Descubra qual catraca para academia você deve ter em seu negócio

Posts

»

Descubra qual catraca para academia você deve ter em seu negócio

Muitos gestores têm dúvidas sobre qual catraca para academia devem adquirir, o que é completamente normal. Afinal, o mercado oferece uma infinidade de opções.

 

Desde catracas simples e manuais, até catracas mais elaboradas e robustas, o mercado brasileiro tem vários modelos. De acordo com o número de alunos e tamanho da sua academia, assim como seus objetivos com a catraca, você deve escolher o modelo que mais se adapta.

 

Se você está com essa dúvida, e também quer saber as vantagens de ter uma catraca em sua academia e quais são as melhores opções, leia este artigo até o fim.

 

Vantagens da catraca de academia

 

Segurança

 

Talvez, lá atrás, quando as catracas surgiram, o principal objetivo fosse a segurança. Com uma catraca em sua academia, é possível limitar quem entra e quem sai do local. O que, obviamente, aumenta a segurança do estabelecimento.

 

Além disso, caso aconteça algo dentro da sua academia, dependendo do modelo de catraca, você consegue saber quem estava dentro do local naquele exato momento.

 

Isso é vantagem para você, e para o aluno também. Se, por algum motivo, o mesmo precisar comprovar a estadia dentro da academia durante um determinado período de tempo, a catraca pode ajudar nisso.

 

Controle de inadimplência

 

Na próxima seção deste artigo, vamos aprofundar os modelos de catraca, no entanto, se você possuir uma catraca eletrônica integrada com um sistema de gestão, será possível realizar o controle de inadimplência.

 

Por exemplo, quando um aluno inadimplente tentar entrar em sua academia, a própria catraca fará o bloqueio. A ideia não é nem impedir a pessoa de treinar, mas alertar a pessoa da recepção, para que ela possa iniciar uma negociação naquele momento.

 

Vale lembrar que a inadimplência pode acontecer por uma série de fatores, assim como existem estratégias para reduzi-la. A catraca serve, justamente, para fazer esse alerta para o gestor.

 

Coleta de dados

 

Quais horários a sua academia fica mais cheia? Quais alunos estão há dias sem treinar? Quantas pessoas estão malhando neste exato momento? São perguntas que uma catraca pode responder.

 

Inclusive, essas respostas vão te ajudar a criar estratégias de marketing para o seu negócio.

 

Por exemplo, criar uma campanha específica para alunos que estão há muito tempo sem frequentar sua academia. Tente engajá-los novamente, para que você não perca essas matrículas no futuro.

 

Assim como em um momento de pandemia, essa coleta de dados também é fundamental. Mas não esqueça que, para isso acontecer da maneira correta, a catraca precisa estar integrada com um sistema de gestão.

 

Tipos de catraca para academia

 

Mecânico

 

Esses são os modelos de catraca mais baratos. Recomendados para academias de menor porte. Pois, além do preço, exigem um controle manual de entrada. Ou seja, a pessoa responsável pela recepção vai precisar liberar o acesso de cada aluno.

 

Se a sua academia tem um fluxo de alunos muito grande, esse modelo de catraca não é recomendado. A liberação da entrada é realizada por meio de uma integração com validadores e precisa ser manual. A catraca até tem um contador, mas não tem um painel.

 

Como a liberação é feita de forma manual, não é possível saber quem entrou. Todas as entradas “são iguais”, digamos assim. Também não é possível fazer o controle de inadimplência, somente se a pessoa da recepção já souber quem são os alunos inadimplentes.

 

Eletrônico

 

Existem modelos com leitor biométrico, leitor de cartão, senhas, entre outras tecnologias. Exigem um investimento maior, mas têm um ótimo custo benefício.

 

A maioria dos gestores prefere o modelo com leitor biométrico, pois a digital é intransferível, ao contrário de cartões de acesso e senhas numéricas.

 

A catraca eletrônica integrada com um sistema de gestão fitness é o ideal para negócios que buscam um crescimento acelerado. Pois essa catraca vai oferecer segurança, controle de inadimplência, dados precisos e velocidade no acesso.

 

Se a sua academia tem um volume de entrada e saída muito alto, opte por uma catraca de box eletrônico. Ela é mais espaçosa e ideal para ambientes com grande volume de pessoas.

 

Acessível

 

Os modelos de braço “vai-e-vem” são ideais para o acesso de pessoas com necessidades especiais. O controle de entrada pode ser feito por meio de biometria, cartão de acesso ou senha.

 

As melhores catracas de academia do mercado

 

 

Conclusão

 

Em um mundo globalizado, a tecnologia veio para nos ajudar. É exatamente por esse motivo que você não deve abrir mão de uma catraca em sua academia.

 

Mostramos as vantagens que uma catraca oferece, os modelos mais utilizados por academias no Brasil inteiro e, por último, algumas marcas em que confiamos. Agora basta você entender qual delas se encaixa melhor em seu modelo de negócio.

 

O sistema Tecnofit integra as principais catracas do mercado. Através dessa integração, você poderá gerar insights valiosos para a sua academia.

teste grátis tecnofit

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Até a próxima!

 

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 15 de março de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo