6904
Studio de Pilates moderno: como montar e quanto custa abrir?

Studio de Pilates moderno: como montar e quanto custa abrir?

Conheça 7 dicas para montar um studio de pilates moderno e saiba o que mais você precisa para abrir o seu negócio.

Instrutora e aluna em studio de pilates moderno, a aluna está sentada em um aparelho fazendo exercício com as mãos, enquanto a instrutora apoia o pescoço e faz a orientação.

Está pensando em empreender e montar um studio de pilates moderno? Então, esse texto é para você! 

Reunimos dicas essenciais que você precisa conhecer antes de dar o primeiro passo no seu negócio, além disso você também vai saber qual é o custo para abrir um negócio fitness e muito mais. Continue a leitura! 

Como montar um studio de pilates moderno?

Se o seu intuito é montar um studio de pilates moderno, saiba que é possível fazer isso sem tanta dor de cabeça, otimizando espaço e criando um negócio que desperte a atenção do público que você quer atingir. 

Para isso, elencamos sete passos que vão te ajudar a montar um studio moderno e impecável.

1. Crie o projeto do seu studio de pilates

Antes de partir para a prática, você precisa planejar a implementação do seu studio e para isso, ter um projeto é fundamental. 

O projeto vai garantir que cada detalhe esteja previsto, além de diminuir os imprevistos, dar uma visão geral das demandas que você terá que lidar, e também oferecer uma análise mais apurada de cada decisão que você precisará tomar e qual será o impacto. 

Procure orientação profissional para te ajudar a fazer isso, o Sebrae é um ótimo aliado de quem está iniciando no mundo do empreendedorismo. Além disso, você também precisa baixar o nosso e-book completo de como inaugurar um studio de pilates. 

2. Escolha o melhor local

Abrir um studio de pilates é uma etapa muito importante e escolher o local ideal é parte fundamental desse processo. 

Para tomar a decisão acertada, você precisa entender qual público quer atingir com o seu studio, pois é isso que irá fazer com que você opte por uma localização em razão de outra. 

Analise alguns pontos como qual a renda média das pessoas que você quer que frequentem o seu espaço? Existem empresas concorrentes que estão bem pertinho da sua? Como será o acesso ao seu studio? As pessoas precisarão pegar muito trânsito? Irão conseguir estacionar nas proximidades? 

Todas essas perguntas devem estar mapeadas no momento de fazer a abertura do seu negócio. 

Qual a metragem de um studio de pilates?

O tamanho ideal de um studio de pilates varia entre 30 m² e 100 m². Mas, claro que tudo pode ser adaptado de acordo com a sua realidade, você pode começar o seu empreendimento em salas bem menores de 15 m².

Se você optar por montar um studio de pilates pequeno será preciso maior planejamento no intuito de otimizar o espaço e aproveitar da melhor forma o ambiente.  

3. Tire as licenças necessárias

Para estar com o seu studio de pilates moderno funcionando será preciso registrar a sua empresa, pagar os impostos e dar entrada nos alvarás exigidos. Para não correr nenhum risco é essencial que você invista em ajuda especializada. 

Um contador poderá te ajudar nas declarações e também poderá auxiliar nas questões legais envolvendo as finanças. 

4. Busque por equipamentos modernos

Priorize a segurança dos seus alunos, com equipamentos adequados e de qualidade. Temos algumas dicas para você fazer essa escolha que estão elencadas a seguir:

  • Escolha equipamentos que tenham prazo de garantia alto, pois isso irá reduzir o custo de manutenção;
  • Aparelhos que tenham alumínio na estrutura abaixo do carrinho são boas opções, pois você não precisará se preocupar com ferrugens;
  • Esteja atento no momento em que é feita a montagem dos equipamentos, se essa etapa for feita de forma adequada, evitará problemas futuros. 

5. Contrate pessoal certificado

Existe uma legislação específica que indica quem está apto a dar aulas de pilates. Apenas quem concluiu o ensino superior e possui diploma em Educação Física ou Fisioterapia pode ministrar as aulas. 

É muito importante se atentar a esses pontos na hora de contratar os instrutores que ficarão responsáveis por ministrar as aulas. Também pense em outros profissonais que você precisará contratar, como uma pessoa que ficará na recepção do seu studio de pilates, pessoas para fazer a limpeza, entre outras funções.  

6. Pense no administrativo e gestão

Administrar um studio não é tarefa fácil, afinal você precisa cuidar dos alunos, da retenção, se preocupar com as finanças e com a gestão das pessoas que trabalham com você. 

É por isso que contar com um parceiro que te ajude a fazer todas essas tarefas economiza tempo e deixa o seu negócio mais assertivo. O Sistema Tecnofit é a solução perfeita para o seu studio de Pilates. 

Com ele você organiza a agenda de alunos, simplifica o seu financeiro, vende mais planos com os envios automáticos de e-mails e muito mais. Solicite o teste grátis e descubra uma forma eficiente de fazer a gestão do seu negócio. 

7. Faça a divulgação do seu studio

Divulgar seu studio de pilates é um desafio para você? Muitos negócios também possuem essa mesma dificuldade, por isso a Tecnofit preparou um material completo com dicas práticas de como se posicionar nas redes sociais e conseguir mais clientes. Baixe agora mesmo! 

Para fazer uma boa divulgação, você precisa conhecer a sua persona, criar legendas impactantes, postar stories (as enquetes do Instagram são ótimas para gerar mais interação), diversificar o seu conteúdo apostando em vários formatos e incentivar os seus alunos a interagirem com você e serem promotores do seu negócio nas redes sociais. 

Decoração para studio de pilates moderno

Existem alguns recursos que vão deixar o seu studio mais charmoso, moderno e acolhedor. Veja as opções para mandar bem na decoração:

  • Texturas e plantas: para dar aquele ar moderno, é possível abusar das texturas e trazer elementos que remetam a natureza, como as plantas que estão em alta e deixam o ambiente ainda mais bonito. 
  • Objetos decorativos: que tal trazer um pouco de arte para o seu studio? Pinturas e esculturas podem ser inseridas na decoração e deixam o espaço único e cheio de personalidade.  
  • Design limpo ou carregado: investir em cores escuras ou claras? Deixar o ambiente mais carregado ou não? Depende! A decoração precisa ser fiel a proposta e a essência da marca, por isso, tudo é válido desde que não fuja da proposta que você desenhou para o espaço. 
  • Iluminação: outro elemento muito importante é apostar na iluminação natural, nesse sentido, ter janelas amplas aumenta a entrada de luz no espaço, além de deixá-lo muito bonito. 

Qual o valor de um studio de pilates?

Mas, afinal, quanto custa montar um studio de pilates? É possível iniciar com valor a partir de R$ 30 mil, pensando em um studio pequeno. 

Nessa conta já estão inclusos equipamentos, acessórios, móveis e capital de giro, mas o valor pode variar de acordo com a localização, a necessidade de fazer reformas e outros itens. 

Você gostou do conteúdo? Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber mais dicas no seu e-mail! 

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })