9214
Quais os principais equipamentos para studio de pilates?

Quais os principais equipamentos para studio de pilates?

Pegue a sua lista de compras e anote as dicas para oferecer o serviço mais completo possível de acordo com o seu público-alvo.

equipamentos para studio de pilates

A mudança no comportamento do consumidor em relação ao exercício físico tem contribuído para a expansão do mercado de pilates no Brasil e no mundo. Apenas nos EUA, o número de praticantes dessa modalidade aumentou 471% entre 2000 e 2008, segundo dados da Sporting Goods Manufacturers Association. Para potencializar esse número, alguns cuidados e investimentos nos equipamentos para studio de pilates são essenciais.

Os equipamentos e acessórios para studio de pilates servem como suporte para alunos iniciantes e têm a função de desafiar e aumentar a complexidade dos movimentos para os alunos mais experientes. Eles ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas, estimulando todos os grupos musculares.

Atualmente, é possível encontrar uma variedade de marcas, modelos e tipos de equipamentos para studio de pilates. Para ajudá-lo a fazer a escolha certa para o seu estabelecimento, preparamos algumas dicas neste artigo. Acompanhe!

Como Escolher os Equipamentos Certos para o Studio de Pilates?

A relação custo-benefício é, em geral, a primeira premissa para o investimento de empreendedores no mercado fitness. Mas neste caso, os benefícios dos equipamentos de studio de pilates vão além da qualidade técnica. Conheça outros fatores a serem considerados para a escolha dos aparelhos ideais para a sua empresa:

Priorize a segurança:

O pilates envolve movimentos complexos e arriscados. A escolha de equipamentos que proporcionem total segurança é crucial. Acidentes podem causar sequelas permanentes, comprometendo não apenas a saúde do aluno, mas também sua carreira e confiança como empreendedor. Verifique o funcionamento de cada aparelho, confira as travas de segurança e faça avaliações regulares para possíveis manutenções.

Invista no conforto e bem-estar:

Ao escolher os equipamentos para o seu studio de pilates, prefira os mais confortáveis, que proporcionem acolhimento aos alunos durante suas práticas. A ergonomia e o encaixe perfeito ao corpo dos praticantes ajudarão a evitar lesões e execuções incorretas de exercícios.

Escolha a praticidade:

Equipamentos que facilitam ajustes, encaixes e acessos podem otimizar as aulas de pilates, tornando o atendimento mais rápido e prático. Liste as premissas necessárias para os aparelhos de acordo com seu espaço e estilo de aula, e busque fornecedores que possam atendê-las.

Principais Equipamentos para Studio de Pilates

A escolha dos equipamentos certos para o seu studio de pilates dependerá do espaço disponível, do estilo de aula ministrada e do perfil do seu público-alvo. No entanto, listamos abaixo os principais aparelhos e acessórios usados para essa modalidade:

Cadillac:

Criado para reabilitação de soldados acamados em período de guerra, o Cadillac é extremamente versátil. Usado para exercícios de força, equilíbrio e controle em todos os grupos musculares, além de reduzir dores na coluna e maximizar a coordenação motora.

Ladder Barrel:

Visualmente, parece a junção de um barril com uma escada. Pode ser usado para alongamentos avançados, exercícios de mobilidade e força abdominal.

Reformer:

Com um carrinho que desliza por um trilho, o Reformer garante estabilidade para os movimentos. Nele, são realizados exercícios de coordenação motora, força e resistência muscular.

Step Chair:

Adaptado de uma cadeira de rodas, o Step Chair trabalha movimentos de coordenação motora, força e equilíbrio. As barras paralelas também ajudam a ganhar força nos braços, imitando movimentos de ginástica olímpica.

Acessórios de Pilates

Além dos quatro principais equipamentos para studio de pilates, os movimentos dessa modalidade contam com diversos acessórios. Invista em diferentes modelos, pesos e complexidades para atender alunos de diferentes níveis de conhecimento, capacidade e características. Conheça os principais:

Bolas de Pilates:

  • Bola Suíça com ou sem Extensões: Usada para atividades de força, postura e alongamento.
  • Bola de Pilates Tonificadora: Com pesos diferentes no preenchimento, melhora a força muscular e resistência.
  • Meia Bola de Pilates: Ótima para fortalecimento, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
  • Bola de Pilates Feijão: Com formato de um grão de feijão, é ideal para reabilitação muscular e exercícios de flexibilidade.

Caixa Reformer:

Pode ser acoplada nos equipamentos ou usada de forma isolada para alguns exercícios. Funciona como um degrau, aumentando a altura do aluno para melhor execução em determinados movimentos.

Faixa Elástica:

Comum em studios de pilates e academias que oferecem treinamentos funcionais. Disponível em diferentes cores e tamanhos, indica a intensidade do elástico. Usada para fortalecer membros superiores e inferiores, além de apoiar alongamentos mais intensos.

Rampa:

Também conhecida como prancha, é um acessório versátil e adaptável. Pode ser usada para apoio aos pés em exercícios abdominais e garantir maior segurança aos alunos com dificuldade em movimentos com grandes angulações, entre outros.

Colchonetes:

Utilizados para tornar os movimentos mais confortáveis e seguros, principalmente os realizados no chão. Disponíveis em diferentes preços, tamanhos, cores e materiais.

Halteres:

Acessórios para exercícios em treinos com peso ou tratamento de problemas musculares. Encontrados em diferentes pesos, tamanhos e modelos. Para garantir a segurança e organização do ambiente, invista também em um suporte para os halteres no seu studio de pilates.

Caneleiras:

Comuns em academias e espaços que oferecem treinos funcionais, são acessórios ajustáveis com diferentes pesos e tamanhos. Potencializam os treinos de força, principalmente nas pernas, e previnem lesões nas canelas durante a prática de exercícios.

Espelhos:

Mais do que um acessório, os espelhos devem fazer parte do planejamento de infraestrutura ao montar um studio de pilates. Além de contribuírem para a amplitude do espaço, são fundamentais para a segurança dos alunos, que podem observar o que estão fazendo durante a execução do exercício.

Quais São os Principais Cuidados e Manutenções para Equipamentos de Studio de Pilates?

Conforme abordamos anteriormente, além da escolha correta na compra dos equipamentos para studio de pilates, é fundamental investir em avaliações constantes para realizar manutenções preventivas, priorizando a segurança dos alunos.

Aqui estão algumas dicas de cuidados a serem considerados no seu espaço:

  • Crie um planejamento de manutenção preventiva para os equipamentos:
    Verifique regularmente as partes móveis, como molas, polias e roldanas, para garantir que estão em bom estado. Substitua imediatamente as peças desgastadas, se necessário.
  • Desenvolva um protocolo de limpeza e higienização:
    Pesquise os produtos corretos para higienizar as superfícies de contato e estofados, garantindo a saúde e segurança dos seus alunos.
  • Invista em treinamento para os instrutores:
    Certifique-se de que os profissionais do seu studio sejam treinados para a utilização correta dos equipamentos e acessórios, com procedimentos para operação e segurança.
  • Garanta as certificações e padrões de segurança:
    Verifique se os equipamentos atendem e estão em conformidade com as regulamentações locais.
  • Tenha um armazenamento adequado:
    Certifique-se de ter um espaço adequado para guardar e proteger os equipamentos e acessórios contra fatores ambientais que possam causar danos, como a umidade, por exemplo.
  • Fique de olho nas atualizações:
    Acompanhe as inovações em equipamentos para pilates e avalie a possibilidade de troca para oferecer a melhor experiência aos seus alunos.

Considerações de Espaço e Orçamento para Equipamentos de Studio de Pilates

Antes de comprar os equipamentos para o seu studio de pilates, é interessante considerar detalhes do espaço e do planejamento financeiro do seu estabelecimento. Algumas dicas são:

  • Planeje um layout que otimize o espaço disponível:
    Considere a disposição dos equipamentos e acessórios de forma que permitam o fluxo de movimentos.
  • Mantenha um espaço adequado entre os equipamentos:
    Garanta a circulação dos instrutores e alunos, a segurança e o conforto dos praticantes.
  • Prefira os equipamentos versáteis:
    Para otimizar os custos, maximize a utilidade de cada aparelho e acessório.
  • Implemente um armazenamento eficiente:
    Para manter o studio organizado e aumentar a vida útil dos equipamentos e acessórios, reduzindo custos na manutenção.
  • Priorize os equipamentos essenciais:
    À medida que o orçamento permitir, invista em acessórios complementares para melhorar a experiência dos alunos.
  • Negocie com fornecedores:
    Faça uma pesquisa e identifique oportunidades de redução de custos ou pagamento com condições especiais.

✨Dica Bônus:

Conte com um sistema de gestão que facilite o planejamento financeiro para investir nos melhores equipamentos para o seu studio de pilates. Recomendamos o Tecnofit Studio, uma plataforma personalizada e completa que fornecerá todas as informações sobre a gestão do seu estabelecimento na palma da mão, permitindo tomar decisões estratégicas para melhorar seus resultados. Faça um teste e comprove todos os benefícios dessa solução.

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })