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Recepção de studio de pilates: decoração e bom atendimento
Gestão e Empreendedorismo

Recepção de studio de pilates: decoração e bom atendimento

Podemos afirmar com tranquilidade que uma decoração bem planejada e um bom atendimento impactam positivamente os alunos que frequentam um studio de pilates.

Recepção de Studio de Pilates: decoração e bom atendimento

Para a recepção do studio de pilates cumprir com os objetivos estabelecidos e trazer os resultados esperados, nós montamos um guia para te ajudar nesse processo, seja a sua intenção montar um studio a partir do zero, seja para dar um upgrade na imagem da sua marca e potencializar a capacidade do seu studio de pilates de impactar quem visita o espaço, cativando o público definitivamente.

Quer ter uma “palhinha” do que você encontrará nas próximas linhas?

  • Como fazer a decoração do seu studio de pilates
  • Algumas ideias de recepções para você se inspirar
  • Como oferecer um bom atendimento na recepção do studio de pilates

E como o mês de maio aqui na Tecnofit está sendo dedicado a deixar o seu negócio no azul, também reservamos um parágrafo para trazer dicas de como aumentar a geração de receita na sua recepção.

Ficou interessado(a)? Então encontre um lugar confortável, pegue seu café ou sua garrafa d’água e acompanhe a leitura!

Como decorar recepção de studio de pilates?

Podemos afirmar com tranquilidade que uma boa decoração de studio de pilates impacta positivamente os alunos que frequentam o espaço.

O pilates é uma atividade completa, que alia leveza e relaxamento a uma conexão plena entre o corpo e a mente, construindo consciência corporal e força muscular.

A recepção do studio deve ser pensada para transmitir uma mensagem alinhada à prática do pilates, ao mesmo tempo que comunica aos clientes a qualidade da sua marca.

O tipo de material escolhido, com elementos em madeira e arranjos de plantas naturais, por exemplo, transmitem calma e relaxamento, sensações associadas à prática da atividade física.

A paleta de cores também deve estar alinhada com a mensagem de aconchego e cuidado que se deseja passar ao cliente. Dê preferência a cores claras, menos chamativas e que contribuam para construir um ambiente que represente saúde, bem-estar e tranquilidade.

Também é possível apostar em uma pegada mais moderna, com design arrojado e acabamentos em metal, aliados a cores quentes, para transmitir uma ideia de força e energia. Atente-se apenas para não deixar o studio com uma cara de clínica médica, mas que inspire disposição e boa forma.

Montamos pra você uma lista de itens funcionais que, aliados a detalhes menores mas relevantes, devem compor o espaço de forma harmônica e acolhedora que será o diferencial do seu studio, agregando qualidade e confiança à sua marca.

Decoração

Aposte em papéis de parede com frases motivadoras. Combine boa iluminação, grandes espelhos e um toque de natureza com arranjos verdes, de bambu ou florais.

Computador

Além da praticidade da tecnologia para gerenciar o Studio, componha a decoração com um computador com design moderno e discreto.

Mesa/Balcão

A mesa de atendimento é um dos itens mais funcionais do espaço. Pode ter acabamento em madeira, transmitindo acolhimento, ou em metal, num desenho mais moderno, representando força.

Cadeiras

Pense em estofados confortáveis, discretos, em cores que combinem com a paleta das paredes ou do papel-de-parede. Distribua-os de acordo com iluminação, vista para rua e ventilação.

Cafezinho

Procure dispor de uma mesa discreta com água, café e chá disponíveis para clientes e acompanhantes.

Televisão

Utilize uma TV para distrair clientes em espera, levando em conta a posição das cadeiras. Use-a também para valorizar sua marca, exibindo as vantagens e os benefícios de seus serviços.

Ar-Condicionado

A temperatura do ambiente é muito importante para dar um toque acolhedor ao espaço. Considere investir em um sistema de ar-condicionado adequado para o tamanho da sala.

Mesinha

A mesa de centro alia praticidade ao refinamento da decoração. Lembre-se de combinar o material da mesa com o tema da decoração e dos outros itens da sala.

Revistas

Disponha de um porta-revistas, ou mesmo revistas dispostas organizadamente na mesinha. Agregue informação trazendo temas ligados à saúde, bem-estar e à prática de pilates.

Porta-bolsas/Mochilas

Porta-bolsas são itens versáteis e práticos, com uma gama de modelos que se adequam ao tema da decoração do seu studio, e demonstram atenção e cuidado com o material do cliente.

Armários

Da mesma forma, armários com espaço adequado e seguros ajudam a aumentar a sensação de cuidado. Posicione-o discretamente e escolha o acabamento alinhado à decoração.

Som ambiente

Um toque especial e que dá o tom do espírito do espaço é a música ambiente. O pilates é uma prática associada à calma e ao relaxamento, e a playlist deve refletir essas sensações.

Exemplos de recepção de studio de pilates

Fizemos uma seleção de exemplos com boas ideias de composição entre decoração e espaço físico para te inspirar na hora de montar seu Studio. Confira!

Exemplo de recepção de studio de pilates

Para começar, um exemplo que ressalta diversos dos pontos que levantamos acima, como as plantas e o balcão que parece uma extensão da parede. Destaque ainda para a decoração com madeira, um material que transmite aconchego, e a pintura verde, tom que exalta equilíbrio e saúde, dois temas intimamente ligados com a prática do Pilates.

Sugestão para montar recepção de studio de pilates

Aqui novamente temos um exemplo de plantas usadas na decoração da recepção, tornando o espaço mais alegre e convidativo, bem como o aromatizador de ambientes. Perceba, por exemplo, que a mulher representada na foto está usando um uniforme: você já havia considerado esse investimento para o seu studio de pilates?

Exemplo de como montar uma recepção de studio de pilates

Um dos destaques da recepção acima é a parede que expõe alguns dos documentos do studio. Você sabia que é obrigatório por lei fixar alvarás de funcionamento, laudos de vistoria e o tipo de empresa em um local visível? Então, antes de montar a recepção do studio de pilates, reserve um espaço para acomodar esses quadros.

Como ter um bom atendimento na recepção do studio de pilates?

É nítido que a preocupação detalhada com cada item que compõe a decoração e a estrutura física do studio, montando um ambiente agradável que comunique os benefícios da prática de pilates, agrega muito valor e confiança na marca.

Mas é preciso aliar isso a uma boa estratégia de atendimento para cativar o cliente que já está sensibilizado pela estética da recepção do seu studio.

Nós elencamos cinco pontos importantes a se considerar ao desenvolver uma estratégia que entrega um atendimento de alta qualidade ao cliente, veja só:

1. Tenha uma boa comunicação

A comunicação com o cliente começa antes mesmo dele entrar no espaço do Studio. Utilize o marketing digital e invista em mídias sociais para alcançar o cliente, de maneira clara e objetiva, e explore a estética do seu studio nos anúncios para atraí-los ao espaço.

O atendimento deve ser atento, sem deixar de ser ágil. Atenda o telefone rapidamente, seja claro e objetivo ao tirar dúvidas, e responda às demandas das mídias digitais com regularidade. Leve em consideração que seu potencial cliente está estudando diversos studios para praticar sua atividade.

A comunicação durante o atendimento no ambiente do studio deve ser atenciosa e acolhedora, complementada pelo aconchego da decoração. Pratique escuta ativa e esteja preparado para atender clientes que, por vezes, procuram a atividade por uma questão médica, que pode envolver situações delicadas.

Durante as aulas a comunicação deve ser uma aliada do instrutor, de modo a fortalecer o vínculo com o cliente, promovendo abertura para haver honestidade na relação entre aluno e professor, para que o atendimento seja verdadeiramente acolhedor e transmita segurança ao aluno.

Mantenha uma atitude positiva sempre. Seus alunos querem se sentir bem, inclusive muitas vezes estão procurando aliviar suas dores. Mesmo que isso não seja algo natural para você, não se preocupe. Com força de vontade essa habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada.

Outra estratégia interessante que demonstra atenção e cuidado na comunicação com os alunos é manter atualizada uma agenda com as datas de aniversário de cada um deles, bem como outras informações sobre gostos pessoais.

Dessa forma você poderá se programar para enviar mensagens de felicitações personalizadas e presentes, oferecer descontos e também promover aulas temáticas para os aniversariantes.

2. Vá além das expectativas

Tenha em mente que o seu atendimento é uma grande ferramenta para construir uma relação duradoura com seu cliente. Surpreenda com um atendimento direcionado para demandas específicas.

Procure prescrever seus treinos focando nas necessidades individuais de cada aluno, primando mais pela prática contínua de um grupo de exercícios buscando atingir níveis de excelência na execução, em vez de sobrecarregá-lo com um volume alto de diferentes exercícios.

A cada problema ou dificuldade apresentada pelo aluno, busque alternativas para resolvê-lo, explicando cuidadosamente o processo, de forma a destacar sua experiência e conhecimento, o que evidencia para ele o valor do seu atendimento.

Vale ressaltar que o cuidado diário na preparação do ambiente – desde a recepção conforme já descrevemos, até o espaço destinado à aula – são formas de demonstrar a atenção que você dá a cada cliente, o que os surpreende e cria expectativa para a próxima aula.

Por fim, premie-os por pontualidade nas aulas e nos pagamentos, bem como recompense uma frequência regular com algum tipo de brinde, presente ou desconto. Isso vale também para aquele aluno que indicar novos clientes.

3. Conquiste seu cliente

Já falamos no nosso podcast sobre o poder da retenção, e sobre como custa até cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um atual.

Fique atento a cancelamentos e remarcações frequentes de aulas. Contate o aluno e reforce com ele seus objetivos e o compromisso que o método pilates demanda. Ressalte os resultados já atingidos, e busque entender o que está o levando a agir dessa forma.

Considere ajustar seus planos para manter o aluno ativo, e faça todo o possível para disponibilizar agenda para que ele possa dar continuidade ao treinamento.

Preste atenção no feedback dado por cada aluno e ajuste o que estiver no seu alcance, para manter o aluno interessado e com vontade de seguir fiel ao seu trabalho.

4. Ouça seu cliente

Entenda que, para muitos alunos, frequentar sua aula pode demandar certo esforço financeiro. Por isso é extremamente importante sempre atendê-los com carinho e atenção redobrada.

Demonstre que a opinião do aluno e sua satisfação são importantes para você, e esteja sempre pronto para escutar com empatia suas necessidades e dificuldades.

Proporcione abertura a sugestões para o studio e para as aulas e esteja pronto para ouvir críticas e reclamações. Uma forma de tornar esse processo mais sutil é disponibilizar fichas de avaliação e sugestão na recepção para preenchimento de forma anônima.

5. Use de tecnologia

Alie tecnologia ao seu serviço. Mostre para o seu aluno que você leva a sério o desempenho do serviço prestado no seu espaço.

Uma ferramenta de gestão poderosa pode te auxiliar a otimizar as tarefas, poupar tempo e te dar mais oportunidade para aprimorar o cuidado com os clientes.

A Tecnofit oferece tudo que você precisa para cuidar do seu studio em um único sistema, desde gestão financeira e funil de vendas, até relatórios personalizados e pesquisas de satisfação.

Uso de tecnologia para melhorar a recepção do studio de pilates

 

Lembra, por exemplo, da agenda de aniversários que mencionamos ali em cima? Você pode dispensá-la e contar com o serviço de CRM da ferramenta para concentrar todas as informações dos alunos e enviar mensagens de felicitação de forma ágil e automatizada.

Dispor de uma plataforma personalizada, totalmente digital e com suporte de qualidade é uma grande chave para alcançar melhores resultados e demonstrar sua dedicação e profissionalismo para seus clientes.

Acesse o site Tecnofit e faça um teste gratuito agora mesmo e reafirme seu compromisso com o crescimento e desenvolvimento do seu studio de pilates.

Recepção de studio de pilates: como vender mais

É claro que a decoração e um bom atendimento podem fazer toda a diferença na recepção do seu studio de pilates. Mas algumas técnicas adicionais também podem ajudar você a garantir que esse espaço contribua para a geração de receita.

Seja você como gestor ou uma pessoa contratada especialmente para essa função, quem toma conta da recepção precisa dominar algumas técnicas de vendas. É claro que muitas pessoas virão até o seu studio com a decisão de fazer aulas já tomada, mas e aquelas que entram apenas para saber o preço? Você pode não ter uma segunda chance de convertê-las!

Nosso videobook “O Segredo das Vendas” pode ajudar você e a sua equipe a quebrar objeções e transformar prospects em alunos. Lembre-se ainda de trabalhar com gatilhos mentais para incentivar as pessoas que visitam seu studio de pilates a fecharem um plano.

Por falar em fechamento de planos, você não pode dar a chance que os seus futuros alunos desistam da matrícula porque o seu processo é muito demorado, por exemplo. Você sabia que o Tecnofit Studio possui a função “Venda Rápida”, na qual é possível fazer o cadastro e a venda em uma única etapa?

Com essa funcionalidade, você preenche somente os dados mais importantes do aluno e conclui a venda e só depois finaliza com calma o cadastro para que a matrícula seja efetivada de forma mais ágil e simplificada.

Concluindo

O que foi possível aprender hoje para você experimentar no seu studio?

Em 2022, o ramo fitness ainda guarda muito potencial a ser explorado. A prática de pilates tem se popularizado, e as pessoas estão retomando suas atividades físicas de maneira gradual, conforme a pandemia de Covid vai ficando para trás.

Este é um grande momento para investir no seu studio. Aproveite para repaginar sua recepção, levando em conta os pontos que nós apontamos hoje.

Use a nova imagem do espaço para atrair novos clientes. Alinhe com demais funcionários sua estratégia de atendimento, entregando além de performance, acolhimento e cuidado personalizados.

Alie tudo isso à gestão digital completa e moderna da Tecnofit para tornar seu studio uma referência de qualidade e profissionalismo na promoção de saúde e bem-estar na vida de cada aluno.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender melhor sobre recepção de studio de pilates e que você tenha tido inspirações de como deixar esse espaço cada vez melhor.

Não esqueça do nosso encontro marcado aqui no blog todas as segundas e quartas. Até mais!

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