Como uma academia para crianças pode ajudar seus filhos a se desenvolverem

Posts

»

Muitos pais se perguntam quando é o momento certo de procurar uma academia para crianças. Então, é seu papel, como empresário no ramo fitness, saber direcionar esses pais para o caminho certo. No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os benefícios de atividades fitness para crianças, e como você pode comunicar seu público sobre isso.

 

Em um mundo cada vez mais tecnológico, aqueles momentos de brincar na rua ou correr no parque estão cada vez mais raros. Trocar horas de brincadeiras lúdicas por horas em frente aos videogames podem trazer sérios problemas para formação das crianças, e não apenas fisicamente falando.

 

A prática de atividades físicas na infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças, tanto para o fator físico, quanto para o fator mental.

 

Segundo um estudo realizado pela Keele University, na Inglaterra, além de combater a obesidade infantil, os treinos para crianças beneficiam a performance acadêmica, fazendo com que elas tenham um desenvolvimento melhor referente à leitura, escrita e em matemática, alcançando notas acima da média.

 

Nesse contexto, veja 5 benefícios de uma academia para crianças e depois descubra como você pode usar isso em seu negócio fitness.

 

1 – Impacto positivo na saúde mental

 

Assim como acontece com os adultos, a prática de atividades físicas na infância previne o risco de depressão. Além disso, um estudo publicado na revista internacional The Lancet Psychiatry, diz que manter-se ativo melhora a saúde mental à medida que envelhecemos.

 

Outro fator importante é que, quando a criança aprende a praticar exercícios desde cedo, tem menos chances de tornar-se um adulto sedentário, melhorando assim sua qualidade de vida, diminuindo o risco de problemas cardíacos e eventos como infarto ou AVC, por exemplo.

 

2 – Prevenção da obesidade infantil

 

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, treinos para crianças contribuem para o enfrentamento da obesidade infantil.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação de atividade física para crianças de 2 a 5 anos é de, no mínimo, duas horas por dia. Para adolescentes, o indicado é de, pelo menos, uma hora por dia. Infelizmente, no Brasil a realidade está bem distante disso, já que temos uma população jovem bastante sedentária.

 

3 – Academia para crianças melhora o desempenho na escola

 

Conhecidas por aumentar as funções do corpo e do cérebro, as atividades físicas ajudam as crianças a alcançarem melhores resultados escolares. Segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, crianças ativas têm melhor desempenho acadêmico quando comparadas aos sedentários.

 

Além disso, crianças que fazem mais exercícios têm mais autoestima, são mais felizes e confiantes. O que, certamente, vai contribuir para o crescimento delas.

 

4 – Ossos mais fortes

 

A prática de exercícios físicos regulares melhora o desenvolvimento dos ossos e dos músculos desde cedo, além de favorecer a manutenção de um peso saudável ao longo da vida, como falamos no segundo tópico.

 

Frequentar uma academia para crianças também fortalece o sistema imunológico e evita que os jovens desenvolvam problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

 

Os melhores exercícios para praticar na infância são os que produzem algum tipo de impacto como corrida, basquete ou futebol, porque assim há um melhor desenvolvimento ósseo, o que reduz o risco de osteoporose na vida adulta.

 

5 – Noites de sono melhores

 

Através da prática de exercícios físicos, as crianças vão desenvolver o sistema cardiorrespiratório adequadamente e gastar energia acumulada, melhorando o descanso na parte da noite.

 

Um estudo mostrou que, quanto mais tempo as crianças passam praticando atividades físicas, maior a probabilidade de dormirem mais rapidamente. Além disso, atividades moderadas, como caminhar, também foram associadas a um sono de melhor qualidade.

 

Segundo o Professor Felipe Kutianski, especialista em calistenia, “estamos percebendo que as crianças de hoje estão ficando mais distantes dos cenários perfeitos do desenvolvimento de aprendizagem, coordenação e força”.

Felipe ainda completa dizendo que “muitos pais acreditam que sobrecarregar os filhos com atividades extracurriculares é muito mais importante que deixá-los brincar, correr, saltar, pular, cair, etc. Isso é um erro que, infelizmente, a criança pagará o preço no futuro”.

 

Como comunicar isso para o seu público

 

Segundo estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e orientações da American Academy of Pediatrics (AAP), a prática de atividades físicas para crianças é segura e, inclusive, pode ser benéfica em vários aspectos.

 

Mas você sabe disso, assim como, provavelmente, muitos pais também sabem, apesar de não saberem o momento ideal de matricular seus filhos em uma academia para crianças.

 

Então, você precisa usar todos esses benefícios em seus meios de comunicação, além de deixar claro que sim, crianças podem praticar atividades físicas.

 

Por exemplo, o dia das crianças está se aproximando, e você pode usar essa data para criar planos especiais para pais e filhos. Além de ser uma ótima estratégia de atração, também é uma forma de aumentar a retenção na sua academia.

 

Você também pode criar planos especiais para jovens, mesmo que a sua academia não seja específica para crianças (coisa que vem se tornando muito comum nos últimos anos). Após um momento onde todos nós ficamos presos em casa, é fundamental que as crianças voltem a se exercitar, até mesmo para não terem problemas futuros. Logo, esse é o momento!

 

Veja a dica do Professor Felipe Kutianski: “aproveite o dia das crianças para brincar mais e sobrecarregar menos o(a)s pequenos(as). Uma criança que brinca, é uma criança que se desenvolve melhor”.

 

Se você tem alguma dúvida sobre academia para crianças ou tem algum case de sucesso aí em seu negócio, deixe um comentário aqui embaixo. Até a próxima!

 

Texto produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 15 de setembro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo