Nadando em sucesso: a importância da avaliação de natação

Conhecer os alunos certamente vai contribuir com um atendimento e experiência personalizados, a fim de aprimorar o desempenho dos atletas e, consequentemente, da escola de natação!

Professora de natação fazendo avaliação de natação com sua aluna

Apesar de ser considerado um esporte de baixo impacto – afinal, não há choque do corpo com o solo ou torções muito complexas, a natação é uma atividade versátil e bastante completa, que movimenta todos os membros do corpo, além da respiração. E, principalmente em treinos de alto nível, sem a consistência de uma avaliação de natação, pode haver risco de lesões para os atletas. 

Além disso, a avaliação de natação também tem papel fundamental na segmentação de níveis – a fim de tornar as aulas ainda mais personalizadas de acordo com as habilidades e limitações de cada aluno; na motivação; e na potencialização de resultados dos atletas. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas informações importantes sobre a relevância de uma avaliação de natação bem feita, além de dicas para realizar esse processo de forma consistente na sua academia ou escola de natação. Acompanhe para saber mais!

O que é avaliação física em uma escola de natação?

Avaliação física é um exame realizado em academias e espaços fitness, com o objetivo de analisar as condições físicas do aluno. Isso envolve desde características básicas, como medidas corporais, até o histórico de saúde: lesões, cirurgias, doenças hereditárias, entre outros. 

No caso da natação, como o esporte envolve habilidades na água (o que pode ser mais difícil do que a aplicação de movimentos no solo para algumas pessoas, por exemplo), a avaliação física considera também o desempenho do aluno nos quatro estilos: crawl, costas, peito e borboleta. 

Importância da avaliação de natação em academias

O principal objetivo de uma avaliação de natação é conhecer o aluno, seus objetivos individuais, expectativas, limitações e desafios. A partir disso, é possível segmentá-lo para uma experiência ainda melhor e mais personalizada nas aulas, com acompanhamento próximo e eficiente. 

Listamos abaixo os principais motivos para implementar um processo de avaliação de natação na sua escola ou academia. Confira: 

Aumenta o nível de profissionalismo da sua escola

A realização de avaliação de natação demonstra o compromisso com a excelência dos resultados dos seus alunos na modalidade, independentemente de quais sejam os objetivos. E isso, consequentemente, aumenta a percepção de profissionalismo e preocupação com a saúde e bem-estar dos alunos, acima de qualquer coisa. 

Avaliação como uma forma de diagnóstico

Como a avaliação de natação nada mais é do que um conjunto de testes e exames, os resultados costumam oferecer insights importantes sobre as habilidades e características dos nadadores – como um diagnóstico. E, dessa forma, os professores são capazes de tomar decisões em relação ao nível de treino e exercícios, de forma personalizada. 

Identificação dos níveis de habilidades dos alunos

Esses testes de performance também servem para classificar os alunos em diferentes níveis de habilidade no esporte. E, com isso, é possível dividi-los em dias, horários, piscinas ou raias disponíveis, de acordo com a sua escola, a fim de oferecer uma abordagem mais personalizada. 

Estabelecimento dos objetivos individuais

Ao conhecer os alunos por meio da avaliação de natação, os profissionais conseguem contribuir com o estabelecimento de metas individuais com base na performance do aluno – e em onde ele almeja chegar. 

Como costumamos referenciar aqui no Blog da Tecnofit, “quando não se sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”. E esses exames são ótimas estratégias para estabelecer o marco zero, e o caminho para alcançar os objetivos. 

Melhora contínua e aprendizado

A consistência no processo de avaliação de natação também ajuda a criar um ciclo de evolução contínua para os alunos. Não tem segredo: os alunos são avaliados, um plano de ação é desenvolvido, profissionais e nadadores trabalham nesse plano e uma nova avaliação é feita para medir os resultados e promover mudanças. Por aí, vai! 

Segurança na água

Conforme abordamos no início do texto, apesar de a natação não ser considerada um esporte de risco e alto impacto, há a chance de lesões quando os movimentos não são realizados da forma certa, ou quando os treinos ultrapassam os limites dos alunos. 

Nesse contexto, a avaliação ajuda a trazer informações relevantes para que sejam consideradas as habilidades e limitações individuais dos alunos, priorizando a saúde, segurança e bem-estar dentro da água – mas também fora dela!

Adaptação de programas de treinamento

Com base nos resultados e acompanhamento da avaliação de natação é possível realizar adaptações nos programas elaborados para cada aluno, de forma a atender às suas necessidades e contribuir com resultados mais rápidos e eficientes – com base num atendimento personalizado. 

Acompanhamento contínuo

Cada avaliação realizada ajuda a complementar o histórico e as características dos nadadores. E, ao registrar todas, é possível ter uma visão de padrões, preferências e resultados para acompanhar a performance ao longo do tempo – e dos tipos de treinamento oferecidos. 

Motivação dos alunos

A avaliação constante de natação também pode ser usada como uma estratégia de motivação, incentivando os alunos a superarem os desafios e objetivos estabelecidos a partir de cada teste de desempenho. Como consequência, essa tática impacta positivamente nos níveis de fidelização dos alunos. 

Autoconfiança dos nadadores

A motivação está diretamente relacionada à autoconfiança dos atletas: à medida que os resultados são alcançados, eles conseguem acessar novos níveis de satisfação pessoal, que os fazem acreditar em si mesmos, e em metas ainda mais complexas. 

Identificação dos desafios de cada nadador

Por meio da avaliação de natação é possível esclarecer as principais dificuldades e limitações de cada aluno, para que movimentos e exercícios específicos sejam trabalhados durante os treinos. 

Ferramenta para tomada de decisão dos instrutores

Além de todos os benefícios para os atletas, a avaliação de natação também é uma ferramenta estratégica para os instrutores. 

Por meio dela é possível ter acesso à informações personalizadas para tomada de decisão. E, assim, o atendimento e a experiência dos alunos se torna mais personalizado e eficiente – com adaptações de metodologia e criação de planos mais eficientes. 

Expectativas dos pais

No caso da natação infantil e infanto-juvenil, além das expectativas dos alunos, também é preciso lidar com os objetivos para os pais. Para isso, é importante criar um fluxo de avaliação de natação transparente e claro, para que todos tenham acesso fácil, promovendo o relacionamento e conexão positivos entre todos os stakeholders. 

Metas pessoais dos nadadores

Ao personalizar as avaliações, além de garantir a saúde e segurança em primeiro lugar, os objetivos individuais dos alunos devem ser priorizados. Por meio desse tratamento, os dados vão representar a realidade de cada um, para servir como um incentivo. 

Identifique os alunos de maior destaque

Por meio dessa estratégia também é possível identificar histórias de superação e evolução na sua academia – que podem ser usados como depoimentos de alunos para incentivar potenciais clientes a treinarem no local. Busque trabalhar com a maior transparência possível, para que o marketing seja bem visto pelas pessoas. 

Base para identificar nadadores com potencial para competições 

Muitas academias de natação também preparam atletas para competições. E as avaliações podem servir como instrumento para identificar os alunos com potencial de participar e conquistar bons resultados em eventos como esses. Em alguns casos, chamamos esses números de índice. 

Aplique as avaliações de forma contínua

Em geral, assim que fazem a matrícula em uma escola de natação – ou na própria aula experimental – os alunos são submetidos ao teste físico. No entanto, é importante que a avaliação não pare neste momento. 

Criar um calendário periódico para realizar os testes, avisando os alunos com antecedência, contribui para o acompanhamento constante do progresso – e para colocar em prática todos os benefícios da avaliação de natação citados acima. 

E a gente te conta algumas dicas para criar esse plano! 

Como fazer a avaliação física em uma escola de natação

Em algumas academias as avaliações físicas são realizadas por médicos, além dos instrutores. Tudo depende do perfil dos alunos e da forma como as metodologias são aplicadas no seu estabelecimento. No entanto, alguns passos estão presentes na maioria dos casos, os quais detalhamos a seguir. 

Defina os níveis de diferenciação 

Esse passo contribui com o oferecimento de um ambiente de ensino seguro, confortável e eficaz, para que os alunos se sintam confiantes em evoluir e tirar suas dúvidas sempre que necessário. 

Os níveis de segmentação variam de escola para escola. No entanto, no caso da natação infantil, em geral são considerados pontos como: idade, habilidades aquáticas, adaptação na água, entre outros. E, para os alunos, são contempladas as habilidades e objetivos pretendidos com a prática. 

Habilidades básicas

Além do nado nos quatro estilos, outras habilidades básicas necessárias para a prática do esporte são:

  • Controle corporal
  • Controle de respiração
  • Flutuação
  • Deslizes
  • Mergulho
  • Deslocamentos variados
  • Saltos
  • Rolamentos
  • Propulsão aquática rudimentar

Divisão por faixas etárias

Por meio da avaliação também é possível confirmar a divisão dos alunos por faixa etárias, criando categorias adequadas. 

Progressão lógica

Também devem ser criadas categorias que consistem em progressões lógicas de habilidades, com critérios para que cada nível possa preparar os alunos para a próxima etapa, contribuindo com o desenvolvimento contínuo. 

Consideração da resistência e distância

Uma dica para considerar na avaliação de natação é o teste de resistência física e capacidade de nadar distâncias mais longas. Por exemplo: de três em três meses realizar uma prova de 15 minutos nadando sem parar, para avaliar a progressão em metros. 

Transição entre níveis

Aqui a sugestão consiste na definição de critérios claros – e compartilhar com os alunos e responsáveis – para que saibam o que precisa ser atingido para que o aluno possa fazer a transição entre os níveis. Podem ser habilidades específicas ou a somatória de pontos na avaliação geral. 

Defina as datas das avaliações

O calendário de avaliações deve ser definido de acordo com o perfil de alunos e eventos da sua academia. A indicação é fazer sempre que o aluno fizer a matrícula e, pelo menos, mais duas vezes ao ano. 

Avise os nadadores de forma antecipada

É importante que os alunos se programem para estar em sua forma física natural – alimentação, sono e rotinas padrões – para que as avaliações tenham os resultados mais transparentes possível. Por isso, agende antecipadamente com os atletas de forma que fique fácil para eles lembrarem a data. 

Inclusão de tecnologia na avaliação

Usar uma ferramenta de gestão de escolas de natação também pode contribuir no processo completo da avaliação – até o registro e acompanhamento. 

Avaliação física da Tecnofit

E a dica aqui é contar com o sistema da Tecnofit! Por meio dele fica muito mais fácil e rápido realizar a avaliação de natação. E o aluno também pode acompanhar seu progresso por meio do aplicativo do aluno. Faça um teste na ferramenta agora mesmo para comprovar todos os benefícios dessa plataforma para você, seu empreendimento e seus alunos!

Conclusão: o papel fundamental da avaliação física na excelência das academias de natação

Neste artigo foi possível identificar de forma clara e precisa os motivos pelos quais é importante implementar um processo de avaliação de natação na sua escola ou academia: desde o conhecimento do perfil do aluno, passando pela estratégia de planejamento de treinos dos instrutores, até o acompanhamento de resultados e motivação constante dos atletas. 

Esperamos que, a partir daqui, você possa contar com o apoio da Tecnofit para incluir essa estratégia e potencializar a experiência dos seus alunos, contribuindo com resultados positivos para o negócio. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })