7139
Gestão de studio de pilates: como administrar e crescer?

Gestão de studio de pilates: como administrar e crescer?

Neste artigo preparamos dicas importantes sobre como fazer a gestão do seu studio de pilates e contribuir com o crescimento da empresa.

pessoa escrevendo em um caderno para fazer a gestão de studio de pilates

O grande objetivo de toda empresa é a geração de lucros. Mas para isso acontecer, é necessário um forte trabalho de administração de diferentes frentes: recursos humanos, financeiros, marketing, entre outros. Neste artigo preparamos dicas importantes sobre como fazer a gestão de studio de pilates e contribuir com o crescimento da organização. Acompanhe!

Como fazer a gestão de studio de pilates?

O investimento na gestão de studio de pilates torna o negócio mais estratégico e lucrativo. Isso porque permite gerar informações importantes sobre a saúde da empresa e do mercado, que contribuem com a tomada de decisões, como cortes orçamentários ou contratações importantes.

Conheça algumas orientações sobre como fazer essa administração na prática:

1. Desenvolva um planejamento estratégico

Tudo começa com o diagnóstico da sua empresa e do mercado em questão: quais são as principais forças e fraquezas do seu negócio; e oportunidades e ameaças do cenário em que ele está inserido. 

Depois, é importante listar todos seus objetivos e identificar as métricas que deverão ser medidas para acompanhar o resultado do negócio. 

A partir disso, crie um plano de ações e iniciativas que serão realizadas para atingir cada uma das metas desenhadas, de acordo com um cronograma e responsabilidades claras de cada um dos envolvidos. Lembre-se de medir constantemente os resultados para possíveis mudanças de rota. 

2. Faça a gestão do fluxo de caixa

A administração do fluxo de caixa nada mais é do que o acompanhamento de todos os recursos financeiros que entram e saem do caixa do seu studio de pilates, desde o recebimento das mensalidades dos alunos até o pagamento de fornecedores e manutenção dos equipamentos, por exemplo. 

Esse controle deve fazer parte da rotina da gestão de studio de pilates, pois permite conhecer a saúde financeira do negócio e identificar ações para garantir o crescimento da empresa. 

3. Separe as finanças pessoais das do studio

Falando em recursos financeiros, não é incomum encontrar empreendedores, principalmente de pequenas empresas, que confundem as finanças pessoais com as do negócio. E essa prática pode trazer inúmeros riscos tanto para você quanto para o studio. 

Por isso, certifique-se de ter duas contas bancárias separadas e determine o valor fixo do seu salário para retirada todos os meses – garantindo recursos para investimento na sua empresa, sempre que possível. 

4. Certifique-se de manter uma reserva financeira

No caso de negócios voltados ao cuidado com a saúde e prática de exercícios, como academias e studios de pilates, a sazonalidade do volume de alunos precisa ser considerada na administração. 

Por isso, ter uma reserva financeira é fundamental para evitar problemas ou enfrentá-los da melhor forma possível, sem deixar que a saúde do negócio seja prejudicada. Para isso, uma boa dica é destinar uma porcentagem do recebimento mensal em uma poupança ou conta bancária específica. 

5. Busque novas formas de monetização

Para contribuir com a geração de receitas, muitas academias buscam diferentes formas de monetização com a venda de produtos ou serviços que vão além das aulas. 

Exemplos disso são as vendas de acessórios e equipamentos que podem ser usados nos treinos – e também servem como mídia espontânea, quando os alunos usam fora do local – como camiseta, toalha, garrafas de água, mochilas, bolsas, entre outros. 

Em relação aos serviços, é possível incluir postos de massagem no studio, ou mesmo avaliar a possibilidade de incluir uma lanchonete no seu espaço. 

6. Planeje e organize seu orçamento

A projeção do orçamento é fundamental para conseguir fazer a gestão de studio de pilates. Uma boa dica é determinar o planejamento orçamentário de todo o ano, projetando quanto você deve receber, quais serão os principais gastos e o que será preciso fazer para alcançar os objetivos financeiros listados no momento do planejamento estratégico. 

Mas aqui vale um aviso: mesmo que o orçamento seja anual, é importante fazer a revisão de forma constante. Dessa forma você acompanha os planos financeiros do seu negócio de perto e pode determinar diferentes caminhos para atingir suas metas. 

7. Acompanhe as mudanças do mercado e dos seus concorrentes

Outra orientação que deve estar sempre na mente de um empreendedor é que a gestão do negócio vai muito além de olhar para a própria empresa. 

Acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor, as necessidades do negócio e as novidades dos seus concorrentes pode fazer toda a diferença na forma como você administra seu studio de pilates. Por isso:

  • Analise os preços praticados pela concorrência. 
  • Estude as necessidades do mercado, sejam elas do governo, consumidores e demais stakeholders. 
  • Crie espaços para receber feedbacks dos seus alunos. 
  • E a partir disso, busque oferecer diferenciais competitivos – seja em preço, condições de pagamento, equipamentos, profissionais, etc.

8. Valorize os profissionais do seu studio de pilates

Como trouxemos no início deste artigo, a gestão de studio de pilates também tem a ver com a forma que você gerencia os recursos humanos – ou seja, as pessoas que trabalham na sua empresa. 

A contratação de profissionais capacitados é tão importante quanto a manutenção desse público, garantindo que estejam sempre atualizados com o que há de melhor e mais inovador no mercado. 

Isso fará com que os profissionais sintam-se valorizados e reconhecidos e fará com que eles queiram permanecer na sua empresa. O que terá impacto direto com o relacionamento com os seus alunos, que perceberão que estão em um espaço de valorização e inovação constante. 

9. Encontre formas de fidelizar seus clientes

Ainda mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizá-los. Além de ser um processo que normalmente exige menos investimento, fidelizar alunos pode facilitar a previsão orçamentária da sua empresa. 

Existem várias formas de fazer isso: desde reconhecê-los em datas especiais, como aniversário e tempo como cliente, até promoções ou condições especiais para quem já está dentro de casa. 

10. Crie uma boa estratégia de marketing

Outra boa dica para conquistar e fidelizar clientes é investir em marketing. Por meio de estratégias online e offline é possível fazer com que sua marca seja ainda mais conhecida e potencializar o relacionamento com os atuais clientes. 

O primeiro passo é ser encontrado: tenha páginas atualizadas nas redes sociais e um site completo. Você também pode investir em anúncios, oferecer conteúdo de qualidade, entre outras iniciativas. 

Dica bônus: use um software de gestão de studio de pilates!

Agora que você já sabe a importância da gestão de studio de pilates e tem uma boa ideia de como colocar esse processo em prática, temos uma dica que certamente vai te ajudar a economizar tempo, evitar trabalhos manuais e garantir informações ainda mais assertivas para que você possa planejar o crescimento da sua empresa. 

O Tecnofit Studio é um software de gestão de studio de pilates completo e personalizado que te ajuda a ter uma visão completa da sua empresa, mantém o contato ainda mais próximo com os seus clientes e é a inovação que seu studio precisa para crescer! Tudo de forma intuitiva, fácil e prática. 

Conheça nossa solução e faça um teste gratuito agora mesmo!

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })