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A importância de ter sua academia no WhatsApp

A importância de ter sua academia no WhatsApp

A ferramenta agiliza a comunicação, aproxima as pessoas e empresas e contribui com a concretização de relações. Saiba como usá-la no seu estabelecimento!

A importância de ter sua academia no whatsapp

É difícil acreditar que, há alguns anos (e nem tantos assim!), era preciso decorar ou buscar o número de telefone em uma grande lista amarela, para encontrar informações sobre pessoas ou empresas. Hoje, é ainda mais difícil acreditar que organizações consigam manter um relacionamento com seus clientes sem contar com os principais canais de comunicação disponíveis no mercado – como é o caso de academias no WhatsApp. 

Mais do que um aplicativo de mensagens, o WhatsApp tem se tornado uma ferramenta de negócio, facilitando o relacionamento, comunicação e até mesmo as vendas de uma empresa. Pensando nisso, preparamos este artigo com informações e dicas interessantes para que você possa ter os melhores resultados com a sua academia no WhatsApp. Tenha uma ótima leitura! 

Tendências da comunicação pela internet e por aplicativos

Viajar no tempo é uma forma interessante de entender alguns movimentos que ocasionaram ou aceleraram padrões e tendências do comportamento humano. 

Por exemplo: será que hoje teríamos acesso a tantas plataformas de comunicação mobile se não fosse a pandemia? Durante esse período, notebooks, celulares e tablets se tornaram itens indispensáveis para viabilizar a operacionalização de milhares de atividades. E hoje, dados do IBGE afirmam que o Brasil tem mais de um smartphone por habitante. 

É um ótimo cenário para criar, experimentar e maximizar diferentes formatos e ferramentas de comunicação. O céu é o limite. E é muito provável que, ao longo dos próximos anos, sejamos apresentados a meios de comunicação cada vez mais inteligentes, ágeis e voláteis – como o WhatsApp é hoje, tanto para pessoas, quanto para empresas. 

Além disso, segundo um artigo da Exame, outras tendências que devem impactar o mercado de comunicação envolvem conteúdo sonoro, como áudio e podcasts; novas tecnologias via IA (Inteligência Artificial), como chatbots e dispositivos inteligentes; e ferramentas que promovem uma jornada de compra fácil, interativa e imersiva. 

Mas a verdade é que não precisamos esperar o futuro chegar para nos apropriarmos das tendências. Com o uso do WhatsApp para academias, é possível transformar o relacionamento entre alunos e empresas, pensando nas premissas da criação de novas tecnologias. 

Whatsapp: o principal canal de comunicação para 86% dos negócios no Brasil

Segundo informações levantadas pelo MobileTime, em parceria com a empresas de pesquisas Opinion Box, o aplicativo de mensagens instantâneas está presente em 99% dos smartphones do país. 

Outra pesquisa, desenvolvida pela RD Station, mostra que o WhatsApp é a ferramenta mais usada pelos times de Vendas das empresas, com 86% de adesão. Esses dados são comprovados pelo estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o qual revela que o aplicativo superou o Facebook como principal rede social para comércio eletrônico. 

Além disso, segundo o Business Messaging Research Study, realizado pelo Facebook, 75% dos adultos entrevistados afirmaram que gostariam de se comunicar com as marcas e empresas da mesma forma que se comunicam com amigos e familiares: por mensagens de texto e voz. 

Com esse dado, podemos afirmar que o uso do WhatsApp em academias não é, exatamente, um diferencial – e sim, quase um requisito para as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente. 

Principais vantagens em ter Whatsapp na sua academia

Analisando o cenário atual e as tendências abordadas anteriormente, não há dúvidas que o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para contribuir com os resultados de uma empresa. No entanto, listamos abaixo mais algumas vantagens de ter a sua academia no WhatsApp. Confira: 

Comunicação direta com os alunos

O WhatsApp tem potencial de aproximar e facilitar a comunicação das academias com os alunos – e vice-versa. É uma excelente ferramenta para a troca de informações, dúvidas e promoção de atualizações importantes. 

Agendamento de aulas e horários

Por ser uma plataforma simples e intuitiva, permite otimizar a experiência dos alunos ao consultarem horários disponíveis, agendarem, remarcarem ou até mesmo cancelarem aulas. Dessa forma, o WhatsApp garante maior flexibilidade e conveniência, tanto para o atendimento da academia, quanto para os clientes. 

Lembretes e notificações

De forma rápida e simples, com o WhatsApp é possível enviar lembretes sobre horários de aulas, eventos, avisos ou outras informações relevantes, mantendo os alunos engajados e inteirados de tudo o que acontece na academia. 

Resolução de dúvidas e suporte ao cliente

Por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, muitas pessoas usam o WhatsApp para consultar serviços, tirar dúvidas e obter qualquer tipo de suporte, melhorando a experiência do cliente. 

Divulgações de promoções e descontos

Como se trata de uma ferramenta que já está presente na rotina da maioria das pessoas, é uma ótima alternativa para enviar comunicações relacionadas à promoções e descontos – fazendo com que o aluno não identifique a mensagem como uma publicidade – formato que pode ser incômodo para algumas pessoas. 

Fidelização de clientes

Por conta de todos os motivos anteriores, e por permitir uma comunicação constante e personalizada, o WhatsApp ajuda a melhorar o relacionamento entre academia e alunos, identificando suas necessidades e promovendo uma experiência que atenda a sua expectativa, a fim de fidelizar o cliente

Dicas de uso do Whatsapp para sua academia

Agora que você conhece um pouco mais sobre as funções e vantagens do uso do WhatsApp em academias, preparamos algumas dicas para potencializar a utilização dessa ferramenta e obter resultados ainda melhores: 

Crie um grupo para centralizar as comunicações

O WhatsApp permite a criação de grupos em que todos os envolvidos podem se comunicar, ou no formato de lista de transmissão – em que apenas o gerenciador do grupo pode enviar mensagens. Avalie o formato que funciona melhor para a sua academia e crie um grupo para centralizar e facilitar o acesso dos alunos às informações. 

Recuperação de alunos inativos

Aproveite a ferramenta que faz parte da rotina da maioria dos alunos para ativar as comunicações aos alunos inativos. Você pode usar a plataforma para se aproximar dessas pessoas e enviar incentivos especiais para que eles retornem aos treinos. 

Faça pesquisas de satisfação

Além de mensagens de texto e voz, o WhatsApp tem uma série de funcionalidades que podem ser usadas a seu favor para melhorar os resultados da sua academia. Uma delas é a enquete, a qual pode ser usada para realizar pesquisas de satisfação e avaliar a experiência dos alunos. 

Divulgue eventos especiais

Aproveite essa ferramenta para divulgar eventos, aulas temáticas, workshops, palestras e outras atividades especiais da sua academia. A dica é preparar um conteúdo visual e textual atrativo, que seja fácil de ser encontrado pelos seus alunos em meio às demais mensagens. 

Incentive o engajamento com desafios e competições

Por meio do WhatsApp você pode não apenas divulgar desafios e competições, mas também compartilhar rankings e resultados, além de pedir que os alunos compartilhem fotos e conquistas, fortalecendo o senso de comunidade entre os membros. 

Dê dicas de nutrição e alimentação saudável

Que tal entrar na rotina dos alunos com conteúdo relevante para que eles possam obter resultados ainda melhores com os treinos? Como uma dica de almoço fitness algumas horas antes do meio-dia, ou sugestão de lanche da tarde? Essa também é uma forma de otimizar a relação e se posicionar como um espaço que se preocupa com a saúde e bem-estar integrado dos seus clientes. 

Divulgue aulas com baixa taxa de ocupação

Avalie as aulas e serviços com baixa adesão e use a ferramenta para promovê-las. Uma dica é oferecer descontos ou condições especiais para incentivar os alunos a participarem desses momentos, contribuindo com o aumento da receita. 

As vantagens de utilizar a versão Business do Whatsapp

Além do formato mais conhecido do aplicativo, o WhatsApp também conta com a versão Business, com funcionalidades específicas para atender a demanda de comunicação das empresas, apoiar na organização, gerenciamento e relacionamento de empresas e empreendedores com o seu público. Conheça as principais vantagens desse formato:

Ter um perfil empresarial

Ao trocar o perfil do WhatsApp para uma conta Business, é possível usar a ferramenta como uma rede social – ou até mesmo uma página da empresa, permitindo exibir informações como e-mail, site e localização da academia. 

Mensagens automáticas

Outra funcionalidade da versão Business do WhatsApp é a criação de mensagens automáticas, as quais são programadas como resposta quando alguém entra em contato com a sua conta. Podem ser mensagens de saudação, espera ou avisos sobre horário de funcionamento, por exemplo. Dessa forma, os clientes são avisados quando o atendimento não está disponível. 

Tenha um catálogo para exibir seus serviços e produtos

Mais uma função que aproxima o WhatsApp Business a uma rede social é o espaço para exibir produtos ou serviços. O aplicativo contempla um catálogo, em que é possível incluir nome, imagem e preço dos produtos. 

No caso de academias, é possível incluir especificações de planos, pacotes e aulas, para facilitar a experiência de conversão de um potencial aluno. 

Organize e gerencie as conversas com etiquetas e categorias

Por fim, o WhatsApp Business também pode ser usado como uma ferramenta de gestão de relacionamento com os alunos. Por meio da plataforma é possível criar etiquetas para segmentar os contatos por categorias. Essa ferramenta facilita a identificação dos alunos e potenciais clientes a fim de promover uma comunicação ainda mais personalizada. 

Além disso, integrar a operação e resultados do WhatsApp Business com outro sistema de gestão de academia, como o Tecnofit Gym, permite ter uma visão ainda mais estratégica para a tomada de decisões assertivas para o seu negócio. 

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