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O que os alunos procuram em uma academia?
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O que os alunos procuram em uma academia?

Conheça as principais dicas para se aproximar dos seus potenciais clientes e oferecer uma experiência personalizada de acordo com as suas necessidades e expectativas.

o que os alunos procuram em uma academia

Você pode estudar nas melhores instituições, ter acesso aos dados das melhores pesquisas de mercado e investir nas maiores tendências fitness, mas não há nada mais efetivo do que ouvir seus clientes e entender, de fato, o que os alunos procuram em uma academia, para planejar uma experiência personalizada e diferenciada, capaz de vencer qualquer tipo de concorrente. 

Pensando nisso, compartilhamos, neste artigo, uma série de dicas para que você possa se aproximar ainda mais dos seus potenciais clientes e criar um relacionamento forte e duradouro, que vai resultar em excelentes resultados para o seu negócio. Tenha uma excelente leitura!

Por que entender o que os alunos querem em uma academia é essencial para o seu negócio?

De nada adianta você investir em uma academia ultra tecnológica se o seu público-alvo não têm um letramento digital – o que impacta negativamente na adesão, engajamento e retenção dessas pessoas, por exemplo. 

Às vezes perdemos tempo demais imaginando como vamos nos destacar perante à concorrência, mas a verdade é que conhecer os clientes e saber o que os alunos querem em uma academia é um dos primeiros passos do seu planejamento estratégico e da criação da cartela de serviços e oferta de valor para o negócio. 

É por meio dessa conexão que a academia vai além de um espaço para treinos e se torna um lugar de conexão, motivação e conquista de resultados, criando confiança nos seus alunos e potencializando os resultados positivos para a empresa. 

Saúde física e mental: a principal motivação para buscar uma academia

Segundo um estudo da Health & Fitness Association, 44% dos consumidores ativos na América Latina buscam uma academia para melhorar e manter a saúde geral; 40% para apoiar o bem-estar mental, 36% para melhorar a autoconfiança e 22% a autoestima. 

Dados como esses mostram que, muito mais do que um corpo perfeito “por fora”, a prática de atividades físicas em uma academia tem sido cada vez mais vista como uma excelente ferramenta para cuidar da saúde física e mental, combatendo a depressão, ansiedade, e melhorando a autoestima e autoconfiança das pessoas. E saber disso, assim como entender como aplicar essa necessidade em sua academia é, certamente, um passo à frente para conquistar novos alunos e construir uma experiência ainda melhor para os seus clientes. 

Diversidade de atividades: um diferencial competitivo para academias

O relatório “30+ Interesting Fitness Industry Statistics (2025 Edition)”, publicada no site Upmetrics, revelou que 55% dos participantes de studios boutique preferem treinos em grupo, como yoga, pilates e HIIT, destacando a importância de oferecer opções diversificadas para atender às preferências dos alunos. 

Além disso, quando comparamos as principais tendências fitness de 2025, podemos entender que academias que oferecem uma ampla gama de atividades, como treinamento funcional, personalizado, programas com foco em idosos, entre outros, podem expandir significativamente o seu alcance para novos alunos. 

A importância de um atendimento de qualidade para uma academia

Agora, tão importante quanto o foco na saúde e bem-estar ou em novos serviços, quando pensamos em o que os alunos procuram em uma academia, o atendimento personalizado e de qualidade certamente deve fazer parte de uma das prioridades do seu negócio! 

Em todos os pontos de contato da sua academia com os alunos é essencial que eles sintam que são importantes para o seu negócio – seja por meio de uma experiência personalizada, de um atendimento cuidadoso e empático, na criação de um ambiente acolhedor e na potencialização do relacionamento entre os clientes e instrutores, por exemplo. 

Um atendimento de qualidade ajuda a maximizar os índices de fidelização, engajamento e indicadores como o NPS, que mostra o quando os seus alunos indicariam sua academia para os seus amigos e familiares. 

Como a experiência do aluno impacta na retenção de uma academia?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o cenário fitness e o que os alunos procuram em uma academia, chegou a hora das dicas práticas para melhorar a experiência dos seus clientes. Mas antes disso, quando falamos em retenção, vale dizer que, de acordo com a Bain & Company, o aumento de 5% na retenção de clientes pode elevar os lucros entre 25% a 95%. 

Por outro lado, a Associação Brasileira de Academias de Ginástica revelou que 60% dos alunos abandonam a academia 45 dias após iniciar as atividades, e apenas 49% permanecem por mais de um ano. Ou seja, saber o que os alunos procuram em uma academia pode ajudar a aumentar a retenção e, consequentemente, elevar a receita do seu negócio. Vamos às dicas? 

Infraestrutura e equipamentos modernos: o que faz diferença?

De acordo com as tendências fitness para 2025, o impacto da tecnologia deve demandar uma série de investimentos em infraestrutura, equipamentos e sistemas cada vez mais modernos, para atrair novos clientes e melhorar a experiência no local. 

Além disso, manter a estrutura limpa, bem iluminada, climatizada e, principalmente, segura deve fazer toda a diferença na escolha dos seus alunos, assim como na percepção da proposta de valor. 

Planos e preços acessíveis: como atender diferentes perfis de alunos em academias?

Ao considerar aumentar a gama de serviços para os seus alunos, é importante planejar planos e preços variados, para atrair diferentes públicos e tornar o acesso à academia ainda mais inclusivo. 

A flexibilidade e conveniência na escolha pode ser um dos grandes diferenciais do seu negócio. Por isso, além de pagamentos recorrentes e planos mensais, trimestrais e anuais, considere agrupar serviços e oferecer pacotes de acordo com o que os alunos procuram em uma academia. 

Flexibilidade de horários: um fator decisivo para os alunos de uma academia

E, falando em flexibilidade, com uma rotina cada vez mais complexa, é comum que as pessoas precisem usar horários alternativos para investirem na sua saúde e bem-estar. Sendo assim, academias com funcionamento estendido e horários flexíveis conseguem ser a melhor opção para quem trabalha e estuda durante o dia inteiro, por exemplo. 

Estratégias para tornar os treinos mais divertidos e engajadores

Considerando que a tendência é que as pessoas frequentem academias também pela promoção de bem-estar e qualidade de vida, criar um ambiente dinâmico, divertido e motivador pode ser uma estratégia importante para promover a retenção dos seus clientes.

Isso pode ser feito por meio de desafios fitness, treinos temáticos, aulas coletivas, além do acompanhamento constante dos objetivos e resultados dos seus alunos, criando momentos de reconhecimento, para que eles possam seguir firmes em busca das suas metas. 

Aulas coletivas e personalizadas: qual a preferência dos alunos?

Que tal oferecer um pouco dos dois? O atendimento personalizado segue sendo uma das grandes tendências fitness, principalmente pela comprovada eficiência e agilidade nos resultados. No entanto, as aulas coletivas são fundamentais para maximizar uma comunidade forte e engajada que reflita em resultados positivos para os alunos e para o negócio. 

Ou seja, o segredo aqui é entender de forma detalhada o que o seus alunos procuram em uma academia e qual é a preferência do seu público, além de monitorar os resultados de ambas as modalidades, a fim de criar uma visão ainda mais assertiva sobre o que funciona melhor para a sua academia. 

Tecnologia e inovação: apps e plataformas que ajudam no treino

Quando falamos em conveniência e flexibilidade, uma das principais aliadas para oferecer a melhor experiência aos seus alunos é a tecnologia! Aplicativos para treino e agendamento de aulas, plataformas com vídeos explicativos e fichas de treino digitais são algumas das soluções que devem tornar a rotina de treino mais dinâmica, conectada e motivadora. 

Além disso, vale dizer que contar com um sistema de gestão completo e personalizado para academias, além de melhorar a experiência dos alunos, ainda ajuda a otimizar uma série de processos operacionais, permitindo que os gestores possam focar no entendimento do que os alunos procuram em uma academia e planejamento de ações para maximizar a retenção. 

Um excelente exemplo de ferramenta para te ajudar a melhorar os resultados da sua academia é o Tecnofit Gym – a escolha de mais de 16 mil negócios fitness no Brasil. Faça um teste gratuito agora mesmo e comprove todos os benefícios da nossa solução!

Como criar uma comunidade e fidelizar alunos?

Considerando o potencial de fazer com que a academia seja um espaço de conexão e relacionamento, promovendo saúde e bem-estar emocional, investir em estratégias que ajudem a criar uma comunidade forte e engajada pode ser um grande diferencial para o seu negócio. 

Alguns exemplos envolvem competições e eventos internos, aulas e treinos coletivos, parcerias com outros estabelecimentos, ações sociais, programas de indicação, celebrações em aniversários e datas comemorativas, entre outros. 

Marketing para academias: como atrair mais alunos?

Saber o que os alunos procuram em uma academia também impacta diretamente toda e qualquer estratégia de marketing – principalmente o marketing digital, capaz de segmentar o público por meio de dados demográficos e interesses em comum. 

Ao entender a expectativa dos seus clientes e potenciais alunos, você pode investir em anúncios muito mais efetivos, campanhas de promoções personalizadas, além de experiências gratuitas com foco em conversão, por exemplo. 

Conclusão: como saber o que os alunos procuram em uma academia pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado fitness?

Como foi possível perceber ao longo deste artigo, oferecer uma experiência completa e personalizada tem impacto direto na satisfação e retenção dos seus alunos – assim como nos resultados do negócio. E a única forma de garantir a assertividade nessa estratégia é saber o que os alunos procuram em uma academia. 

Por meio desse estudo, você pode investir na entrega de valor consistente e relevante aos seus alunos, a fim de criar um relacionamento de confiança e fidelização, além de uma comunidade forte – tudo isso contribui para sair à frente dos seus concorrentes e impulsionar os seus objetivos!