Terceira idade: você está de olho nesse mercado que não para de crescer?

Posts

»

Terceira idade: você está de olho nesse mercado que não para de crescer?

A melhor idade chega para todos nós e, independente de ter problema de saúde ou não, atividades físicas para essa parte da população são sempre recomendadas pelos profissionais da saúde. Não à toa, ano após ano esse mercado vem ganhando mais espaço.

Após os 60 anos, há uma diminuição de massa muscular e consequentemente de força, assim como aumentam os riscos de outras doenças. As atividades físicas ajudam a combater o processo de envelhecimento, aumenta a densidade óssea, controla doenças como artrose e doenças cardíacas, por isso atualmente os exercícios são recomendados pelos médicos da mesma forma como recomendam um medicamento.

No futuro, o Personal Trainer para idosos será uma profissão em alta. Inclusive já existem cursos de especialização para esse novo tipo de demanda.

Envelhecer bem é o que todos desejam e o Brasil é um país onde a população vive cada vez mais, e com a população mais velha, surgem oportunidades para atender esse mercado. Listamos essas e outras tendências no mercado fitness, vale a pena conferir.

Uma pesquisa do IBGE aponta que a expectativa é que o Brasil tenha 58 milhões de idosos até 2060, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos, correspondendo a 25,5% da população. Isso ocorre pelo número de natalidade estar diminuindo, além das pessoas estarem se cuidando mais e consequentemente vivendo por mais tempo.

Fonte: IBGE

 

Com o mercado da terceira idade aumentando, surgem oportunidades em diversos segmentos, como cuidadores de idosos, bem-estar, qualidade de vida, fitness entre outras. 

Surgem também as especializações para os profissionais atenderem esse público com atividades de menor impacto, ginástica e atividades de condicionamento físico. 

No segmento fitness, investimentos em áreas com acessibilidade, convivência entre os alunos, além de profissionais para acompanhar os idosos nas atividades físicas e monitoramento da pressão arterial durante as aulas. 

Os profissionais do futuro precisam estar atentos aos idosos que procuram academias por recomendação médica. Bom atendimento e um programa personalizado serão estratégias de fidelização desses clientes.

Temos um ebook completo sobre como reter seus alunos com a estratégia de Programas de Fidelidade. Recomendamos muito a leitura!

 

As atividades físicas mais procuradas pelos idosos:

 

1 – Dança: Além de trabalharem o corpo, trabalham equilíbrio e memória.
2 – Natação: Apresenta baixo risco de lesão, trabalha coordenação e respiração.
3 – Caminhada: Considerada a melhor atividade física para idosos, não oferece riscos à saúde e acelera o metabolismo.
4 – Alongamento e Pilates: Aliviam dores, melhoram a flexibilidade e o equilíbrio.
5 – Musculação: Fortalece os músculos e ajuda na recuperação de movimentos.
6 – Yoga: Bem-estar físico e psicológico

 

Além de ter o foco na saúde e bem-estar dos alunos, o profissional que trabalha com esse público deve ser mais do que professor, mas um companheiro, ter capacidade de ouvir, motivar e ajudar a alcançar os objetivos.

Segundo o Google, as pesquisas na internet sobre exercícios na terceira idade cresceram desde o início da pandemia do COVID-19, apontando um aumento expressivo de procuras dos idosos em atividades físicas.

Fonte: Google (período entre março/2020 até junho/2020)

 

O Brasil hoje é o 2º país no mundo em número de Academias, 4º em número de alunos e o 10º em receita, movimentando mais de U$ 2bi por ano, mostrando que há muitas oportunidades de negócios pela frente.

Com um mercado em ascensão e o público da terceira idade crescendo e procurando cada vez mais as academias, estar preparado e capacitado para atendê-los será um diferencial muito lucrativo.

A Tecnofit oferece todas as funcionalidades para manter seu negócio em dia. Temos o suporte e atendimento mais eficiente do mercado, realizando as solicitações de nossos clientes em tempo recorde. Além de  aplicativos que permitirão que você leve sua gestão para onde você quiser. 

Solicite agora uma demonstração hoje mesmo.


Texto escrito por:
Allan Costa, colaborador da Tecnofit


Data de publicação: 8 de julho de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo