Quem dança, seus males espanta! Tudo bem, sabemos que o ditado não é bem assim, mas a licença poética vale, considerando todos os benefícios que essa modalidade pode proporcionar aos seus alunos – ainda mais com uma boa gestão de estúdio de dança.
Dançar traz vários impactos positivos para a saúde física e mental. É justamente por isso que a tendência é que cada vez mais pessoas procurem por esse tipo de atividade. E mais do que estar preparado para receber novos clientes, é importante conhecer algumas dicas para otimizar a gestão do seu estúdio de dança e impulsionar o seu negócio, aproveitando o movimento do mercado.
Para isso, é preciso muito mais do que um bom serviço. A gestão adequada, investimento em marketing, conhecimento do público-alvo e o fortalecimento da imagem da marca também estão atrelados ao sucesso de um estúdio de dança.
E como, aqui na Tecnofit, nosso maior objetivo é justamente o sucesso dos empreendedores fitness, trouxemos neste artigo uma série de dicas para fazer seu estúdio de dança crescer. Spoiler: são bem mais de seis! Fique por aqui para acompanhar nossas sugestões.
1. Escolha um nicho para o seu estúdio de dança
Foco: a vida de empreendedor provavelmente vai te ensinar a importância dessa palavra antes do que você imagina. Ao montar uma academia ou estúdio de dança, é primordial filtrar os tipos de serviços ou modalidades oferecidos no seu estabelecimento.
E, sim. Muitas vezes, a vontade é de abraçar o mundo! Mas o foco vai te ajudar a criar uma estratégia muito mais assertiva e relevante para o seu público-alvo, imagem da marca, investimento em marketing e vendas e outras decisões que direcionam a gestão correta do seu estúdio de dança.
2. Tenha um público-alvo bem definido
E, falando em foco, ele também vale para a definição do seu perfil de clientes ideal: o público-alvo do seu estúdio de dança! Qual(is) idade(s) você pretende atingir? Seu estúdio de dança terá turmas para crianças, adultos e idosos ou apenas para uma faixa etária definida?
Respondendo a algumas questões como essas, você conseguirá elaborar melhor as estratégias de marketing e vendas. É possível determinar alguns períodos do ano em que talvez valha a pena aplicar preços mais atrativos para captar mais alunos.
Faça uma pesquisa de campo e escolha executar essas ações em meses estratégicos. Qual foi o mês que seu estúdio foi mais procurado? Com base nisso, fica mais fácil definir suas ações.
3. Presença digital e inbound marketing
Apesar de as estratégias de marketing tradicional ainda serem muito eficazes para alguns nichos e objetivos, o marketing digital já não pode mais ficar fora do seu planejamento!
De acordo com o relatório de impacto econômico do Google, a plataforma Ads movimentou 104,5 bilhões de reais no Brasil em 2022, a maior parte do investimento proveniente de pequenos negócios, como um estúdio de dança. E não para por aí: as expectativas de gasto global com anúncios digitais deve chegar a US$ 526 bilhões em 2024, 55% a mais do que em 2019.
Estatísticas como essas mostram a importância de estar “nas redes” para promover conexões com seus alunos e potenciais clientes. Mas além disso, é interessante contar com parceiros estratégicos para investir em práticas de inbound marketing, as quais são responsáveis por fomentar o relacionamento com os leads, a fim de concretizar novas vendas.
4. Criação de conteúdo (de qualidade) nas redes sociais
Mas se você acha que ainda não é o momento de investir em anúncios pagos para potencializar a visibilidade, outra estratégia muito importante para aumentar o relacionamento com os seus seguidores é investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais.
E a regra aqui é buscar a diferenciação dos concorrentes. Fique por dentro das novidades desse universo, acompanhe as tendências, “memes” da vez, e conversas que estão rolando nesses canais para incluir o seu negócio!
Que tal fazer um vídeo curto com os melhores momentos das aulas no seu estúdio de dança?
5. Fortaleça o branding da sua marca
O que torna um chinelo, Havaiana. Uma esponja de aço, o Bombril. Uma cola instantânea, o Super Bonder. O nome disso é branding! E quem não quer que o nome do seu estúdio de dança seja confundido com a categoria, de tão conhecido?
Quanto mais pessoas conhecerem e admirarem o seu negócio, maiores são as chances de prospecção de alunos. E para isso, é necessário seguir uma série de dicas.
O primeiro passo para o reconhecimento – além da qualidade do trabalho e do atendimento – é fortalecer o branding do seu estúdio. Você tem um site? Cartão de visita? Como está a comunicação da fachada do seu estúdio? Todos esses pontos contribuem muito para a visibilidade do seu negócio fitness.
6. Aposte em parcerias estratégicas
É difícil um empreendedor discordar que o networking é tudo, né? Se você está iniciando a carreira como gestor(a) de um estúdio de dança, procure estabelecer parcerias estratégicas para tornar sua empresa cada vez mais conhecida!
Além disso, se você oferecer um serviço de qualidade com experiências diferenciadas, com apoio desses parceiros, com toda certeza atrairá mais alunos.
Dicas extras para potencializar os resultados com a gestão do estúdio de dança
Achou que tinha acabado por aqui? A gente avisou que tinha muito por vir. Além dessas dicas, fundamentais para fazer o seu estúdio de dança crescer, trouxemos mais algumas sugestões que podem te ajudar a se diferenciar em meio a um mercado tão concorrido. Confira!
Participe de eventos do seu segmento
Além de maximizar a visibilidade da sua marca em eventos, shows, apresentações, congressos e feiras, essa é uma boa oportunidade para se posicionar como especialista nas modalidades de dança oferecidas no seu estúdio. Fique por dentro dos eventos realizados na sua comunidade e avalie a possibilidade de criar um, para receber alunos e interessados.
Ofereça aulas experimentais gratuitas
Já parou para pensar na quantidade de objeções que as pessoas podem ter para fazer a matrícula em um estúdio de dança? Desde não saber dançar, até a vergonha, falta de conhecimento sobre as técnicas de diferentes modalidades e sobre os benefícios da prática.
E boa parte delas pode ser quebrada com aulas experimentais!
Essa é uma oportunidade para que os alunos conheçam melhor o seu espaço e as modalidades oferecidas sem compromisso. É uma forma de criar uma conexão de confiança, que pode fazer toda a diferença nas técnicas de vendas.
Invista em treinamento e qualificação dos professores
Se você acompanha o blog da Tecnofit sabe o quanto reforçamos a importância de instrutores especializados e engajados. Muito mais do que orientar a técnica, eles são responsáveis por motivar os alunos a conquistarem seus resultados, o que tem impacto direto nos índices de fidelização.
Por isso, se possível, não deixe de investir na contratação especializada e no desenvolvimento desses profissionais, seja nas hard ou soft skills.
Crie um programa de fidelidade para os alunos
E falando em índices de fidelização, outra excelente estratégia para garantir a motivação e retenção dos alunos é por meio de um clube de fidelidade, que oferece prêmios em troca do compromisso com o estúdio de dança.
Você pode reconhecer os alunos que pagarem a mensalidade em dia, contratarem planos mais robustos ou fizerem a matrícula em mais de uma modalidade, por exemplo. Entre os prêmios, escolha algo atrativo, como descontos, produtos personalizados ou programas de aulas exclusivas.
Diversifique as modalidades de dança oferecidas
Outra forma de fazer seu estúdio de dança crescer é aumentando as fontes de receita. E um exemplo disso é diversificar as modalidades de dança oferecidas. Isso pode fazer com que mais pessoas tenham interesse no seu estabelecimento. Mas para isso, lembre-se de considerar o foco no público-alvo e nos serviços que fazem sentido para a sua empresa.
Organize workshops com profissionais convidados
Seja pela arte ou pelos objetivos fitness, o serviço de um estúdio de dança pode ser complementado com momentos de geração de valor, com palestras, workshops ou aulas especiais com dançarinos e coreógrafos renomados. Isso certamente vai fazer com que os alunos reforcem a conexão e admiração pelo seu espaço, além de atrair novos clientes.
Incentive depoimentos e avaliações dos alunos nas redes sociais
Estar nas redes não significa que você precisa ser sempre o locutor dos seus benefícios. Incentivar que os alunos do seu estúdio de dança compartilhem a experiência das aulas nas suas próprias redes sociais, marcando sua página, também é uma excelente forma de promover a visibilidade. E ainda melhor: de maneira orgânica!
Crie espaços e momentos, como aulas especiais, desafios, apresentações e eventos em que eles se sintam à vontade para contar para os seus seguidores.
Promoções e pacotes especiais
Principalmente em momentos de baixa procura, apostar em ofertas especiais pode ser uma forma de melhorar os resultados do seu estúdio de dança – ou, ao menos, não deixá-los caírem! Avalie o melhor momento para promover pacotes de mensalidade com descontos especiais ou outros formatos de promoção, como a matrícula grátis para quem levar um amigo, por exemplo.
Promova concursos e desafios
É muito comum que os estúdios de dança promovam apresentações temáticas ou de final de ano para o público externo. Mas, dentro de casa, você também pode criar pequenos desafios ou concursos saudáveis para que os alunos desafiem seus limites e se desenvolvam nas suas modalidades, aumentando o engajamento.
Importância da gestão financeira para estúdios de dança
Além de todas essas dicas extras para aumentar a visibilidade e engajamento dos alunos do seu estúdio de dança, não podemos deixar de citar a importância de uma excelente gestão para o sucesso desse tipo de negócio.
É por meio da gestão do estúdio de dança que conseguimos controlar todas as entradas e saídas de recursos, o cadastro e frequência dos alunos, assim como a situação de pagamento de cada um, a performance dos seus clientes, o potencial de qualidade do atendimento de cada professor e profissional do estabelecimento, entre tantos outros processos administrativos e burocráticos.
A gestão do estúdio de dança também permite coletar informações sobre a satisfação e retenção de alunos, para a tomada de decisão assertiva buscando uma eficiência e experiência ainda melhor em todo o ciclo de vida de um cliente.
Considerando todo esse cenário e as possibilidades envolvidas, não é difícil afirmar que a gestão do estúdio de dança está diretamente atrelada ao sucesso do negócio. Por isso, é tão importante investir em um processo adequado.
Como montar um plano de negócios para estúdio de dança
E quando falamos em gestão de estúdio de dança, por onde começar? A criação de objetivos e metas de qualquer empresa começa com um plano de negócios – um documento que servirá como um mapa para direcionar as estratégias para atingir os resultados esperados.
Em geral, um plano de negócios de um estúdio de dança contempla: o estudo do público-alvo, mercado e concorrência; a estrutura de serviços, modalidades, planos e preços oferecidos; os objetivos e projeções financeiras; a estratégia de vendas e marketing; além do planejamento operacional para o dia a dia do estúdio.
Sistemas de gestão para estúdios de dança: como escolher o melhor
Pode parecer bastante coisa para se pensar, mas a boa notícia é que todo o planejamento e a gestão do estúdio de dança pode ser otimizado por meio de um sistema completo e personalizado! Essas plataformas ajudam a automatizar processos com o controle de matrículas, pagamentos, fluxo de caixa, agendamento de aulas, comunicação com os alunos, além de gerar relatórios com dados completos para a tomada de decisão estratégica.
Para escolher o melhor sistema de gestão para o seu estúdio de dança, recomendamos que pesquise a opção que ofereça todas as funcionalidades que o seu negócio precisa, facilidade de integração com outros sistemas, parceiros e equipamentos, além do suporte técnico envolvido sempre que precisar.
A nossa recomendação é que você conheça a proposta da Tecnofit! A nossa plataforma especializada em estúdios permite que você tenha mais controle e uma gestão sem complicações. Conheça algumas das vantagens do nosso sistema:
- Agenda automatizada e gestão acessível de qualquer lugar.
- Decisões rápidas com indicadores chave do seu estúdio.
- Preencha horários ociosos com promoções automáticas e eficazes.
- Conquiste alunos com mensagens automáticas, clube de benefícios e aplicativo exclusivo.
Faça um teste agora mesmo para comprovar todas as funcionalidades!
KPIs essenciais para medir o sucesso de um estúdio de dança
É impossível falar de gestão de estúdio de dança sem falar de KPIs. Esses indicadores-chave de desempenho ajudam a acompanhar o crescimento da sua empresa por meio dos objetivos definidos. Entre os principais KPIs de sucesso de um estúdio de dança, destacamos:
- Índice de satisfação e retenção dos alunos.
- NPS.
- Número de novas matrículas.
- Taxa de ocupação das aulas.
- Receita recorrente mensal.
- Índice de inadimplência.
- Custo por aquisição de cliente.
Você pode usar outros indicadores para medir a evolução da sua empresa, basta que eles estejam conectados às metas estabelecidas no plano de negócio e que você consiga acompanhar com certa frequência, para apoiar a tomada de decisão.
Como organizar a agenda e otimizar horários em estúdios de dança
Uma das funcionalidades mais interessantes dos sistemas de gestão de estúdios de dança é a organização da agenda e otimização dos horários das aulas. Esse processo é importante para equilibrar os horários e a disponibilidade de professores, fazendo com que todos os intervalos de aulas sejam preenchidos e evitando sobreposições ou ociosidades. A agenda bem organizada também acelera o processo de ajustes, caso haja algum tipo de cancelamento, por exemplo.
Para isso, é interessante que, além do sistema de gestão, os alunos também tenham acesso a um aplicativo ou plataforma de conexão com o estúdio, permitindo que eles possam agendar ou cancelar as aulas de forma fácil e acessível.
Estratégias para retenção de alunos em estúdios de dança
Se a gestão do estúdio de dança é uma das chaves para o sucesso desse negócio, podemos dizer que os altos índices de retenção é a outra! Você já deve ter ouvido falar que manter clientes atuais custa de cinco a sete vezes menos do que conquistar novos, mas esse é só um dos motivos pelos quais vale a pena investir na retenção dos seus alunos.
E para isso, recomendamos algumas ações, como: o treinamento constante para os profissionais do estúdio, sempre pensando em como oferecer o melhor atendimento e experiência para os alunos; investimento em uma infraestrutura de qualidade, assim como equipamentos e acessórios modernos; programas de fidelidade para recompensar alunos pela sua frequência nas aulas; avaliações periódicas para reconhecer o progresso dos alunos; pesquisas de feedback para que os clientes possam compartilhar suas percepções sobre o estabelecimento; criação de eventos, apresentações e competições internas; entre outras!
Conclusão
Sabemos que todas essas dicas contribuem, e muito, para o crescimento do seu estúdio de dança. Mas também vale ressaltar que uma gestão facilitada e eficiente é imprescindível em qualquer negócio fitness.
Não importa o tamanho, modelo ou o serviço oferecido, o importante é contar com a praticidade na hora de gerenciar horário de aulas, turmas, alunos, pagamentos e controle financeiro em geral.
Quer saber mais sobre como fazer seu estúdio de dança crescer?
Aqui na Tecnofit temos o compromisso de promover conteúdo de qualidade e soluções completas e inovadoras para que os empreendedores fitness possam garantir excelentes resultados para os seus negócios. Confira outros artigos de blog sobre o assunto e aproveite as nossas dicas!