9204
CrossFit infantil, o que é e como funciona?

CrossFit infantil, o que é e como funciona?

Conheça as principais características dessa modalidade e como oferecê-la no seu box de CrossFit!

Menina em um box de CrossFit se preparando para fazer um aula de CrossFit Infantil.

Muito famoso e procurado pelos seus benefícios para o condicionamento, competições e fator social, o CrossFit é uma das modalidades de exercício físico que mais cresce no Brasil e no mundo. E, além do sucesso entre os adultos, a adaptação de CrossFit infantil, também conhecido como CrossFit Kids, tem marcado cada vez mais presença nos boxes e academias de todo o país.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a história do CrossFit até a criação da versão para crianças, além de cuidados importantes para oferecer essa modalidade no seu box, continue acompanhando este artigo!

A história do CrossFit: como e quando essa modalidade foi criada?

Hoje é uma das marcas fitness mais reconhecidas do mundo, mas você sabia que o CrossFit surgiu de uma necessidade – e vontade – de lutar pela saúde? A história dessa modalidade começou em meados dos anos 2000, com o norte-americano Greg Glassman.

Ainda na infância, Greg contraiu poliomielite, uma doença que pode causar desde a perda da força muscular até a paralisia, principalmente nos membros inferiores. Foi na ginástica que ele descobriu uma forma de prevenir e combater as sequelas deixadas pela doença.

No entanto, ele não conseguia encontrar, em nenhuma das sete academias tradicionais que frequentou em sua vida, formas de treinamento que pudessem explorar todo o potencial do trabalho que o seu corpo podia e precisava realizar. Foi assim que Greg, com o uso de halteres, barras e kettlebells em seus exercícios, decidiu criar seu próprio método de treinamento funcional. Adivinhe? O CrossFit!

A essa altura, ele não apenas tinha recuperado sua mobilidade, como também ganhou tanta popularidade a ponto de, depois de abrir sua própria academia em Santa Cruz – na Califórnia – ser contratado pelo departamento de polícia da sua cidade.

Como Greg não tinha mais tempo para ministrar aulas particulares, a solução foi oferecer aulas em grupo – o que deu muito certo, graças ao senso de competição e comunidade que passou a mobilizar ainda mais seus alunos. Foi dessa forma que, nos anos 2000, Greg Glassman criou a modalidade de CrossFit.

No Brasil, por sua vez, o responsável pela abertura do primeiro box de CrossFit foi Joel Fridman, em 2009. Poucos anos depois, em 2015, o país já contava com mais de 300 boxes em todo o território nacional. Em 2019, segundo um artigo científico publicado em julho de 2019 na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, o número passava de mil, ocupando o segundo lugar entre os países com maior número de boxes do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos.

Hoje, além de um enorme volume de espaços fitness filiados à marca, cada vez mais surgem adaptações da modalidade para atender a um grupo específico de alunos, como é o caso do CrossFit infantil.

A adaptação do CrossFit infantil

Com diferentes movimentos e exercícios de forma segura e divertida, o CrossFit infantil foi criado para atender à demanda da geração Y ou Millennials, que gosta de dinamismo, desafios e tudo aquilo que está na moda – e que gera ótimos conteúdos para as redes sociais, especialmente para o TikTok!

Abaixo listamos alguns detalhes da prática e cuidados para oferecer essa modalidade na sua academia ou box, confira:

Benefícios do CrossFit infantil

Assim como para os adultos, a adaptação do CrossFit para as crianças ajuda no desenvolvimento do condicionamento físico, como flexibilidade, agilidade, equilíbrio, precisão, coordenação motora, força, velocidade, potência, resistência cardiovascular e muscular. Além disso, a modalidade contribui para:

Criação de hábitos saudáveis

Brincar na rua, subir em árvore e pular amarelinha parecem estar cada vez mais presentes apenas nas memórias de infância dos adultos. Hoje, a forma como as crianças brincam e aprendem exige cada vez menos movimentação corporal e interações sociais.

Dessa forma, pode ser um desafio fazer com que os pequenos fiquem longe de aparelhos eletrônicos, o que pode trazer impactos negativos para o desenvolvimento da saúde das crianças. O CrossFit infantil, no entanto, tende a ser uma alternativa divertida de entretenimento – a qual também contribui com o gasto calórico, interação com novas amizades e desafios engajadores.

Prevenção de lesões

Quem convive com crianças sabe que uma visita ou outra à clínica ou ao hospital de fratura pode ser muito comum. Por isso, ensiná-las a maneira certa de fazer algo pode ser muito mais efetivo do que impedi-las. No caso do CrossFit infantil, todas as atividades são monitoradas por instrutores – os quais são chamados de Coach de CrossFit – para a explicação dos movimentos e prevenção de lesões.

Melhor qualidade do sono

O impacto da atividade física na vida das crianças contribui com o metabolismo, por meio do desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, cardiovascular e muscular, além de benefícios na coordenação motora, concentração e equilíbrio. Imagine o quanto tudo isso não exige de um organismo em transformação.

Por isso, a prática de CrossFit infantil, aliada à alimentação controlada, contribui com um gasto de energia de forma saudável e segura, fazendo com que a criança tenha muito mais disposição durante o dia e possa aproveitar ótimas noites de sono, com recuperação profunda.

Desenvolvimento físico

Em relação à capacidade física, o CrossFit infantil promove o desenvolvimento de força muscular e resistência, além de contar com movimentos que contribuem com a evolução da coordenação motora e consciência corporal. A prática ainda ajuda a evitar o sedentarismo, um problema cada vez mais frequente nas crianças e adolescentes, por conta de um estilo de vida que exige pouco esforço corporal na rotina.

Desenvolvimento cognitivo

Além das vantagens do desenvolvimento físico, o CrossFit infantil também ajuda a trabalhar a concentração e foco, estimulando o pensamento crítico e resolução de problemas – fora todos os benefícios que o exercício físico traz para a manutenção da saúde emocional de pessoas de todas as idades.

A modalidade contempla desafios progressivos, o que estimula as crianças a superarem obstáculos, criando uma sensação de confiança e autoestima ao aprenderem e desenvolverem novas habilidades.

Interação social

Apesar de ser uma atividade individual, os desafios e pequenas competições aos quais as crianças podem ser convidadas no CrossFit infantil contribuem com a promoção do trabalho em equipe, além de fortalecer a importância da colaboração e comunicação. Nas aulas, os pequenos alunos também costumam socializar de forma positiva, impactando nas habilidades sociais e construção de amizades.

Segurança em primeiro lugar: a importância da supervisão e orientação adequadas

Apesar de todos os benefícios citados acima, oferecer aulas de CrossFit infantil no seu box ou academia exige uma série de adaptações e cuidados. Entre eles:

Faixa etária apropriada

Assim como é feito com adultos, é necessário planejar a estrutura, os instrutores e planos de aula para as crianças no CrossFit infantil. No caso da faixa etária adequada, em geral, as categorias são divididas em: crianças de três a cinco anos; crianças de cinco a 12 anos; e adolescentes de 13 a 18 anos. No entanto, essas segmentações precisam ser definidas de acordo com o que faz sentido para o seu negócio.

Exercícios do CrossFit infantil

Uma das premissas dessa modalidade é a diversão! É claro que o fortalecimento e resistência (entre outras vantagens) vêm no combo. No entanto, o principal objetivo fitness da criança é aproveitar aquele momento para se divertir. Portanto, os exercícios do WOD devem ser montados de forma lúdica, com desafios e movimentos simples usando o peso corporal. Entre eles:

  • Canoinha
  • Posturas de equilíbrio
  • Flexões de braço
  • Deslocamentos laterais
  • Superman
  • Saltos
  • Agachamentos
  • Zig Zag
  • Corrida
  • Grupamentos abdominais
  • Postum

Necessidade de filiação à marca CrossFit

Com tantas vantagens e uma procura crescente pela modalidade, oferecer aulas de CrossFit infantil na sua academia ou box pode ser um diferencial. No entanto, além de tomar cuidado com os horários das aulas – para não coincidirem com o alto movimento dos adultos, oferecer esse serviço também exige que o seu estabelecimento seja filiado à marca CrossFit.

CrossFit Kids é um curso oferecido pela empresa, no qual os instrutores aprendem técnicas para ensinar a modalidade às crianças e adolescentes de forma segura e saudável. Para participar do curso é necessário ter uma credencial válida CrossFit Nível 1 e investir o valor de mil dólares para realizar a prova e adquirir a Certificação CrossFit Kids.

Isso não significa que sua academia não possa oferecer aulas de treinamento funcional para crianças, mas para o uso da marca CrossFit, é preciso obter a certificação – sujeito a cobrança de multa, caso contrário. Ou seja, funciona da mesma forma que o uso da marca para a modalidade destinada a adultos.

Quais são as medidas de segurança necessárias para o CrossFit infantil?

Conforme abordamos anteriormente, existe uma série de medidas que devem ser tomadas para oferecer a adaptação da modalidade de CrossFit para crianças. Entre elas:

Treinadores certificados

Caso seu estabelecimento deseje usar a marca CrossFit, é necessário que os instrutores tenham feito o curso, com aprovação na prova da marca – especificamente para esse público. No entanto, mesmo em aulas de treinamento funcional para crianças, é fundamental contar com profissionais especializados, com experiência neste público.

Respaldo médico

Além disso, é preciso que as crianças tenham autorização e acompanhamento médico para realizarem exercício físico, principalmente no caso de algum problema de saúde – como asma, diabetes ou alguma cardiopatia, por exemplo.

Cuidado com o excesso de treino

É fundamental que as aulas sejam criadas priorizando exercícios leves e divertidos, evitando os riscos à saúde e lesões por excesso de atividade física. A diversão deve ser sempre o principal objetivo da prática!

Conclusão

E aí, considerando todas as informações deste artigo, o que acha de planejar as aulas de CrossFit infantil para o seu box ou academia? Além de crianças, os treinos especializados em grupos segmentados, como idosos, por exemplo, é uma das tendências do mercado fitness.

Acompanhe o Blog da Tecnofit para saber mais sobre como expandir o seu negócio por meio de modalidades diferenciadas como essas!

Aumente a retenção do seu box de cross com Tecnofit!
Marcadores:
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })