Quanto cobrar na mensalidade do meu box de CrossFit

Conhecer os critérios para precificação do seu serviço impacta diretamente no sucesso do negócio. Confira dicas essenciais neste artigo!

Mulher fazendo exercício de crossfit

Independentemente do objetivo da abertura de um espaço fitness, é preciso dedicar conhecimento e esforços para que o negócio seja rentável e lucrativo. Assim, definir de forma correta a mensalidade de CrossFit pode fazer total diferença no sucesso do negócio. 

Neste artigo, além de explicar a importância de precificar a mensalidade de CrossFit, trouxemos algumas dicas para identificar os valores ideais para os seus clientes. Acompanhe para saber mais!

Por que é importante precificar corretamente as aulas no seu box?

Apesar de não ser uma modalidade super acessível, comparando com as academias low cost, por exemplo, com o crescimento de box de CrossFit no Brasil e no mundo, o cenário torna-se cada vez mais competitivo para empreendedores do setor. 

Dessa forma, cobrar uma mensalidade de CrossFit mais alta ou mais baixa do que o necessário pode causar impacto negativo para a operação do negócio. 

Além disso, precificar de forma correta as aulas de um box de CrossFit é crucial para a sustentabilidade do negócio até a satisfação dos alunos com a experiência promovida no local. Detalhamos abaixo alguns fatores que comprovam essa importância. 

Sustentabilidade financeira

A precificação do produto ou serviço é uma das pontas do ciclo de sustentabilidade financeira de qualquer negócio, por ser a principal fonte de receita de uma empresa. O valor cobrado pela mensalidade do CrossFit deve cobrir os custos operacionais, investimentos em melhorias e garantia da continuidade da operação. 

Qualidade do serviço oferecido

O valor da mensalidade de CrossFit correta permite que o box possa investir constantemente na qualidade dos serviços oferecidos. Isso inclui qualificação de instrutores, manutenção e compra de equipamentos mais modernos, reformas e instalações adequadas, entre outros. 

Competitividade no mercado

Conforme abordamos anteriormente, o mercado de CrossFit está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante equilibrar o valor da mensalidade com o que é oferecido no mercado. Preços mais altos podem afastar potenciais clientes. E o contrário pode sugerir falta de qualidade e confiança na marca. 

Valor percebido pelos clientes

Além do preço pelo preço, a mensalidade de CrossFit também deve refletir o valor percebido pelo cliente. Ou seja, a percepção dos alunos em relação ao bom custo-benefício no pagamento daquele serviço. 

Manutenção e atração de clientes

Antes mesmo de concretizar uma compra, os potenciais clientes de academias e outras empresas já envolvem um custo para o negócio – relacionado aos investimentos de marketing e aquisição de clientes. Funciona da mesma forma para manutenção e retenção dos alunos. 

Sendo assim, quanto mais correta e competitiva for a mensalidade do CrossFit, maior a economia com esse investimento para o estabelecimento. 

Investimento em melhorias

E, falando em investimentos, a precificação da mensalidade de CrossFit correta permite que os empreendedores possam destinar uma parcela do valor recebido na receita do box para investir em melhoria contínua, seja na expansão de instalações, criação de novas modalidades de treino ou adoção de tecnologias, por exemplo. 

Foco na qualidade de atendimento aos clientes

O investimento proveniente de uma precificação adequada também pode ser usado no treinamento dos profissionais do box de CrossFit, contratação de serviços adicionais e criação de programas de fidelidade, para continuar contribuindo com uma experiência de atendimento excepcional aos alunos do estabelecimento. 

Quanto cobrar na mensalidade do meu box de CrossFit?

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que para muitas perguntas relacionadas ao preço ou custo de empreendimentos fitness, a resposta pode ser um grande “depende”. 

Isso porque cada caso tende a ser um caso. Há uma série de variáveis que podem impactar no valor da mensalidade de CrossFit. 

Segundo especialistas, boxes tradicionais que oferecem aulas de mais ou menos uma hora com aquecimento, técnica e WOD, podem cobrar em torno de R$ 200 por mês. No entanto, academias mais sofisticadas, com outras modalidades e equipamentos relacionados à prática, podem chegar ao valor de R$ 600 de acordo com o plano escolhido pelo aluno. 

Mas essas duas referências, em geral, não devem ser suficientes para que um empreendedor delimite o valor da mensalidade de CrossFit. É preciso considerar – em primeiro lugar – o cenário adequado para o seu negócio. E, além disso, avaliar algumas das variáveis conforme explicamos abaixo. Confira: 

Análise dos seus custos operacionais

Uma das primeiras regras para precificar a mensalidade de CrossFit é: o valor da receita proveniente do pagamento dos alunos precisa, no mínimo, cobrir os custos operacionais da empresa – ou seja, os custos relacionados a todas as atividades responsáveis pela operacionalização do negócio. Afinal, sem elas, ele não existe. 

E, para isso, é preciso conhecê-las. Vamos às principais:

Afiliação da CrossFit

Para usar a marca CrossFit em um box é obrigatório ser afiliado à rede e investir em um valor anual para essa participação – em torno de US$ 3.000,00 (quase R$ 13 mil se considerarmos a cotação do dólar a R$ 5). 

O espaço da sua box é próprio ou alugado?

No caso de um box alugado, esse valor é essencial para a operacionalização do serviço. Dessa forma, também deve ser considerado como um custo operacional. No caso de box próprio, ainda assim é importante incluir taxas como condomínio, IPTU, entre outras obrigações fiscais que devem ser arcadas para oferecer um serviço. 

Gastos mensais com materiais

Também é preciso incluir na planilha todos os gastos com materiais – desde limpeza até escritório. Isso pode incluir papel higiênico, tinta de impressora, vassoura e até o magnésio, usado para melhorar a aderência nos movimentos com barras ou na argola, equipamentos clássicos da prática de CrossFit. 

Salário da equipe

Em geral, o salário dos profissionais é o custo operacional mais alto de qualquer negócio. Por isso, tem alto impacto na identificação da mensalidade de CrossFit ideal para o box.

Aqui, além de incluir o valor pago aos instrutores e Coaches de CrossFit, é fundamental incluir os recepcionistas e responsáveis pela manutenção e limpeza – mesmo que terceirizados – além, é claro, do valor destinado ao pagamento dos sócios. 

Equipamentos

Caso o seu box ainda não tenha todos os equipamentos quitados é preciso incluir o valor das parcelas no custo operacional. E, mesmo que já tenham sido todos pagos, é importante destinar um valor específico para potenciais manutenções ou trocas. 

Gastos com energia elétrica, água e internet

Certamente o seu box de CrossFit não pode ser operacionalizado sem energia, água, internet e outros custos básicos para o funcionamento de qualquer negócio. Por isso, esses valores também devem constar na planilha de custos operacionais do estabelecimento, para que sejam considerados na construção da mensalidade de CrossFit. 

Despesas com website e tecnologias de gestão

Se o seu box conta com um site, é preciso considerar os custos da operação, incluindo domínio e hospedagem, por exemplo. O mesmo serve para sistemas de gestão, de check-in e acompanhamento de treino, como o Tecnofit Box, por exemplo. 

Apesar de não serem fatores obrigatórios para a operacionalização do serviço, são fundamentais para que todas as áreas do box sejam gerenciadas de forma correta, garantindo dados estratégicos para a tomada de decisão – inclusive a respeito da precificação da mensalidade de CrossFit.

Custos para a promoção de eventos e competições

É muito comum que box de CrossFit recebam alunos e comunidade para eventos e competições – o que envolve vários gastos com a organização. Isso também pode ser refletido no valor da mensalidade de CrossFit!

Marketing e publicidade

A discussão entre marketing ser um custo ou investimento já está quase eliminada por boa parte das empresas no Brasil e no mundo. Isso porque a importância de investir em esforços de comunicação para atrair, reter e manter potenciais clientes em uma base de qualidade é vital para a estratégia de crescimento de qualquer empresa. 

E como isso certamente envolve um valor, ele também deve ser considerado para a estratégia de definição da mensalidade do box. 

Reservas para melhorias e despesas inesperadas

Por fim, quando falamos em custos operacionais, é importante considerar parte do valor para uma reserva financeira – principalmente em negócios sazonais, como o universo fitness. 

Estudo de mercado local

Além da listagem e análise criteriosa de todos os custos operacionais do box, para identificar o valor ideal da mensalidade de CrossFit também é interessante fazer uma pesquisa de mercado. 

Isso significa entender, de acordo com os outros estabelecimentos da região, concorrentes diretos e indiretos, qual é a média de preços praticados e aceitáveis pelo público em questão. 

A dica é usar esse estudo como um segundo passo da estratégia de precificação do seu box, para complementar a análise principal. Isso para não correr o risco de comparar preços com custos operacionais completamente diferentes. 

Definição do público-alvo

A identificação do público-alvo de um box de CrossFit também tem conexão direta com a precificação da mensalidade. Se o seu espaço atende, por exemplo, públicos específicos com metodologias especiais – como atletas de elite, iniciantes, idosos, CrossFit Infantil, etc., isso deve ser considerado na definição dos preços. 

A localização do box também interfere. Bairros mais centrais costumam ter valores de mensalidade mais altos, por exemplo. Por isso, vale considerar o perfil do público que deseja atrair para o seu espaço. 

Estabeleça diferentes planos e preços

Mesmo que depois de todos esses estudos e análises você tenha chegado em um valor ideal para a mensalidade de CrossFit, indicamos que avalie a possibilidade de criar diferentes planos com bonificações de preços para torná-los ainda mais atrativos aos potenciais alunos, conforme abaixo: 

Plano mensal

É o mais comum: focados em pessoas que têm interesse na modalidade mas ainda não estão prontas para o comprometimento com a mensalidade em um período mais longo. Em geral é o valor mais alto. 

Plano semestral

É quando o aluno faz o pagamento de seis meses de uma vez só – distribuído em parcelas mensais com valor mais baixo, devido ao comprometimento. Costuma ser mais atrativo do que o plano mensal. 

Plano anual

Costuma ser a melhor alternativa – tanto para os alunos, quanto para o box. E, por isso, tem um desconto ainda mais atrativo para as mensalidades. Isso porque garante estabilidade financeira e previsibilidade para o box!

Planos promocionais

Podem ser personalizados de acordo com algumas variáveis, como limitação de dias e horários da semana, modalidades diferenciadas ou treinos especiais. É possível usá-los para preencher o espaço no calendário com menor frequência dos alunos, por exemplo.

Revisão periódica dos planos e preços

Mensalidade do CrossFit definida? Excelente, mas não acaba por aqui! É fundamental estabelecer um prazo para realizar revisões da precificação do seu box, levando em conta mudanças no mercado, nos custos operacionais e na demanda dos clientes. 

Uma dica de ouro aqui é usar um sistema de gestão completa e personalizada para essa missão, como o Tecnofit Box! Com ele, você acompanha a operação do seu box na palma da mão, sem complicações, e ainda tem acesso a dados estratégicos para tomadas de decisão, inclusive em relação à precificação. 

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