9339
Aniversário de academia? Como planejar um evento inesquecível

Aniversário de academia? Como planejar um evento inesquecível

Conheça dicas importantes para aproximar e conectar seus alunos ao mesmo tempo que celebra as conquistas e resultados positivos do negócio!

grupo de pessoas comemorando o aniversário da academia que frequentam

Abrir um negócio fitness pode ser o sonho de muitos empreendedores. Mas administrá-lo e garantir o sucesso da empresa depende da participação de muita gente. Esse é apenas um dos motivos pelos quais é fundamental comemorar o aniversário de uma academia: celebrar e agradecer a cada um dos envolvidos pela operacionalização do estabelecimento! 

E isso envolve, desde os colaboradores, fornecedores e parceiros até – é claro – os alunos e clientes! Então, nada mais justo do que chamar todo mundo para a festa. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para planejar o evento de aniversário da academia, e sugestões de como transformar esse momento em uma experiência diferenciada para os alunos (e potenciais clientes) da empresa. 

Pode encomendar o bolo, começar a encher os balões e vem com a gente saber mais!

Por que é importante comemorar o aniversário da sua academia?

Comemorar mais um ano de existência de uma empresa já é motivo suficiente para não deixar a data passar em branco. No entanto, realizar um evento de aniversário de academia vai muito além! É uma oportunidade para celebrar a vida de tantas e tantas pessoas que impactaram e foram impactadas pela entrega deste negócio no ano que passou. 

Abaixo listamos mais alguns motivos pelos quais vale a pena dedicar um tempinho (e recursos) para organizar um evento de celebração de aniversário da academia. Confira:

Incentivo à criação de uma comunidade

É um momento de reunião de todos os membros da academia – desde colaboradores até os alunos. Isso ajuda a reforçar os laços e conexões entre todos e fortalecer a sensação de pertencimento, fundamental para a fidelização de clientes. 

Um ano de conquistas individuais e coletivas

A celebração certamente é um momento para que os alunos relembrem também as suas próprias conquistas durante o ano – sejam elas relacionadas à evolução da saúde e bem-estar, criação de novas amizades, perda de peso, ganhos musculares, entre outras realizações. E essa também é uma forma de fortalecer a conexão entre marca e cliente!

Motivação adicional

Conforme abordado anteriormente, a celebração do aniversário da academia contribui com o fortalecimento da motivação, ao relembrar também as conquistas pessoais dos alunos. Além disso, o marco contribui para que os clientes sigam comprometidos com suas metas e objetivos fitness. 

Oportunidade de agradecimento

Ao relembrar a história da academia, certamente é possível listar centenas de pessoas responsáveis pelo seu sucesso. Então, o aniversário da academia também é uma oportunidade de agradecê-las pela dedicação e contribuição para o negócio. 

Marketing positivo

Sabe aquela história de “o aniversário é meu, mas quem ganha o presente é você”? A celebração do aniversário de academia é uma excelente oportunidade para promover o marketing do negócio, seja por meio do reforço da imagem e posicionamento, promoções, descontos e brindes especiais para atrair novos membros. 

Preparações para o evento de aniversário de academia

Agora que você já conhece alguns dos motivos pelos quais é importante celebrar o aniversário de academia, preparamos algumas dicas práticas sobre como organizar esse tipo de evento. Saiba mais: 

Defina data e horário

O primeiro passo é escolher a data, horário e local que sejam convenientes para a maioria dos seus convidados. Em geral, finais de semana podem funcionar melhor, mas é possível fazer uma pesquisa com alunos e funcionários para entender os períodos de maior receptividade do público. 

Além disso, é fundamental pensar num plano B para se preparar para qualquer imprevisto, como condições climáticas ou problemas técnicos. 

Elabore um orçamento

Apesar de todas as vantagens da celebração de aniversário de academia, é importante lembrar que um evento como esses demanda uma série de custos. E, por conta disso, é preciso planejar aquilo que cabe dentro do caixa da empresa. 

Uma excelente dica para não perder tempo com o planejamento orçamentário é contar com um sistema de gestão completa e personalizada para academias, como o Tecnofit Gym!

Por meio dessa plataforma é possível acompanhar – na palma da mão – o fluxo de caixa, previsão de receitas e outros indicadores fundamentais para avaliar o investimento em um evento de aniversário de academia. 

Faça um teste agora mesmo para comprovar todas as funcionalidades do Tecnofit Gym. 

Oriente a equipe

Para o dia da festa de aniversário, é possível contar com o próprio time de colaboradores da academia ou contratar profissionais especializados em eventos. Independentemente da decisão, é interessante treinar e orientar a equipe para lidar com diferentes situações e garantir a melhor experiência possível para os convidados. 

Também é importante combinar quem ficará responsável por cada coisa durante o evento. 

Prepare a decoração

Uma festa não é uma festa sem decoração! E para o aniversário da academia, o tema escolhido deve estar conectado com o propósito do negócio. Também indicamos utilizar elementos que incentivem a energia positiva entre os convidados. 

Escolha opções de alimentação

Toda festa que se preze tem um bolo para assoprar as velinhas. No entanto, no caso de um aniversário de aniversário de academia, também é interessante investir em alternativas saudáveis, promovendo a mensagem da nutrição equilibrada. 

Faça a divulgação de forma antecipada

Tudo pronto? Então é hora de fazer o convite oficial. Busque trabalhar com as redes sociais e canais de comunicação usuais com os alunos, para que todos fiquem sabendo. A dica aqui é trabalhar o senso de antecipação, revelando – aos poucos – tudo aquilo que as pessoas poderão aproveitar no evento!

Desenvolva atividades especiais para envolver os alunos

Apesar de se tratar da festa de aniversário da academia, o evento pode ser uma ótima oportunidade para atrair novos membros, fortalecer o posicionamento e imagem da academia e – por que não – maximizar a receita? 

Para isso, indicamos ter um planejamento de atividades especiais que envolvam os convidados neste evento. E listamos algumas sugestões abaixo: 

Ofereça promoções nos produtos fitness

Se a gesta também é um momento para agradecer e reconhecer quem fez parte do último ano da academia, nada melhor do que distribuir presentes para todos os envolvidos. 

E uma excelente dica é optar por descontos nos planos, produtos e serviços oferecidos pela academia. Além de atrair a renovação de alunos, é uma oportunidade para atrair novos membros e ainda garantir um faturamento a mais no mês em questão. 

Promova workshops e palestras

A festa também pode ser um momento de entrega de valor para os alunos – e para a comunidade! E uma ótima forma de fazer isso é por meio de workshops e palestras de temas relacionados ao universo fitness, conforme abaixo:

Dicas de nutrição e suplementação

Uma forma de maximizar os resultados dos treinos é por meio da alimentação saudável, além de suplementação para atletas que desempenham atividades físicas intensas. 

E, apesar de ser necessário consultar um profissional para orientar a melhor dieta e consumo de suplementos, é possível aproveitar o evento de aniversário da academia para contextualizar os convidados sobre o assunto. 

Prevenção de lesões

Acima de qualquer coisa, academias são espaços que promovem a saúde e bem-estar dos integrantes – o que envolve o cuidado constante para evitar lesões. 

Pensando nisso, outro ótimo tema para ser abordado no aniversário da academia pode envolver maneiras de evitar lesões antes, durante e depois dos exercícios, com aquecimento e alongamento, por exemplo. 

Saúde mental

Cada vez mais em pauta, a saúde mental tem total relação com a prática de exercícios físicos. Aqui, as palestras e workshops podem trabalhar também dicas sobre higiene do sono, importante tanto no processo de desenvolvimento muscular, quanto para desenvolver uma vida mais saudável – física e mentalmente. 

Dicas de cardio

Outra forma de potencializar os resultados – principalmente relacionados à redução de medidas – é combinar exercícios cardiorrespiratórios na rotina de treino. Que tal convidar os instrutores da academia para contribuir com algumas dicas sobre o assunto, no evento de aniversário?

Maximizando ganhos musculares

O mesmo serve para objetivos de hipertrofia: compartilhar conteúdo de qualidade sobre os princípios básicos desse tipo de treino, além de técnicas e rotinas para alunos que querem ganho de massa muscular e definição, pode ser uma ótima forma de aproximá-los. 

Mindfullness no treinamento

Muito tem se falado sobre a prática de realizar as tarefas do dia a dia de forma plena, uma forma de explicar o conceito de mindfulness. E evidenciar como o foco e concentração pode contribuir com os resultados dos exercícios também é uma ótima ideia para workshops e palestras de aniversário de academia. 

Palestra motivacional

E nada como uma história inspiradora para motivar os alunos a buscarem o atingimento dos seus próprios resultados! 

Por isso, a dica é convidar alunos, professores e até pessoas públicas para contarem um pouco mais sobre suas jornadas no condicionamento físico, trabalhando a superação e incentivando os alunos. 

Convide parceiros para o evento

Falando em convidados externos, outra dica para garantir o reconhecimento a todos os membros – e ainda oferecer um espaço de divulgação no evento – é convidar parceiros para a festa de aniversário da academia. 

Essa iniciativa promove a conexão entre empresa e fornecedores (ou outros comércios locais) e desenvolve o networking, capaz de potencializar a atratividade de diferentes públicos para o estabelecimento. 

Aula especial de aniversário

Outra prática bem comum em aniversários de academia é a realização de aulões especiais e experimentais, principalmente de modalidades coletivas, como dança, corrida, exercícios aeróbicos, entre outros. 

Programe-se para ter uma atividade como essa como um dos atrativos do evento. E busque convidar também a comunidade, para conhecer de perto o astral e experiência em fazer parte da academia em questão. 

Maratona de Spinning

Se a academia oferece aulas de Spinning, promover uma maratona com competições e desafios também pode ser uma experiência divertida e intensa de exercício cardiovascular. A dica aqui é programar prêmios para os primeiros lugares e brindes para todos os participantes. 

Dia de portas abertas

Outra opção para aumentar o alcance do público potencial para a academia é realizar um evento de portas abertas para a comunidade dos arredores do estabelecimento. Sugira, também, que os membros convidem seus familiares, amigos e conhecidos para treinarem juntos neste dia!

Painel de conquistas

Como mais uma forma de celebrar o sucesso da academia, que tal preparar um painel divulgando os principais resultados do negócio – e de todos os membros durante o ano que passou? 

A dica aqui é criar um espaço interativo, em que os alunos e profissionais da academia também possam compartilhar suas próprias realizações, mostrando o potencial do estabelecimento para transformar a vida das pessoas. 

Registre fotos e vídeos para compartilhar nas redes sociais

Esperamos que, com a leitura deste artigo, seja possível ter em mãos várias ideias para planejar e operacionalizar uma festa de aniversário de academia. E a última dica é: registrar tudo! Afinal, as fotos, vídeos e depoimentos podem se tornar conteúdo para o site e páginas de redes sociais da empresa, contribuindo com a ampliação da visibilidade e motivação dos alunos. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })