BLOG Tecnofit

Como montar um studio de yoga?

Quem deseja investir na abertura de um studio de yoga precisa se atentar a questões que envolvem planejamento estratégico, marketing, gestão, recursos humanos e finanças. Conheça os 7 passos necessários para abrir um espaço como esse.

Como montar um studio de yoga, como decorar e vale a pena?

Como montar um studio de yoga? Como decorar? Chegou a hora de descobrir! Confira tudo o que traremos no texto de hoje.

Para começar, você vai entender o que é um studio de yoga e conhecer os 7 passos necessários para abrir um espaço de yoga.

Depois, você vai entender melhor um elemento muito importante em estúdios de yoga: a decoração.

E mais para o final, uma informação que todo mundo tem curiosidade: quanto custa para montar e quanto é possível faturar com um espaço de yoga.

Ficou curioso(a) para conferir tudo isso? Então continue a leitura com a gente!

Como montar um studio de yoga?

Quem deseja investir na abertura de um studio de yoga precisa se atentar a questões que envolvem planejamento estratégico, marketing, gestão, recursos humanos e finanças.

Nessas horas, ter o apoio de quem é especialista faz toda a diferença. Pensando nisso, recentemente realizamos o START!, um evento voltado para quem está pensando em abrir ou acabou de inaugurar um negócio fitness. Abaixo você pode ficar por dentro de tudo o que rolou!

E, pra você não perder nadinha das dicas que os especialistas compartilharam e te ajudar a fixar as ideias, também desenvolvemos um material especial com insights valiosos para quem deseja inaugurar um studio. O e-book é voltado a studios de pilates, mas certamente muitas das dicas poderão ser aproveitadas em seu espaço de yoga, por isso, vale a pena fazer o download do material.

Como inaugurar um studio

Pois bem, voltando ao studio de yoga propriamente dito, são 7 os passos necessários para montar um negócio desse tipo e aumentar as suas chances de ter muito sucesso, vamos a eles?

1. Entenda o que é um espaço de yoga

Em linhas gerais, um espaço de yoga é um local onde as pessoas vão para praticar yoga, um conjunto de técnicas que combina respiração, posições corporais e meditação.

Justamente por conta da abrangência dessa prática milenar é que você terá várias alternativas ao decidir pela abertura de um espaço como esse.

É possível, por exemplo, pensar somente pelo lado de atividade física, e montar um studio de yoga voltado para a prática dos exercícios dessa metodologia.

Outra opção pode envolver abraçar a cultura oriental como um todo, e então o espaço poderia oferecer, além das aulas de yoga, treinos de Tai Chi Chuan e sessões de acupuntura, por exemplo.

Você também pode criar um studio de yoga voltado para a espiritualidade, abrangendo então atividades relacionadas à meditação e autoconhecimento.

Há também quem aposte na montagem de um studio de yoga combinado com SPA, no qual é possível frequentar aulas de yoga e então fazer uma massagem ou uma terapia de pedras quentes.

Mas essas são apenas algumas ideias, pois as possibilidades são inúmeras e tudo dependerá da sua criatividade e da quantia que você tem disponível para investir. E é claro que também dá para mesclar várias sugestões e montar um studio de yoga completo, atingindo assim vários perfis.

Ah, vale lembrar ainda que existem vários tipos de yoga existentes e antes de abrir o seu studio é interessante refletir sobre o estilo com o qual você tem mais afinidade. Entre eles:

  • Vinyasa Yoga
  • Ashtanga Yoga
  • Babyoga
  • Iyengar Yoga
  • Hatha Yoga
  • Power Yoga
  • Raja Yoga
  • Kundalini Yoga
  • Flow Yoga
  • Yoga Restaurativa

2. Crie um plano de negócios

Após entender de fato o que é um espaço de yoga, podemos partir para o primeiro passo: o plano de negócios.

Essa é uma das ferramentas mais importantes para dar início a uma empresa, pois traz por escrito os objetivos de um negócio e quais etapas são necessárias para que todos os objetivos sejam alcançados.

Quando um plano de negócios é bem estruturado, aumentam-se as chances de sucesso.

Mas, afinal, o que precisa conter um plano de negócios de um studio de yoga? Assim como no planejamento de qualquer outra empresa, é importante que ele tenha:

  • Sumário executivo
  • Pesquisa de mercado
  • Plano de marketing
  • Plano operacional
  • Plano financeiro
  • Simulação de cenários
  • Análise estratégica

A última etapa é a avaliação do plano, em que você deverá analisar, de acordo com as informações levantadas, se o seu estúdio de yoga está pronto para ser aberto ou se alguns ajustes serão necessários antes dessa tomada de decisão.

3. Enquadre-se em uma modalidade jurídica

A não ser que você vá trabalhar sozinho ou no máximo com apenas mais um funcionário, abrir o seu studio de yoga como MEI não será a melhor escolha.

O ideal é que você procure um contador de confiança para que ele possa auxiliar você no processo de abertura de uma microempresa, o qual envolverá a elaboração do Contrato Social, a obtenção do CNPJ e do alvará de funcionamento e o registro em órgãos reguladores.

4. Escolha o melhor local para um studio de yoga

De modo geral, as pessoas buscam encaixar a prática de atividades físicas na rotina, então, montar um studio de yoga perto de edifícios comerciais e universidades pode ser uma boa ideia para atrair mais alunos.

Considerando que espaços de yoga costumam ser frequentados por pessoas com um poder aquisitivo mais alto, montar o studio em bairros nobres também pode ser uma ótima opção.

Vale lembrar, porém, que independentemente da região escolhida, ela não pode ser muito barulhenta, afetando a concentração necessária para a prática de yoga. Por outro lado, o studio não deve ficar escondido, impossibilitado de atrair a atenção dos pedestres.

Então, avalie bem todos esses cenários antes de escolher o ponto comercial para instalar o seu espaço de yoga.

5. Invista na estrutura necessária

Felizmente, a estrutura necessária para montar um studio de yoga é das mais simples possível. Considerando que o ambiente para a prática de yoga precisa trazer paz e tranquilidade, um ambiente amplo com bastante iluminação natural costuma ser o suficiente para deixar seus alunos confortáveis.

É claro que a decoração exercerá um papel fundamental nesse sentido, por isso separamos um tópico exclusivamente para tratar desse assunto.

Assim como uma recepção de academia, seu studio precisará de uma também, além de salas para a prática de yoga e de pelo menos dois vestiários com banheiros. Entre os materiais necessários para montar um espaço de yoga estão:

  • Tapetes de yoga
  • Cintas
  • Blocos
  • Mantas
  • Rodas de yoga
  • Almofadas do tipo bolster e zafu

6. Contrate profissionais capacitados

De início, você precisará de dois instrutores de yoga para aumentar a grade de aulas e assim conseguir atender um maior número de alunos por dia.

Vale lembrar que não necessariamente os professores precisam ser formados em Educação Física para exercer a profissão, a exigência é que tenham feito um curso profissionalizante na área. No entanto, ter registro no conselho de educadores físicos ou na Aliança do Yoga são diferenciais na hora da contratação.

Além disso, seu studio também precisará de uma pessoa para a recepção e de alguém responsável pela limpeza.

7. Contrate um software de gestão para studio de yoga

Ao procurar por materiais complementares sobre como montar um studio de yoga, muito provavelmente essa dica não estará presente. Mas nós temos conhecimento de causa para te dizer que um sistema de gestão pode fazer toda a diferença no dia a dia do seu studio.

Principalmente para quem está começando um negócio, encontrar formas de economizar é bem importante. Imagine então que neste primeiro momento você possa abrir mão de contratar uma recepcionista, aí já daria uma boa economia em impostos e custos trabalhistas, não é mesmo?

A recepção digital, que inclui o agendamento e reagendamento de aulas e o envio de mensagens de CRM automáticas, é apenas uma das muitas funcionalidades do Tecnofit Studio, a solução completa para o seu studio de yoga.

Tecnofit Studio

O software de gestão também permite controlar de perto as finanças do estúdio e conta ainda com um app em duas versões, uma para o gestor e a outra para o aluno. Enquanto o gestor consegue ter na palma da mão todas as informações relevantes do seu negócio, o aluno pode cancelar ou remarcar aulas, renovar seu plano e até fazer postagens na timeline do studio.

8. Invista em marketing para studio de yoga

Por último, mas não menos importante, está o passo final para montar um studio de yoga de sucesso.

Implementar estratégias de marketing permitirá que você atraia mais alunos, fique próximo dos seus clientes e torne o seu negócio ainda mais conhecido.

Para começar, experimente fazer parcerias com estabelecimentos locais que tenham um perfil semelhante ao do seu negócio, isso ajudará na divulgação orgânica.

Como diz aquele ditado, “quem não está na internet não existe”, você precisará também de pelo menos um perfil no Instagram e de uma página no Google Meu Negócio. Posteriormente, considere também criar um site, para incluir todas as informações relevantes do seu negócio.

 

Leia também:
Como fazer treinos online memoráveis na sua academia, box ou studio
Como montar um studio de treinamento funcional?
Descubra como vender mais planos em sua academia, box de CrossFit ou studio

 

Como decorar sala de yoga?

Lembra que te falamos ali em cima sobre a importância da decoração em um studio de yoga? Pois é, um bom projeto decorativo poderá fazer toda a diferença no bem-estar dos seus alunos, algo essencial em um espaço para a prática de yoga.

Para começo de conversa, as salas de yoga precisam ser amplas, garantindo o conforto dos alunos, além de contarem com piso confortável ao toque, tais como madeira, PVC ou borracha.

Comentamos alguns parágrafos acima que uma sala de yoga precisa contar com uma boa iluminação natural, mas a decoração também precisa prever recursos que controlem a incidência direta do sol, como cortinas que protegem contra o calor.

A iluminação artificial deve se fazer presente na decoração da sala de yoga. O uso de um dispositivo que controle a potência da luz é uma sugestão muito interessante, variando o cenário da sala de acordo com a proposta de cada exercício.

Considerando que a sala de yoga é um ambiente que propicia o relaxamento, é preciso ainda investir no conforto acústico do local, especialmente se o seu studio estiver localizado em uma via barulhenta ou oferecer aulas simultaneamente.

Por fim, a decoração de uma sala de yoga também precisa contemplar alguns recursos visuais, olfativos e auditivos que deixem o aluno mais à vontade, veja abaixo algumas sugestões:

  • Paredes pintadas com cores calmantes, como lavanda ou azul claro
  • Fonte de água artificial
  • Plantas de diferentes espécies
  • Cristais e pedras naturais
  • Revestimentos naturais, como seixos e madeira
  • Velas aromatizadas, incensos ou sprays de aromaterapia

Vale a pena montar um estúdio de yoga?

De acordo com uma pesquisa do Gympass, a procura pela prática de yoga cresceu 43% só nos cinco primeiros meses de 2021. É claro que esses números refletem a busca por equilíbrio e relaxamento em um período muito turbulento, mas o fato é que essa prática está em constante expansão, pois permite às pessoas cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo.

Então, quem monta um studio de yoga tem a oportunidade de atrair pessoas interessadas tanto em praticar exercícios físicos quanto em fortalecer a saúde mental.

Outro fator que pesa na balança quando pensamos se vale a pena montar um studio de yoga é que um espaço desse tipo exige um investimento baixo na comparação com outros negócios fitness.

Quanto custa abrir um studio de yoga?

E já que estamos falando em investimento, chegou a hora de você descobrir o custo de abrir um studio de yoga.

De modo geral, custa entre R$ 15 mil e R$ 20 mil montar um studio de yoga. É claro que esse valor pode variar de acordo com o tamanho e a localização do imóvel e se você usará o espaço para outras atividades além da yoga.

Porém, é possível gastar até menos caso você encontre um espaço que já tenha a estrutura mínima necessária para a montagem de um studio de yoga.

Quanto fatura um studio de yoga?

Em média, um studio de yoga simples tem gastos que giram em torno de R$ 5 mil a R$ 7 mil mensais.

O preço das aulas, por sua vez, pode variar entre R$ 150 e R$ 250, dependendo da infraestrutura do seu studio.

Considerando apenas esses números, dá para perceber que as chances de obter lucro em um curto período de tempo são altas. Mas antes de você bater o martelo sobre abrir ou não um studio de yoga, sugerimos que você dê uma olhada em dois materiais que preparamos.

O primeiro é esse aqui, sobre como precificar os serviços do seu negócio fitness, com o qual você compreenderá de uma vez por todas o que é ticket médio e margem de lucro e terá mais firmeza na hora de estipular o valor dos serviços que você oferece em seu studio.

Outro material que recomendamos a leitura é esse aqui, de como definir metas financeiras para o seu studio.

O que aprendemos hoje?

Inspira, respira, e vem com a gente trabalhar a memória!

Hoje você pôde entender o que é um espaço de yoga e ficou por dentro dos 7 passos necessários para que um negócio como esse tenha sucesso.

Em seguida você entendeu a importância da decoração em um studio de yoga e conferiu algumas dicas para implementar no seu espaço.

As informações relativas a valores ficaram aqui para o final, incluindo o investimento necessário para montar um studio e quanto é possível faturar com um espaço como esse.

Dito tudo isso, responda pra gente: você está mais preparado para montar um studio de yoga?

Se a resposta foi sim, nossa dica final para você é contar com um parceiro incrível que será o seu braço direito em todos os aspectos do seu negócio, desde gestão, passando por finanças até o marketing.

Sim, estamos falando dele, o Tecnofit Studio, a solução ideal para quem tem ou quer ter um studio, seja ele de qual ramo for. Aproveite para testar a ferramenta gratuitamente e descobrir tudo o que ela pode fazer por você e pelo seu negócio!

Até mais!


Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3" });