecer planos de academia efetivamente
Estratégias de divulgação
Estude o mercado
Para planejar a atratividade dos clientes, é fundamental entender o momento do mercado fitness, o cenário financeiro, o período do ano, as características específicas da sua região e do público-alvo.
Estabeleça regras e limites
Deixe claro o regulamento de utilização de cada um dos planos da sua academia. Por exemplo: quais são as modalidades oferecidas, em quais horários e dias da semana, como funcionam as multas para cancelamento do contrato ou inadimplência, até quando o contrato é válido.
Use um sistema para gerenciar
Ter a visibilidade da gestão financeira da sua empresa é fundamental para criar diferentes e atrativos planos para a academia. É por isso que é importante contar com o Tecnofit Gym, um sistema integrado e prático que te ajuda a ter visibilidade desde a gestão financeira da sua academia até a entrega do seu serviço.
Promova os planos em vários canais
Por mais que seus planos sejam diferentes dos seus concorrentes, não tenha medo de promovê-los nos diferentes canais de contato com a sua academia, como o site e redes sociais. As pessoas costumam valorizar empresas que promovem o serviço e valores de forma clara e transparente.
Invista e treine a recepção
O mesmo vale para a recepção, onde normalmente acontece a maior parte das vendas dos planos. É fundamental garantir que os profissionais entendam cada detalhe da formação dos planos e preços para esclarecer as possíveis dúvidas dos clientes.
Ajustes e otimizações
Ajuste os preços periodicamente
A última dica, mas não menos importante é: tenha clara visibilidade da gestão financeira do seu negócio, com métricas e indicadores na palma da sua mão, para que seja possível realizar alguns ajustes ao longo do ano sem impactar a atratividade dos alunos.
Lembre-se sempre que a oferta dos serviços deve, de alguma forma, gerar lucro para garantir a continuidade do seu negócio. Então avalie os melhores períodos e modalidades para rever a rota e mudar os planos.
Considerações importantes sobre precificação
O preço da concorrência não é decisivo
Você deve ter percebado que, ao longo do texto, em momento algum falamos sobre analisar o preço da concorrência como fator decisivo. Não é que isso não seja importante, na verdade, você precisa estar sempre de olho nos preços aplicados pelos seus concorrentes.
No entanto, o preço do concorrente não deve ser um fator decisivo para a precificação do seu serviço. Até porque negócios distintos apresentam realidades diferentes.
Fatores únicos do seu negócio
Talvez o seu concorrente tenha um aluguel mais barato que o seu, ou, quem sabe, nem pague aluguel. Talvez o seu concorrente não valorize os profissionais que lá trabalham e pagam salários pouco competitivos. Logo, você não pode ficar comparando a sua grama com a do vizinho o tempo inteiro.
Como dito ao longo desse texto, na hora de precificar os serviços da sua Academia ou Box, é fundamental que você leve em consideração fatores como localização da empresa, taxa de lucro desejada, taxa de ocupação realista e o valor mínimo viável para o funcionamento a pleno vapor.
Integração de sistemas de pagamento
Modernização dos processos
É inegável que disponibilizar o PIX como método de pagamento na sua academia, box ou studio é um grande salto em direção à digitalização dos seus processos, o que resulta em mais segurança e comodidade para seus clientes, além dos benefícios para a saúde financeira do negócio fitness.
Vantagem competitiva
Além disso, contar com essa ferramenta pode ser um diferencial da sua marca, a ser devidamente explorado nas suas estratégias de marketing.
Melhor ainda se você oferecer um meio de pagamento que é mais inovador, seguro e uma tendência no mercado, como é o caso do PIX Cobrança.
Conclusão: planos sustentáveis e lucrativos
A criação de planos para academia eficazes requer uma abordagem estratégica que considere tanto as necessidades financeiras do negócio quanto as expectativas dos clientes. A combinação de uma precificação bem estruturada com métodos de pagamento modernos como o PIX pode ser o diferencial que sua academia precisa para se destacar no mercado.
Para que o investimento dê frutos, é preciso ter um bom planejamento financeiro e garantir a viabilidade do negócio. A partir dessas orientações, você terá mais segurança para criar, precificar e oferecer os planos da sua academia de forma estratégica e sustentável.
Lembre-se sempre de que a proposta de preço deve se tornar uma proposta de valor. Os alunos passam a entender que, por mais que o preço dos planos da sua academia sejam mais altos, a composição do valor é justa. E, dessa forma, você consegue criar estratégias, planos promocionais e condições para atrair a atenção dos potenciais clientes.
Faça um teste agora mesmo e descubra como um sistema de gestão pode contribuir com o sucesso da sua academia na criação e gerenciamento de planos eficazes.