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Como montar um studio de yoga?

Como montar um studio de yoga?

Confira o passo a passo para planejar, decorar e ter sucesso com esse tipo de empreendimento!

grupo de pessoas fazendo aula de ioga

Foi-se o tempo em que as pessoas procuravam atividades físicas apenas por conta de músculos bem definidos. Hoje, o equilíbrio entre saúde, autoestima, bem-estar e consciência corporal fazem parte desse combo! E é nesse cenário que locais como um studio de yoga podem se tornar a preferência para diferentes públicos – além de uma excelente opção de investimento. 

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos uma série de dicas sobre como planejar, decorar, abrir e ter sucesso com um studio de yoga. E para começar, que tal saber mais sobre o passo a passo para abrir esse tipo de empreendimento? Acompanhe a leitura com a gente!

Como montar um studio de yoga?

Quem deseja investir em um studio de yoga precisa se atentar à questões que envolvem planejamento estratégico, marketing, gestão, recursos humanos, finanças e tantos outros processos que fazem parte do sucesso desse tipo de negócio, conforme abaixo:

1. Defina o propósito e a visão do seu studio

No final das contas, o objetivo de qualquer empreendimento deve ser a lucratividade, para manter a saúde financeira do negócio e a operação funcionando. No entanto, é muito comum – e importante – que as empresas identifiquem o propósito, missão, visão e valores. 

De forma resumida, a missão representa o que o studio de yoga faz; e o propósito, o porquê! Visão indica onde ela quer chegar ou o que quer ser no futuro. E os valores representam como cada um dos integrantes deve se comportar para atingir todos os outros fatores.

2. Entenda o que é um studio de yoga

Com a essência do studio de yoga definida, é possível passar para o próximo passo: conhecer o que é e o que faz esse tipo de estabelecimento, para promover as melhores experiências aos clientes! 

Em linhas gerais, studio de yoga é o local em que as pessoas vão para praticar a modalidade: um conjunto de técnicas que combina respiração, posições corporais e meditação. E, por conta da abrangência dessa prática milenar, há várias metodologias para se aplicar ao decidir pela abertura de um espaço como esse.

É possível, por exemplo, pensar somente pelo lado de atividade física, e montar um studio de yoga voltado para a prática dos exercícios dessa metodologia. Outra opção pode envolver a cultura oriental como um todo, e então o espaço poderia oferecer, além das aulas de yoga, treinos de Tai Chi Chuan e sessões de acupuntura, por exemplo.

Além disso, alguns empreendedores optam pelo studio de yoga voltado para a espiritualidade, abrangendo atividades relacionadas à meditação e autoconhecimento. 

Há também quem aposte na montagem de um studio de yoga combinado com SPA, no qual é possível frequentar aulas de yoga e fazer massagem ou terapia de pedras quentes.

Em relação aos tipos da modalidade, as opções são bem variadas. Entre elas, é possível destacar: Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga, Babyoga, Iyengar Yoga, Hatha Yoga, Power Yoga, Raja Yoga, Kundalini Yoga, Flow Yoga, Yoga Restaurativa. Cada uma com suas características, métodos e objetivos individuais.

3. Crie um plano de negócios

Essa é uma das ferramentas mais importantes para dar início a uma empresa. Afinal, documenta todos os objetivos do negócio e quais etapas são necessárias para que eles sejam alcançados. Quase como um mapa!

Quando um plano de negócios é bem estruturado, aumentam-se as chances de sucesso.

Mas, afinal, o que precisa conter um plano de negócios de um studio de yoga? Assim como no planejamento de qualquer outra empresa, é importante que ele tenha:

  • Sumário executivo
  • Pesquisa de mercado
  • Plano de marketing
  • Plano operacional
  • Plano financeiro
  • Simulação de cenários
  • Análise estratégica

A última etapa é a avaliação do plano, em que é preciso analisar, de acordo com as informações levantadas, se o studio de yoga está pronto para ser aberto ou se são necessários alguns ajustes antes da tomada de decisão.

4. Enquadre o studio de yoga em uma modalidade jurídica

Para um studio de yoga com mais do que um funcionário, a modalidade de MEI não é uma escolha! 

E para identificar a melhor opção, a dica é procurar um profissional especialista em contabilidade para auxiliar no processo de abertura de uma empresa, envolvendo elaboração do Contrato Social, a obtenção do CNPJ e do alvará de funcionamento e o registro em órgãos reguladores.

5. Escolha o melhor local para um studio de yoga

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre reforçamos o impacto da localização ideal no sucesso de um negócio. 

Isso porque, em geral, as pessoas precisam encaixar as atividades físicas em suas rotinas de aula, trabalho, lazer, entre outras atividades do dia a dia – e um studio de yoga próximo a comércios e outras instituições pode ser uma excelente alternativa para atrair mais alunos. 

Vale lembrar, porém, que independentemente da região escolhida, ela não pode ser muito barulhenta, afetando a concentração necessária para a prática de yoga. Por outro lado, o studio não deve ficar escondido, impossibilitado de atrair a atenção dos pedestres.

6. Invista na estrutura necessária

Apesar de não exigir máquinas e aparelhos enormes – como é o caso de algumas modalidades praticadas em algumas academias e box de CrossFit – é importante investir em questões como: iluminação natural, espaço para recepção, banheiros, vestiários, estacionamento, entre outros fatores que implicam na infraestrutura. 

Em relação aos acessórios, listamos abaixo alguns dos mais importantes para essa prática:

  • Tapetes de yoga
  • Cintas
  • Blocos
  • Mantas
  • Rodas de yoga
  • Almofadas do tipo bolster e zafu

7. Contrate profissionais capacitados

Outra figurinha carimbada nos conteúdos da Tecnofit é referente à relevância da contratação de profissionais especializados para a fidelização de alunos. E, mais do que isso, capacitados para incentivar os alunos por meio de desafios, feedback positivos e reconhecimento dos resultados. 

Para essa modalidade, especificamente, não é necessário que os professores sejam graduados em Educação Física, mas é obrigatório que tenham um curso profissionalizante na área. No entanto, ter registro no conselho de educadores físicos ou na Aliança do Yoga são diferenciais na hora da contratação.

Além disso, em geral, studios de yoga também precisam de colaboradores para a recepção, manutenção, apoio e limpeza.

Busque atualizá-los com novas abordagens e tendências de Yoga

Apesar de ser uma prática muito antiga e com referências de diversas culturas e origens, quem pratica – e ministra – aulas de yoga, também está sujeito ao impacto das novidades e tendências do universo fitness, de saúde e bem-estar!

Um artigo da Forbes, por exemplo, listou nove tendências de wellness para aplicar em 2023, incluindo: exercícios de recuperação, bem-estar espiritual, ferramentas de bem-estar biotecnológicas e circuito sagrado para mulheres. 

Esses são apenas alguns exemplos que comprovam a importância da atualização constante em novas abordagens e técnicas para aplicar no studio de yoga. E o quanto é necessário planejar o investimento em cursos, feiras, eventos e treinamentos para manter, também, os funcionários do studio atualizados nas novidades. 

8. Contrate um software de gestão para studio de yoga

Apesar de não ser a disciplina preferida para boa parte dos empreendedores, a gestão de um negócio é primordial para o seu sucesso! E a forma como a empresa será gerenciada deve ser planejada antes mesmo da abertura das portas. 

Dependendo do modelo e das particularidades do sistema escolhido, ele pode permitir desde a recepção digital, que inclui o agendamento, reagendamento de aulas e o envio de mensagens de CRM automáticas, até controlar de perto as finanças do studio. 

E existem também soluções como o Tecnofit Studio que, além dessas funcionalidades, ainda conta com um app em duas versões, uma para o gestor e a outra para o aluno. 

Enquanto o gestor consegue ter na palma da mão todas as informações relevantes do seu negócio, o aluno pode cancelar ou remarcar aulas, renovar seu plano e até fazer postagens na timeline do studio.

A importância de um sistema de agendamento

Consultas médicas, horário em academia e até mesmo terapia! O sistema de agendamento automatizado está presente em uma série de compromissos e tarefas do dia a dia das pessoas – com as aulas de yoga não seria diferente!

Um sistema de agendamento facilita a rotina administrativa de um studio de yoga, otimizando horas de trabalho (e evitando erros operacionais, como consequência); além de ser uma excelente alternativa para melhorar a experiência dos alunos. 

E tem mais: essa funcionalidade pode estar conectada com outras tarefas administrativas, com o objetivo de unir informações e fornecer insights importantes sobre a frequência, preferência e características dos alunos – possibilitando um atendimento ainda mais personalizado. 

Avalie regularmente o desempenho do studio

Vale a pena repetir outra frase que costumamos compartilhar nos nossos artigos: o que não pode ser medido, não existe! E um software de gestão pode ser o maior aliado da  mensuração de resultados de um studio de yoga. 

Com o Tecnofit Studio, por exemplo, é possível acompanhar métricas que correspondem à saúde financeira e funcionamento do studio, como retenção de alunos, fluxo de caixa, frequência, entre outros. 

E, além disso, o sistema fornece relatórios estratégicos para otimizar a análise e tomada de decisões assertivas, seja para mudar ou investir em algum processo. 

9. Invista em marketing para studio de yoga

E, falando em investir, a última dica do nosso passo a passo trata sobre a implementação de estratégias de marketing, o que permite que o studio de yoga possa atrair mais alunos, aproximar a empresa dos alunos e tornar o negócio ainda mais conhecido.

E é claro que temos algumas dicas para facilitar esse processo! Acompanhe:

Ofereça aulas experimentais gratuitas

Essa é uma excelente alternativa para que os alunos vivenciem todas as experiências que podem ter nas aulas de yoga de determinado studio, antes mesmo de se comprometerem com a contratação de um pacote. 

Tende a ser um momento oportuno para tirar dúvidas, conhecer o espaço e os instrutores, para entender o potencial do espaço para ajudar a cumprir os objetivos individuais dos potenciais alunos. 

Crie pacotes e promoções

Outra forma de atrair alunos para o studio de yoga é por meio de preços mais baixos ou condições de pagamento vantajosas. Como é o caso de um plano anual, por exemplo, em que o aluno se compromete com o valor de um ano de mensalidade, e recebe um bom desconto em troca! Também é possível oferecer pacotes para a prática em casal, família ou amigos. 

Tenha um programa de fidelidade

Em negócios fitness, que tendem a ser sazonais e voláteis, a fidelização de clientes vale ouro! Por isso, outra estratégia de marketing bastante relevante é a criação de programas de fidelidade, em que os alunos recebem recompensas de acordo com a frequência nas aulas. 

Uma opção também é premiar com descontos, brindes ou outras condições especiais, aqueles alunos que levarem seus amigos e conhecidos para praticarem a modalidade. 

Implemente um sistema de feedback

Seguindo a metáfora acima, num cenário em que a experiência do cliente é quase sempre uma das prioridades das organizações, a percepção desse público deve ser tratada como uma pedra preciosa! 

Por isso, indicamos investir em um sistema que permita realizar avaliações frequentes e consistentes sobre a experiência dos alunos no studio de yoga. E analisar essas opiniões para aplicar mudanças e dar respostas aos clientes, como forma de reconhecimento à participação nas pesquisas. 

Incentive a criação de uma comunidade entre os alunos

O fator social também tende a ser um aliado de sucesso em empreendimentos fitness. Sendo assim, outra forma de garantir a atratividade e fidelização dos alunos é o incentivo à criação de comunidades.

E a dica é potencializar esses grupos por meio de soluções online – como o WhatsApp ou aplicativos como o da Tecnofit, por exemplo – o qual permite o compartilhamento de resultados, conquistas e outras informações na próprio timeline. 

Participe de eventos locais 

Fazer parte ou sediar eventos para a comunidade e praticantes da modalidade também ajuda a expandir a visibilidade da marca e do studio de yoga. Para isso, sugerimos avaliar as oportunidades que se conectam com o propósito, visão e objetivos do empreendimento, além de buscar parcerias que possam maximizar as possibilidades de público. 

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Como decorar um studio de yoga?

No começo deste artigo abordamos a importância da escolha certa referente à infraestrutura de um studio de yoga. E a decoração tem tudo a ver com isso! 

Um bom projeto decorativo pode fazer toda a diferença no bem-estar dos alunos. Pensando nisso, listamos abaixo mais algumas dicas relacionadas à decoração de um espaço específico para essa modalidade. Aproveite: 

Ventilação adequada

A prática de yoga envolve vários exercícios de respiração, relaxamento e controle corporal – fatores que demandam uma boa condição de ventilação no ambiente, com o objetivo de manter o ar fresco e revitalizante. Para isso, a dica é escolher espaços com portas e janelas para garantir a circulação de ar. 

Invista em equipamentos de áudio

Considerando que a sala de yoga é um ambiente que propicia o relaxamento, é preciso investir no conforto acústico do local, especialmente se o studio estiver localizado em uma via barulhenta ou oferecer outras aulas simultaneamente. 

Para contribuir com essa sensação, uma ótima alternativa é contar com equipamentos de áudio e uma seleção de músicas calmas e relaxantes, com o objetivo de promover a atmosfera sonora ideal para a melhor performance na prática. 

Arte que inspira

Yoga é muito mais do que apenas exercício físico, meditação, alongamento ou respiração. 

É tudo isso e muito mais, combinado a um estilo diferenciado de se viver a vida. Nesse contexto, decorar o studio de yoga com obras de arte inspiradoras, que transmitam paz, espiritualidade e equilíbrio pode maximizar a experiência no local. 

Espelhos para amplitude

É muito comum que esses recursos sejam usados em espaços fitness, de saúde e bem-estar para ampliar visualmente o local. No caso da prática de yoga, ainda há um agravante: os espelhos contribuem com a visualização e correção das posturas, para o melhor aproveitamento da aula. 

Promova a sustentabilidade

O cuidado com práticas sustentáveis e sociais é uma tendência em empresas de todos os setores – e combina perfeitamente com alguns ensinamentos da prática de yoga. 

Sendo assim, boas dicas para decorar um studio são: usar elementos reciclados, investir em plantas e ornamentos e incluir elementos naturais para a harmonia da aula com o ecossistema. 

Desenvolva uma programação de aulas

Outra etapa que deve fazer parte do planejamento da forma como um studio de yoga oferece suas aulas é a programação de dias, horários e níveis da modalidade para diferentes perfis de alunos. 

Para isso, não tem segredo: é preciso conhecer o público-alvo do negócio! É, a partir disso, buscar oferecer uma variedade de aulas dentro da yoga, para atender diferentes preferências e habilidades. 

Promova eventos e workshops

Além de ser uma estratégia de marketing, conforme citamos anteriormente, a promoção de eventos e workshops também pode funcionar como um complemento para o faturamento do studio de yoga. 

É uma oportunidade para atrair o público externo e posicionar a marca como especialista naquilo que se propõe a entregar para a sociedade e para o mundo!

Programas específicos para diferentes públicos

Outra tendência – proveniente principalmente do mercado fitness, e de uma mudança na estrutura socioambiental do Brasil e do mundo – que promete ótimos resultados é o desenvolvimento de programas de treinamento para públicos segmentados, como gestantes, idosos, crianças ou pessoas com necessidades específicas.  

Por conta da yoga ser uma modalidade extremamente acessível e personalizável, incluir aulas específicas para determinado perfil de público e se especializar nisso, pode ser uma ótima oportunidade de investimento no negócio. 

Considere a venda de equipamentos para complementar o faturamento

E, falando em possibilidades para potencializar o faturamento de um studio de yoga, investir em equipamentos e acessórios personalizados com a marca do empreendimento, além de ser uma forma de promover o marketing orgânico, pode ser vendido como complemento da receita, potencializando os resultados! 

Vale a pena montar um studio de yoga?

De acordo com uma pesquisa do Gympass, a procura pela prática de yoga cresceu 43% só nos cinco primeiros meses de 2021. É claro que esses números refletem a busca por equilíbrio e relaxamento em um período muito turbulento, mas o fato é que essa prática está em constante expansão, pois permite às pessoas cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo.

Outro fator que pesa na balança quando pensamos se vale a pena montar um studio de yoga é que um espaço desse tipo exige um investimento baixo na comparação com outros negócios fitness.

Quanto custa abrir um studio de yoga?

De modo geral, custa entre R$ 15 mil e R$ 20 mil montar um studio de yoga. No entanto, esse valor pode variar de acordo com o tamanho e a localização do imóvel e se o espaço será usado para outras atividades além da yoga.

Quanto fatura um studio de yoga?

Em média, um studio de yoga simples tem gastos que giram em torno de R$ 5 mil a R$ 7 mil mensais. O preço das aulas, por sua vez, pode variar entre R$ 150 e R$ 250, dependendo da infraestrutura do studio.

Considerando apenas esses números, é possível perceber que as chances de obter lucro em um curto período de tempo são altas. Mas antes de bater o martelo sobre abrir ou não um studio de yoga, sugerimos que você dê uma olhada em dois materiais que preparamos.

O primeiro é esse aqui, sobre como precificar os serviços do seu negócio fitness, com o qual é possível compreender o que é ticket médio e margem de lucro, além de ter certeza na hora de estipular o valor dos serviços que você oferece em seu studio.

Outro material que recomendamos a leitura é esse aqui, de como definir metas financeiras para o seu studio.

O que aprendemos por aqui?

Inspira, respira, e vem com a gente trabalhar a memória!

Neste artigo foi possível entender o que é um espaço de yoga e oito passos necessários para que um negócio como esse tenha sucesso. Em seguida, explicamos a importância da decoração em um studio de yoga e algumas dicas para implementar nesse espaço.

As informações relativas a valores ficaram aqui para o final, incluindo o investimento necessário para montar um studio e quanto é possível faturar com um espaço como esse.

Dito tudo isso, responda pra gente: você está mais preparado para montar um studio de yoga? Se a resposta foi sim, nossa dica final para você é contar com um parceiro incrível que será o seu aliado em todos os aspectos do seu negócio, desde gestão, passando por finanças até o marketing.

Sim, estamos falando dele, o Tecnofit Studio, a solução ideal para quem tem ou quer ter um studio, seja ele de qual ramo for. Aproveite para testar a ferramenta gratuitamente e descobrir tudo o que ela pode fazer por você e pelo seu negócio!

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