10919
O que é Hyrox – a nova tendência em competições

O que é Hyrox – a nova tendência em competições

Conheça a modalidade, seus benefícios e formatos de treinamento, além de entender a viabilidade de aplicação no seu negócio fitness.

hyrox

A ascensão do mercado fitness e o enorme espaço para inovações permite que, de tempos em tempos, sejam lançadas diferentes tecnologias, equipamentos, acessórios e modalidades, desde as mais democráticas até as mais específicas. Um exemplo disso é o Hyrox. 

Apesar de (ainda) não ter tantos adeptos no Brasil, o Hyrox tem ganhado cada vez mais fãs em diversos lugares do mundo. E, neste artigo, a gente te conta o porquê. Acompanhe para saber mais! 

O que é Hyrox?

Uma mistura de corrida com exercícios funcionais: o Hyrox é uma nova modalidade de esporte e competição. Assim como o CrossFit, Hyrox também é uma marca, a qual envolve uma metodologia específica. E para aplicá-la (seja nos treinos ou nos eventos), tanto as academias quanto os profissionais precisam ser filiados. 

Como funciona o Hyrox?

A competição de Hyrox funciona assim: são oito quilômetros de corrida intercalados com exercícios funcionais. Ou seja, a cada quilômetro corrido, os atletas precisam realizar movimentos como burpees, remada, squats, lançamento de saco de areia, entre outras atividades. 

A adesão foi tão grande que o Hyrox já é considerado o maior evento fitness em ambiente fechado do mundo, com competições realizadas em grandes estádios, com quatro principais categorias. São elas: 

  • Aberto: a experiência mais tradicional da modalidade, realizada de forma individual. 
  • Pro: para atletas experientes, com exercícios mais complexos e maiores pesos. 
  • Em duplas: os participantes fazem a competição ao lado de um parceiro, dividindo a carga dos exercícios. 
  • Relay ou revezamento: também em grupo, em que cada pessoa do time é responsável por correr dois quilômetros e realizar dois exercícios. 

Apesar do teor competitivo, a principal motivação do evento é, realmente, a participação. O Hyrox tem como premissa ser um esporte democrático e inclusivo, para atletas de todos os níveis, habilidades e necessidades. Por isso, tudo bem se os competidores levarem mais tempo para completar a prova. 

Qual é a diferença entre Hyrox e CrossFit?

Apesar de o Hyrox ser confundido com “o novo CrossFit”, principalmente por conta dos exercícios funcionais, as duas modalidades têm algumas diferenças. Conheça as principais: 

Padronização 

Diferentemente do CrossFit, que tem um WOD (Workout Of the Day) específico para os treinos e competições, o Hyrox não muda. São sempre os mesmos oito quilômetros de corrida, combinado com os mesmos exercícios. 

Apesar de no CrossFit a variedade de movimentos ser muito maior, a premissa do Hyrox é exatamente ser mais fácil praticar e comparar a evolução dos exercícios. 

Corrida e exercícios de força 

Mesmo que alguns WODs de CrossFit tenham atividades aeróbicas – como a própria corrida, ela não aparece tanto em competições, diferentemente do Hyrox. E, em relação aos exercícios de força, os requisitos do CrossFit costumam ser muito mais elevados do que no Hyrox, em que esses movimentos são apenas parte da competição. 

Em resumo, o CrossFit prioriza a força. E o Hyrox, a resistência! 

Tempo de realização dos treinos e competições 

O tempo médio de conclusão de uma competição de Hyrox é de uma hora e meia. A categoria de elite chega a fechar a corrida em pouco menos de uma hora. Ao contrário do CrossFit, em que 75% dos WODs têm menos de 20 minutos de duração. 

Complexidade dos exercícios 

Apesar de ambas as modalidades poderem ser adaptadas para diferentes níveis de habilidade e condicionamento físico, os exercícios do Hyrox foram escolhidos com a premissa de serem fáceis o suficiente para que todos possam executar. 

Enquanto, no CrossFit, às vezes é necessário um nível mais avançado de conhecimento da técnica e força para realizar alguns movimentos mais complexos. Sendo assim, em geral, o Hyrox tende a ser um pouco mais acessível. 

Quais são os benefícios do Hyrox?

Como toda modalidade de atividade esportiva, o Hyrox também apresenta uma série de benefícios para os seus praticantes. Eles estão relacionados à saúde física, emocional, manter o corpo em forma, condicionamento físico e muito mais. Detalhamos os principais, para ficar por dentro: 

Melhora no condicionamento físico

Da mesma forma que o CrossFit e outras modalidades funcionais, o Hyrox trabalha todos os grupos musculares e articulações, combinando a força, potência, coordenação e resistência. Dessa forma, além de ajudar a queimar calorias, também é uma excelente opção para melhorar o condicionamento físico. 

Acessível para todos os níveis de praticantes 

Conforme abordado anteriormente, uma premissa do Hyrox é que ele seja praticado por qualquer nível de atleta – com diferentes habilidades e limitações. Até por isso os exercícios são mais fáceis e as competições respeitam o tempo necessário para as pessoas completarem a corrida. 

Menor risco de lesões

O Hyrox foi projetado para que os participantes possam desafiar seus limites de forma intensa, porém segura, com movimentos fáceis e acessíveis, minimizando o risco de lesões. Mas, mesmo com isso em mente, é fundamental que os praticantes sejam acompanhados por profissionais que possam orientar a execução correta, seja nos treinos ou nas competições. 

Diferentes modalidades

Apesar de as competições de Hyrox contemplarem sempre o mesmo padrão de corrida e exercícios, a variedade de corrida e movimentos de força, combinada com as diversas categorias dos eventos permite que o esporte seja dinâmico e divertido, atraindo cada vez mais atletas no mundo todo. 

Desenvolvimento físico e mental

Como toda atividade física, o Hyrox traz uma série de benefícios também para a saúde mental, como autoestima, confiança, liberação de endorfina, que ajuda a ter mais felicidade, entre outros. E, adicionado a tudo isso, vale reforçar que a pressão de uma competição de Hyrox costuma ser muito menor, já que a modalidade prioriza a motivação e superação respeitando o limite de cada um. 

Como funciona um Hyrox Workout?

A competição de Hyrox consiste em oito quilômetros de corrida intercalados com oito exercícios de alta intensidade, em estações específicas. Tanto a corrida, quanto os movimentos, devem ser completados antes de passar para a fase seguinte. O tempo médio de prova é de uma hora e meia e, segundo o site do Hyrox, os eventos têm uma taxa de conclusão de mais de 95%. 

Os exercícios envolvem força, resistência e capacidade cardiovascular. São tecnicamente simples e, principalmente nas categorias tradicionais, não envolvem carga muito alta. São eles:

SkiErg

A primeira estação do Hyrox consiste em mil metros na máquina de esqui. Apesar de trabalhar o corpo inteiro, tem foco nos músculos do braço, ombro e core (um conjunto de 29 músculos do abdômen).

Sled Push

Em seguida, os atletas passam por 50 metros de “empurrão de trenó”. O movimento, por sua vez, tem foco nos músculos inferiores, principalmente parte anterior da coxa, posterior e core.

Sled Pull 

Quase o contrário do Sled Push. A diferença é que essa estação consiste em “arrastar ou puxar o trenó”, também por 50 metros. Aqui, os principais músculos trabalhados são glúteos, bíceps, costas e core.

Burpee Broad Jumps

O famoso Burpee, do CrossFit, com a inclusão de saltos para frente, ao final do movimento. São 80 metros a serem percorridos, em um exercício completo que desafia o corpo inteiro.

Rowing

O Remo também é um movimento bastante conhecido em outras modalidades. No Hyrox, são mais mil metros a serem percorridos com esse exercício, o que marca a metade da competição. 

Farmers Carry

São 200 metros de caminhada carregando peso – como se fossem as compras de supermercado. Esse movimento trabalha, principalmente, a parte superior das costas, antebraços, mãos, trapézios e core. 

Sandbag Lunges 

A penúltima estação consiste no movimento de passada com um saco de areia de 10, 20 ou 30 kg nas costas, por 100 metros. É um exercício intenso, com foco nas coxas e glúteos. 

Wall Balls

Para fechar, um exercício de agachamento e lançamento de bolas com peso na parede, por 75 ou 100 vezes. Esse movimento ajuda a fortalecer o corpo todo, principalmente braços e pernas. 

Dicas para iniciantes no Hyrox

Mesmo com a premissa da simplicidade e acessibilidade do Hyrox, a verdade é que é necessário um treinamento específico e intenso para conseguir completar a corrida. Dessa forma, é importante que os atletas que desejem iniciar nessa modalidade fiquem atentos a alguns pontos principais: 

Compreensão do Hyrox

Conhecer a modalidade é o primeiro passo para começar a treinar para uma competição de Hyrox. É preciso entender o formato, saber realizar os exercícios com a técnica correta e testar a resistência, força e capacidade atlética. 

Equipamentos e habilidades necessários para o Hyrox

Para uma boa e segura performance, é importante avaliar a necessidade de equipamentos adequados para a corrida, como tênis específico, roupas confortáveis, acessórios e suplementos. 

Treinamento estruturado

Conseguir completar uma corrida de Hyrox provavelmente vai demandar um treino específico e consistente, que inclua exercícios de força, resistência e corrida. 

Busque lugares especializados em Hyrox

Como o Hyrox contempla exercícios e distâncias específicas, treinar em um local especializado na modalidade certamente vai ajudar os atletas a ter uma performance ainda melhor. 

No entanto, como no Brasil ainda não é tão fácil encontrar academias focadas em Hyrox, uma boa alternativa é investir em Personal Trainer para criar fichas de treinamento específicas, aliado a um box de CrossFit – ou treinos em espaços abertos, como parques, praças e ginásios. 

Estratégia e técnica

Saber correr e realizar os exercícios de forma tecnicamente correta certamente são essenciais para a competição de Hyrox. Mas, além disso, também é preciso desenvolver uma estratégia de níveis de esforço e descanso para completar a corrida de forma segura e eficaz. 

Mentalidade e motivação

Muitas vezes, habilidades psicológicas, como a concentração, foco e motivação, são tão importantes quanto a capacidade física, em uma competição de Hyrox. Por isso, além do treino de força e resistência, a preparação mental pode fazer toda a diferença em uma boa performance, independentemente do nível do atleta. 

Preparação para uma competição de Hyrox

Considerando todas as dicas acima, para iniciantes na categoria (que também podem ser usadas para atletas de elite), o resumo do que não pode faltar na preparação de uma competição de Hyrox consiste em:

  • Fortalecimento da resistência. 
  • Sobrecarga progressiva, com trabalho de força e impulso. 
  • Treinamento de potência cardiovascular em ciclos. 
  • Trabalho preventivo de mobilidade, para evitar lesões. 

Hyrox para gestores fitness

Além de garantir vários benefícios para os praticantes, o Hyrox pode ser uma excelente opção de investimento para gestores fitness. Mas, para isso, é preciso ficar atento a alguns requisitos, como a filiação e expectativas de expansão da modalidade. Saiba mais sobre isso: 

Como ser um afiliado Hyrox

Da mesma forma que o CrossFit, o Hyrox fornece para as academias e profissionais as ferramentas, serviços e benefícios específicos para integração da metodologia nos serviços oferecidos. Para isso, é preciso investir em planos que começam em US$ 130 por mês. 

Alguns benefícios oferecidos pelo Hyrox para as suas academias e profissionais parceiros são: 

  • Uso do logotipo e direito de imagem. 
  • Descontos e ofertas exclusivas da marca. 
  • Ferramentas necessárias para treinos de Hyrox. 
  • Suporte de marketing e comunicação. 
  • Visibilidade e presença nas redes sociais. 

Para tornar sua academia uma parceira do Hyrox é preciso entrar em contato com o atendimento local, pelo site da marca. 

O futuro do Hyrox e sua expansão global

E aí, será que o Hyrox pode ser um bom negócio para sua academia, aqui no Brasil? Especialistas afirmam que sim! Além disso, dados de outros países comprovam a tendência: a estimativa é que mais de 175 mil pessoas participem das competições de Hyrox em 2024. 

Além disso, o Hyrox combina duas tendências globais de modalidades esportivas: o CrossFit e a corrida, com a premissa de não precisar de grandes conhecimentos técnicos – apesar da intensidade da competição. 

Para ter certeza de que a modalidade vai ser um fenômeno também aqui no Brasil, é preciso acompanhar de perto o movimento do mercado fitness. Mas vale reforçar que o Hyrox já alcançou 11 países diferentes e 30 cidades. Sendo assim, as expectativas não poderiam ser melhores!

Marcadores:
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })