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Franquias de Academia: guia completo para investir
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Franquias de Academia: guia completo para investir

Saber se você pode ter sucesso com uma franquia depende de algumas variáveis. Neste artigo, a gente te conta as principais!

franquia de academia

O que é uma franquia de academia?

Uma franquia de academia é um modelo de negócio em que o franqueador concede aos seus franqueados o direito de operar uma empresa com a marca, sistemas e modelo operacional já estabelecidos e com sucesso comprovado. O franqueado adquire os direitos de uso de imagem de uma empresa já consolidada através do investimento de uma taxa inicial e royalties periódicos.

Neste modelo, o franqueado deve seguir um padrão de operação estabelecido pelo franqueador, incluindo identidade visual, planos e preços, metodologias, entre outros aspectos. Em troca, recebe suporte contínuo técnico e operacional para gestão e outras áreas do negócio.

Por se tratar de uma operação já estabelecida no mercado, investir em uma franquia de academia costuma ser mais barato do que abrir uma empresa do zero, além de oferecer menor risco ao aproveitar da reputação e expertise do franqueador. Para decidir entre vale mais a pena investir em uma franquia, ao comparar com abrir uma academia tradicional, é importante analisar diversos fatores.

Papeis e responsabilidades em uma franquia de academia

Responsabilidades do franqueador

O franqueador tem como principal função orientar o franqueado em cada etapa da abertura de uma nova franquia, criando processos e formas de mensuração para garantir o seguimento dos padrões criados. Entre suas responsabilidades estão:

  • Criar o plano de negócio: com diretrizes operacionais de marketing, planos e preços, treinamento, produtos e serviços e padrões de qualidade
  • Oferecer suporte: com capacitação para gestão, assistência técnica, recrutamento e seleção, marketing, entre outros
  • Monitorar a conformidade: com auditorias periódicas e apoio na resolução de problemas

Responsabilidades do franqueado

Apesar de a gestão do franqueado não ter tanta flexibilidade em comparação com um modelo de negócio tradicional, esse tipo de empreendedor também é responsável por garantir o sucesso da empresa, seguindo as diretrizes e orientações do franqueador. Suas responsabilidades incluem:

  • Investir no negócio: com as taxas iniciais, custos operacionais, pagamento de royalties, além de garantir a saúde financeira da empresa
  • Oferecer a melhor experiência aos alunos: por meio da excelência no atendimento, contratação e treinamento dos profissionais, e garantindo a segurança, limpeza e organização constante do espaço
  • Fazer a gestão completa da empresa: desde o controle de fluxo de caixa até a prestação de contas ao franqueador, cumprindo também todas as obrigações legais e regulatórias

Como escolher a melhor franquia de academia

Pesquise as principais franquias do mercado

Entenda quais são as marcas disponíveis na sua região ou na região que deseja abrir um negócio. Você pode fazer uma pesquisa comparativa com os dados fornecidos pelos sites dessas marcas, fazer um benchmarking com conhecidos ou entrar em contato para conhecer melhor como elas funcionam.

Compare custos iniciais e taxas recorrentes

É importante incluir o máximo de informações que te ajude a decidir pela melhor opção. Os custos iniciais e taxas recorrentes variam de acordo com a marca, localização, formato, estrutura, tamanho, entre outros fatores.

Alguns tipos de franquia de academia também podem exigir outras taxas que podem impactar na sua escolha: taxa de propaganda, porcentagem do faturamento, além dos royalties.

Analise o suporte oferecido pela franqueadora

Uma boa franquia deve oferecer suporte em diferentes áreas, a fim de ajudar o franqueador a garantir o sucesso do seu negócio. Estamos falando de apoio desde a escolha do ponto comercial, passando pela manutenção e problemas com estrutura e equipamentos, até o marketing.

Avalie o potencial de lucratividade

Em geral, os dados de rentabilidade e lucratividade de uma franquia de academia não são disponibilizados facilmente na internet. Para isso, você deve precisar agendar reuniões para entender e comparar o potencial de retorno desse tipo de modelo de negócio.

Avalie também os dados de projeção de faturamento, custos operacionais necessários, payback (ou tempo de retorno do investimento), além de fatores como a localização, público-alvo e concorrência.

Verifique o histórico e a credibilidade da franquia

Para isso, talvez seja mais assertivo fazer uma pesquisa de mercado e entender, com especialistas em franquia de academia, a melhor opção para você investir. Outros mecanismos de busca podem ser os rankings de satisfação de clientes, como o Ranking ABF (Associação Brasileira de Franchising), e plataformas de reclamações, como o Reclame Aqui.

Entenda os termos do contrato e compromissos

Mesmo que você já tenha quase certeza de qual franquia de academia investir e já esteja em vias de assinar o contrato, dedique um tempo precioso para essa fase, já que é aqui que você vai concordar com os direitos e deveres de ambas as partes. Se necessário, considere contratar um especialista jurídico ou contábil para te apoiar nessa missão.

Considere o suporte administrativo e operacional

Além do suporte com treinamento e capacitação dos gestores e demais profissionais da academia, verifique se a franqueadora oferece ferramentas administrativas que facilitem a gestão do negócio, como um sistema personalizado, por exemplo.

Esse suporte é essencial para o sucesso da empresa e também pode ser um divisor de águas na escolha da franquia de academia ideal.

Principais franquias de academia no brasil

Smart fit

É conhecida como a principal rede de franquias de academia da América Latina, com mais de mil unidades, 600 só no Brasil. São mais de três milhões de alunos que optam pela flexibilidade e variedade e planos que custam a partir de R$ 99,90 por mês.

Entre as vantagens para os franqueados, a Smart Fit oferece suporte para seleção da localização, design arquitetônico, um plano de marketing nacional e consultoria. O investimento inicial é de a partir de R$ 3,8 milhões, com um retorno previsto de 24 a 36 meses e margem de lucro em média de 30%.

Bodytech

Criada no Rio de Janeiro em 1994, a Bodytech expandiu para diversas regiões do Brasil, além de estender os seus serviços para um aplicativo que oferece aulas coletivas e treinos personalizados, o BTFIT.

A variedade de modalidade é o principal diferencial dessa rede de franquias de academia. Além da musculação, os alunos têm acesso à aulas de yoga, alongamento e pilates e outros serviços.

Bluefit

Inaugurada em 2015, essa rede de franquias de academias já conta com mais de 130 unidades em todo o Brasil, com modalidades diversas, como musculação, funcional, bodybalance, bodypump, pilates e yoga.

São dois modelos de franquia disponíveis: o primeiro consiste na conversão da bandeira para quem já tem uma academia, exigindo um espaço mínimo de 1000 m² e investimento inicial de R$ 800 mil; e o segundo é para a compra de uma nova unidade, com investimento inicial de mais de R$ 2,5 milhões.

Academia ph.d sports

Criada em 2015, junto com a Bluefit, destaca-se pela qualidade de atendimento, equipamentos e processos. Já são mais de 100 unidades espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina e, segundo o site da marca, conta com uma lucratividade de 20% e faturamento de até R$ 2 milhões ao ano.

Doctor fit

Trata-se de um modelo de treinamento desenvolvido pela médica e educadora física, Dra. Clarissa Rios. A franquia demanda a criação de unidades de treinamento pequenas e personalizadas, sem a necessidade de equipamentos tradicionais. Além disso, os franqueados contam com a mentoria da Dra. Clarissa para a criação de programas de treinamento, especialmente para clientes com problemas de saúde.

Bio ritmo

Mais do que uma rede de franquias, a Bio Ritmo é um grupo de academias (entre elas, a Smart Fit) criado por um dos principais nomes desse mercado, Edgard Corona. São mais de 26 unidades e profissionais preparados para proporcionar um atendimento especializado, além dos equipamentos mais modernos e tecnológicos do mercado.

Vtx fit

É a primeira rede de franquias de academia com marca própria de equipamentos. Faz parte do grupo Vitally, que conta com quase 40 anos de mercado e mais de 20 mil academias estruturadas no Brasil.

Action 360º

Esse modelo de franquias de academia tem como foco as aulas personalizadas em treinamento funcional, pilates e eletroestimulação. Possui um formato de atuação próprio, em que cada instrutor atende até três alunos por horário, garantindo uma experiência única.

Selfit

Criada em 2012, em Salvador, aposta no modelo de franquias com aparelhos de ponta, mas com preços mais acessíveis. Também conta com um aplicativo de treinamento, com agendamento de aulas, informações cadastrais e notificações para aproximar o aluno.

Principais vantagens de investir em franquias de academia

Reconhecimento de marca e credibilidade

Ao investir em uma franquia de academia, você economiza com processos de criação de marca, aquisição de clientes e marketing inicial, já que está contando com uma empresa e modelo de negócio já conhecido e estabelecidos no mercado. Isso também garante a credibilidade, fundamental para iniciar a jornada de empreendedorismo com segurança.

Modelo de negócio validado

Em geral, as franquias também contam com uma forma de operar já testada e validada pelo mercado, reduzindo significativamente os riscos. No entanto, é importante lembrar que a gestão constante e consistente impacta diretamente no sucesso desse tipo de negócio.

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Treinamento e suporte contínuos

Outra enorme vantagem de comprar uma franquia de academia é o suporte do franqueador. Além de oferecer muito mais segurança para resolver problemas do dia a dia, também garante um padrão de qualidade a ser seguido, com orientações claras para o sucesso da empresa.

Apoio estratégico para expansão

Parte do suporte do franqueador também consiste nas estratégias de marketing, experiência do cliente, atração e fidelização de alunos. Tudo isso, somado às orientações de expansão, são fatores essenciais para que o franqueado possa crescer de forma estruturada e planejada.

Fatores que influenciam a rentabilidade de franquias de academia

Localização

A escolha pelo local ideal para abrir uma franquia de academia pode impactar positivamente ou negativamente na atratividade dos alunos. Para isso, o ideal é escolher um espaço próximo de estabelecimentos comerciais, escolas ou empresas, com fácil acesso via transporte público ou particular, além de alta densidade demográfica no entorno.

Perfil do público

A conexão da franquia de academia com o público-alvo também ajuda a viabilizar o sucesso desse tipo de estabelecimento. O cuidado aqui é relacionado ao modelo de negócio e serviços oferecidos, já que, em geral, o franqueador não permite a adaptação das modalidades de acordo com o perfil de cada cliente.

Tamanho e tipo da franquia

O tamanho da unidade que você pretende abrir, assim como os tipos de serviços oferecidos (considerando a variedade de instrutores, por exemplo) também influencia o potencial de receita e os custos operacionais da franquia. Consequentemente, a rentabilidade.

Modelo de preços

Dificilmente uma franquia permite a liberdade de trabalhar com diferentes estratégias de precificação. No entanto, caso você possa flexibilizar ofertas e promoções, isso pode ajudar a atrair mais alunos, o que também impacta a rentabilidade do negócio.

Qualidade e variedade dos serviços oferecidos

Outro fator que pode, sim, variar de franquia para franquia é o nível de satisfação dos clientes em relação à qualidade dos serviços oferecidos. Esse indicador está diretamente relacionado com a retenção e fidelização de alunos e, por consequência, ajuda a maximizar a previsibilidade de receita e rentabilidade da empresa.

Experiência do cliente e retenção

Falando em retenção, esse índice também tem total conexão com a percepção de uma boa experiência, por parte do cliente. E nem sempre o franqueador vai contribuir com uma “receita” para garantir esse indicador positivo. Cabe à gestão da sua franquia criar um ambiente seguro, inclusivo e motivador para que os seus alunos queiram permanecer ali por mais tempo.

Quanto ganha o dono de uma franquia de academia?

Da mesma forma que a rentabilidade de uma franquia, o salário de um dono de franquia também varia de acordo com várias questões, como a rede escolhida, o tamanho da empresa, entre outros.

No entanto, apenas para compartilhar uma referência, de acordo com os dados do site iDinheiro, a partir de uma análise de faturamento e salário dos sócios de franquias, esse valor pode variar, em média, de R$ 15 mil até R$ 185 mil.

Margem de lucro e retorno sobre investimento (roi)

De acordo com especialistas, a margem de lucro de uma academia é de 30%, podendo alcançar 50% de acordo com a quantidade de alunos – em geral, quanto mais alunos, melhor é esse indicador.

Quanto ao ROI, como o cálculo desse índice é a (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento, é preciso conhecer cada um desses valores para identificar a viabilidade desse tipo de aquisição.

Principais desafios e riscos de franquias de academia

Custos iniciais e taxas

Apesar de os custos iniciais da abertura de uma franquia serem relativamente menores, ao compararmos com a criação de uma academia do zero, eles existem e, dependendo da marca escolhida, podem ser muito altos. Isso pode ser um problema especialmente para quem não tem capital ou um financiamento adequado para comprar uma franquia.

Além disso, é preciso se preparar para o pagamento dos royalties e taxas mensais para os franqueadores, o que pode impactar no tempo que o franqueado leva para ter o retorno do negócio, principalmente nos primeiros meses de operação.

Restrições e limitações da franquia

O fato de ser obrigatório seguir uma série de direcionamentos e padrões de qualidade, a gestão de uma franquia de academia pode se tornar um tanto quanto limitada e não flexível. Estamos falando desde a escolha da decoração até a ferramenta escolhida para gerenciar a empresa.

Sendo assim, o franqueado pode ter algumas dificuldades para tomar decisões que diferenciam a franquia da concorrência, como planos promocionais, campanhas de marketing e outros.

Competição intensa e saturação do mercado

O que já é um mercado altamente competitivo, tem apenas estímulos positivos para continuar crescendo. De acordo com um estudo divulgado pela Globo, 65% dos brasileiros planejam cuidar mais da saúde em 2024, 45% querem cuidar mais da aparência física e 33% desejam começar a praticar alguma atividade física.

Considerando esse cenário, é preciso estar atento aos diferenciais competitivos para atrair a atenção dos potenciais alunos. E mesmo com a vantagem de uma marca consolidada, os franqueados podem ter dificuldade na flexibilidade de implementação de estratégias de marketing diferentes ou inovações.

Outro desafio que pode ser encontrado no modelo de negócio de franquias é justamente o altíssimo nível de concorrência em um mercado cada vez mais competitivo. Isso pode tornar a margem de lucro da empresa menor, além de limitar a tomada de decisão como preços mais baixos ou serviços personalizados.

Desafios na gestão de qualidade e consistência

Manter os padrões de gestão e qualidade em todas as franquias é um dos maiores desafios de um franqueador. Para isso, é muito provável que as marcas estabeleçam requisitos criteriosos para aquisição e manutenção de uma franquia de academia, tornando o processo desafiador, porém, efetivo.

Flutuações econômicas

O mercado fitness é um dos setores mais sensíveis em relação ao impacto da economia. E as franquias de academia não estão isentas desse tipo de risco. Portanto, é imprescindível garantir um capital de giro eficiente para suportar períodos de baixa, além de investir em ações de fidelização e retenção de clientes, a fim de manter a entrada de receita consistente.

Dicas para maximizar os lucros em franquias de academia

Apesar desses riscos e desafios, há uma série de dicas que podem ajudar a maximizar o lucro de uma franquia de academia, garantindo o melhor resultado possível:

  • Invista em marketing, promoções e comunicação: seja de forma orgânica ou com algum tipo de recurso, aproveite esse tipo de estratégia para atrair novos membros ao mesmo tempo que estimula a fidelização
  • Foque na experiência do cliente: um aluno satisfeito é sinônimo do caminho certo para o sucesso da sua franquia de academia. Além de promover iniciativas para motivá-los, crie oportunidades de feedback
  • Aposte também na motivação da equipe: sabemos que o engajamento dos instrutores está diretamente relacionado aos índices de retenção de uma academia. Sendo assim, invista na capacitação, desenvolvimento e reconhecimento desse público
  • Aproveite o potencial da tecnologia: implemente sistemas de gestão, como o Tecnofit Gym, para otimizar o processo de administração completo da sua franquia, desde o desempenho financeiro até a satisfação dos alunos
  • Monitore os resultados e mude a rota sempre que necessário: crie processos estruturados de mensuração de indicadores para entender o cenário da sua franquia de academia. A partir dos insights, se necessário, promova mudanças para continuar crescendo

Franquia de academia vs academia independente

Quando a pergunta é pela preferência desse modelo de negócio ou uma academia convencional, a verdade é que a resposta também depende de diversos fatores.

Uma franquia de academia tem as vantagens de operar de acordo com uma marca e modelo de negócio estabelecidos, além do suporte contínuo técnico e operacional do franqueador. No entanto, algumas limitações podem ser encontradas, o que dá a vantagem da flexibilidade para as academias tradicionais.

Sendo assim, você deverá avaliar entre a preferência pela segurança ou autonomia para gerenciar o seu negócio do zero. A decisão entre abrir uma franquia de academia ou criar uma marca do zero vai depender do seu perfil como empreendedor, do capital disponível e dos seus objetivos de negócio.

Conclusão

Investir em uma franquia de academia pode ser uma excelente opção de negócio, principalmente considerando a reputação garantida e segurança desse tipo de empresa. Esses benefícios, atrelados a uma gestão inteligente, certamente vão colocar sua franquia de academia em altíssimos patamares.

O que diferencia a jornada de um empreendedor fitness de um sonho ou pesadelo é o nível de esforço e investimento destinados à gestão desse tipo de empresa. Independentemente do modelo de negócio escolhido para o seu investimento, a forma como você faz a gestão da empresa tem impacto direto com o seu sucesso.

É importante lembrar que, apesar de parecer o caminho mais fácil, abrir uma franquia de academia tem certos desafios de gestão que devem ser considerados antes da tomada de decisão. Mas com planejamento adequado, escolha criteriosa da franqueadora e gestão eficiente, esse pode ser um investimento muito lucrativo e satisfatório.

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