7794
Circuito Funcional: como montar e quais acessórios usar?

Circuito Funcional: como montar e quais acessórios usar?

Conheça dicas para oferecer o treinamento em circuito para os diferentes perfis de alunos.

Como montar um circuito funcional

Aproveitando a tendência do Treinamento Funcional no mercado fitness, muitas academias passaram a oferecer esse método de treino em formato de circuito. Além dos benefícios para os alunos, os empreendedores têm buscado nessa especialidade a abrangência do público, apesar do trabalho corporal intenso. Neste artigo, contamos o que é e como montar um Circuito Funcional. Acompanhe para entender se essa pode ser uma oportunidade para o seu negócio! 

O que é um Circuito Funcional?

O termo Circuito Funcional contempla a realização de uma série de exercícios funcionais diferentes, em sequência, entre as chamadas “estações”. Os participantes se movimentam entre as estações para praticar determinado exercício pelo tempo ou número de repetições definidas. 

Os circuitos são ótimas alternativas para quem procura treinamentos de força e resistência muscular. Mas eles vão muito além: contribuem com a evolução da capacidade cardiovascular, coordenação, desenvolvimento de habilidades motoras, equilíbrio e perda de peso e medidas devido ao alto gasto calórico. 

Por ser uma aula coletiva – em grande parte das academias – também proporciona um ambiente dinâmico e divertido, em que podem ser criadas amizades. Outra vantagem vem da flexibilidade de espaço para o Circuito Funcional: o treinamento pode ser realizado em um parque, academia, praia ou outro local no qual as estações possam ser montadas. 

Como montar um Circuito Funcional?

Saber como montar um Circuito Funcional é essencial para proporcionar aos alunos um método de treino compatível com os seus objetivos fitness, e que, ao mesmo tempo, garanta a saúde e segurança dos praticantes. Listamos abaixo um passo a passo. Confira: 

Defina o objetivo do Circuito Funcional 

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que, em muitos momentos, explicamos a importância de conhecer o seu público para conquistar bons resultados de atratividade e retenção de alunos. E com os Circuitos Funcionais, não é diferente. 

Antes de pensar em como montar um Circuito Funcional é importante identificar quais são os objetivos deste treino. E a resposta virá exatamente da expectativa do aluno: força, resistência, agilidade, equilíbrio, entre outros. É a partir dessa orientação que os exercícios devem ser escolhidos. 

Escolha os exercícios

Objetivo definido? Então é hora de identificar quais são os melhores exercícios para responder às expectativas dos alunos. Além de procurar abranger diferentes grupos musculares e habilidades motoras, certifique-se de que todos os exercícios sejam executáveis para o perfil de cada aula, garantindo a segurança das pessoas. 

Alguns dos exercícios mais usados nos Circuitos Funcionais são:

  • Prancha
  • Prancha com braços esticados
  • Hiperextensão da cadeia posterior
  • Extensão do quadril
  • Gato
  • Corrida estacionária com elevação de joelhos
  • Saltos com elevação de joelhos
  • Calcanhar no bumbum
  • Agachamento livre
  • Ondulação de corda naval

Aqui também é importante adaptar as estações para os diferentes níveis de habilidades dos alunos. Prepare pesos diferentes, tempo de execução, intensidade ou complexidade do exercício de acordo com cada pessoa. Isso também fará com que os alunos possam ser estimulados a partir de desafios individuais, mesmo em uma aula coletiva. 

Organize as estações definindo a ordem dos exercícios

A definição da ordem das estações, combinadas com os momentos de descanso, precisa seguir uma sequência lógica: considerando o nível de complexidade e exigência suficiente para que o aluno possa ser desafiado, mas com a certeza de que ele conseguirá completar as séries da forma correta, evitando lesões e frustrações. 

Essa organização também pode variar de acordo com o objetivo e perfil dos alunos. É possível dar início ao circuito com as atividades mais difíceis, intercalar estações desafiadoras com as mais fáceis, aumentar o ritmo e complexidade ao longo do circuito, entre outras sequências. 

A lógica das estações também deve considerar espaço suficiente para que as pessoas possam se movimentar e descansar ao longo do treino. Uma dica é fazer o teste do circuito para garantir que os exercícios estão organizados nos momentos certos, conforme o objetivo em questão.

Oriente os movimentos e acompanhe os alunos de perto

Antes de dar início a uma aula de Circuito Funcional, certifique-se de que os alunos conhecem os exercícios, sabem usar os acessórios e não fiquem com dúvidas de execução. Por ser um treino de alta intensidade e agilidade, quando realizado de forma incorreta, pode acarretar alguma lesão. 

Por isso, ao longo do circuito, é importante que os profissionais responsáveis pelo treinamento acompanhem a técnica e corrijam qualquer tipo de irregularidade, preservando a saúde e segurança dos participantes. 

Todos os alunos podem fazer o Circuito Funcional?

Assim como qualquer pessoa pode fazer Treinamentos Funcionais, todos os alunos podem participar dos circuitos – e é exatamente essa uma das vantagens desse tipo de treino. 

Mas aqui vale um ponto de atenção: pelo estilo da atividade, alunos com limitações físicas, doenças, lesões ou condições de saúde diferenciadas podem precisar de um cuidado especial na escolha dos exercícios, ou adaptação da intensidade de acordo com suas necessidades. 

Por isso, é sempre importante indicar que os alunos consultem seus médicos antes de realizar qualquer tipo de atividade física. Para os profissionais de Educação Física, também vale conhecer de perto o histórico de saúde dos praticantes, e monitorá-los constantemente, com atenção para qualquer tipo de dor ou reclamação apresentada. 

Como fazer Circuito Funcional para iniciantes?

Saber como montar um Circuito Funcional para iniciantes requer conhecimento do público e planejamento adequado para o nível de habilidade dos alunos. Separamos algumas dicas para contribuir com esse processo. Saiba mais:

Capriche no aquecimento

Preparar o corpo para um exercício físico é indicado em qualquer método de treinamento. Pode ser realizado por meio de movimentos aeróbicos de baixa intensidade, como caminhada, alongamentos e exercícios de mobilidade, por exemplo. 

Uma dica é planejar o aquecimento conectado aos grupos musculares ou objetivos do Circuito Funcional. Por exemplo: se o foco é o treino de inferiores, é interessante realizar movimentos de aquecimento para ativar os músculos das pernas. 

E quanto tempo deve durar um aquecimento? Essa resposta também varia com a intensidade do treino: um circuito mais difícil exige uma preparação mais longa, ativando diferentes partes do corpo. Para um treino mais curto e menos complexo, um breve aquecimento pode ser suficiente. 

Escolha exercícios que os alunos conseguem fazer

Para evitar que os alunos iniciantes se frustrem, escolha movimentos mais fáceis, como agachamentos, flexões de braço, abdominal e caminhadas rápidas, por exemplo. É interessante que eles possam focar na técnica neste momento, para que depois possam ser desafiados a aumentar a carga ou complexidade dos exercícios. 

Faça uma progressão lógica de exercícios com intervalos de descanso ativo

Procure limitar o número de estações neste início, aumentando gradualmente o volume e complexidade dos exercícios à medida que você percebe que os alunos estão evoluindo. 

Separe momentos de intervalo adequados entre as estações para que os alunos possam descansar ativamente, evitando a exaustão. 

E estimule que o grupo da aula coletiva de Circuito Funcional possa se incentivar mutuamente, garantindo mais engajamento e retenção das pessoas por meio de um treino desafiador na medida certa!

Como manter a motivação no Circuito Funcional para iniciantes?

Assim como em qualquer outro método de treinamento, manter a motivação no Circuito Funcional para iniciantes pode ser um desafio. No entanto, existem estratégias que podem garantir bons resultados na retenção e engajamento dos alunos. Conheça algumas:

Ofereça um treinamento dinâmico, variando os circuitos

Use os diferentes acessórios disponíveis para os Circuitos Funcionais, adicione desafios especiais, convide seus alunos para treinar em lugares alternativos, crie eventos para que eles convidem seus amigos para uma aula teste, e planeje treinos variados e dinâmicos, para que os alunos possam ser surpreendidos, despertando interesse e motivação. 

Crie desafios valendo recompensa

É muito comum os alunos serem incentivados em desafios que valem prêmios. Por isso, uma boa dica é planejar mini competições saudáveis para que os alunos possam ir atrás das suas melhores versões em troca de adesivos, camisetas, squeezes ou outras formas de reconhecimento. 

Os desafios podem ser relacionados ao número de repetições ou tempo de exercício em cada estação do circuito, por exemplo. 

Comemore os resultados dos alunos

Seja por meio de um ranking em um quadro, de posts em redes sociais ou de mensagens de incentivo, reconhecer a dedicação dos alunos certamente fará com que eles se sintam motivados a melhorar seus resultados, principalmente no início! 

Quais acessórios usar para montar um Circuito Funcional?

O Treinamento Funcional conta com diferentes equipamentos e acessórios que também podem ser adaptados aos circuitos. A melhor escolha depende dos exercícios criados a partir dos objetivos e níveis de habilidade dos alunos. Vale dizer que um acessório pode ser usado para diferentes movimentos, otimizando o espaço do treinamento. 

Conheça alguns dos principais acessórios usados para os Circuitos Funcionais:

  • Corda naval
  • Escada para treino funcional
  • TRX
  • Elástico para exercícios funcionais
  • Rolo de liberação miofascial
  • Trenó/dog sled
  • Kettlebell
  • Fitas de suspensão
  • Fitball
  • Bosu
  • Balance Pad
  • Halter
  • Cama elástica
  • Step
  • Equipamentos de musculação

Independentemente da escolha, é fundamental se dedicar para explicar aos alunos a função de cada acessório e a forma correta para usá-lo em cada movimento, evitando lesões. O monitoramento constante de um profissional durante o treino, com as correções necessárias, também é parte do passo a passo sobre como montar um Circuito Funcional. 

Conclusão

Se a sua empresa já oferece Treinamentos Funcionais, o Circuito pode ser uma ótima oportunidade para atrair mais alunos, com atividades dinâmicas, divertidas e desafiadoras, que podem ser realizadas em qualquer lugar. 

Esperamos que, a partir deste artigo, você possa avaliar, de acordo com o seu planejamento estratégico, a possibilidade de incluir mais um método de treino no seu modelo de negócio. 

Para mais dicas sobre como alavancar os resultados da sua empresa fitness, continue acompanhando o Blog da Tecnofit. E aproveite para nos seguir nas redes sociais. 

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })