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CrossFit: vale a pena contratar uma consultoria para a gestão?

CrossFit: vale a pena contratar uma consultoria para a gestão?

Saiba como potencializar os resultados do seu box a partir da otimização desse processo, com especialistas na função.

Consultoria de crossfit

Não é incomum encontrarmos proprietários de CrossFit especialistas na modalidade, mas com pouca ou nenhuma experiência na gestão de um negócio. E verdade seja dita: mesmo com as melhores intenções, sem a gestão adequada, uma empresa não tem futuro. É aí que, em muitos casos, entra a consultoria de CrossFit. 

O gerenciamento de um box de CrossFit vai muito além do planejamento de WODs. Administrar os recursos, sejam eles humanos ou financeiros, captar novos clientes, mensurar resultados e acompanhar metas (além de tantas outras atividades) também são tarefas essenciais para a saúde do negócio. 

E isso envolve, além de tempo, conhecimento e muita dedicação. O que nem sempre cabe na agenda do empreendedor.

No entanto, negligenciar a gestão do CrossFit pode acarretar problemas financeiros, como a ausência do controle nos pagamentos e recebimentos, multas, falta de noção sobre o volume de alunos e administração dos funcionários. 

Mas nem tudo está perdido! Existe uma série de alternativas para evitar esse cenário. E a consultoria de CrossFit é uma delas. Neste artigo, trouxemos alguns detalhes sobre o trabalho de consultores de gestão fitness e como eles podem ajudar a garantir o sucesso de um box. Acompanhe para saber mais!

A importância de uma gestão eficiente de CrossFit

Assim como em qualquer empresa, a gestão eficiente de um box de CrossFit é fundamental para garantir a saúde do negócio. E isso envolve, além do controle financeiro, a conexão entre o desempenho da empresa com a identificação de pontos de melhoria por meio do acompanhamento de indicadores e metas. 

Além disso, a gestão de um box de CrossFit é importante para:

  • Garantir que o negócio seja lucrativo e potencializar resultados. 
  • Organizar a rotina e otimizar processos. 
  • Implementar planos de crescimento. 
  • Validar investimentos ou redução de custos operacionais. 
  • Integrar todos os setores da empresa. 
  • Controlar acessos e o volume de alunos. 
  • Gerenciar planos de mensalidade dos clientes. 
  • Evitar perda de receita em períodos impactados pela sazonalidade. 

Apesar de parecer um bom investimento – por conta da alta demanda e tendência de treinamentos funcionais, sem uma boa gestão é muito provável que o negócio afunde em pouco tempo. 

O papel de uma consultoria de gestão de CrossFit

A função de uma consultoria de CrossFit depende do objetivo pelo qual ela foi contratada. É possível encontrar especialistas em vendas, fidelização, gestão de recursos e controle financeiro. E, da mesma forma, um consultor pode ser contratado para desenvolver a estratégia da empresa e criar processos para que os objetivos sejam cumpridos. 

Vale dizer que, na maior parte das vezes, o papel da consultoria é estratégico – não tático. Isso significa que mesmo com o apoio desses profissionais, ainda será necessário ter ferramentas ou pessoas responsáveis pelo acompanhamento do progresso. 

Como funciona uma consultoria em CrossFit?

Assim como em qualquer outro setor, uma consultoria de gestão de CrossFit é responsável por fornecer orientação especializada para resolver problemas ou melhorar a eficiência de um box. 

Conforme abordado anteriormente, a forma como esses profissionais vão atuar na sua empresa depende do cenário e objetivo contratado. No entanto, em linhas gerais, as etapas trabalhadas por uma consultoria de CrossFit são: 

Avaliação inicial

Da mesma forma que um Coach de CrossFit ou Personal Trainer realizam a anamnese para conhecer o aluno antes de prescrever um treino, uma consultoria de CrossFit deve começar o seu trabalho com uma avaliação inicial. 

Essa etapa funciona como um “raio x” da empresa: desde as instalações, equipe, modelo de negócio, cultura e práticas de gestão atuais. Essa é a única forma de identificar áreas com oportunidades de melhoria. 

Identificação de desafios

Em um segundo momento é necessário identificar o motivo pelo qual a consultoria foi contratada. E está tudo bem não estar tudo bem! Entender que o seu negócio pode estar passando por desafios é o primeiro passo para mudar o rumo das coisas. Inclusive pode ser que essas questões sejam identificadas ou trocadas durante a avaliação inicial. 

Alguns dos desafios mais comuns em box de CrossFit são:

  • Dificuldades financeiras. 
  • Problemas operacionais. 
  • Falta de alunos. 
  • Falta de motivação dos profissionais. 
  • Marketing pouco efetivo. 
  • Falta de controle no volume de clientes. 
  • Baixa fidelização. 
  • Entre outros!

Definição de metas e objetivos

Depois de conhecer como funciona cada área do box de CrossFit e identificar, junto com o empreendedor e sua equipe, qual é ou quais são os principais desafios, é hora de definir as metas e objetivos para direcionar o trabalho a ser realizado. 

É comum que os consultores usem metodologias para a definição dessas metas, como o conceito de Meta SMART: específicas, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais. Esse é um método criado por George T. Doran em 1981 e usado até hoje por diferentes organizações para o estabelecimento de objetivos mais inteligentes.  

Desenvolvimento de estratégias

Depois de saber onde a empresa quer chegar, a consultoria de CrossFit vai ajudar a criar estratégias para superar os desafios e alcançar as metas. E aqui cabe uma série de alternativas: desde o desenvolvimento de um novo modelo de negócio, planejamento financeiro, estratégias de marketing, mudanças operacionais, entre outros. 

Vale reforçar que essa é a etapa em que os combinados serão criados, mas é muito provável que a empresa não tenha a consultoria atuando na operacionalização das rotinas do box. Por isso, as estratégias criadas precisam fazer sentido para todos os envolvidos. Afinal, de nada adianta um plano incrível no papel, se, na prática, ele não funciona! 

É preciso aproveitar esse momento para tirar qualquer dúvida, identificar riscos, direcionar funções, validar orçamentos, definir prazos e esclarecer o caminho para a evolução do box. 

Acompanhamento do progresso e avaliação 

Apesar de não “colocar a mão na massa”, é fundamental que a consultoria seja contratada para acompanhar o progresso e ajudar na mudança de rotas quando necessário. A mensuração constante garante que as melhorias sejam sustentáveis para a empresa. 

Essas cinco etapas costumam ser padrão para o trabalho das consultorias de gestão fitness. No entanto, como abordamos inicialmente, elas também podem ser contratadas para resolver questões funcionais e pontuais nessas empresas. Algumas delas são: 

Otimização de operações

A consultoria pode identificar melhorias na operação do box, verificando possíveis economias, otimizações e melhorias na eficiência dos processos, gestão de recursos e logística. 

Gestão financeira

Outro formato de atuação muito comum nas consultorias de CrossFit é em relação à orientação financeira, projetando o controle de custos, aumento da receita e evolução na rentabilidade. 

Marketing e aquisição de clientes

Apesar de muito se falar sobre formas de atrair novos alunos por meio do marketing, o mercado fitness é extremamente concorrido – o que torna ainda mais difícil ser percebido sem um bom planejamento. 

As consultorias podem ajudar a desenvolver estratégias para atrair e reter clientes por meio de promoções, campanhas publicitárias, presença digital, programas de fidelidade, entre outros. 

Treinamento da equipe 

A gestão dos funcionários tende a ser o custo operacional mais alto das empresas. Por essa razão, é fundamental entender a melhor forma de administrar as pessoas para o seu negócio.

Neste caso, a consultoria pode atuar no fornecimento de treinamento, plano de carreira, formas de contratação, desenvolvimento de benefícios, entre outros fatores que, no final das contas, também ajudam a melhorar o atendimento e serviço oferecido para os alunos. 

Análise da concorrência

Outra forma de perceber ajustes estratégicos para o seu box de CrossFit é entender o que os concorrentes estão fazendo de certo e errado. E também existem consultorias especializadas nesse tipo de benchmarking. 

Feedback de clientes

Ouvir os alunos costuma ser uma excelente estratégia para identificar problemas, expectativas e oportunidades de melhoria. E uma das formas de realizar um diagnóstico na sua empresa é por meio do trabalho de uma consultoria externa – garantindo a confidencialidade para que os clientes fiquem ainda mais à vontade para compartilhar suas percepções. 

Implementação de tecnologia

Por fim, a consultoria também pode recomendar a implementação de diferentes ferramentas para melhorar a eficiência operacional e experiência do cliente no seu box de CrossFit. Essa é uma forma de garantir que as estratégias sejam cumpridas, sem que seja necessário dedicar uma equipe inteira para a função. 

Vantagens de usar um sistema de gestão para CrossFit

Um sistema de gestão de CrossFit pode ser uma ótima forma de garantir os resultados esperados a partir da contratação da consultoria. Além do controle de fluxo de caixa e cadastro de alunos, um sistema completo costuma oferecer dados em relatórios didáticos para o acompanhamento e tomada de decisões estratégicas. 

A partir dessa gestão, fica muito mais fácil saber, por exemplo, quais são os alunos com mais chance de fidelização, o nível de inadimplência, quais são as áreas com oportunidades de redução de custos ou investimento, além de realizar cobranças, emitir NF e realizar o pagamento de tributos de forma automática – o que torna o processo de gestão ainda mais prático! 

Conclusão: vale a pena contratar uma consultoria de CrossFit?

A verdade é que a consultoria pode ser um ótimo investimento para melhorar os resultados de um box de CrossFit, principalmente se o empreendedor não tem experiência no assunto. No entanto, antes da contratação, é importante lembrar que:

  • É um trabalho estratégico, e não operacional. 
  • Mudanças serão sugeridas: é preciso estar preparado e aberto para elas. 
  • A consultoria deve indicar o caminho mais adequado – que nem sempre é o mais fácil ou aquele que você considera o melhor. 
  • Assim como a reforma de uma casa, por exemplo, pode ser que mais desafios sejam encontrados durante o diagnóstico, tornando o processo de evolução mais demorado. 
  • A consultoria pode sugerir melhorias imediatas, mas a maioria das mudanças exige tempo, é preciso estar disposto e confiar. 

A partir dessas orientações, a dica é avaliar a disponibilidade do seu box para entender se a contratação de uma consultoria será um bom investimento! Para mais dicas sobre como melhorar os resultados do seu negócio fitness, continue acompanhando o Blog da Tecnofit. 

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