5 dicas de como fazer o controle financeiro da sua academia

Posts

»

O controle financeiro faz parte de todas as empresas, independente do segmento, e manter uma boa saúde das finanças possibilita que outras áreas da empresa possam investir em estratégias de atração de clientes, aumentar o quadro de funcionários ou até sonhar com o futuro, por que não?

Hoje, sem dinheiro não conseguimos fazer muita coisa, e você que é gestor no segmento fitness precisa ter tudo sob controle e garantir que no fim do mês tudo termine no azul. Muitos gestores são educadores físicos e têm pouco tempo para a gestão, por isso vamos te ajudar com dicas de como fazer a gestão financeira da sua academia.

 

1ª DICA: Separe as finanças pessoais das empresariais

Esse é um erro que muitos gestores cometem ao não separar contas pessoais das empresariais, e quando elas se misturam tudo sai de controle.

Quando tudo está separado, você consegue ver se a sua academia está dando lucro ou prejuízo.

Você sabia que muitas academias fecham porque os gestores não conseguem manter a saúde financeira da empresa? Por isso é importante deixar tudo separado, para que no fim das contas saber onde os recursos estão sendo utilizados.

O ideal é definir um pró-labore e cuidar das entradas e saídas da academia. Mesmo se você for o dono do estabelecimento.

E caso você tenha dúvida nesse assunto, nós já temos um conteúdo aqui no blog falando sobre gestão financeira no segmento fitness. Dá uma conferida lá!

 

2ª DICA: Conheça os custos totais do seu negócio

Você investiu em equipamentos, pessoas e estrutura. Sabe qual é o custo mensal disso tudo? Está considerando os custos de depreciação das máquinas? Se não, coloque tudo isso numa planilha ou no sistema de gestão.

Saber os custos totais para manter sua academia funcionando é essencial e possibilita que você cobre uma mensalidade justa dos seus alunos, não é mesmo?

Mapear todos esses custos mostra que, além da estrutura, você ainda pode ter gastos com manutenção, encargos trabalhistas, impostos e assim por diante. Até o sistema de gestão e o seu pró-labore entram no seu plano de contas como custos.

calculadora de tributos

 

É necessário saber quanto custa manter sua estrutura de pé para que no fim do mês você não pense que está pagando para trabalhar.

Sabendo isso vamos ao próximo passo.

 

3ª DICA: Conheça o ponto de equilíbrio

Se você já sabe qual é o custo mensal para manter sua estrutura funcionando por mês, sabe também qual o mínimo de receita que sua academia precisa arrecadar.

Quando custo e receita se igualam, chegamos ao ponto de equilíbrio. Quando a receita é superior aos custos, sua academia está gerando lucro. Se o custo é maior que a receita, está no prejuízo.

Muitos negócios começam o mês no vermelho, pois já têm seus custos mapeados, assim vamos em busca da receita, e a partir do momento que tudo se iguala, a receita que entra acima do ponto de equilíbrio se torna lucro.

Mas tudo é lucro? Nem sempre. Uma parte pode ser investida para melhorar a gestão financeira, outra parte pode ser reservada para períodos de menor movimento, por exemplo.

Essa é a próxima dica.

 

4ª DICA: Existem períodos de alta e baixa

O começo do ano é um ótimo período para as academias, pois tem alta procura e a geração de receita é muito boa. Mas a tendência nos meses mais frios é que os alunos deixem de frequentar a sua academia. Isso impacta no seu ganho de receita.

Lembra do lucro que ficou dos meses anteriores e que ficou reservado? Essa reserva pode ser chamada de capital de giro. O ideal é que a sua reserva seja suficiente para cobrir um período de, pelo menos, 3 meses no vermelho.

Nesse caso, invista em receita recorrente, que são casos em que a entrega do serviço é contínua e o pagamento também. São os planos mensais que se renovam automaticamente.

Projetar cenários em que a receita é menor que o custo e se planejar para enfrentar tempos difíceis.

Planeje também um cenário em que a receita é maior que o custo, criar estratégias para aumentar seu faturamento nesses períodos, campanhas para atração de mais clientes ou até uma expansão.

Para isso, acompanhe seus indicadores financeiros, que é a nossa dica seguinte.

 

5ª DICA: Fique de olho nos seus indicadores financeiros

Acompanhar os indicadores financeiros faz parte da rotina do gestor, e garantir que eles estejam dentro do esperado ou acima garantir a saúde financeira da sua academia. A seguir alguns indicadores financeiros que os gestores precisam acompanhar diariamente.

Faturamento: Mostra quando o recurso será faturado, assim você se planeja para o mês com algum compromisso. Significa dinheiro na conta.

Inadimplência: Esse indicador afeta diretamente a entrada de receita. Para que tenha o menor número possível de alunos inadimplentes é necessário ter várias formas de recebimento. Temos um texto mostrando como diversificar os meios de pagamento na sua academia.

Ticket médio: É o quanto, em média, seus clientes pagam por seu serviço. Resumindo, é o total vendido dividido pelo número de clientes.

Custo de aquisição por cliente (CAC): Quando você está investindo para atrair novos alunos? Temos um texto sobre como calcular o CAC no segmento fitness, vale a pena conferir.

Renovação e cancelamento: Quanto de seus alunos estão renovando ou cancelando planos mensalmente? Isso tudo impacta sua receita, fique de olho.

Se ficou curioso, temos um kit prontinho com mais indicadores que podem te ajudar ainda mais com seu negócio. Só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuito.

indicadores fitness

 

Conclusão

São dicas fáceis de serem aplicadas e que ajudam a você ver o seu negócio de forma estratégica, essas ações precisam ser aplicadas diariamente, além de exigir muita disciplina dos gestores de academia, por isso é importante manter uma boa saúde financeira, para permitir que você sonhe grande.

Seguindo essas dicas, depois de um certo período vão parecer mais alcançáveis, pois você vai cuidar do seu financeiro e tornar tudo possível.

Ter um sistema de gestão que possibilite você analisar todo o financeiro é melhor ainda, hoje o Tecnofit traz soluções em gestão para facilitar a sua rotina, com relatórios e dashboards financeiros.

Caso você tenha ficado curioso(a) para saber mais das vantagens para academias, faça um teste gratuito e veja com os seus próprios olhos.

Até a próxima!

Artigo produzido e revisado por: Allan Costa, Analista de Suporte na Tecnofit.


Data de publicação: 17 de fevereiro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo