BLOG Tecnofit

Como montar um studio de treinamento funcional?

São 7 os passos básicos para montar um studio de treinamento funcional, incluindo planejamento estratégico, escolha do local e compra dos equipamentos.

Dentro de um studio de treinamento funcional, um homem e uma mulher fazem exercícios de agachamento segurando bolas

Se você chegou até aqui é porque está querendo saber mais sobre como montar um studio de treinamento funcional. Pode ter certeza de que você não irá se decepcionar e encontrará ao longo deste texto todas as dicas e informações que você precisa para montar um negócio fitness de sucesso.

Então vamos lá? Já te dando um spoiler do que virá pela frente, você irá entender como montar um plano de negócios, como escolher a melhor localização para o seu studio funcional e como formalizar o seu espaço.

Além disso, você irá entender também quais equipamentos não podem faltar no seu studio, como fazer a gestão do negócio e saber mais sobre estratégias de divulgação para o seu studio.

Temos certeza que você também quer muito saber quanto custa montar um studio de treinamento funcional, por isso deixamos essa informação para o final. Mas se pudermos dar uma dica, diríamos para você não deixar de ler o restante, afinal, tudo o que trouxemos hoje será extremamente importante para o seu studio funcional decolar!

O que é um studio funcional?

Você sabia que o treinamento funcional não surgiu como uma modalidade fitness? Pois é, foram os fisioterapeutas os responsáveis por criar um tipo de treino que aprimorasse o corpo para a realização de tarefas diárias, ajudando na recuperação de pacientes com alguma lesão. Só depois é que os exercícios funcionais se tornaram populares entre os praticantes de atividade física.

Ao contrário da musculação, que trabalha os músculos de forma isolada, o treinamento funcional estimula vários grupos musculares ao mesmo tempo, garantindo um fortalecimento integral em menos tempo. Além de fortalecer o corpo, o treino funcional também traz outros benefícios:

  • Melhora a resistência e o condicionamento físico
  • Trabalha o equilíbrio e a coordenação
  • Tem baixo impacto
  • Ajuda a diminuir dores nas articulações
  • Garante aulas mais dinâmicas

Outra vantagem do treinamento funcional é que ele quase não possui contraindicações, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades, tudo dependerá da intensidade dos exercícios.

O treinamento funcional engloba exercícios feitos com o peso do próprio corpo, pesos livres e alguns acessórios específicos. O objetivo, conforme explicamos ali em cima, é melhorar a função corporal como um todo e aprimorar nosso corpo para a realização de movimentos do dia a dia.

Agora que você conheceu melhor essa modalidade e quais vantagens ela proporciona, fica mais fácil entender o que é um studio funcional. Esse espaço nada mais é do que um studio com um sistema de treinamento diferenciado. Em vez de aparelhos de musculação ou pilates, por exemplo, os alunos se exercitam com o auxílio de aparelhos e acessórios mais compactos.

Como montar um studio de treinamento funcional?

Assim como acontece com qualquer outra empresa, antes de abrir um studio funcional é preciso correr atrás de questões que envolvem desde o plano de negócios, passando pela escolha da localização ideal até a melhor forma de divulgar o espaço.

Vamos então para a parte prática? Confira abaixo como montar um studio de treinamento funcional em 7 passos:

1. Crie um plano de negócios para montar seu studio de treinamento funcional

Um plano de negócios é o primeiro passo para a concretização do sonho de empreender. Com ele em mãos ficará mais fácil entender a viabilidade do projeto e também mensurar em quanto tempo o valor investido no studio funcional começará a dar retorno.

Se você não sabe por onde começar, a análise SWOT pode ser um bom ponto de partida. Embora essa ferramenta estratégica geralmente seja usada por empresas que já estão no mercado, ela pode ser muito útil para que a sua empresa comece com o pé direito no segmento fitness.

E já que estamos falando em passos, caminhada, pé direito, você precisa ver o que aconteceu durante o nosso evento START!, uma ação voltada para empresas que estão começando ou dando seus primeiros passos no mercado fitness.

Diversos especialistas trouxeram dicas valiosas sobre gestão, vendas, finanças e marketing e a nossa equipe também montou materiais complementares para dar um impulso maior a estes negócios novos ou recém-inaugurados. Um desses materiais é o e-book sobre como inaugurar um studio de pilates. Certamente, muitas das dicas presentes ali você poderá aproveitar em seu studio funcional, então vale a pena conferir.

Banner retangular nas cores verde e azul. Na esquerda, aparece o texto E-book gratuito Guia de sucesso para inaugurar um studio de pilates e o botão Baixe Agora. Na direita, há uma pilha de dois livros com a capa do e-book

2. Escolha o local ideal

A escolha do ponto comercial reflete diretamente no sucesso de um negócio, seja ele qual for. E na hora de montar um studio funcional, isso não é diferente. Então, esse é o passo número 2.
Facilidade de acesso

Muitos empreendedores acabam tendo dificuldades em escalar seus negócios porque instalam as empresas em locais muito afastados. Então, para evitar esse problema, a primeira dica no momento de escolher o local ideal é optar por um endereço de fácil acesso, tanto de carro quanto através de transportes alternativos.

Uma boa localização é especialmente importante quando falamos em negócios fitness, afinal, um local muito distante pode ser um empecilho para que os seus alunos frequentem os treinos regularmente.

Visibilidade

Muitos alunos escolhem o local em que irão treinar depois de passarem em frente ao estabelecimento. Pensando nisso, se você tivesse que decidir entre instalar o seu studio funcional no terceiro andar de um prédio construído em uma rua pouco movimentada ou no térreo de um edifício situado numa avenida movimentada, qual dessas opções você escolheria?

Muito provavelmente foi a segunda opção, certo? Então para reforçar: dê preferência a pontos comerciais no térreo e com vitrines voltadas para a rua.

Instalações completas

Para evitar gastos desnecessários com reformas, é importante que você escolha um espaço com instalações elétricas e hidráulicas em dia. Vale lembrar que o studio funcional deverá contar com pelo menos dois vestiários com banheiros.

Um estacionamento também é um importante diferencial. Mas se não houver essa possibilidade, pesquise opções de parceria nas redondezas.

Por fim, com foco no bem-estar e na segurança da sua equipe e dos seus alunos, é interessante que o local tenha iluminação em toda a extensão, além de paredes de alvenaria.

Espaço amplo

Durante o treinamento funcional, os alunos costumam se movimentar bastante. Por isso, é essencial que eles tenham espaço disponível para se exercitarem confortavelmente, sem o risco de esbarrarem nos colegas ou nos equipamentos.

Studios de treinamento funcional devem ter, em média, entre 85 e 200 m² de área, além de 10 metros de profundidade, aproximadamente.

Também é preciso se atentar à altura do pé-direito, pensando na instalação de cordas e outros equipamentos. O ideal é que ele tenha entre 4,60 e 5 metros de altura, mas se não encontrar um local com essas dimensões, considere o mínimo aceitável de 3,60 metros.

Viabilidade

Não basta escolher o ponto perfeito para montar um studio de treinamento funcional se ele não estiver em condições de receber os alunos.

Por isso, busque informações junto ao Corpo de Bombeiros e à Vigilância Sanitária da sua cidade para saber se o local escolhido comporta um studio e entender quais laudos e alvarás será preciso emitir para que o espaço funcione em segurança.

3. Escolha a modalidade jurídica que melhor se enquadra

Vamos ao passo 3 de como montar um studio de treinamento funcional? Aqui entra a parte de estar de acordo com a legislação e envolve escolher a modalidade jurídica que melhor se enquadra com o seu negócio fitness.

É recomendável contar com o auxílio de um contador e de um advogado para que esses profissionais possam orientar você sobre o processo de legalização jurídica, incluindo o registro na junta comercial, a obtenção do CNPJ e o alvará da prefeitura.

O MEI (Microempreendedor Individual) é a modalidade mais indicada para quem vai montar um studio pequeno, trabalhando sozinho ou com apenas mais um funcionário. Se a ideia for abrir um studio funcional de porte médio, a microempresa é a escolha ideal.

4. O que precisa para montar um studio de treinamento funcional?

Como te explicamos lá no início do texto, para montar um studio de treinamento funcional você não precisará de equipamentos muito robustos, mas sim de acessórios que auxiliem o aluno a exercitar o corpo como um todo. Agora, no passo 4, você saberá quais são eles:

  • 2 pares de halteres de 1 a 10 kg
  • 20 pares de presilhas
  • 5 colchonetes de alta densidade
  • Anilhas: 4 pares de 2, 3 e 5 kg e 2 pares de 10, 15 e 20 kg
  • Argolas
  • Bambolês
  • Barra maciça de 1,6 m
  • Bolas de ginástica de 55 cm, 65 cm e 75 cm
  • Medicine balls
  • Gaiolas multifuncionais
  • Caixotes de madeira para saltos
  • Cama elástica para atividades físicas individuais
  • Cordas de pular
  • Cordas navais
  • Rolos miofasciais
  • Faixas elásticas
  • Mini bands
  • Super bands
  • Elástico com pegada
  • Fitas de suspensão
  • Kettlebell de 10 kg, 20 kg e 24 kg
  • Pares de caneleira de 2 kg, 3 kg, 5 kg, 7 kg, 9 kg e 10 kg
  • Pranchas de equilíbrio
  • Protetor de barras
  • Roda de exercícios abdominais

5. Tenha um software para gestão de studios

A princípio você pode pensar que o passo 5 para a montagem de um studio de treinamento funcional é dispensável, mas acredite, ele fará muita diferença na administração do seu negócio fitness.

Contar com um sfotware de gestão permitirá que você tenha acesso a todas as informações do seu studio de uma forma simples e centralizada, o que irá ajudar na tomada de decisão.

O Tecnofit Studio, por exemplo, é a solução ideal para simplificar a gestão do seu studio funcional. Com ele, você e sua equipe podem fazer o agendamento de aulas, controlar as finanças e criar campanhas de marketing com foco na atração e retenção de alunos.

No momento de escolher um software de gestão, vale optar por uma solução que conte com um aplicativo integrado, como é o caso do Tecnofit Studio. O app possui duas versões, uma para o gestor e outra para os alunos, através do qual as pessoas que frequentam seu studio podem reservar vagas nas aulas, renovar planos e até mesmo fazer o clássico post de “tá pago” na timeline.

Banner retangular azul. À esquerda há o texto Tecnofit Studio A solução perfeita para simplificar a gestão do seu studio e o botão Saiba Mais. À esquerda, há cinco imagens representando as modalidades Dança, Funcional, Pilates, Pole Dance e Yoga

6. Contrate pessoas especializadas

O passo 6 é fundamental para o sucesso do seu studio funcional, afinal, uma equipe especializada e bem treinada funcionará como um cartão de visitas do seu negócio.

Você não precisa ter formação em educação física para montar um studio de treinamento funcional, mas considerando o tipo de atividade física que será ministrada, é fundamental contar com um ou mais profissionais dessa área em sua equipe.

Considere contratar também (ou fazer parcerias) um fisioterapeuta para fazer avaliações físicas mais completas e não se esqueça do profissional responsável pela limpeza do studio.

7. Faça a divulgação do studio de treinamento funcional

Por último, mas não menos importante, está o passo 7, que envolve a divulgação do seu studio de treinamento funcional.

Comece com um evento de inauguração, durante o qual você pode oferecer brindes para atrair mais pessoas, e continue sua estratégia de divulgação nos meios online e offline.

No ambiente digital, invista em um site contendo as informações mais relevantes sobre o seu negócio fitness, incluindo grade de aulas, endereço e formas de contato atualizados e uma breve apresentação dos professores.

Aposte também na divulgação local, seja por meio de parcerias com estabelecimentos da região, distribuição de panfletos e aluguel de banners.

Leia também:
Os 5 maiores desafios na gestão de studios
6 dicas para fazer seu studio de dança crescer
Não cometa esses erros de gestão na sua academia, box ou studio

Montar uma academia funcional vale a pena?

Depois de aprender mais sobre como montar um studio de treinamento funcional, talvez você esteja se perguntando se realmente vale a pena investir em um negócio como esse.

Então vamos lá, sempre vale a pena reforçar que o Brasil é o segundo maior mercado fitness no mundo e o primeiro na América Latina, perdendo apenas para os Estados Unidos.

E esse mercado se sobressai até mesmo em períodos de crise, como foi o caso da pandemia de Covid. Um estudo que fizemos apontou que após muitos cancelamentos de planos, 88% das matrículas dos desistentes foram reativadas logo que as academias reabriram, em agosto de 2020.

Vale lembrar ainda que nos períodos mais críticos da pandemia, quando as pessoas não conseguiam se exercitar fora de casa, a procura pelo treinamento funcional aumentou 94%.

Se você está em dúvida entre montar uma academia tradicional ou um studio de treinamento funcional, este último é capaz de atrair alunos que nem sempre estariam interessados em musculação, por exemplo. Além disso, montar um studio funcional requer um investimento menor em relação a uma academia completa.

Quanto vou gastar para montar um studio de funcional?

Pois bem, já que estamos falando sobre investimento, chegou a hora de entrar em valores. Inicialmente, a quantia necessária para montar um studio de treinamento funcional é R$ 50 mil. Dependendo da necessidade de reformas mais significativas no espaço, o valor pode aumentar.
Tabela de preços de treinamento funcional

Para que o seu studio se sustente financeiramente, é preciso pensar sobre quanto cobrar por cada aula ou no valor da mensalidade. O que traremos agora é apenas uma média de mercado e você não deve tomar isso como regra, combinado?

PLANO

2 VEZES NA SEMANA 3 VEZES NA SEMANA

Anual

R$ 170

R$ 230

Semestral

R$ 180

R$ 240

Mensal R$ 190

R$ 250

 

Para garantir que você cobre o valor mais adequado de acordo com a realidade do seu studio, vale conferir o material que preparamos com dicas de como precificar os serviços do seu negócio fitness.

Banner retangular azul e amarelo. À esquerda, há o texto E-book gratuito Descubra como precificar os serviços do seu negócio fitness e o botã Baixe Agora. À direita, há uma pilha de dois livros com a capa do e-book.

Recapitulando…

…tudo aquilo que aprendemos hoje sobre como montar um studio de treinamento funcional:

  • O mercado fitness está em constante crescimento e o treinamento funcional possui alta procura
  • O investimento em uma studio funcional é mais baixo em relação a uma academia completa e gira em torno de R$ 50 mil
  • São 7 os passos principais para montar um studio de treinamento funcional e todos eles são fundamentais para o sucesso do negócio

Lembrando também que você sempre deve contar com ferramentas que auxiliem o seu dia a dia como gestor, para que não seja necessário colocar muita energia em tarefas que podem ser resolvidas facilmente, e acabar deixando de lado aquelas que exigem uma maior atenção da sua parte.

Então, se você está pensando em montar um studio de treinamento funcional, conte com a nossa solução Tecnofit Studio para facilitar a gestão e tomar as melhores decisões com foco no crescimento do seu negócio.

Todas as segundas e quartas, você encontra um conteúdo novo por aqui. Nos vemos em breve!


Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3" });