5397
Studio de pilates pequeno: como otimizar espaço e decorar?

Studio de pilates pequeno: como otimizar espaço e decorar?

Quando o espaço é reduzido, será necessário fazer um planejamento mais aprofundado e talvez seja preciso abrir mão de alguns aparelhos específicos e investir em equipamentos multifuncionais. Os acessórios também podem ser ótimos aliados, assim como a decoração.

Studio de pilates pequeno: como otimizar espaço e decorar?

Hoje queremos falar com você que tem o sonho de empreender. Sabemos que durante a sua jornada como dono(a) do próprio negócio você enfrentará uma série de desafios, mas o tamanho da sua empresa não precisa ser um deles. Se você tem pouco espaço disponível, não se preocupe, pois nós vamos te provar que é sim possível montar um studio de pilates pequeno e ser um(a) empreendedor(a) de sucesso.

Então vamos lá conferir o que você vai aprender no post de hoje?

Primeiro, vamos te contar qual o tamanho ideal para um studio de pilates e o que você precisa fazer para formalizar o seu negócio fitness.

Depois, você vai acompanhar algumas dicas sobre como deixar o seu studio de pilates mais funcional e confortável – aqui, escolher os aparelhos certos e utilizar alguns truques de decoração podem ajudar bastante.

E é claro que você também quer saber quanto custa para montar um studio de pilates pequeno, não é mesmo? Também temos essa informação por aqui!

Depois dessa introdução, é hora de pegar seu cafezinho e acompanhar a leitura!

Qual o tamanho ideal para um studio de pilates?

O tamanho ideal para montar um studio de pilates varia entre 30 m² e 100 m². Mas se você tem um espaço bem menor, não se preocupe, pois é perfeitamente possível ter um studio até mesmo em salas de 12 m² ou 15 m².

Quando o espaço é reduzido, será necessário fazer um planejamento mais aprofundado pensando no melhor aproveitamento do local. Além disso, talvez seja preciso abrir mão de alguns aparelhos específicos e investir em equipamentos multifuncionais.

Os acessórios também podem ser ótimos aliados, pois não ocupam muito espaço e é possível guardá-los após as aulas.

A decoração e o projeto de arquitetura são outros recursos que ajudam a tornar o seu studio mais confortável.

Quais as normas para studio de pilates?

Depois de fazer um planejamento estratégico, será preciso formalizar o seu negócio. O ideal é contar com o auxílio de um contador e de um advogado, que orientarão você sobre os passos necessários durante o processo de abertura da empresa.

Para que ela funcione de acordo com a lei, será preciso enquadrá-la na área de atuação adequada (Educação Física ou Fisioterapia), além de obter os alvarás necessários, entre eles o de licença para funcionamento, o da Vigilância Sanitária e o do Corpo de Bombeiros.

Outra norma para que um studio de pilates possa funcionar é ter um profissional técnico responsável pelas atividades. Essa pessoa pode ser tanto um fisioterapeuta quanto um educador físico com formação em pilates.

Como montar um studio de pilates pequeno?

Ao contrário do que você possa ter ouvido por aí, é perfeitamente possível montar um studio de pilates mesmo com pouco espaço disponível. O foco será pensar em cada centímetro de maneira estratégica, para que o ambiente seja aproveitado em sua totalidade. Confira então como ter um studio de pilates pequeno em 5 passos.

1. Otimize o espaço

O primeiro passo para montar um studio de pilates pequeno é otimizar o espaço. Para isso, usar móveis planejados é uma excelente opção, pois eles ocupam somente a metragem necessária e não “roubam” centímetros de circulação preciosos.

Usar as paredes e o teto para armazenar acessórios é outra dica muito útil, através de ganchos, nichos e prateleiras. Considere também apostar em caixas organizadoras, as quais podem ser guardadas até mesmo embaixo de algum equipamento, como o Cadillac, que é um dos aparelhos que compõem o kit básico do método. Composto por uma estrutura física que simula uma cama, o equipamento possui ainda alças, barras, molas e trapézio, permitindo exercícios dos mais variados.

Por falar em equipamentos, compre apenas aqueles que o seu studio de pilates é capaz de comportar, e não se esqueça de tirar todas as medidas necessárias antes de fechar negócio. Lembre-se que será preciso deixar um espaço livre entre eles para que os alunos possam se movimentar e não corram o risco de se machucar.

Muito provavelmente você vai querer enfeitar o seu studio de pilates com plantas e objetos de decoração, mas tenha em mente que a funcionalidade deve prevalecer. Então, considere abrir mão de alguns supérfluos e fazer algumas substituições para que o espaço seja o mais confortável possível.

2. Tenha apenas equipamentos para seu público-alvo

Para aproveitar da melhor maneira o seu studio de pilates pequeno, é muito importante conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, tendo em mente o que as pessoas que você quer atingir necessitam, será possível priorizar esse tipo de equipamento.

Pensando, por exemplo, que o foco são pessoas da terceira idade, as quais podem ter dificuldade para executarem exercícios aéreos. Neste caso, substituir o Cadillac pelo Wall Unit pode ser uma boa solução, pois o segundo oferece praticamente as mesmas funcionalidades do primeiro e ainda ocupa menos espaço.

Material para studio de pilates

Vamos fazer uma pausa na nossa “caminhada”? É por uma ótima causa.

Recentemente, realizamos o START!, um evento muito bacana pensado especialmente para quem estava pensando em abrir ou inaugurou recentemente um negócio fitness. O encontro rendeu ótimos insights, entre eles um material que será extremamente útil para você nesse momento.

O e-book “Guia de sucesso para inaugurar um studio de pilates” traz dicas incríveis para te ajudar desde a escolha dos equipamentos até a conquista dos primeiros alunos, um checklist completo com todos os documentos necessários para a abertura de empresa, além das funcionalidades e benefícios exclusivos da Tecnofit para apoiar a sua inauguração. Clique no banner abaixo para fazer o download, você não vai se arrepender.

Studio de pilates pequeno: como otimizar espaço e decorar?

 

3. Escolha equipamentos e acessórios menores

Retomando os passos, vamos ao terceiro deles.

Como dissemos no começo do texto, talvez você precise abrir mão de alguns equipamentos tradicionais em seu studio de pilates pequeno, uma vez que alguns deles ocupam um espaço considerável. Neste caso, é possível fazer algumas substituições.

Além de trocar o Cadillac pelo Wall Unit, você pode instalar uma Prancha de Molas com Barra Torre no local. Por ser parafusado na parede, esse é um equipamento que quase não ocupa espaço.

Outra opção é substituir o Ladder Barrel pelo Spine Corrector, uma opção mais compacta e que também pode ser armazenada abaixo de outros aparelhos maiores, economizando espaço.

Além de escolher equipamentos menores, adquirir acessórios é outra boa alternativa para o seu studio de pilates pequeno. Além da vantagem de poderem ser guardados após a prática dos exercícios, os acessórios também permitem que você ministre aulas de pilates solo.

4. Tenha equipamentos multiuso

Para o quarto passo, queremos falar sobre os equipamentos multiuso, que são aqueles que combinam várias funcionalidades em um mesmo aparelho.

Olha o Wall Unit aí de novo! Além dele, também existe o Cadillac Reformer, que une dois tradicionais equipamentos em uma só estrutura, e o Reformer Tower, o qual contempla o Reformer, uma estação para pilates solo e uma torre.

Outra opção bem interessante é a Wunda Chair, um aparelho que quando não está em uso pelos alunos se transforma em uma poltrona.

5. Busque fontes de inspiração

Chegamos então ao quinto passo de como montar um studio de pilates pequeno. Aqui, a dica é se inspirar em outros espaços semelhantes para encontrar ideias que podem ser aproveitadas no seu negócio fitness.

Redes sociais como Pinterest e Instagram e o próprio Google Imagens são ótimas ferramentas que podem ajudar você neste momento.

Ao encontrar modelos de studios de pilates que te agradem, lembre-se de adaptá-los para a sua realidade, considerando o espaço e o orçamento que você tem disponível.

Como decorar studio de pilates pequeno?

A decoração é uma ótima aliada de quem decide abrir um studio de pilates pequeno, afinal, além de embelezar o espaço, alguns recursos decorativos têm o poder de passar a sensação de amplitude, fazendo com o que o studio pareça ser maior do que realmente é.

Espelhos

Os espelhos são um dos acessórios mais populares quando o assunto é ampliar um ambiente visualmente.

Se possível, cubra uma parede inteira com um espelho. Melhor ainda se essa superfície ficar ao lado de uma janela, garantindo uma sensação de amplitude ainda maior.

Iluminação

Em conjunto com os espelhos, uma boa iluminação pode fazer milagres em termos de tamanho.

O ideal é dar preferência sempre que possível à iluminação natural, um recurso que também aumenta o bem-estar e ajuda a poupar energia.

Para aulas à noite ou no caso de o seu studio não contar com uma boa luz natural, prefira as lâmpadas brancas.

Cores

A escolha correta das cores também pode fazer a diferença no seu studio de pilates pequeno. Os tons claros são as melhores opções para decorar o seu espaço, afinal, as cores escuras podem dar a sensação de que o local é menor.

Se você é fã de tons mais fortes, como verde, roxo ou cor de rosa, prefira deixá-los para os detalhes, como os estofados dos equipamentos, os acessórios e alguns objetos como vasos ou almofadas.

Se estiver pensando em “vestir as paredes”, dê preferência aos papéis ou adesivos listrados, que passam a ideia de continuidade.

Janelas

Como já dissemos, as janelas permitem a entrada de luz natural, o que por si só já ajuda a aumentar visualmente um espaço. Em conjunto com espelhos, elas também passam a sensação de que o studio é maior.

Portas de correr

Tanto na entrada do seu studio quanto no banheiro, as portas de correr podem ser ótimas aliadas em um ambiente pequeno.

Por deslizarem na horizontal e não exigirem uma área livre para a abertura, elas garantem economia de espaço.

Quanto custa para montar um studio de pilates?

Já falamos sobre tamanho, equipamentos, decoração… Chegou a hora de entrar em valores.

Em média, é possível montar um studio de pilates pequeno com R$ 30 mil. Nessa conta, estão inclusos gastos com equipamentos, acessórios, móveis, marketing e capital de giro.

Vale lembrar que essa é uma estimativa de mercado e o valor final pode variar de acordo com diversos fatores, como a localização do seu studio, a necessidade de reformas no local e a possibilidade de fazer parcerias.

De todo modo, é muito importante que você se dedique bastante na etapa de planejamento para prever com mais eficácia o valor que será preciso investir na montagem do seu studio de pilates.

Como podemos ajudar você

Chegamos ao fim de um conteúdo completo sobre a abertura de um studio de pilates pequeno.

Agora com certeza você está bem mais preparado para uma inauguração de sucesso, porém, ainda não te contamos a melhor parte.

A gente sabe que a rotina de quem está empreendendo costuma ser bem desgastante, afinal, são muitas as questões que precisam ser gerenciadas. E se além da gestão você ainda for responsável pelas aulas, seu dia será ainda mais corrido e cansativo.

Mas e se eu te contar que existe uma ferramenta capaz de ajudar você em todas as etapas gerenciais do seu trabalho, deixando você com mais tempo livre para se dedicar ao pilates propriamente dito? Parece incrível, não é mesmo?

Então, conheça o Tecnofit Studio, uma solução pensada exclusivamente para quem tem um negócio fitness deste tipo, seja ele um studio de pilates, yoga, poledance ou outras modalidades.

Studio de pilates pequeno: como otimizar espaço e decorar?

 

Esse software de gestão permite que você tenha uma visão macro do seu negócio e consiga controlar de forma mais eficaz todas as áreas do seu studio, desde as finanças até o relacionamento com os seus alunos.

Você também tem um aplicativo à sua disposição, para ter todas as informações na palma da mão. Os alunos também contam com uma versão do app na qual podem agendar ou cancelar aulas e renovar a mensalidade, por exemplo.

Na hora de planejar a abertura do seu negócio, não se esqueça de incluir o Tecnofit Studio entre suas parcerias indispensáveis, viu? Faça um teste gratuito e conheça tudo o que essa ferramenta tem a oferecer ao seu studio de pilates.

Até a próxima!

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })